Article Brapci-Revistas

Discentes na ciência: a produção científica das mulheres de pós-graduação da ufam

Students in science: the scientific production of graduate women at UFAM

Estudiantes en ciencias: la producción científica de las mujeres graduadas en la UFAM

Introduction: Despite recent advances in relation to the female presence in science, there is a disparity between genders in relation to scientific production and careers in the area, which instigates reflection on the demand for stimuli and incentives aimed at women and girls who aspire to become researchers. Objective: To identify the scientific production of UFAM graduate students, characterizing the importance and role of women in science, as well as mapping the scientific production and presenting an overview of the period from 2018 to 2020. Methodology: Establishes the approach as a method quantitative that aims to measure the scientific production of women and as a technical procedure bibliographical research, in addition to the use of metric studies of information through bibliometric analysis to analyze the students´ work. Results: During the pandemic, it is possible to observe that there is a sharp decline in the production of these students, as well as a large number of scientific productions with the themes of health and education. Conclusions: It is necessary for society to embrace new strategies to achieve this female empowerment and encourage students to carry out scientific production, which is just the first step towards achieving equality and seeking solutions to transform the scientific community.@en


Introducción: A pesar de los avances recientes en relación a la presencia femenina en la ciencia, existe una disparidad entre géneros en relación con la producción científica y las carreras en el área, lo que suscita una reflexión sobre la demanda de estímulos e incentivos dirigidos a mujeres y niñas que aspiran a convertirse en investigadoras. Objetivo: Identificar la producción científica de los estudiantes de posgrado de la UFAM, caracterizando la importancia y el papel de la mujer en la ciencia, así como mapear la producción científica y presentar un panorama del período de 2018 a 2020. Metodología: Establece el abordaje como método cuantitativo que tiene como objetivo medir la producción científica de las mujeres y como procedimiento técnico la investigación bibliográfica, además del uso de estudios métricos de la información a través del análisis bibliométrico para analizar el trabajo de las estudiantes. Resultados: Durante la pandemia, es posible observar que hay una fuerte caída en la producción de estos estudiantes, así como una gran cantidad de producciones científicas con los temas de salud y educación. Conclusiones: Es necesario que la sociedad adopte nuevas estrategias para lograr este empoderamiento femenino e incentivar a las estudiantes a realizar producción científica, que es solo el primer paso para lograr la igualdad y buscar soluciones para transformar la comunidad científica.@es
Introdução: Examina a questão do gênero na ciência com ênfase nas mulheres. Objetivo: Identificar a produção científica das alunas de pós-graduação da UFAM, caracterizando a importância e o papel das mulheres na ciência, bem como mapear a produção científica e apresentar um panorama do período de 2018 a 2020.  Metodologia: Estabelece como método a abordagem quantitativa que visa mensurar a produção científica das mulheres e como procedimento técnico pesquisa bibliográfica, além do uso dos estudos métricos da informação por meio da análise bibliométrica para análise dos trabalhos das discentes. Resultados: No período da pandemia é possível observar que há um declínio acentuado na produção dessas discentes, assim como nota-se que há um grande número de produções científicas com as temáticas saúde e educação. Conclusões: Se faz necessário que a sociedade acolha as novas estratégias para alcançar esse empoderamento feminino e fomentar com as alunas a realização da produção científica que é apenas o primeiro passo para o alcance da igualdade e buscar soluções para transformar a comunidade científica.@pt

. Students in science: the scientific production of graduate women at ufam estudiantes en ciencias: la producción científica de las mujeres graduadas en la ufam discentes na ciência: a produção científica das mulheres de pós-graduação da ufam. Informação & informação, [????].
NLP0.29
Visto 13 vezes
sem referências
Array
(
    [dateOfAvailability] => Array
        (
            [pt] => Array
                (
                    [0] => Array
                        (
                            [2023-04-27] => 222143
                        )

                )

        )

    [hasAuthor] => Array
        (
            [nn] => Array
                (
                    [0] => Array
                        (
                            [Célia Regina Simonetti Barbalho] => 15319
                        )

                    [1] => Array
                        (
                            [Yasmin Martins Gomes] => 220015
                        )

                )

        )

    [hasPageEnd] => Array
        (
            [pt] => Array
                (
                    [0] => Array
                        (
                            [178] => 2188
                        )

                )

        )

    [hasPageStart] => Array
        (
            [pt] => Array
                (
                    [0] => Array
                        (
                            [158] => 1469
                        )

