Article
Relato da experiência e execução do projeto de acessibilidade nas bibliotecas da Escola de Engenharia de São Carlos (EESC) e do Instituto de Química (IQSC) do campus São Carlos, da Universidade de São Paulo, para inclusão do público com deficiência visual, auditiva e/ou de locomoção, promovendo a igualdade de direitos. O projeto recebeu auxílio financeiro da Pró-Reitoria de Cultura e Extensão Universitária da USP, que envolveu os Objetivos de Desenvolvimento Sustentável da Agenda 2030. As bibliotecas, enquanto espaços democráticos, devem promover a interação e a disseminação do conhecimento, propiciando o acesso aos serviços, produtos informacionais e aos espaços. Propôs-se a adequação das bibliotecas da EESC e do IQSC aos requisitos de acessibilidade que envolvem as dimensões comunicacionais, instrumentais, arquitetônicos e atitudinais, visando diminuir as barreiras e possibilitar que as pessoas com deficiência desenvolvam atividades acadêmicas, profissionais e de lazer. Os procedimentos metodológicos envolveram: realização de um benchmarking das bibliotecas acessíveis em âmbito nacional e internacional; mapeamento das situações arquitetônica, instrumental, comunicacional e atitudinal das bibliotecas EESC e IQSC, utilizando o checklist da FEBAB; consulta aos especialistas das associações de deficientes da cidade; realização de um curso básico de LIBRAS para 3 turmas; produção de um vídeo institucional das bibliotecas com tradução em LIBRAS; aquisição de itens de sinalização para acessibilidade vertical e horizontal e com Braille; aquisição de kits de tecnologias assistivas. Espera-se que as adequações das Bibliotecas sensibilizem os usuários sobre as questões de acessibilidade, fornecendo modelos de inclusão que promovam o compartilhamento do conhecimento gerado na Universidade.@pt
Array ( [dateOfAvailability] => Array ( [pt] => Array ( [0] => Array ( [2022-12-19] => 210440 ) ) ) [hasAuthor] => Array ( [nn] => Array ( [0] => Array ( [Elenise Maria de Araujo] => 1914 ) [1] => Array ( [Eduardo Graziosi Silva] => 1849 ) [2] => Array ( [Clelia Junko Kinzu Dimário] => 211722 ) ) ) [hasPageEnd] => Array ( [pt] => Array ( [0] => Array ( [17] => 2001 ) ) ) [hasPageStart] => Array ( [pt] => Array ( [0] => Array ( [1] => 696 ) ) ) [hasSectionOf] => Array ( [pt] => Array ( [0] => Array ( [Artigo] => 3 ) ) ) [hasSubject] => Array ( [pt] => Array ( [0] => Array ( [Biblioteca universitária] => 233546 ) [1] => Array ( [Acessibilidade] => 247610 ) [2] => Array ( [Inclusão social] => 262072 ) [3] => Array ( [Biblioteca universitária-acessibilidade] => 266830 ) [4] => Array ( [Biblioteca universitária-inclusão social] => 266831 ) [5] => Array ( [Acessibilidade-biblioteca universitária] => 266832 ) ) ) [hasFileStorage] => Array ( [nn] => Array ( [0] => Array ( [_repository/00/22/91/62/work_00229162#00001.pdf] => 231823 ) ) ) [wasPublicationInDate] => Array ( [nn] => Array ( [0] => Array ( [2022-12-19] => 259288 ) ) ) [hasLanguageExpression] => Array ( [nn] => Array ( [0] => Array ( [pt] => 232736 ) ) ) [hasLicense] => Array ( [nn] => Array ( [0] => Array ( [Copyright (c)] => 232755 ) [1] => Array ( [BY-NC/4.0] => 245907 ) ) ) [isPartOfSource] => Array ( [pt] => Array ( [0] => Array ( [Revista brasileira de biblioteconomia e documentação] => 229060 ) ) ) [hasIssueOf] => Array ( [pt] => Array ( [0] => Array ( [ISSUE:JNL:00001-2022-18-3] => 210437 ) ) ) [hasAbstract] => Array ( [pt] => Array ( [0] => Array ( [Relato da experiência e execução do projeto de acessibilidade nas bibliotecas da Escola de Engenharia de São Carlos (EESC) e do Instituto de Química (IQSC) do campus São Carlos, da Universidade de São Paulo, para inclusão do público com deficiência visual, auditiva e/ou de locomoção, promovendo a igualdade de direitos. O projeto recebeu auxílio financeiro da Pró-Reitoria de Cultura e Extensão Universitária da USP, que envolveu os Objetivos de Desenvolvimento Sustentável da Agenda 2030. As bibliotecas, enquanto espaços democráticos, devem promover a interação e a disseminação do conhecimento, propiciando o acesso aos serviços, produtos informacionais e aos espaços. Propôs-se a adequação das bibliotecas da EESC e do IQSC aos requisitos de acessibilidade que envolvem as dimensões comunicacionais, instrumentais, arquitetônicos e atitudinais, visando diminuir as barreiras e possibilitar que as pessoas com deficiência desenvolvam atividades acadêmicas, profissionais e de lazer. Os procedimentos metodológicos envolveram: realização de um benchmarking das bibliotecas acessíveis em âmbito nacional e internacional; mapeamento das situações arquitetônica, instrumental, comunicacional e atitudinal das bibliotecas EESC e IQSC, utilizando o checklist da FEBAB; consulta aos especialistas das associações de deficientes da cidade; realização de um curso básico de LIBRAS para 3 turmas; produção de um vídeo institucional das bibliotecas com tradução em LIBRAS; aquisição de itens de sinalização para acessibilidade vertical e horizontal e com Braille; aquisição de kits de tecnologias assistivas. Espera-se que as adequações das Bibliotecas sensibilizem os usuários sobre as questões de acessibilidade, fornecendo modelos de inclusão que promovam o compartilhamento do conhecimento gerado na Universidade.] => 0 ) ) ) [hasID] => Array ( [nn] => Array ( [0] => Array ( [oai:ojs.rbbd.febab.org.br:article/1908] => 0 ) ) ) [hasRegisterId] => Array ( [pt] => Array ( [0] => Array ( [https://rbbd.febab.org.br/rbbd/article/view/1908] => 0 ) ) ) [hasSource] => Array ( [pt] => Array ( [0] => Array ( [Revista Brasileira de Biblioteconomia e Documentação; v. 18 n. 3 (2022): Melhores trabalhos do CBBD 2022; 1-17] => 0 ) ) [nn] => Array ( [0] => Array ( [1980-6949] => 0 ) [1] => Array ( [0100-0691] => 0 ) ) ) [hasTitle] => Array ( [pt] => Array ( [0] => Array ( [Bibliotecas acessíveis: uma realidade da EESC e do IQSC da USP] => 0 ) ) ) [hasUrl] => Array ( [pt] => Array ( [0] => Array ( [https://rbbd.febab.org.br/rbbd/article/view/1908/1436] => 0 ) ) [nn] => Array ( [0] => Array ( [https://rbbd.febab.org.br/rbbd/article/view/1908] => 0 ) [1] => Array ( [https://rbbd.febab.org.br/rbbd/article/view/1908/1436] => 0 ) ) ) [prefLabel] => Array ( [pt] => Array ( [0] => Array ( [Oai:ojs.rbbd.febab.org.br:article/1908#00001] => 0 ) ) ) )