Article Brapci-Revistas

Abordagens das revistas brasileiras de ciência da informação e biblioteconomia a respeito do letramento informacional approach brazilian library and information science journals by information literacy p.145-158

Resumo:reflexão a respeito do tema letramento informacional ou information literacy, referindo-se ao desenvolvimento de competências e habilidades para o domínio do crescente universo informacional da atualidade. apresenta as abordagens das revistas brasileiras quanto ao tema e compara as definições dos autores e artigos pesquisados, bem como identifica qual as competências necessárias para atuar no “letramento informacional”. apresenta dados analisados de artigos referentes ao tema e verifica a vinculação dos autores com a área de biblioteconomia e ciência da informação. conclui, com base nos artigos analisados, que com as mudanças tecnológicas tornou-se fundamentais que o usuário da informação tenha habilidades adequadas para trabalhar e utilizar esses recursos informacionais de forma precisa e eficaz e o bibliotecário pode ser um dos agentes importantes nesse processo. abstract: the reflection about the subject information literacy, referring it to the development of competency and skills to the growing domain of information. it presents the approach of brazilian journals on the subject and compares the definitions of authors and researched articles, identifies which are the competencies needed to act in “information literacy”. approach the data analyzed in all the referring articles to the subject and verifies the bond between authors and the library science and information science area. infer, with base on the analyzed articles, that technological changes became basic that the user of the information has adjusted skills to work and to use these information resources, in a precise way and efficient. the librarian may be one of the important agents in this process.@pt


. Abordagens das revistas brasileiras de ciência da informação e biblioteconomia a respeito do letramento informacional approach brazilian library and information science journals by information literacy p.145-158. Revista acb: biblioteconomia em santa catarina, [????].
NLP0.29
Visto 5 vezes
sem referências
Array
(
    [dateOfAvailability] => Array
        (
            [pt] => Array
                (
                    [0] => Array
                        (
                            [2008-03-14] => 33056
                        )

                )

        )

    [hasAuthor] => Array
        (
            [nn] => Array
                (
                    [0] => Array
                        (
                            [Carolini da Rocha] => 30596
                        )

                    [1] => Array
                        (
                            [Lilieudi Azevedo] => 30597
                        )

                    [2] => Array
                        (
                            [Karla Peres] => 30598
                        )

                    [3] => Array
                        (
                            [Marceli Pereira Andrade] => 30599
                        )

                    [4] => Array
                        (
                            [Suzete Weiss] => 30600
                        )

                )

        )

    [hasPageEnd] => Array
        (
            [pt] => Array
                (
                    [0] => Array
                        (
                            [158] => 1469
                        )

                )

        )

    [hasPageStart] => Array
        (
            [pt] => Array
                (
                    [0] => Array
                        (
                            [145] => 1201
                        )

                )

        )

    [hasSectionOf] => Array
        (
            [pt] => Array
                (
                    [0] => Array
                        (
                            [Relato de pesquisa] => 99
                        )

                    [1] => Array
                        (
                            [Comunicações] => 232711
                        )

                )

        )

    [hasSubject] => Array
        (
            [pt] => Array
                (
                    [0] => Array
                        (
                            [Letramento informacional] => 172256
                        )

                    [1] => Array
                        (
                            [Bibliotecário] => 235088
                        )

                    [2] => Array
                        (
                            [Competencia] => 181864
                        )

                    [3] => Array
                        (
                            [Habilidade informacional] => 237856
                        )

                    [4] => Array
                        (
                            [Information skill] => 278163
                        )

                    [5] => Array
                        (
                            [Bibliotecário-competências] => 286814
                        )

                    [6] => Array
                        (
                            [Information literacy] => 245520
                        )

                    [7] => Array
                        (
                            [Librarian-competency] => 278162
                        )

                )

            [en] => Array
                (
                    [0] => Array
                        (
                            [Information literacy] => 221991
                        )

                    [1] => Array
                        (
                            [Librarian] => 235086
                        )

                    [2] => Array
                        (
                            [Competency] => 178858
                        )

                )

        )

    [wasPublicationInDate] => Array
        (
            [nn] => Array
                (
                    [0] => Array
                        (
                            [2008-03-14] => 278139
                        )

