Article Brapci-Revistas

O projeto IES: análise do processo na ótica da Gestão do Conhecimento- estratégias de gestão e conversão do conhecimento (estudo de caso)

As Instituições de Ensino Superior portuguesas desenvolveram um projeto de produção de instrumentos comuns para classificação e avaliação de documentação coordenado pela Direção-Geral do Livro, dos Arquivos e das Bibliotecas. Pretende-se analisar o projeto à luz da teoria da Gestão do Conhecimento, identificando traços dessa teoria na metodologia de trabalho utilizada. Procedeu-se a uma revisão bibliográfica relativa às teorias de criação e conversão de conhecimento e acerca da importância da classificação no âmbito da gestão do conhecimento organizacional, problematizando a questão na perspetiva da documentação de arquivo, permi-tindo enformar um estudo de caso que analisa e discute o projeto à luz dessas teorias, apoiado na análise de artefactos e observação participativa, e concluindo com algumas observações relativas aos aspetos analisados. Verificou-se que o Projeto se desenvolveu com base numa estratégia metodológica amplamente condizente com a Gestão do Conhecimento, identificada com as teorias de criação e conversão do conhecimento. Conclui-se que estas Instituições são organizações aprendentes, com potencial para se trans-formarem em organizações inteligentes, uma vez que utilizam os seus documentos como ativos no processo de criação de Conhe-cimento, cuja gestão é efetuada de acordo com uma abordagem arquivística da gestão documental, cujos processos e instrumentos têm por base a Classificação.@pt


. O projeto ies: análise do processo na ótica da gestão do conhecimento- estratégias de gestão e conversão do conhecimento (estudo de caso). Brazilian journal of information science, [????].
NLP0.29
Visto 12 vezes
sem referências
Array
(
    [dateOfAvailability] => Array
        (
            [pt] => Array
                (
                    [0] => Array
                        (
                            [2017-02-13] => 14501
                        )

                )

        )

    [hasAuthor] => Array
        (
            [nn] => Array
                (
                    [0] => Array
                        (
                            [Luis Corujo] => 14622
                        )

                )

        )

    [hasFileStorage] => Array
        (
            [nn] => Array
                (
                    [0] => Array
                        (
                            [_repository/86/2023/05/oai_ojs_revistas_marilia_unesp_br_article_5994#00004.pdf] => 222938
                        )

                )

        )

    [hasSectionOf] => Array
        (
            [pt] => Array
                (
                    [0] => Array
                        (
                            [Artigo] => 3
                        )

                )

        )

    [hasSubject] => Array
        (
            [pt] => Array
                (
                    [0] => Array
                        (
                            [Gestão de conhecimento] => 182271
                        )

                    [1] => Array
                        (
                            [Conhecimento organizacional] => 237714
                        )

                    [2] => Array
                        (
                            [Partilha de conhecimento] => 217632
                        )

                    [3] => Array
                        (
                            [Classificação arquivística] => 175574
                        )

                    [4] => Array
                        (
                            [Instituição de ensino superior] => 273345
                        )

                    [5] => Array
                        (
                            [Instituições de ensino superior] => 184964
                        )

                    [6] => Array
                        (
                            [Classificação arquivística] => 3460
                        )

                )

        )

    [wasPublicationInDate] => Array
        (
            [nn] => Array
                (
                    [0] => Array
                        (
                            [2017-02-13] => 233580
                        )

                )

        )

    [hasLanguageExpression] => Array
        (
            [nn] => Array
                (
                    [0] => Array
                        (
                            [pt] => 232736
                        )

                )

        )

    [isPartOfSource] => Array
        (
            [pt] => Array
                (
                    [0] => Array
                        (
                            [Brazilian journal of information science] => 86
                        )

                )

        )

    [hasIssueOf] => Array
        (
            [pt] => Array
                (
                    [0] => Array
                        (
                            [ISSUE:JNL:00004-2017-11-] => 222271
                        )

                )

            [nn] => Array
                (
                    [0] => Array
                        (
                            [ISSUE:JNL:4:2017-11-1] => 232601
                        )

