Article Brapci-Revistas

A biblioteca escolar e o letramento informacional na visão dos mediadores de leitura da rede municipal de ensino de Parnamirim (RN)

O estudo apresenta uma discussão acerca das bibliotecas escolares. Foca, em especial, a visão dos mediadores de leitura atuantes na rede municipal de ensino de Parnamirim (Rio Grande do Norte). A pesquisa possui caráter descritivo e segue a metodologia de abordagem indutiva com coleta de dados intermediada por questionário. Os resultados abrangem o perfil dos mediadores de leitura, sua atuação e seus interesses na biblioteca escolar, bem como mostram que são esses profissionais que unicamente administram as bibliotecas escolares da rede municipal de ensino. O que, de certa forma, fere a legislação brasileira acerca das bibliotecas escolares, Lei nº 12.244 de 24 de maio de 2010. Contudo, essa realidade não é particularidade do munícipio investigado, fato que ratifica a questão de averiguar o que pessoas não egressas do curso de Biblioteconomia fazem e pensam sobre a biblioteca escolar. Esses mediadores de leitura reconhecem que não dominam as técnicas e as competências específicas do bibliotecário e que, por isso, cogitam trabalhar com este profissional. Fica evidente que os mediadores de leitura carecem de conhecimentos necessários para o desenvolvimento do letramento informacional. A investigação atingiu o seu propósito, uma vez que traz as compreensões do público pesquisado e destaca a importância de bibliotecários nas bibliotecas escolares.@pt


. A biblioteca escolar e o letramento informacional na visão dos mediadores de leitura da rede municipal de ensino de parnamirim (rn). Revista brasileira de biblioteconomia e documentação, [????].
NLP0.29
Visto 1 vez
sem referências
Array
(
    [dateOfAvailability] => Array
        (
            [pt] => Array
                (
                    [0] => Array
                        (
                            [2022-10-22] => 209162
                        )

                )

        )

    [hasAuthor] => Array
        (
            [nn] => Array
                (
                    [0] => Array
                        (
                            [Gisely Karla de Medeiros Carvalho] => 209240
                        )

                    [1] => Array
                        (
                            [Gabrielle Francinne de Souza Carvalho Tanus] => 14136
                        )

                    [2] => Array
                        (
                            [Gabrielle Francinne de S. C. Tanus] => 92582
                        )

                )

        )

    [hasPageEnd] => Array
        (
            [pt] => Array
                (
                    [0] => Array
                        (
                            [24] => 1550
                        )

                )

        )

    [hasPageStart] => Array
        (
            [pt] => Array
                (
                    [0] => Array
                        (
                            [1] => 696
                        )

                )

        )

    [hasSectionOf] => Array
        (
            [pt] => Array
                (
                    [0] => Array
                        (
                            [Artigo] => 3
                        )

                )

        )

    [hasSubject] => Array
        (
            [pt] => Array
                (
                    [0] => Array
                        (
                            [Biblioteca escolar] => 232760
                        )

                    [1] => Array
                        (
                            [Letramento informacional] => 172256
                        )

                    [2] => Array
                        (
                            [Mediador de leitura] => 32389
                        )

                    [3] => Array
                        (
                            [Bibliotecário] => 235088
                        )

                    [4] => Array
                        (
                            [Bibliotecas escolares] => 171996
                        )

                )

            [es] => Array
                (
                    [0] => Array
                        (
                            [Biblioteca escolar] => 247552
                        )

                )

        )

    [hasFileStorage] => Array
        (
            [nn] => Array
                (
                    [0] => Array
                        (
                            [_repository/00/22/91/48/work_00229148#00001.pdf] => 253698
                        )

                )

        )

    [wasPublicationInDate] => Array
        (
            [nn] => Array
                (
                    [0] => Array
                        (
                            [2022-10-22] => 265835
                        )

                )

        )

    [hasLanguageExpression] => Array
        (
            [nn] => Array
                (
                    [0] => Array
                        (
                            [pt] => 232736
                        )