                )

        )

    [hasLanguageExpression] => Array
        (
            [nn] => Array
                (
                    [0] => Array
                        (
                            [pt] => 232736
                        )

                )

        )

    [hasLicense] => Array
        (
            [nn] => Array
                (
                    [0] => Array
                        (
                            [RESERVERD] => 234643
                        )

                )

        )

    [hasFileStorage] => Array
        (
            [nn] => Array
                (
                    [0] => Array
                        (
                            [_repository/00/22/59/48/work_00225948#00046.pdf] => 291038
                        )

                )

        )

    [isPartOfSource] => Array
        (
            [pt] => Array
                (
                    [0] => Array
                        (
                            [Revista ACB: Biblioteconomia em Santa Catarina] => 680
                        )

                )

        )

    [hasIssueOf] => Array
        (
            [pt] => Array
                (
                    [0] => Array
                        (
                            [ISSUE:JNL:00046-2008-13-1] => 61461
                        )

                )

        )

    [hasAbstract] => Array
        (
            [pt] => Array
                (
                    [0] => Array
                        (
                            [Resumo:reflexão a respeito do tema letramento informacional ou information literacy, referindo-se ao desenvolvimento de competências e habilidades para o domínio do crescente universo informacional da atualidade. apresenta as abordagens das revistas brasileiras quanto ao tema e compara as definições dos autores e artigos pesquisados, bem como identifica qual as competências necessárias para atuar no “letramento informacional”. apresenta dados analisados de artigos referentes ao tema e verifica a vinculação dos autores com a área de biblioteconomia e ciência da informação. conclui, com base nos artigos analisados, que com as mudanças tecnológicas tornou-se fundamentais que o usuário da informação tenha habilidades adequadas para trabalhar e utilizar esses recursos informacionais de forma precisa e eficaz e o bibliotecário pode ser um dos agentes importantes nesse processo.
abstract: the reflection about the subject information literacy, referring it to the development of competency and skills to the growing domain of information. it presents the approach of brazilian journals on the subject and compares the definitions of authors and researched articles, identifies which are the competencies needed to act in “information literacy”. approach the data analyzed in all the referring articles to the subject and verifies the bond between authors and the library science and information science area. infer, with base on the analyzed articles, that technological changes became basic that the user of the information has adjusted skills to work and to use these information resources, in a precise way and efficient. the librarian may be one of the important agents in this process.] => 0
                        )

                )

        )

    [hasID] => Array
        (
            [nn] => Array
                (
                    [0] => Array
                        (
                            [oai:ojs.revistaacbsc.emnuvens.com.br:article/544] => 0
                        )

                )

        )

    [hasRegisterId] => Array
        (
            [pt] => Array
                (
                    [0] => Array
                        (
                            [https://revista.acbsc.org.br/racb/article/view/544] => 0
                        )

                )

        )

    [hasSource] => Array
        (
            [pt] => Array
                (
                    [0] => Array
                        (
                            [Revista ACB; v. 13 n. 1 (2008): Revista ACB: ISSN 1414-0594; 145-158] => 0
                        )

                    [1] => Array
                        (
                            [1414-0594] => 0
                        )

                )

        )

    [hasTitle] => Array
        (
            [pt] => Array
                (
                    [0] => Array
                        (
                            [Abordagens das revistas brasileiras de ciência da informação e biblioteconomia a respeito do letramento informacional approach brazilian library and information science journals by information literacy p.145-158] => 0
                        )

                )

        )

    [hasUrl] => Array
        (
            [pt] => Array
                (
                    [0] => Array
                        (
                            [https://revista.acbsc.org.br/racb/article/view/544/669] => 0
                        )

                )

            [nn] => Array
                (
                    [0] => Array
                        (
                            [https://revista.acbsc.org.br/racb/article/view/544] => 0
                        )

                    [1] => Array
                        (
                            [https://revista.acbsc.org.br/racb/article/view/544/669] => 0
                        )

                )

        )

    [prefLabel] => Array
        (
            [pt] => Array
                (
                    [0] => Array
                        (
                            [Oai:ojs.revistaacbsc.emnuvens.com.br:article/544#00046] => 0
                        )

                )

        )

)