Article Brapci-Revistas

Gestão do conhecimento para serviços de informação: análise de produtos e serviços inovadores em bibliotecas universitárias

Knowledge management for information services: an analysis of innovative products and services in libraries university

This study aims to identify and learn about innovations in products and services offered by university libraries to attract and satisfy the needs of its customers from the perspective of knowledge management (KM). It is an exploratory, descriptive, qualitative character, performed by reviewing existing literature on knowledge management in libraries and analysis of the institutional sites of six libraries chosen randomly, and also through a questionnaire sent by e-mail to the librarians of the institutions surveyed, which served as support for research on institutional websites. Based on this study, it is expected that seek to assist libraries and differential growth in its services to adopt the presented models or create new models from the services provided and suggestions for further enhancing the use of KM in libraries as being essential to the organizations can meet its challenges. Keywords: Knowledge management. University library. Innovation. Products. Services.@en


Resumo: O estudo em questão tem por objetivo identificar e conhecer as inovações nos produtos e serviços oferecidos pelas Bibliotecas universitárias para atrair e satisfazer as necessidades de seus clientes na perspectiva da Gestão do Conhecimento (GC). Trata-se de uma pesquisa exploratória, descritiva, de cunho qualitativo, realizada através da revisão da bibliografia existente sobre a Gestão do conhecimento em Bibliotecas e da análise dos sites institucionais de seis bibliotecas escolhidas aleatoriamente, e também através da aplicação de questionário, enviados por e-mail aos bibliotecários das instituições pesquisadas, que serviram de apoio a pesquisa realizada nos sítios institucionais. Com base neste estudo, espera-se auxiliar as bibliotecas que buscam crescimento e diferenciais em seus serviços a adotarem os modelos apresentados ou criarem novos modelos a partir das sugestões de serviços apresentados e ainda reforçar o uso da GC em bibliotecas como sendo fundamental para que as organizações possam atender seus desafios. Palavras-chave: Gestão do conhecimento. Biblioteca universitária. Inovação. Produtos. Serviços.@pt

. Knowledge management for information services: an analysis of innovative products and services in libraries university gestão do conhecimento para serviços de informação: análise de produtos e serviços inovadores em bibliotecas universitárias. Biblos - revista do instituto de ciências humanas e da informação, [????].
NLP0.29
Visto 23 vezes
sem referências
Array
(
    [dateOfAvailability] => Array
        (
            [pt] => Array
                (
                    [0] => Array
                        (
                            [2013-04-26] => 22649
                        )

                )

        )

    [hasAuthor] => Array
        (
            [nn] => Array
                (
                    [0] => Array
                        (
                            [Camila Quaresma Martins] => 23367
                        )

                )

        )

    [hasFileStorage] => Array
        (
            [nn] => Array
                (
                    [0] => Array
                        (
                            [_repository/193/2018/09/oai_furg_emnuvens_com_br_article_2515#00011.pdf] => 56602
                        )

                )

        )

    [hasPageEnd] => Array
        (
            [pt] => Array
                (
                    [0] => Array
                        (
                            [30] => 3303
                        )

                )

        )

    [hasPageStart] => Array
        (
            [pt] => Array
                (
                    [0] => Array
                        (
                            [13] => 1273
                        )

                )

        )

    [hasSectionOf] => Array
        (
            [pt] => Array
                (
                    [0] => Array
                        (
                            [Artigo] => 3
                        )

                )

        )

    [hasSubject] => Array
        (
            [pt] => Array
                (
                    [0] => Array
                        (
                            [Biblioteconomia] => 234396
                        )

                    [1] => Array
                        (
                            [Ciência da informação] => 237157
                        )

                    [2] => Array
                        (
                            [Gestão do conhecimento] => 233908
                        )

                    [3] => Array
                        (
                            [Biblioteca universitária] => 233546
                        )

                    [4] => Array
                        (
                            [Inovação] => 262113
                        )

                    [5] => Array
                        (
                            [Produto] => 9113
                        )

                    [6] => Array
                        (
                            [Serviço] => 8406
                        )

                )

        )

