Article Brapci-Revistas

Feira da saberes e sabores da universidade estadual de feira de santana: uma rede de economia popular e solidária ou um simples mercado consumidor

Feira de saberes e sabores of the university of feira de santana: a popular and solidarity economy network or a simple consumer market

The Feira de Saberes e Sabores of the State University of Feira de Santana (UEFS) was born from a Popular and Solidarity Economy project in the process of being incubated by the UEFS Popular and Solidarity Economy Initiatives Incubator. One of its main attributes has been to think of itself in a collective and self-managed way, in the perspective of being a Popular and Solidarity Economy Network that brings together participating partners, and not a simple consumer market. In this sense, we aim to reflect on the Sabres e Sabores Fair, considering that it is a network that expands in the various dimensions of the Popular and Solidarity Economy, but that, at the same time, is permeated by the possibilities of direct and simple submission to the market. Methodologically, we used the precepts of action research, and prepared an interview script from which the analyzed data were extracted. During the analysis, some categories were worked on as a priority, such as basic information on pricing, coexistence rules, as well as understanding the organicity between those who produce, those who consume and those who produce/consume. We conclude that all those involved in the UEFS Knowledge and Flavors Fair are marketers or potential marketers who have formed a social identity that is committed and aware of consumption. This public makes it possible to experiment with a new exchange format, production of existence and creation of local social value based on the use of current free technologies. In this way, they articulate and improve collective relations, sometimes conflicting in terms of the market, but resistant, associative, community and solidary.@en


A Feira de Saberes e Sabores da Universidade Estadual de Feira de Santana (UEFS) nasceu de um projeto de Economia Popular e Solidária em processo de incubação pela Incubadora de Iniciativas de Economia Popular e Solidária da UEFS. Um dos seus principais atributos tem sido pensar-se de forma coletiva e autogestionária, na perspectiva de ser uma Rede de Economia Popular e Solidária que agrega parceiros participantes, e não um simples mercado consumidor. Nesse sentido, objetivamos fazer uma reflexão sobre a Feira de Sabres e Sabores considerando que ela é uma rede que se amplia nas diversas dimensões da Economia Popular e Solidária, mas que, ao mesmo tempo, é permeada pelas possibilidades de submissão direta e simples ao mercado. Metodologicamente, utilizamos os preceitos da pesquisa-ação, e elaboramos um roteiro de entrevistas de onde foram extraídos os dados analisados. Durante a análise, algumas categorias foram prioritariamente trabalhadas, como informações básicas sobre precificações, regras de convivência, bem como a compreensão da organicidade entre os que produzem, os que consomem e os que produzem/consomem. Concluímos que todos os envolvidos na Feira de Saberes e Sabores da UEFS são feirantes ou potenciais feirantes que têm formado uma identidade social compromissada e consciente em relação ao consumo. Esse público possibilita a experimentação de um novo formato de trocas, produção da existência e criação de valor social local que se fundamenta na utilização das atuais tecnologias livres. Dessa forma, articulam e melhoram as relações coletivas, por vezes conflitantes quanto ao mercado, mas, resistentes, associativas, comunitárias e solidárias.@pt

. Feira de saberes e sabores of the university of feira de santana: a popular and solidarity economy network or a simple consumer market feira da saberes e sabores da universidade estadual de feira de santana: uma rede de economia popular e solidária ou um simples mercado consumidor. Revista p2p e inovação, [????].
NLP0.29
Visto 11 vezes
sem referências
Array
(
    [hasSubject] => Array
        (
            [en] => Array
                (
                    [0] => Array
                        (
                            [Technology] => 264293
                        )

                    [1] => Array
                        (
                            [Economy] => 5845
                        )

                    [2] => Array
                        (
                            [Network] => 180117
                        )

                    [3] => Array
                        (
                            [Fair] => 249948
                        )

                    [4] => Array
                        (
                            [Market] => 271623
                        )

                    [5] => Array
                        (
                            [Network] => 9385
                        )

                )

            [pt] => Array
                (
                    [0] => Array
                        (
                            [Fair] => 136322
                        )

                    [1] => Array
                        (
                            [Market] => 93796
                        )

                    [2] => Array
                        (
                            [Economia] => 235562
                        )

                    [3] => Array
                        (
                            [Feira] => 4913
                        )

