Article
Argumenta a diversidade de informações disponibilizadas na internet tanto para a pesquisa como para o ensino. apresenta estratégias ao usuário para lidar com o acervo qualitativo on-line com intuito de realizar suas atividades de busca e recuperação da informação e conseqüentemente ampliando suas competências e habilidades nesse ambiente da informação on-line. sugere aspectos práticos no gerenciamento de documentos on-line. recomenda aplicação de critérios de avaliação de documentos para proporcionar o acesso e evitar o excesso de informações. descreve o uso da internet em cursos de stricto-sensu mestrado em engenharia civil, educação física e administração. abstract: argue about the information diversity disposable in the internet for researching and teaching. presents strategies for the user to deal with information on-line quantity with intention to reach through activities and increase ability and competencies to recovery and access information. give some examples about practical steps to deal with on-line document management. it recommends evaluation criteria for documents to provide access and to prevent the information overload. describes internet use at three masters courses (stricto-sensu) civil engineering, physical education and business administration. keywords: information retrieval; information access; internet - education; internet – research; civil engineering; sport science@pt
Array ( [dateOfAvailability] => Array ( [pt] => Array ( [0] => Array ( [2005-08-26] => 61885 ) ) ) [hasAuthor] => Array ( [nn] => Array ( [0] => Array ( [Marli Dias de Souza Pinto] => 1529 ) [1] => Array ( [Ursula Blattmann] => 2522 ) [2] => Array ( [Marcia Silveira Kroeff] => 3134 ) [3] => Array ( [Ana Maria Delazari Tristão] => 21872 ) ) ) [hasPageEnd] => Array ( [pt] => Array ( [0] => Array ( [154] => 1875 ) ) ) [hasPageStart] => Array ( [pt] => Array ( [0] => Array ( [143] => 994 ) ) ) [hasSectionOf] => Array ( [pt] => Array ( [0] => Array ( [Relato de experiência] => 75 ) ) ) [hasSubject] => Array ( [pt] => Array ( [0] => Array ( [Recuperação de informação] => 282411 ) [1] => Array ( [Acesso à informação] => 265567 ) [2] => Array ( [Ensino] => 201005 ) [3] => Array ( [Uso da internet] => 3754 ) [4] => Array ( [Pesquisa] => 269140 ) [5] => Array ( [Internet] => 200249 ) [6] => Array ( [Engenharia civil] => 201542 ) [7] => Array ( [Educacao fisica] => 8457 ) [8] => Array ( [Administração] => 233910 ) [9] => Array ( [Ensino-uso da internet] => 277984 ) [10] => Array ( [Pesquisa-uso da internet] => 277985 ) [11] => Array ( [Internet-engenharia civil] => 277986 ) [12] => Array ( [Internet-educação física] => 277987 ) [13] => Array ( [Internet-administração] => 277988 ) ) ) [hasFileStorage] => Array ( [nn] => Array ( [0] => Array ( [_repository/00/22/58/50/work_00225850#00046.pdf] => 232738 ) ) ) [wasPublicationInDate] => Array ( [nn] => Array ( [0] => Array ( [2005-08-26] => 277974 ) ) ) [hasLanguageExpression] => Array ( [nn] => Array ( [0] => Array ( [pt] => 232736 ) ) ) [hasLicense] => Array ( [nn] => Array ( [0] => Array ( [RESERVERD] => 234643 ) ) ) [isPartOfSource] => Array ( [pt] => Array ( [0] => Array ( [Revista ACB: Biblioteconomia em Santa Catarina] => 680 ) ) ) [hasIssueOf] => Array ( [pt] => Array ( [0] => Array ( [ISSUE:JNL:00046-2004-9-1] => 63501 ) ) ) [hasAbstract] => Array ( [pt] => Array ( [0] => Array ( [Argumenta a diversidade de informações disponibilizadas na internet tanto para a pesquisa como para o ensino. apresenta estratégias ao usuário para lidar com o acervo qualitativo on-line com intuito de realizar suas atividades de busca e recuperação da informação e conseqüentemente ampliando suas competências e habilidades nesse ambiente da informação on-line. sugere aspectos práticos no gerenciamento de documentos on-line. recomenda aplicação de critérios de avaliação de documentos para proporcionar o acesso e evitar o excesso de informações. descreve o uso da internet em cursos de stricto-sensu mestrado em engenharia civil, educação física e administração. abstract: argue about the information diversity disposable in the internet for researching and teaching. presents strategies for the user to deal with information on-line quantity with intention to reach through activities and increase ability and competencies to recovery and access information. give some examples about practical steps to deal with on-line document management. it recommends evaluation criteria for documents to provide access and to prevent the information overload. describes internet use at three masters courses (stricto-sensu) civil engineering, physical education and business administration. keywords: information retrieval; information access; internet - education; internet – research; civil engineering; sport science] => 0 ) ) ) [hasID] => Array ( [nn] => Array ( [0] => Array ( [oai:ojs.revistaacbsc.emnuvens.com.br:article/399] => 0 ) ) ) [hasRegisterId] => Array ( [pt] => Array ( [0] => Array ( [https://revista.acbsc.org.br/racb/article/view/399] => 0 ) ) ) [hasSource] => Array ( [pt] => Array ( [0] => Array ( [Revista ACB; v. 9 n. 1 (2004): Revista ACB: ISSN 1414-0594; 143-154] => 0 ) [1] => Array ( [1414-0594] => 0 ) ) ) [hasTitle] => Array ( [pt] => Array ( [0] => Array ( [Diversidade da recuperação de informações via internet na pesquisa e ensino internet information retrieval diversity for research and teaching p. 143-154] => 0 ) ) ) [hasUrl] => Array ( [pt] => Array ( [0] => Array ( [https://revista.acbsc.org.br/racb/article/view/399/497] => 0 ) [1] => Array ( [https://revista.acbsc.org.br/racb/article/view/399/498] => 0 ) ) [nn] => Array ( [0] => Array ( [https://revista.acbsc.org.br/racb/article/view/399] => 0 ) [1] => Array ( [https://revista.acbsc.org.br/racb/article/view/399/497] => 0 ) [2] => Array ( [https://revista.acbsc.org.br/racb/article/view/399/498] => 0 ) ) ) [prefLabel] => Array ( [pt] => Array ( [0] => Array ( [Oai:ojs.revistaacbsc.emnuvens.com.br:article/399#00046] => 0 ) ) ) )