Article Brapci-Revistas

Visualização de dados abertos no contexto da pós-graduação em Ciência da Informação: análise bibliométrica dos estudos defendidos

Visualization of open data in the context of graduate studies in Information Science: bibliometric analysis of the defended studies

Visualización de datos abiertos en el contexto de los estudios de posgrado en Ciencias de la Información: análisis bibliométrico de los estudios defendidos

The visualization of open data has become an indication of credibility on the part of institutions in different social segments, including research institutions. within this theme, this study aimed to present the panorama of academic production in brazilian graduate studies in the area of information science. the studies defended in the theses and dissertations in the postgraduate programs in this area were defined as a cut of analysis, based on the analysis of the following facets: year, program modality, academic degree of the courses, types of production, programs and institutions offering. this is a descriptive and quantitative study, whose data were collected through a bibliometric survey carried out in the catalog of theses and dissertations, within the scope of the open data plan of the coordination for the improvement of higher education personnel. the results revealed a gradual growth between general production, programs and courses, prevalence of dissertations and a heterogeneous distribution between programs and institutions, located in different brazilian regions. it was concluded that the research defended in the graduate programs are visible in the open data plan, that the area of information science is in development and that the data allow cross-sectional analysis that can benefit educational policies.@en


La visualización de datos abiertos se ha convertido en un indicador de credibilidad por parte de instituciones en diferentes segmentos sociales, incluidas las instituciones de investigación. Dentro de este tema, este estudio tuvo como objetivo presentar el panorama de la producción académica en los Estudios de Posgrado brasileños en el área de Ciencias de la Información. Los estudios defendidos en las tesis y disertaciones en los Programas de Posgrado en esta área fueron definidos como un corte de análisis, a partir del análisis de las siguientes facetas: año, modalidad del programa, grado académico de los cursos, tipos de producción, programas e instituciones ofrenda Se trata de un estudio descriptivo y cuantitativo, cuyos datos fueron recolectados a través de un levantamiento bibliométrico realizado en el Catálogo de Tesis y Disertaciones, en el ámbito del Plan de Datos Abiertos de la Coordinación de Perfeccionamiento del Personal de Educación Superior. Los resultados revelaron un crecimiento gradual entre la producción general, programas y cursos, prevalencia de disertaciones y una distribución heterogénea entre programas e instituciones, ubicadas en diferentes regiones brasileñas. Se concluyó que las investigaciones defendidas en los Programas de Posgrado son visibles en el Plan de Datos Abiertos, que el área de Ciencias de la Información está en desarrollo y que los datos permiten análisis transversales que pueden beneficiar las políticas educativas.@es
A visualização de dados abertos vem se tornando um indicativo de credibilidade por parte das instituições nos diversos segmentos sociais, incluindo as instituições de pesquisa. No âmbito dessa temática, este estudo objetiva apresentar o panorama da produção acadêmica na Pós-Graduação brasileira na área da Ciência da Informação. Definiram-se como recorte de análise os estudos defendidos nas teses e dissertações nos Programas de Pós-Graduação dessa área, a partir da análise das seguintes facetas: ano, modalidade do programa, grau acadêmico dos cursos, tipos de produção, programas e instituições ofertantes. Trata-se de um estudo aplicado e descritivo, de abordagem quantitativa, cujos dados foram coletados por meio de um levantamento bibliométrico realizado no Catálogo de Teses e Dissertações, no âmbito do Plano de Dados Abertos da Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior. Os resultados revelaram um crescimento gradativo entre a produção geral, os programas e os cursos, prevalência das dissertações e uma distribuição heterogênea entre os programas e as instituições, localizadas nas diferentes regiões brasileiras. Conclui-se que as pesquisas defendidas nos Programas de Pós-Graduação estão visíveis no Plano de Dados Abertos, que a área da Ciência da Informação está em desenvolvimento e que os dados permitem análises transversais que podem beneficiar as políticas educacionais.@pt

. Visualization of open data in the context of graduate studies in information science: bibliometric analysis of the defended studies visualización de datos abiertos en el contexto de los estudios de posgrado en ciencias de la información: análisis bibliométrico de los estudios defendidos visualização de dados abertos no contexto da pós-graduação em ciência da informação: análise bibliométrica dos estudos defendidos. Revista ibero-americana de ciência da informação, [????].
NLP0.29
Visto 17 vezes
sem referências
Array
(
    [dateOfAvailability] => Array
        (
            [pt] => Array
                (
                    [0] => Array
                        (
                            [2023-03-27] => 219691
                        )

                )

        )

    [hasAuthor] => Array
        (
            [nn] => Array
                (
                    [0] => Array
                        (
                            [Francis Bento Marques] => 171010
                        )

                    [1] => Array
                        (
                            [Yuri Bento Marques] => 170049
                        )

                    [2] => Array
                        (
                            [Benildes Coura Moreira dos Santos Maculan] => 4632
                        )

                    [3] => Array
                        (
                            [Renato Rocha Souza] => 7846
                        )

                    [4] => Array
                        (
                            [Vânia Lúcia Coelho] => 16674
                        )

                    [5] => Array
                        (
                            [Márcia Regina da Silva] => 8161
                        )

                )

        )

    [hasFileStorage] => Array
        (
            [nn] => Array
                (
                    [0] => Array
                        (
                            [_repository/596/2023/04/oai_ojs_pkp_sfu_ca_article_47580#00040.pdf] => 220864
                        )

                )

        )

    [hasPageEnd] => Array
        (
            [pt] => Array
                (
                    [0] => Array
                        (
                            [205] => 2257
                        )

