Article
As bibliotecas são espaços de preservação do patrimônio intelectual, literário, artístico e científico das sociedades e apresentam uma relação indissociável com as universidades. O presente artigo propõe uma reflexão sobre as bibliotecas universitárias enquanto espaços de aprendizagem. Reflexão teórica acerca dos conceitos de biblioteca e aprendizagem, a partir de revisão bibliográfica. A fundamentação teórica sobre o processo de aprendizagem baseou-se nos estudos de Lev Vygotsky e as análises sobre a biblioteca como um espaço de aprendizagem sustentam-se em diversos autores das áreas da Biblioteconomia, Ciência da Informação e Educação. Biblioteca universitária relaciona-se intrinsicamente com a pesquisa e o processo de ensino e aprendizagem, através do desenvolvimento de atividades de mediação junto aos usuários na busca pela informação e na transformação desta em conhecimento. Dentre os diversos ambientes não formais de aprendizagem, a biblioteca universitária destaca-se, pois há intencionalidade no seu uso, ou seja, as pessoas que a frequentam, o fazem por vontade e iniciativa próprias.@pt
Array ( [dateOfAvailability] => Array ( [pt] => Array ( [0] => Array ( [2017-08-05] => 22518 ) ) ) [hasAuthor] => Array ( [nn] => Array ( [0] => Array ( [Marcos Leandro Freitas Hubner] => 2403 ) [1] => Array ( [Ana Carolina Araujo Kuhn] => 22943 ) ) ) [hasFileStorage] => Array ( [nn] => Array ( [0] => Array ( [_repository/193/2018/09/oai_furg_emnuvens_com_br_article_6509#00011.pdf] => 56347 ) ) ) [hasPageEnd] => Array ( [pt] => Array ( [0] => Array ( [72] => 2372 ) ) ) [hasPageStart] => Array ( [pt] => Array ( [0] => Array ( [51] => 2309 ) ) ) [hasSectionOf] => Array ( [pt] => Array ( [0] => Array ( [Artigo] => 3 ) ) ) [hasSubject] => Array ( [pt] => Array ( [0] => Array ( [Biblioteconomia] => 234396 ) [1] => Array ( [Educação] => 234411 ) [2] => Array ( [Ciência da informação] => 237157 ) [3] => Array ( [Biblioteca universitária] => 233546 ) [4] => Array ( [Espaço de aprendizagem] => 8369 ) [5] => Array ( [Aprendizagem] => 266091 ) [6] => Array ( [Aprendizagem não formal] => 237324 ) ) ) [hasIssueOf] => Array ( [pt] => Array ( [0] => Array ( [ISSUE:JNL:00011-2017-31-1] => 22514 ) ) ) [isPartOfSource] => Array ( [pt] => Array ( [0] => Array ( [BIBLOS - Revista do Instituto de Ciências Humanas e da Informação] => 193 ) ) ) [hasAbstract] => Array ( [pt] => Array ( [0] => Array ( [As bibliotecas são espaços de preservação do patrimônio intelectual, literário, artístico e científico das sociedades e apresentam uma relação indissociável com as universidades. O presente artigo propõe uma reflexão sobre as bibliotecas universitárias enquanto espaços de aprendizagem. Reflexão teórica acerca dos conceitos de biblioteca e aprendizagem, a partir de revisão bibliográfica. A fundamentação teórica sobre o processo de aprendizagem baseou-se nos estudos de Lev Vygotsky e as análises sobre a biblioteca como um espaço de aprendizagem sustentam-se em diversos autores das áreas da Biblioteconomia, Ciência da Informação e Educação. Biblioteca universitária relaciona-se intrinsicamente com a pesquisa e o processo de ensino e aprendizagem, através do desenvolvimento de atividades de mediação junto aos usuários na busca pela informação e na transformação desta em conhecimento. Dentre os diversos ambientes não formais de aprendizagem, a biblioteca universitária destaca-se, pois há intencionalidade no seu uso, ou seja, as pessoas que a frequentam, o fazem por vontade e iniciativa próprias.] => 0 ) ) ) [hasID] => Array ( [nn] => Array ( [0] => Array ( [oai:furg.emnuvens.com.br:article/6509] => 0 ) ) ) [hasRegisterId] => Array ( [pt] => Array ( [0] => Array ( [https://periodicos.furg.br/biblos/article/view/6509] => 0 ) [1] => Array ( [10.14295/biblos.v31i1.6509] => 0 ) ) ) [hasSource] => Array ( [pt] => Array ( [0] => Array ( [BIBLOS; v. 31, n. 1 (2017); 51-72] => 0 ) [1] => Array ( [0102-4388] => 0 ) ) [nn] => Array ( [0] => Array ( [2236-7594] => 0 ) ) ) [hasTitle] => Array ( [pt] => Array ( [0] => Array ( [Bibliotecas Universitárias como espaços de aprendizagem] => 0 ) ) ) [hasUrl] => Array ( [pt] => Array ( [0] => Array ( [https://periodicos.furg.br/biblos/article/view/6509/4628] => 0 ) ) ) [prefLabel] => Array ( [pt] => Array ( [0] => Array ( [Oai:furg.emnuvens.com.br:article/6509#00011] => 0 ) ) ) )