Article Brapci-Revistas

Cursos MOOC em bibliotecas universitárias: uma ideia de serviço para a Biblioteca Universitária da Universidade do Estado de Santa Catarina

MOOC Courses in university libraries: a service idea for BU UDESC

Cursos MOOC en bibliotecas universitaria: una idea de servicio para la BU UDESC

This paper presents the proposal of a prototype service to be promoted in the context of the University Library of the University of the State of Santa Catarina (BU UDESC), focused on learning in a Massive Open Online Course (MOOC) format under the Library´s management. The prototype uses Wordpress and Moodle platform as technological tools for dissemination, access and hosting the service. The choice of tools considered the low complexity of their use, the possibility of customization and open access. The prototype also included the perspective of process flows, since they are understood as key elements of an innovative perspective of the tools use on the university libraries context. A bibliographic research of national and international literature and documentary research was carried out in order to understand the concept and the scenario of MOOC courses in Brazilian libraries. It concludes that is innovative to offer courses for internal and external university community in different areas of knowledge and contents not always directly linked to BU. It understands that the MOOC not only requires the library to exercise its traditional roles in assisting the community but also it is an oppotrunity building communities that cooperate to production and dissemination of knowledge.   @en


El presente artículo presenta la propuesta de prototipo de servicio a ser promovido en el contexto de la Biblioteca Universitaria de la Universidad del Estado de Santa Catarina (BU UDESC), orientado al aprendizaje en el formato Massive Open Online Course (MOOC) bajo la dirección de la Biblioteca. El prototipo utiliza Wordpress y la plataforma Moodle como herramientas tecnológicas para la difusión, acceso y hospedaje del servicio. La elección de las herramientas consideró la baja complejidad de su uso, la posibilidad de personalización y el acceso abierto. El prototipo abarcó también la perspectiva de los flujos procedimentales, ya que se entienden como elementos clave de una perspectiva innovadora del uso de estas herramientas en el contexto de las bibliotecas universitarias. Se realizó una investigación bibliográfica de la literatura nacional e internacional y una investigación documental para comprender el concepto y el escenario de los cursos MOOC en el contexto de las bibliotecas brasileñas. Se concluye como innovador al proponer la oferta de cursos a la comunidad interna y externa de la Universidad en diferentes áreas del conocimiento y contenidos no siempre directamente vinculados a la BU. Entiende que el MOOC no solo requiere que la biblioteca ejerza sus roles tradicionales de ayuda a la comunidad, sino que también es oportuno en la construcción de comunidades que cooperen en la producción y difusión del conocimiento.@es
O presente artigo apresenta a proposta de protótipo de serviço a ser promovido no contexto da Biblioteca Universitária da Universidade do Estado de Santa Catarina (BU UDESC), voltado para aprendizagem no formato Massive Open Online Course (MOOC) sob gestão da Biblioteca. O protótipo utiliza o Wordpress e a plataforma Moodle como ferramentas tecnológicas para divulgação, acesso e hospedagem do serviço. A escolha das ferramentas considerou a baixa complexidade de seu uso, possibilidade de customização e acesso aberto. O protótipo abrangeu também a perspectiva dos fluxos processuais, uma vez que são entendidos como elementos chave de uma perspectiva inovadora do uso dessas ferramentas no contexto das bibliotecas universitárias. Fez-se pesquisa bibliográfica da literatura nacional e internacional e pesquisa documental a fim de compreender o conceito e o cenário dos cursos MOOC no contexto das bibliotecas brasileiras. Conclui-se como sendo inovadora ao propor a oferta de cursos para comunidade interna e externa da Universidade em diferentes áreas do conhecimento e conteúdos nem sempre diretamente ligados à BU. Compreende que o MOOC não só exige à biblioteca o exercício dos seus papéis tradicionais no auxílio à comunidade como também é oportuno na construção de comunidades que cooperam na produção e difusão de conhecimentos.@pt

. ::none::, [????].
NLP0.29
Visto 1 vez
sem referências
Array
(
    [dateOfAvailability] => Array
        (
            [pt] => Array
                (
                    [0] => Array
                        (
                            [2023-11-08] => 230773
                        )

                )

        )

    [hasAuthor] => Array
        (
            [nn] => Array
                (
                    [0] => Array
                        (
                            [Eliane Dittrich] => 174139
                        )

                    [1] => Array
                        (
                            [Juliane Fonseca Soares] => 151835
                        )

                    [2] => Array
                        (
                            [Mário Cesar Machado] => 230784
                        )

                    [3] => Array
                        (
                            [Jordan Paulesky Juliani] => 12212
                        )

                )

        )

    [hasPageEnd] => Array
        (
            [pt] => Array
                (
                    [0] => Array
                        (
                            [517] => 34028
                        )

                )

        )

