Article Brapci-Revistas

Sociedade da aprendizagem: informação, reflexão e ética

Este artigo discute o pensamento reflexivo como fator decisivo na produção do conhecimento. são apresentadas concepções que tratam da natureza da informação e do conhecimento, discutindo-se a aprendizagem como forma de acesso à emergente sociedade, por essa razão denominada ‘sociedade da aprendizagem’. conclui-se que, no contexto atual de profundas transformações, o pensamento reflexivo será efetivo se inspirado na ética, condição fundamental para a emancipação humana. palavras-chave informação; conhecimento; pensamento reflexivo; ética. learning society: information, reflection and ethics abstract this article discusses the reflexive thinking, considered as an effective condition in knowledge production. some of the concepts presented deal with the nature of information and knowledge, discussing the fundamental participation of learning as a way of access for an emergent society, for this very reason called ‘learning society’. the conclusion is that, in the present context of deep transformations, the reflexive thought shall be effective if based on ethics, a fundamental condition for emancipation of mankind. keywords information; knowledge; reflexive thinking; ethics.@pt


. Sociedade da aprendizagem: informação, reflexão e ética. Ciência da informação, [????].
NLP0.29
Visto 22 vezes
sem referências
Array
(
    [dateOfAvailability] => Array
        (
            [pt] => Array
                (
                    [0] => Array
                        (
                            [2005-06-15] => 17254
                        )

                )

        )

    [hasAuthor] => Array
        (
            [nn] => Array
                (
                    [0] => Array
                        (
                            [Kelley Cristine Gonçalves Dias Gasque] => 1329
                        )

                    [1] => Array
                        (
                            [Ricardo Tescarolo] => 22049
                        )

                )

        )

    [hasFileStorage] => Array
        (
            [nn] => Array
                (
                    [0] => Array
                        (
                            [_repository/146/2018/09/oai_ojs_revista_ibict_br_article_1031#00010.pdf] => 55877
                        )

                )

        )

    [hasSectionOf] => Array
        (
            [pt] => Array
                (
                    [0] => Array
                        (
                            [Artigo] => 3
                        )

                )

        )

    [hasSubject] => Array
        (
            [pt] => Array
                (
                    [0] => Array
                        (
                            [Ciência da informação] => 237157
                        )

                    [1] => Array
                        (
                            [Educação] => 234411
                        )

                    [2] => Array
                        (
                            [Filosofia] => 172486
                        )

                    [3] => Array
                        (
                            [Reflexão] => 22048
                        )

                    [4] => Array
                        (
                            [Ética] => 235914
                        )

                    [5] => Array
                        (
                            [Conhecimento] => 237664
                        )

                    [6] => Array
                        (
                            [Aprendizagem] => 266091
                        )

                )

        )

    [wasPublicationInDate] => Array
        (
            [nn] => Array
                (
                    [0] => Array
                        (
                            [2005-06-15] => 261234
                        )

                )

        )

    [hasLanguageExpression] => Array
        (
            [nn] => Array
                (
                    [0] => Array
                        (
                            [pt] => 232736
                        )

                )

        )

    [hasLicense] => Array
        (
            [nn] => Array
                (
                    [0] => Array
                        (
                            [RESERVERD] => 234643
                        )

                )

        )

    [isPartOfSource] => Array
        (
            [pt] => Array
                (
                    [0] => Array
                        (
                            [Ciência da informação] => 146
                        )

                )

        )

    [hasIssueOf] => Array
        (
            [pt] => Array
                (
                    [0] => Array
                        (
                            [ISSUE:JNL:00010-2004-33-3] => 17246
                        )

                )

        )

    [hasAbstract] => Array
        (
            [pt] => Array
                (
                    [0] => Array
                        (
                            [Este artigo discute o pensamento reflexivo como fator decisivo na produção do conhecimento. são apresentadas concepções que tratam da natureza da informação e do conhecimento, discutindo-se a aprendizagem como forma de acesso à emergente sociedade, por essa razão denominada ‘sociedade da aprendizagem’. conclui-se que, no contexto atual de profundas transformações, o pensamento reflexivo será efetivo se inspirado na ética, condição fundamental para a emancipação humana.


palavras-chave

informação; conhecimento; pensamento reflexivo; ética.


learning society: information, reflection and ethics


abstract

this article discusses the reflexive thinking, considered as an effective condition in knowledge production. some of the concepts presented deal with the nature of information and knowledge, discussing the fundamental participation of learning as a way of access for an emergent society, for this very reason called ‘learning society’. the conclusion is that, in the present context of deep transformations, the reflexive thought shall be effective if based on ethics, a fundamental condition for emancipation of mankind.


keywords
information; knowledge; reflexive thinking; ethics.] => 0
                        )

                )

        )

    [hasID] => Array
        (
            [nn] => Array
                (
                    [0] => Array
                        (
                            [oai:ojs.revista.ibict.br:article/1031] => 0
                        )

                )

        )

    [hasRegisterId] => Array
        (
            [pt] => Array
                (
                    [0] => Array
                        (
                            [http://revista.ibict.br/ciinf/article/view/1031] => 0
                        )

                    [1] => Array
                        (
                            [10.18225/ci.inf..v33i3.1031] => 0
                        )

                )

        )

    [hasSource] => Array
        (
            [pt] => Array
                (
                    [0] => Array
                        (
                            [Ciência da Informação; v. 33, n. 3 (2004)] => 0
                        )

                    [1] => Array
                        (
                            [0100-1965] => 0
                        )

                )

            [nn] => Array
                (
                    [0] => Array
                        (
                            [1518-8353] => 0
                        )

                )

        )

    [hasTitle] => Array
        (
            [pt] => Array
                (
                    [0] => Array
                        (
                            [Sociedade da aprendizagem: informação, reflexão e ética] => 0
                        )

                )

        )

    [hasUrl] => Array
        (
            [pt] => Array
                (
                    [0] => Array
                        (
                            [http://revista.ibict.br/ciinf/article/view/1031/1090] => 0
                        )

                    [1] => Array
                        (
                            [http://revista.ibict.br/ciinf/article/view/1031/1091] => 0
                        )

                )

            [nn] => Array
                (
                    [0] => Array
                        (
                            [https://revista.ibict.br/ciinf/article/view/1031] => 0
                        )

                    [1] => Array
                        (
                            [https://revista.ibict.br/ciinf/article/view/1031/1090] => 0
                        )

                    [2] => Array
                        (
                            [https://revista.ibict.br/ciinf/article/view/1031/1091] => 0
                        )

                )

        )

    [prefLabel] => Array
        (
            [pt] => Array
                (
                    [0] => Array
                        (
                            [Oai:ojs.revista.ibict.br:article/1031#00010] => 0
                        )

                )

        )

    [hasDOI] => Array
        (
            [nn] => Array
                (
                    [0] => Array
                        (
                            [10.18225/ci.inf.v33i3.1031] => 0
                        )

                    [1] => Array
                        (
                            [10.18225/ci.inf.v33i3.1031.g1090] => 0
                        )

                    [2] => Array
                        (
                            [10.18225/ci.inf.v33i3.1031.g1091] => 0
                        )

                )

        )

)