Article
O modelo de Patricia Montiel-Overall (TLC) tem sido usado como base para vários estudos sobre a colaboração professor/bibliotecário. No Brasil, a pesquisa sobre o assunto tem se mostrado superficial, embora haja evidências de que a colaboração com os professores é um fator crucial para que a biblioteca possa contribuir para melhorar a aprendizagem da leitura. Este estudo buscou compreender como o TLC foi desenvolvido e validado e como foi utilizado por outros autores, tentando verificar os benefícios da sua utilização. A metodologia empregada foi a análise textual dos artigos de Montiel-Overall e colaboradores, de 2005 a 2013, que descrevem o TLC, além das tentativas para a sua validação, mais cinco estudos que utilizaram o modelo. Os resultados mostram que o trabalho de Montiel-Overall e colaboradores traz uma contribuição útil que pode ajudar a melhorar a pesquisa sobre o tema no Brasil.@pt
Array ( [dateOfAvailability] => Array ( [pt] => Array ( [0] => Array ( [2016-11-01] => 14478 ) ) ) [hasAuthor] => Array ( [nn] => Array ( [0] => Array ( [Gleice Pereira] => 627 ) [1] => Array ( [Bernadete dos Santos Campello] => 32816 ) ) ) [hasFileStorage] => Array ( [nn] => Array ( [0] => Array ( [_repository/86/2023/05/oai_ojs_revistas_marilia_unesp_br_article_5491#00004.pdf] => 222958 ) ) ) [hasSectionOf] => Array ( [pt] => Array ( [0] => Array ( [Artigo] => 3 ) ) ) [hasSubject] => Array ( [pt] => Array ( [0] => Array ( [Colaboração professor] => 102288 ) [1] => Array ( [Bibliotecário] => 235088 ) [2] => Array ( [Biblioteca escolar] => 232760 ) [3] => Array ( [Pesquisa em biblioteca escolar] => 37530 ) [4] => Array ( [Modelo tlc] => 222312 ) [5] => Array ( [Colaboração professor/bibliotecário] => 269232 ) ) [es] => Array ( [0] => Array ( [Biblioteca escolar] => 247552 ) ) ) [wasPublicationInDate] => Array ( [nn] => Array ( [0] => Array ( [2016-11-01] => 269207 ) ) ) [hasLanguageExpression] => Array ( [nn] => Array ( [0] => Array ( [pt] => 232736 ) ) ) [isPartOfSource] => Array ( [pt] => Array ( [0] => Array ( [Brazilian journal of information science] => 86 ) ) ) [hasIssueOf] => Array ( [pt] => Array ( [0] => Array ( [ISSUE:JNL:00004-2016-10-] => 222255 ) ) [nn] => Array ( [0] => Array ( [ISSUE:JNL:4:2016-10-2] => 232599 ) ) ) [hasAbstract] => Array ( [pt] => Array ( [0] => Array ( [O modelo de Patricia Montiel-Overall (TLC) tem sido usado como base para vários estudos sobre a colaboração professor/bibliotecário. No Brasil, a pesquisa sobre o assunto tem se mostrado superficial, embora haja evidências de que a colaboração com os professores é um fator crucial para que a biblioteca possa contribuir para melhorar a aprendizagem da leitura. Este estudo buscou compreender como o TLC foi desenvolvido e validado e como foi utilizado por outros autores, tentando verificar os benefícios da sua utilização. A metodologia empregada foi a análise textual dos artigos de Montiel-Overall e colaboradores, de 2005 a 2013, que descrevem o TLC, além das tentativas para a sua validação, mais cinco estudos que utilizaram o modelo. Os resultados mostram que o trabalho de Montiel-Overall e colaboradores traz uma contribuição útil que pode ajudar a melhorar a pesquisa sobre o tema no Brasil.] => 0 ) ) ) [hasID] => Array ( [nn] => Array ( [0] => Array ( [oai:ojs.revistas.marilia.unesp.br:article/5491] => 0 ) ) ) [hasRegisterId] => Array ( [pt] => Array ( [0] => Array ( [https://revistas.marilia.unesp.br/index.php/bjis/article/view/5491] => 0 ) [1] => Array ( [10.36311/1981-1640.2016.v10n2.02.p4] => 0 ) ) ) [hasSource] => Array ( [pt] => Array ( [0] => Array ( [Brazilian Journal of Information Science: Research Trends; Vol. 10 No. 2 (2016)] => 0 ) [1] => Array ( [Brazilian Journal of Information Science: research trends; v. 10 n. 2 (2016)] => 0 ) [2] => Array ( [1981-1640] => 0 ) ) [es] => Array ( [0] => Array ( [Brazilian Journal of Information Science: Research Trends; Vol. 10 Núm. 2 (2016)] => 0 ) ) ) [hasTitle] => Array ( [pt] => Array ( [0] => Array ( [Compreendendo a colaboração entre bibliotecário e professor: a contribuição dos estudos de Patrica Montiel-Overall e do modelo TLC] => 0 ) ) ) [hasUrl] => Array ( [pt] => Array ( [0] => Array ( [https://revistas.marilia.unesp.br/index.php/bjis/article/view/5491/4170] => 0 ) ) [nn] => Array ( [0] => Array ( [https://revistas.marilia.unesp.br/index.php/bjis/article/view/5491] => 0 ) [1] => Array ( [https://revistas.marilia.unesp.br/index.php/bjis/article/view/5491/4170] => 0 ) ) ) [prefLabel] => Array ( [pt] => Array ( [0] => Array ( [Oai:ojs.revistas.marilia.unesp.br:article/5491#00004] => 0 ) ) ) [hasDOI] => Array ( [nn] => Array ( [0] => Array ( [10.36311/1981-1640.2016.v10n2.02.p4] => 0 ) ) ) )