                    [4] => Array
                        (
                            [Mercado] => 250998
                        )

                    [5] => Array
                        (
                            [Redes] => 224149
                        )

                    [6] => Array
                        (
                            [Tecnologia] => 227413
                        )

                    [7] => Array
                        (
                            [Rede] => 260555
                        )

                    [8] => Array
                        (
                            [Tecnologia] => 236025
                        )

                )

        )

    [hasAuthor] => Array
        (
            [nn] => Array
                (
                    [0] => Array
                        (
                            [José Raimundo Oliveira Lima] => 203801
                        )

                    [1] => Array
                        (
                            [Eduardo José Fernandes Nunes] => 225053
                        )

                    [2] => Array
                        (
                            [Ana Regina Messias] => 225054
                        )

                    [3] => Array
                        (
                            [Camila Menezes Souza] => 225055
                        )

                    [4] => Array
                        (
                            [Janahína da Silva Moura] => 225056
                        )

                )

        )

    [dateOfAvailability] => Array
        (
            [pt] => Array
                (
                    [0] => Array
                        (
                            [2023-06-05] => 224931
                        )

                )

        )

    [hasPageEnd] => Array
        (
            [pt] => Array
                (
                    [0] => Array
                        (
                            [72] => 2372
                        )

                )

        )

    [hasPageStart] => Array
        (
            [pt] => Array
                (
                    [0] => Array
                        (
                            [58] => 1141
                        )

                )

        )

    [hasFileStorage] => Array
        (
            [nn] => Array
                (
                    [0] => Array
                        (
                            [_repository/00/22/50/52/work_00225052#00013.pdf] => 231817
                        )

                )

        )

    [hasSectionOf] => Array
        (
            [pt] => Array
                (
                    [0] => Array
                        (
                            [Artigo] => 3
                        )

                )

        )

    [wasPublicationInDate] => Array
        (
            [nn] => Array
                (
                    [0] => Array
                        (
                            [2023-06-05] => 271589
                        )

                )

        )

    [hasLanguageExpression] => Array
        (
            [nn] => Array
                (
                    [0] => Array
                        (
                            [pt] => 232736
                        )

                )

        )

    [hasLicense] => Array
        (
            [nn] => Array
                (
                    [0] => Array
                        (
                            [Copyright (c)] => 232755
                        )

                    [1] => Array
                        (
                            [BY-NC-SA/4.0] => 245839
                        )

                )

        )

    [isPartOfSource] => Array
        (
            [pt] => Array
                (
                    [0] => Array
                        (
                            [Revista P2P e INOVAÇÃO] => 245
                        )

                )

        )

    [hasIssueOf] => Array
        (
            [pt] => Array
                (
                    [0] => Array
                        (
                            [ISSUE:JNL:00013-2023-9-] => 219501
                        )

                )

        )

    [hasAbstract] => Array
        (
            [en] => Array
                (
                    [0] => Array
                        (
                            [The Feira de Saberes e Sabores of the State University of Feira de Santana (UEFS) was born from a Popular and Solidarity Economy project in the process of being incubated by the UEFS Popular and Solidarity Economy Initiatives Incubator. One of its main attributes has been to think of itself in a collective and self-managed way, in the perspective of being a Popular and Solidarity Economy Network that brings together participating partners, and not a simple consumer market. In this sense, we aim to reflect on the Sabres e Sabores Fair, considering that it is a network that expands in the various dimensions of the Popular and Solidarity Economy, but that, at the same time, is permeated by the possibilities of direct and simple submission to the market. Methodologically, we used the precepts of action research, and prepared an interview script from which the analyzed data were extracted. During the analysis, some categories were worked on as a priority, such as basic information on pricing, coexistence rules, as well as understanding the organicity between those who produce, those who consume and those who produce/consume. We conclude that all those involved in the UEFS Knowledge and Flavors Fair are marketers or potential marketers who have formed a social identity that is committed and aware of consumption. This public makes it possible to experiment with a new exchange format, production of existence and creation of local social value based on the use of current free technologies. In this way, they articulate and improve collective relations, sometimes conflicting in terms of the market, but resistant, associative, community and solidary.] => 0
                        )

                )

