Article Brapci-Revistas

Novos desafios e novas posturas na gestão de bibliotecas universitárias: uma perspectiva voltada para a diversidade de usuários

A presença de discentes com deficiência vem crescendo nas Instituições de Ensino Superior, de acordo com o Censo da Educação Superior (2017), e essa realidade tende a impactar na maneira em que se realiza, atualmente, a gestão de bibliotecas universitárias.  A presente reflexão fundamenta-se nos subsídios legais brasileiros, em marcos históricos nacionais e internacionais e em resultados de investigações na Ciência da Informação (CI), para pesquisa de doutorado em andamento, que as PCD, ainda, se deparam com barreiras e a inacessibilidade nos espaços das bibliotecas.@pt


NLP0.29
Visto 14 vezes
sem referências
Array
(
    [dateOfAvailability] => Array
        (
            [pt] => Array
                (
                    [0] => Array
                        (
                            [2021-04-16] => 158665
                        )

                )

        )

    [hasAuthor] => Array
        (
            [nn] => Array
                (
                    [0] => Array
                        (
                            [Michelle Karina Assunção Costa] => 2189
                        )

                    [1] => Array
                        (
                            [Dalgiza Andrade Oliveira] => 18422
                        )

                )

        )

    [hasFileStorage] => Array
        (
            [nn] => Array
                (
                    [0] => Array
                        (
                            [_repository/220030/2023/05/oai_cienciadainformacaoexpress_ufla_br_article_83#00101.pdf] => 223073
                        )

                )

        )

    [hasPageEnd] => Array
        (
            [pt] => Array
                (
                    [0] => Array
                        (
                            [5] => 2019
                        )

                )

        )

    [hasPageStart] => Array
        (
            [pt] => Array
                (
                    [0] => Array
                        (
                            [1] => 696
                        )

                )

        )

    [hasSubject] => Array
        (
            [pt] => Array
                (
                    [0] => Array
                        (
                            [Usuário com deficiência] => 221897
                        )

                    [1] => Array
                        (
                            [Biblioteca acessível] => 273844
                        )

                    [2] => Array
                        (
                            [Acessibilidade em biblioteca universitária] => 221898
                        )

                )

        )

    [isPartOfSource] => Array
        (
            [pt] => Array
                (
                    [0] => Array
                        (
                            [Ciência da Informação Express] => 220030
                        )

                )

        )

    [hasIssueOf] => Array
        (
            [pt] => Array
                (
                    [0] => Array
                        (
                            [ISSUE:JNL:00101-2021-2-] => 220067
                        )

                )

        )

    [hasAbstract] => Array
        (
            [pt] => Array
                (
                    [0] => Array
                        (
                            [A presença de discentes com deficiência vem crescendo nas Instituições de Ensino Superior, de acordo com o Censo da Educação Superior (2017), e essa realidade tende a impactar na maneira em que se realiza, atualmente, a gestão de bibliotecas universitárias.  A presente reflexão fundamenta-se nos subsídios legais brasileiros, em marcos históricos nacionais e internacionais e em resultados de investigações na Ciência da Informação (CI), para pesquisa de doutorado em andamento, que as PCD, ainda, se deparam com barreiras e a inacessibilidade nos espaços das bibliotecas.] => 0
                        )

                )

        )

    [hasID] => Array
        (
            [nn] => Array
                (
                    [0] => Array
                        (
                            [oai:cienciadainformacaoexpress.ufla.br:article/83] => 0
                        )

                )

        )

    [hasRegisterId] => Array
        (
            [pt] => Array
                (
                    [0] => Array
                        (
                            [https://cienciadainformacaoexpress.ufla.br/index.php/revista/article/view/83] => 0
                        )

                )

        )

    [hasSource] => Array
        (
            [pt] => Array
                (
                    [0] => Array
                        (
                            [Ciência da Informação Express; v. 2 (2021); 1-5] => 0
                        )

                )

            [nn] => Array
                (
                    [0] => Array
                        (
                            [2675-8717] => 0
                        )

                )

        )

    [hasTitle] => Array
        (
            [pt] => Array
                (
                    [0] => Array
                        (
                            [Novos desafios e novas posturas na gestão de bibliotecas universitárias: uma perspectiva voltada para a diversidade de usuários] => 0
                        )

                )

        )

    [hasUrl] => Array
        (
            [pt] => Array
                (
                    [0] => Array
                        (
                            [https://cienciadainformacaoexpress.ufla.br/index.php/revista/article/view/83/79] => 0
                        )

                )

        )

    [prefLabel] => Array
        (
            [pt] => Array
                (
                    [0] => Array
                        (
                            [oai:cienciadainformacaoexpress.ufla.br:article/83#00101] => 0
                        )

                )

        )

)