                )

        )

    [hasLicense] => Array
        (
            [nn] => Array
                (
                    [0] => Array
                        (
                            [Copyright (c)] => 232755
                        )

                    [1] => Array
                        (
                            [BY-NC/4.0] => 245907
                        )

                )

        )

    [isPartOfSource] => Array
        (
            [pt] => Array
                (
                    [0] => Array
                        (
                            [Revista brasileira de biblioteconomia e documentação] => 229060
                        )

                )

        )

    [hasIssueOf] => Array
        (
            [pt] => Array
                (
                    [0] => Array
                        (
                            [ISSUE:JNL:00001-2022-18-] => 171286
                        )

                )

        )

    [hasAbstract] => Array
        (
            [pt] => Array
                (
                    [0] => Array
                        (
                            [O estudo apresenta uma discussão acerca das bibliotecas escolares. Foca, em especial, a visão dos mediadores de leitura atuantes na rede municipal de ensino de Parnamirim (Rio Grande do Norte). A pesquisa possui caráter descritivo e segue a metodologia de abordagem indutiva com coleta de dados intermediada por questionário. Os resultados abrangem o perfil dos mediadores de leitura, sua atuação e seus interesses na biblioteca escolar, bem como mostram que são esses profissionais que unicamente administram as bibliotecas escolares da rede municipal de ensino. O que, de certa forma, fere a legislação brasileira acerca das bibliotecas escolares, Lei nº 12.244 de 24 de maio de 2010. Contudo, essa realidade não é particularidade do munícipio investigado, fato que ratifica a questão de averiguar o que pessoas não egressas do curso de Biblioteconomia fazem e pensam sobre a biblioteca escolar. Esses mediadores de leitura reconhecem que não dominam as técnicas e as competências específicas do bibliotecário e que, por isso, cogitam trabalhar com este profissional. Fica evidente que os mediadores de leitura carecem de conhecimentos necessários para o desenvolvimento do letramento informacional. A investigação atingiu o seu propósito, uma vez que traz as compreensões do público pesquisado e destaca a importância de bibliotecários nas bibliotecas escolares.] => 0
                        )

                )

        )

    [hasID] => Array
        (
            [nn] => Array
                (
                    [0] => Array
                        (
                            [oai:ojs.rbbd.febab.org.br:article/1745] => 0
                        )

                )

        )

    [hasRegisterId] => Array
        (
            [pt] => Array
                (
                    [0] => Array
                        (
                            [https://rbbd.febab.org.br/rbbd/article/view/1745] => 0
                        )

                )

        )

    [hasSource] => Array
        (
            [pt] => Array
                (
                    [0] => Array
                        (
                            [Revista Brasileira de Biblioteconomia e Documentação; v. 18 (2022); 1-24] => 0
                        )

                )

            [nn] => Array
                (
                    [0] => Array
                        (
                            [1980-6949] => 0
                        )

                    [1] => Array
                        (
                            [0100-0691] => 0
                        )

                )

        )

    [hasTitle] => Array
        (
            [pt] => Array
                (
                    [0] => Array
                        (
                            [A biblioteca escolar e o letramento informacional na visão dos mediadores de leitura da rede municipal de ensino de Parnamirim (RN)] => 0
                        )

                )

        )

    [hasUrl] => Array
        (
            [pt] => Array
                (
                    [0] => Array
                        (
                            [https://rbbd.febab.org.br/rbbd/article/view/1745/1419] => 0
                        )

                )

            [nn] => Array
                (
                    [0] => Array
                        (
                            [https://rbbd.febab.org.br/rbbd/article/view/1745] => 0
                        )

                    [1] => Array
                        (
                            [https://rbbd.febab.org.br/rbbd/article/view/1745/1419] => 0
                        )

                )

        )

    [prefLabel] => Array
        (
            [pt] => Array
                (
                    [0] => Array
                        (
                            [Oai:ojs.rbbd.febab.org.br:article/1745#00001] => 0
                        )

                )

        )

)