            [pt] => Array
                (
                    [0] => Array
                        (
                            [A Feira de Saberes e Sabores da Universidade Estadual de Feira de Santana (UEFS) nasceu de um projeto de Economia Popular e Solidária em processo de incubação pela Incubadora de Iniciativas de Economia Popular e Solidária da UEFS. Um dos seus principais atributos tem sido pensar-se de forma coletiva e autogestionária, na perspectiva de ser uma Rede de Economia Popular e Solidária que agrega parceiros participantes, e não um simples mercado consumidor. Nesse sentido, objetivamos fazer uma reflexão sobre a Feira de Sabres e Sabores considerando que ela é uma rede que se amplia nas diversas dimensões da Economia Popular e Solidária, mas que, ao mesmo tempo, é permeada pelas possibilidades de submissão direta e simples ao mercado. Metodologicamente, utilizamos os preceitos da pesquisa-ação, e elaboramos um roteiro de entrevistas de onde foram extraídos os dados analisados. Durante a análise, algumas categorias foram prioritariamente trabalhadas, como informações básicas sobre precificações, regras de convivência, bem como a compreensão da organicidade entre os que produzem, os que consomem e os que produzem/consomem. Concluímos que todos os envolvidos na Feira de Saberes e Sabores da UEFS são feirantes ou potenciais feirantes que têm formado uma identidade social compromissada e consciente em relação ao consumo. Esse público possibilita a experimentação de um novo formato de trocas, produção da existência e criação de valor social local que se fundamenta na utilização das atuais tecnologias livres. Dessa forma, articulam e melhoram as relações coletivas, por vezes conflitantes quanto ao mercado, mas, resistentes, associativas, comunitárias e solidárias.] => 0
                        )

                )

        )

    [hasID] => Array
        (
            [nn] => Array
                (
                    [0] => Array
                        (
                            [oai:ojs.revista.ibict.br:article/6432] => 0
                        )

                )

        )

    [hasRegisterId] => Array
        (
            [pt] => Array
                (
                    [0] => Array
                        (
                            [https://revista.ibict.br/p2p/article/view/6432] => 0
                        )

                    [1] => Array
                        (
                            [10.21728/p2p.2023v9nesp.p58-72] => 0
                        )

                )

        )

    [hasSource] => Array
        (
            [pt] => Array
                (
                    [0] => Array
                        (
                            [P2P & INOVAÇÃO; Vol. 9 (2023): Edição Especial; 58-72] => 0
                        )

                    [1] => Array
                        (
                            [P2P E INOVAÇÃO; v. 9 (2023): Edição Especial; 58-72] => 0
                        )

                    [2] => Array
                        (
                            [2358-7814] => 0
                        )

                )

        )

    [hasTitle] => Array
        (
            [en] => Array
                (
                    [0] => Array
                        (
                            [Feira de saberes e sabores of the university of feira de santana: a popular and solidarity economy network or a simple consumer market] => 0
                        )

                )

            [pt] => Array
                (
                    [0] => Array
                        (
                            [Feira da saberes e sabores da universidade estadual de feira de santana: uma rede de economia popular e solidária ou um simples mercado consumidor] => 0
                        )

                )

        )

    [hasUrl] => Array
        (
            [pt] => Array
                (
                    [0] => Array
                        (
                            [https://revista.ibict.br/p2p/article/view/6432/5953] => 0
                        )

                    [1] => Array
                        (
                            [https://revista.ibict.br/p2p/article/view/6432/5954] => 0
                        )

                )

            [nn] => Array
                (
                    [0] => Array
                        (
                            [https://revista.ibict.br/p2p/article/view/6432] => 0
                        )

                    [1] => Array
                        (
                            [https://revista.ibict.br/p2p/article/view/6432/5953] => 0
                        )

                    [2] => Array
                        (
                            [https://revista.ibict.br/p2p/article/view/6432/5954] => 0
                        )

                )

        )

    [prefLabel] => Array
        (
            [pt] => Array
                (
                    [0] => Array
                        (
                            [Oai:ojs.revista.ibict.br:article/6432#00013] => 0
                        )

                )

        )

    [hasDOI] => Array
        (
            [nn] => Array
                (
                    [0] => Array
                        (
                            [10.21728/p2p.2023v9nesp.p58-72] => 0
                        )

                )

        )

)