                )

        )

    [hasAbstract] => Array
        (
            [pt] => Array
                (
                    [0] => Array
                        (
                            [As Instituições de Ensino Superior portuguesas desenvolveram um projeto de produção de instrumentos comuns para classificação e avaliação de documentação coordenado pela Direção-Geral do Livro, dos Arquivos e das Bibliotecas. Pretende-se analisar o projeto à luz da teoria da Gestão do Conhecimento, identificando traços dessa teoria na metodologia de trabalho utilizada. Procedeu-se a uma revisão bibliográfica relativa às teorias de criação e conversão de conhecimento e acerca da importância da classificação no âmbito da gestão do conhecimento organizacional, problematizando a questão na perspetiva da documentação de arquivo, permi-tindo enformar um estudo de caso que analisa e discute o projeto à luz dessas teorias, apoiado na análise de artefactos e observação participativa, e concluindo com algumas observações relativas aos aspetos analisados. Verificou-se que o Projeto se desenvolveu com base numa estratégia metodológica amplamente condizente com a Gestão do Conhecimento, identificada com as teorias de criação e conversão do conhecimento. Conclui-se que estas Instituições são organizações aprendentes, com potencial para se trans-formarem em organizações inteligentes, uma vez que utilizam os seus documentos como ativos no processo de criação de Conhe-cimento, cuja gestão é efetuada de acordo com uma abordagem arquivística da gestão documental, cujos processos e instrumentos têm por base a Classificação.] => 0
                        )

                )

        )

    [hasID] => Array
        (
            [nn] => Array
                (
                    [0] => Array
                        (
                            [oai:ojs.revistas.marilia.unesp.br:article/5994] => 0
                        )

                )

        )

    [hasRegisterId] => Array
        (
            [pt] => Array
                (
                    [0] => Array
                        (
                            [https://revistas.marilia.unesp.br/index.php/bjis/article/view/5994] => 0
                        )

                    [1] => Array
                        (
                            [10.36311/1981-1640.2017.v11n1.02.p10] => 0
                        )

                )

        )

    [hasSource] => Array
        (
            [pt] => Array
                (
                    [0] => Array
                        (
                            [Brazilian Journal of Information Science: Research Trends; Vol. 11 No. 1 (2017)] => 0
                        )

                    [1] => Array
                        (
                            [Brazilian Journal of Information Science: research trends; v. 11 n. 1 (2017)] => 0
                        )

                    [2] => Array
                        (
                            [1981-1640] => 0
                        )

                )

            [es] => Array
                (
                    [0] => Array
                        (
                            [Brazilian Journal of Information Science: Research Trends; Vol. 11 Núm. 1 (2017)] => 0
                        )

                )

        )

    [hasTitle] => Array
        (
            [pt] => Array
                (
                    [0] => Array
                        (
                            [O projeto IES: análise do processo na ótica da Gestão do Conhecimento- estratégias de gestão e conversão do conhecimento (estudo de caso)] => 0
                        )

                )

        )

    [hasUrl] => Array
        (
            [pt] => Array
                (
                    [0] => Array
                        (
                            [https://revistas.marilia.unesp.br/index.php/bjis/article/view/5994/4392] => 0
                        )

                )

            [nn] => Array
                (
                    [0] => Array
                        (
                            [https://revistas.marilia.unesp.br/index.php/bjis/article/view/5994] => 0
                        )

                    [1] => Array
                        (
                            [https://revistas.marilia.unesp.br/index.php/bjis/article/view/5994/4392] => 0
                        )

                )

        )

    [prefLabel] => Array
        (
            [pt] => Array
                (
                    [0] => Array
                        (
                            [Oai:ojs.revistas.marilia.unesp.br:article/5994#00004] => 0
                        )

                )

        )

    [hasDOI] => Array
        (
            [nn] => Array
                (
                    [0] => Array
                        (
                            [10.36311/1981-1640.2017.v11n1.02.p10] => 0
                        )

                )

        )

)