Article
conhecimentos, diante da evolução tecnológica. Entretanto, o desenvolvimento de cursos online ainda é um desafio, na medida em que requer uma variedade de profissionais, com perfis distintos. No sentido de facilitar esse desenvolvimento, o presente estudo descreve um modelo de desenvolvimento de objetos de aprendizagem, com aplicação em um curso voltado a ferramenta de editoração científica. Trata-se de um estudo aplicado, apresentando como resultado um material instrucional implementado utilizando técnicas que facilitam sua reprodução, sendo apresentada uma metodologia baseada na criação e utilização de rótulos (tags), comuns na informática atual. Tal abordagem facilita o desenvolvimento de objetos para aprendizagem por equipes diversas, de forma portável e iterativa. Com isso, contribui-se com a interdisciplinaridade no desenvolvimento de materiais aplicados em ambientes de ensino a distância.@pt
Array ( [dateOfAvailability] => Array ( [pt] => Array ( [0] => Array ( [2017-08-05] => 22518 ) ) ) [hasAuthor] => Array ( [nn] => Array ( [0] => Array ( [Ronnie Fagundes de Brito] => 23570 ) [1] => Array ( [Milton Shintaku] => 3658 ) [2] => Array ( [Andrea Maria de Castro Santos Fleury Curado] => 117399 ) ) ) [hasFileStorage] => Array ( [nn] => Array ( [0] => Array ( [_repository/193/2018/09/oai_furg_emnuvens_com_br_article_6659#00011.pdf] => 56715 ) ) ) [hasPageEnd] => Array ( [pt] => Array ( [0] => Array ( [124] => 3324 ) ) ) [hasPageStart] => Array ( [pt] => Array ( [0] => Array ( [99] => 582 ) ) ) [hasSectionOf] => Array ( [pt] => Array ( [0] => Array ( [Artigo] => 3 ) ) ) [hasSubject] => Array ( [pt] => Array ( [0] => Array ( [Ciência da informação] => 237157 ) [1] => Array ( [Educação] => 234411 ) [2] => Array ( [Ciência da computação] => 269911 ) [3] => Array ( [Objeto educacional] => 23568 ) [4] => Array ( [Hipermídia] => 3702 ) [5] => Array ( [Design instrucional] => 23569 ) ) ) [hasIssueOf] => Array ( [pt] => Array ( [0] => Array ( [ISSUE:JNL:00011-2017-31-1] => 22514 ) ) ) [isPartOfSource] => Array ( [pt] => Array ( [0] => Array ( [BIBLOS - Revista do Instituto de Ciências Humanas e da Informação] => 193 ) ) ) [hasAbstract] => Array ( [pt] => Array ( [0] => Array ( [conhecimentos, diante da evolução tecnológica. Entretanto, o desenvolvimento de cursos online ainda é um desafio, na medida em que requer uma variedade de profissionais, com perfis distintos. No sentido de facilitar esse desenvolvimento, o presente estudo descreve um modelo de desenvolvimento de objetos de aprendizagem, com aplicação em um curso voltado a ferramenta de editoração científica. Trata-se de um estudo aplicado, apresentando como resultado um material instrucional implementado utilizando técnicas que facilitam sua reprodução, sendo apresentada uma metodologia baseada na criação e utilização de rótulos (tags), comuns na informática atual. Tal abordagem facilita o desenvolvimento de objetos para aprendizagem por equipes diversas, de forma portável e iterativa. Com isso, contribui-se com a interdisciplinaridade no desenvolvimento de materiais aplicados em ambientes de ensino a distância.] => 0 ) ) ) [hasID] => Array ( [nn] => Array ( [0] => Array ( [oai:furg.emnuvens.com.br:article/6659] => 0 ) ) ) [hasRegisterId] => Array ( [pt] => Array ( [0] => Array ( [https://periodicos.furg.br/biblos/article/view/6659] => 0 ) [1] => Array ( [10.14295/biblos.v31i1.6659] => 0 ) ) ) [hasSource] => Array ( [pt] => Array ( [0] => Array ( [BIBLOS; v. 31, n. 1 (2017); 99-124] => 0 ) [1] => Array ( [0102-4388] => 0 ) ) [nn] => Array ( [0] => Array ( [2236-7594] => 0 ) ) ) [hasTitle] => Array ( [pt] => Array ( [0] => Array ( [Modelo para desenvolvimento Objetos de Aprendizagem: desenvolvimento de curso sobre sistema de publicação científica para editores] => 0 ) ) ) [hasUrl] => Array ( [pt] => Array ( [0] => Array ( [https://periodicos.furg.br/biblos/article/view/6659/4615] => 0 ) ) ) [prefLabel] => Array ( [pt] => Array ( [0] => Array ( [Oai:furg.emnuvens.com.br:article/6659#00011] => 0 ) ) ) )