    [hasIssueOf] => Array
        (
            [pt] => Array
                (
                    [0] => Array
                        (
                            [ISSUE:JNL:00011-2012-26-1] => 22646
                        )

                )

        )

    [isPartOfSource] => Array
        (
            [pt] => Array
                (
                    [0] => Array
                        (
                            [BIBLOS - Revista do Instituto de Ciências Humanas e da Informação] => 193
                        )

                )

        )

    [hasAbstract] => Array
        (
            [en] => Array
                (
                    [0] => Array
                        (
                            [This study aims to identify and learn about innovations in products and services offered by university libraries to attract and satisfy the needs of its customers from the perspective of knowledge management (KM). It is an exploratory, descriptive, qualitative character, performed by reviewing existing literature on knowledge management in libraries and analysis of the institutional sites of six libraries chosen randomly, and also through a questionnaire sent by e-mail to the librarians of the institutions surveyed, which served as support for research on institutional websites. Based on this study, it is expected that seek to assist libraries and differential growth in its services to adopt the presented models or create new models from the services provided and suggestions for further enhancing the use of KM in libraries as being essential to the organizations can meet its challenges.

Keywords: Knowledge management. University library. Innovation. Products. Services.] => 0
                        )

                )

            [pt] => Array
                (
                    [0] => Array
                        (
                            [Resumo: O estudo em questão tem por objetivo identificar e conhecer as inovações nos produtos e serviços oferecidos pelas Bibliotecas universitárias para atrair e satisfazer as necessidades de seus clientes na perspectiva da Gestão do Conhecimento (GC). Trata-se de uma pesquisa exploratória, descritiva, de cunho qualitativo, realizada através da revisão da bibliografia existente sobre a Gestão do conhecimento em Bibliotecas e da análise dos sites institucionais de seis bibliotecas escolhidas aleatoriamente, e também através da aplicação de questionário, enviados por e-mail aos bibliotecários das instituições pesquisadas, que serviram de apoio a pesquisa realizada nos sítios institucionais. Com base neste estudo, espera-se auxiliar as bibliotecas que buscam crescimento e diferenciais em seus serviços a adotarem os modelos apresentados ou criarem novos modelos a partir das sugestões de serviços apresentados e ainda reforçar o uso da GC em bibliotecas como sendo fundamental para que as organizações possam atender seus desafios.
Palavras-chave: Gestão do conhecimento. Biblioteca universitária. Inovação. Produtos. Serviços.] => 0
                        )

                )

        )

    [hasID] => Array
        (
            [nn] => Array
                (
                    [0] => Array
                        (
                            [oai:furg.emnuvens.com.br:article/2515] => 0
                        )

                )

        )

    [hasRegisterId] => Array
        (
            [pt] => Array
                (
                    [0] => Array
                        (
                            [https://periodicos.furg.br/biblos/article/view/2515] => 0
                        )

                )

        )

    [hasSource] => Array
        (
            [pt] => Array
                (
                    [0] => Array
                        (
                            [BIBLOS; v. 26, n. 1 (2012); 13-30] => 0
                        )

                    [1] => Array
                        (
                            [0102-4388] => 0
                        )

                )

            [nn] => Array
                (
                    [0] => Array
                        (
                            [2236-7594] => 0
                        )

                )

        )

    [hasTitle] => Array
        (
            [en] => Array
                (
                    [0] => Array
                        (
                            [Knowledge management for information services: an analysis of innovative products and services in libraries university] => 0
                        )

                )

            [pt] => Array
                (
                    [0] => Array
                        (
                            [Gestão do conhecimento para serviços de informação: análise de produtos e serviços inovadores em bibliotecas universitárias] => 0
                        )

                )

        )

    [hasUrl] => Array
        (
            [pt] => Array
                (
                    [0] => Array
                        (
                            [https://periodicos.furg.br/biblos/article/view/2515/2109] => 0
                        )

                )

        )

    [prefLabel] => Array
        (
            [pt] => Array
                (
                    [0] => Array
                        (
                            [Oai:furg.emnuvens.com.br:article/2515#00011] => 0
                        )

                )

        )

)