                )

        )

    [hasSectionOf] => Array
        (
            [pt] => Array
                (
                    [0] => Array
                        (
                            [Dossiê Temático] => 337
                        )

                    [1] => Array
                        (
                            [Dossiê] => 293
                        )

                )

        )

    [hasSubject] => Array
        (
            [pt] => Array
                (
                    [0] => Array
                        (
                            [Mulhere na ciência] => 107153
                        )

                    [1] => Array
                        (
                            [Estudo métrico] => 9480
                        )

                    [2] => Array
                        (
                            [Discente] => 271055
                        )

                    [3] => Array
                        (
                            [Produção científica] => 261508
                        )

                    [4] => Array
                        (
                            [Mulheres na ciência] => 156784
                        )

                    [5] => Array
                        (
                            [Estudos métricos] => 200101
                        )

                    [6] => Array
                        (
                            [Discentes] => 247737
                        )

                )

            [en] => Array
                (
                    [0] => Array
                        (
                            [Women in science] => 189475
                        )

                    [1] => Array
                        (
                            [Metric studies] => 182244
                        )

                    [2] => Array
                        (
                            [Students] => 269224
                        )

                    [3] => Array
                        (
                            [Scientific production] => 273771
                        )

                )

            [es] => Array
                (
                    [0] => Array
                        (
                            [Mujeres en la ciencia] => 163388
                        )

                    [1] => Array
                        (
                            [Estudios métricos] => 59514
                        )

                    [2] => Array
                        (
                            [Estudiantes] => 50576
                        )

                    [3] => Array
                        (
                            [Producción científica] => 246665
                        )

                )

        )

    [wasPublicationInDate] => Array
        (
            [nn] => Array
                (
                    [0] => Array
                        (
                            [2023-04-27] => 264682
                        )

                )

        )

    [hasLanguageExpression] => Array
        (
            [nn] => Array
                (
                    [0] => Array
                        (
                            [pt] => 232736
                        )

                )

        )

    [hasLicense] => Array
        (
            [nn] => Array
                (
                    [0] => Array
                        (
                            [Copyright (c)] => 232755
                        )

                    [1] => Array
                        (
                            [HTTP://CREATIVECOMMONS.ORG/LICENSES/BY/4.0] => 232768
                        )

                )

        )

    [hasFileStorage] => Array
        (
            [nn] => Array
                (
                    [0] => Array
                        (
                            [_repository/00/22/39/02/work_00223902#00020.pdf] => 275056
                        )

                )

        )

    [isPartOfSource] => Array
        (
            [pt] => Array
                (
                    [0] => Array
                        (
                            [Informação & informação] => 335
                        )

                )

        )

    [hasIssueOf] => Array
        (
            [pt] => Array
                (
                    [0] => Array
                        (
                            [ISSUE:JNL:00020-2022-27-3] => 223821
                        )

                )

        )

    [hasAbstract] => Array
        (
            [en] => Array
                (
                    [0] => Array
                        (
                            [Introduction: Despite recent advances in relation to the female presence in science, there is a disparity between genders in relation to scientific production and careers in the area, which instigates reflection on the demand for stimuli and incentives aimed at women and girls who aspire to become researchers. Objective: To identify the scientific production of UFAM graduate students, characterizing the importance and role of women in science, as well as mapping the scientific production and presenting an overview of the period from 2018 to 2020. Methodology: Establishes the approach as a method quantitative that aims to measure the scientific production of women and as a technical procedure bibliographical research, in addition to the use of metric studies of information through bibliometric analysis to analyze the students´ work. Results: During the pandemic, it is possible to observe that there is a sharp decline in the production of these students, as well as a large number of scientific productions with the themes of health and education. Conclusions: It is necessary for society to embrace new strategies to achieve this female empowerment and encourage students to carry out scientific production, which is just the first step towards achieving equality and seeking solutions to transform the scientific community.] => 0
                        )

                )