    [hasPageStart] => Array
        (
            [pt] => Array
                (
                    [0] => Array
                        (
                            [494] => 5081
                        )

                )

        )

    [hasSectionOf] => Array
        (
            [pt] => Array
                (
                    [0] => Array
                        (
                            [Artigo] => 3
                        )

                )

        )

    [hasSubject] => Array
        (
            [en] => Array
                (
                    [0] => Array
                        (
                            [Massive open online course] => 266566
                        )

                    [1] => Array
                        (
                            [Academic library] => 233545
                        )

                    [2] => Array
                        (
                            [Innovation] => 178704
                        )

                )

            [pt] => Array
                (
                    [0] => Array
                        (
                            [Inovação] => 262113
                        )

                    [1] => Array
                        (
                            [Biblioteca universitária] => 233546
                        )

                    [2] => Array
                        (
                            [Biblioteca acadêmica] => 247857
                        )

                    [3] => Array
                        (
                            [Massive open online course] => 266567
                        )

                )

            [es] => Array
                (
                    [0] => Array
                        (
                            [Innovación] => 33259
                        )

                    [1] => Array
                        (
                            [Massive open online course] => 279468
                        )

                    [2] => Array
                        (
                            [Biblioteca académica] => 279469
                        )

                )

        )

    [wasPublicationInDate] => Array
        (
            [nn] => Array
                (
                    [0] => Array
                        (
                            [2023-11-08] => 279470
                        )

                )

        )

    [hasLanguageExpression] => Array
        (
            [nn] => Array
                (
                    [0] => Array
                        (
                            [pt] => 232736
                        )

                )

        )

    [hasLicense] => Array
        (
            [nn] => Array
                (
                    [0] => Array
                        (
                            [Copyright (c)] => 232755
                        )

                    [1] => Array
                        (
                            [CCBY4.0] => 232756
                        )

                )

        )

    [hasFileStorage] => Array
        (
            [nn] => Array
                (
                    [0] => Array
                        (
                            [_repository/00/23/07/83/work_00230783#00040.pdf] => 296818
                        )

                )

        )

    [isPartOfSource] => Array
        (
            [pt] => Array
                (
                    [0] => Array
                        (
                            [Revista Ibero-Americana de Ciência da Informação] => 596
                        )

                )

        )

    [hasIssueOf] => Array
        (
            [pt] => Array
                (
                    [0] => Array
                        (
                            [ISSUE:JNL:00040-2023-16-] => 219689
                        )

                )

            [nn] => Array
                (
                    [0] => Array
                        (
                            [ISSUE:JNL:40:2023-16-3] => 232144
                        )

                )

        )

    [hasAbstract] => Array
        (
            [en] => Array
                (
                    [0] => Array
                        (
                            [This paper presents the proposal of a prototype service to be promoted in the context of the University Library of the University of the State of Santa Catarina (BU UDESC), focused on learning in a Massive Open Online Course (MOOC) format under the Library´s management. The prototype uses Wordpress and Moodle platform as technological tools for dissemination, access and hosting the service. The choice of tools considered the low complexity of their use, the possibility of customization and open access. The prototype also included the perspective of process flows, since they are understood as key elements of an innovative perspective of the tools use on the university libraries context. A bibliographic research of national and international literature and documentary research was carried out in order to understand the concept and the scenario of MOOC courses in Brazilian libraries. It concludes that is innovative to offer courses for internal and external university community in different areas of knowledge and contents not always directly linked to BU. It understands that the MOOC not only requires the library to exercise its traditional roles in assisting the community but also it is an oppotrunity building communities that cooperate to production and dissemination of knowledge.   ] => 0
                        )

                )

            [es] => Array
                (
                    [0] => Array
                        (
                            [El presente artículo presenta la propuesta de prototipo de servicio a ser promovido en el contexto de la Biblioteca Universitaria de la Universidad del Estado de Santa Catarina (BU UDESC), orientado al aprendizaje en el formato Massive Open Online Course (MOOC) bajo la dirección de la Biblioteca. El prototipo utiliza Wordpress y la plataforma Moodle como herramientas tecnológicas para la difusión, acceso y hospedaje del servicio. La elección de las herramientas consideró la baja complejidad de su uso, la posibilidad de personalización y el acceso abierto. El prototipo abarcó también la perspectiva de los flujos procedimentales, ya que se entienden como elementos clave de una perspectiva innovadora del uso de estas herramientas en el contexto de las bibliotecas universitarias. Se realizó una investigación bibliográfica de la literatura nacional e internacional y una investigación documental para comprender el concepto y el escenario de los cursos MOOC en el contexto de las bibliotecas brasileñas. Se concluye como innovador al proponer la oferta de cursos a la comunidad interna y externa de la Universidad en diferentes áreas del conocimiento y contenidos no siempre directamente vinculados a la BU. Entiende que el MOOC no solo requiere que la biblioteca ejerza sus roles tradicionales de ayuda a la comunidad, sino que también es oportuno en la construcción de comunidades que cooperen en la producción y difusión del conocimiento.] => 0
                        )

                )

            [pt] => Array
                (
                    [0] => Array
                        (
                            [O presente artigo apresenta a proposta de protótipo de serviço a ser promovido no contexto da Biblioteca Universitária da Universidade do Estado de Santa Catarina (BU UDESC), voltado para aprendizagem no formato Massive Open Online Course (MOOC) sob gestão da Biblioteca. O protótipo utiliza o Wordpress e a plataforma Moodle como ferramentas tecnológicas para divulgação, acesso e hospedagem do serviço. A escolha das ferramentas considerou a baixa complexidade de seu uso, possibilidade de customização e acesso aberto. O protótipo abrangeu também a perspectiva dos fluxos processuais, uma vez que são entendidos como elementos chave de uma perspectiva inovadora do uso dessas ferramentas no contexto das bibliotecas universitárias. Fez-se pesquisa bibliográfica da literatura nacional e internacional e pesquisa documental a fim de compreender o conceito e o cenário dos cursos MOOC no contexto das bibliotecas brasileiras. Conclui-se como sendo inovadora ao propor a oferta de cursos para comunidade interna e externa da Universidade em diferentes áreas do conhecimento e conteúdos nem sempre diretamente ligados à BU. Compreende que o MOOC não só exige à biblioteca o exercício dos seus papéis tradicionais no auxílio à comunidade como também é oportuno na construção de comunidades que cooperam na produção e difusão de conhecimentos.] => 0
                        )

                )

        )

    [hasID] => Array
        (
            [nn] => Array
                (
                    [0] => Array
                        (
                            [oai:ojs.pkp.sfu.ca:article/42514] => 0
                        )

                )

        )

    [hasRegisterId] => Array
        (
            [pt] => Array
                (
                    [0] => Array
                        (
                            [https://periodicos.unb.br/index.php/RICI/article/view/42514] => 0
                        )

                    [1] => Array
                        (
                            [10.26512/rici.v16.n3.2023.42514] => 0
                        )

                )

        )

    [hasSource] => Array
        (
            [pt] => Array
                (
                    [0] => Array
                        (
                            [Revista Ibero-Americana de Ciência da Informação; Vol. 16 No. 3 (2023): Revista Ibero-americana de Ciência da Informação; 494-517] => 0
                        )

                    [1] => Array
                        (
                            [Revista Ibero-Americana de Ciência da Informação; v. 16 n. 3 (2023): Revista Ibero-americana de Ciência da Informação; 494-517] => 0
                        )

                )

            [es] => Array
                (
                    [0] => Array
                        (
                            [Revista Ibero-Americana de Ciência da Informação; Vol. 16 Núm. 3 (2023): Revista Ibero-americana de Ciência da Informação; 494-517] => 0
                        )

                )

            [nn] => Array
                (
                    [0] => Array
                        (
                            [1983-5213] => 0
                        )

                    [1] => Array
                        (
                            [10.26512/rici.v16.n3.2023] => 0
                        )

                )

        )

    [hasTitle] => Array
        (
            [en] => Array
                (
                    [0] => Array
                        (
                            [MOOC Courses in university libraries: a service idea for BU UDESC] => 0
                        )

                )

            [es] => Array
                (
                    [0] => Array
                        (
                            [Cursos MOOC en bibliotecas universitaria: una idea de servicio para la BU UDESC] => 0
                        )

                )

            [pt] => Array
                (
                    [0] => Array
                        (
                            [Cursos MOOC em bibliotecas universitárias: uma ideia de serviço para a Biblioteca Universitária da Universidade do Estado de Santa Catarina] => 0
                        )

                )

        )

    [hasUrl] => Array
        (
            [pt] => Array
                (
                    [0] => Array
                        (
                            [https://periodicos.unb.br/index.php/RICI/article/view/42514/38828] => 0
                        )

                )

            [nn] => Array
                (
                    [0] => Array
                        (
                            [https://periodicos.unb.br/index.php/RICI/article/view/42514] => 0
                        )

                    [1] => Array
                        (
                            [https://periodicos.unb.br/index.php/RICI/article/view/42514/38828] => 0
                        )

                )

        )

    [prefLabel] => Array
        (
            [pt] => Array
                (
                    [0] => Array
                        (
                            [Oai:ojs.pkp.sfu.ca:article/42514#00040] => 0
                        )

                )

        )

    [hasDOI] => Array
        (
            [nn] => Array
                (
                    [0] => Array
                        (
                            [10.26512/rici.v16.n3.2023.42514] => 0
                        )

                )

        )

)