            [es] => Array
                (
                    [0] => Array
                        (
                            [Introducción: A pesar de los avances recientes en relación a la presencia femenina en la ciencia, existe una disparidad entre géneros en relación con la producción científica y las carreras en el área, lo que suscita una reflexión sobre la demanda de estímulos e incentivos dirigidos a mujeres y niñas que aspiran a convertirse en investigadoras. Objetivo: Identificar la producción científica de los estudiantes de posgrado de la UFAM, caracterizando la importancia y el papel de la mujer en la ciencia, así como mapear la producción científica y presentar un panorama del período de 2018 a 2020. Metodología: Establece el abordaje como método cuantitativo que tiene como objetivo medir la producción científica de las mujeres y como procedimiento técnico la investigación bibliográfica, además del uso de estudios métricos de la información a través del análisis bibliométrico para analizar el trabajo de las estudiantes. Resultados: Durante la pandemia, es posible observar que hay una fuerte caída en la producción de estos estudiantes, así como una gran cantidad de producciones científicas con los temas de salud y educación. Conclusiones: Es necesario que la sociedad adopte nuevas estrategias para lograr este empoderamiento femenino e incentivar a las estudiantes a realizar producción científica, que es solo el primer paso para lograr la igualdad y buscar soluciones para transformar la comunidad científica.] => 0
                        )

                )

            [pt] => Array
                (
                    [0] => Array
                        (
                            [Introdução: Examina a questão do gênero na ciência com ênfase nas mulheres. Objetivo: Identificar a produção científica das alunas de pós-graduação da UFAM, caracterizando a importância e o papel das mulheres na ciência, bem como mapear a produção científica e apresentar um panorama do período de 2018 a 2020.  Metodologia: Estabelece como método a abordagem quantitativa que visa mensurar a produção científica das mulheres e como procedimento técnico pesquisa bibliográfica, além do uso dos estudos métricos da informação por meio da análise bibliométrica para análise dos trabalhos das discentes. Resultados: No período da pandemia é possível observar que há um declínio acentuado na produção dessas discentes, assim como nota-se que há um grande número de produções científicas com as temáticas saúde e educação. Conclusões: Se faz necessário que a sociedade acolha as novas estratégias para alcançar esse empoderamento feminino e fomentar com as alunas a realização da produção científica que é apenas o primeiro passo para o alcance da igualdade e buscar soluções para transformar a comunidade científica.] => 0
                        )

                )

        )

    [hasID] => Array
        (
            [nn] => Array
                (
                    [0] => Array
                        (
                            [oai:ojs.pkp.sfu.ca:article/47261] => 0
                        )

                )

        )

    [hasRegisterId] => Array
        (
            [pt] => Array
                (
                    [0] => Array
                        (
                            [https://ojs.uel.br/revistas/uel/index.php/informacao/article/view/47261] => 0
                        )

                    [1] => Array
                        (
                            [10.5433/1981-8920.2022v27n3p158] => 0
                        )

                )

        )

    [hasSource] => Array
        (
            [pt] => Array
                (
                    [0] => Array
                        (
                            [Informação & Informação; v. 27 n. 3 (2022): Informação & Informação; 158-178] => 0
                        )

                    [1] => Array
                        (
                            [1981-8920] => 0
                        )

                )

        )

    [hasTitle] => Array
        (
            [en] => Array
                (
                    [0] => Array
                        (
                            [Students in science: the scientific production of graduate women at UFAM] => 0
                        )

                )

            [es] => Array
                (
                    [0] => Array
                        (
                            [Estudiantes en ciencias: la producción científica de las mujeres graduadas en la UFAM] => 0
                        )

                )

            [pt] => Array
                (
                    [0] => Array
                        (
                            [Discentes na ciência: a produção científica das mulheres de pós-graduação da ufam] => 0
                        )

                )

        )

    [hasUrl] => Array
        (
            [pt] => Array
                (
                    [0] => Array
                        (
                            [https://ojs.uel.br/revistas/uel/index.php/informacao/article/view/47261/48802] => 0
                        )

                )

            [nn] => Array
                (
                    [0] => Array
                        (
                            [https://ojs.uel.br/revistas/uel/index.php/informacao/article/view/47261] => 0
                        )

                    [1] => Array
                        (
                            [https://ojs.uel.br/revistas/uel/index.php/informacao/article/view/47261/48802] => 0
                        )

                )

        )

    [prefLabel] => Array
        (
            [pt] => Array
                (
                    [0] => Array
                        (
                            [Oai:ojs.pkp.sfu.ca:article/47261#00020] => 0
                        )

                )

        )

    [hasDOI] => Array
        (
            [nn] => Array
                (
                    [0] => Array
                        (
                            [10.5433/1981-8920.2022v27n3p158] => 0
                        )

                )

        )

)