                )

        )

    [hasPageStart] => Array
        (
            [pt] => Array
                (
                    [0] => Array
                        (
                            [185] => 331
                        )

                )

        )

    [hasSectionOf] => Array
        (
            [pt] => Array
                (
                    [0] => Array
                        (
                            [Artigo] => 3
                        )

                )

        )

    [hasSubject] => Array
        (
            [pt] => Array
                (
                    [0] => Array
                        (
                            [Visualização de dado aberto] => 219740
                        )

                    [1] => Array
                        (
                            [Programa de pós-graduação] => 3829
                        )

                    [2] => Array
                        (
                            [Ciência da informação] => 237157
                        )

                    [3] => Array
                        (
                            [Plano de dado aberto] => 128569
                        )

                    [4] => Array
                        (
                            [Capes] => 172962
                        )

                    [5] => Array
                        (
                            [Visualização de dados abertos] => 279523
                        )

                    [6] => Array
                        (
                            [Plano de dados abertos] => 252798
                        )

                    [7] => Array
                        (
                            [Capes] => 9949
                        )

                )

            [es] => Array
                (
                    [0] => Array
                        (
                            [Visualización de datos abiertos] => 219741
                        )

                    [1] => Array
                        (
                            [Programas de postgrado] => 219742
                        )

                    [2] => Array
                        (
                            [Ciencias de la información] => 269813
                        )

                    [3] => Array
                        (
                            [Plan de datos abiertos] => 128568
                        )

                    [4] => Array
                        (
                            [Capes] => 271077
                        )

                )

            [en] => Array
                (
                    [0] => Array
                        (
                            [Open data visualization] => 219743
                        )

                    [1] => Array
                        (
                            [Graduate programs] => 267518
                        )

                    [2] => Array
                        (
                            [Information science] => 233818
                        )

                    [3] => Array
                        (
                            [Open data plan] => 128567
                        )

                    [4] => Array
                        (
                            [Capes] => 263836
                        )

                )

        )

    [wasPublicationInDate] => Array
        (
            [nn] => Array
                (
                    [0] => Array
                        (
                            [2019-09-09] => 242992
                        )

                    [1] => Array
                        (
                            [2023-03-27] => 279451
                        )

                )

        )

    [hasLicense] => Array
        (
            [nn] => Array
                (
                    [0] => Array
                        (
                            [RESERVERD] => 234643
                        )

                    [1] => Array
                        (
                            [Copyright (c)] => 232755
                        )

                    [2] => Array
                        (
                            [CCBY4.0] => 232756
                        )

                )

        )

    [hasLanguageExpression] => Array
        (
            [nn] => Array
                (
                    [0] => Array
                        (
                            [pt] => 232736
                        )

                )

        )

    [isPartOfSource] => Array
        (
            [pt] => Array
                (
                    [0] => Array
                        (
                            [Revista Ibero-Americana de Ciência da Informação] => 596
                        )

                    [1] => Array
                        (
                            [Pesquisa Brasileira em Ciência da Informação e Biblioteconomia] => 220
                        )

                )

        )

    [hasIssueOf] => Array
        (
            [pt] => Array
                (
                    [0] => Array
                        (
                            [ISSUE:JNL:00040-2023-16-] => 219689
                        )

                    [1] => Array
                        (
                            [ISSUE:JNL:00012-2019-14-3] => 120461
                        )

                )

            [nn] => Array
                (
                    [0] => Array
                        (
                            [ISSUE:JNL:40:2023-16-1] => 232143
                        )

                )

        )

    [hasAbstract] => Array
        (
            [en] => Array
                (
                    [0] => Array
                        (
                            [The visualization of open data has become an indication of credibility on the part of institutions in different social segments, including research institutions. within this theme, this study aimed to present the panorama of academic production in brazilian graduate studies in the area of information science. the studies defended in the theses and dissertations in the postgraduate programs in this area were defined as a cut of analysis, based on the analysis of the following facets: year, program modality, academic degree of the courses, types of production, programs and institutions offering. this is a descriptive and quantitative study, whose data were collected through a bibliometric survey carried out in the catalog of theses and dissertations, within the scope of the open data plan of the coordination for the improvement of higher education personnel. the results revealed a gradual growth between general production, programs and courses, prevalence of dissertations and a heterogeneous distribution between programs and institutions, located in different brazilian regions. it was concluded that the research defended in the graduate programs are visible in the open data plan, that the area of information science is in development and that the data allow cross-sectional analysis that can benefit educational policies.] => 0
                        )

                )

            [es] => Array
                (
                    [0] => Array
                        (
                            [La visualización de datos abiertos se ha convertido en un indicador de credibilidad por parte de instituciones en diferentes segmentos sociales, incluidas las instituciones de investigación. Dentro de este tema, este estudio tuvo como objetivo presentar el panorama de la producción académica en los Estudios de Posgrado brasileños en el área de Ciencias de la Información. Los estudios defendidos en las tesis y disertaciones en los Programas de Posgrado en esta área fueron definidos como un corte de análisis, a partir del análisis de las siguientes facetas: año, modalidad del programa, grado académico de los cursos, tipos de producción, programas e instituciones ofrenda Se trata de un estudio descriptivo y cuantitativo, cuyos datos fueron recolectados a través de un levantamiento bibliométrico realizado en el Catálogo de Tesis y Disertaciones, en el ámbito del Plan de Datos Abiertos de la Coordinación de Perfeccionamiento del Personal de Educación Superior. Los resultados revelaron un crecimiento gradual entre la producción general, programas y cursos, prevalencia de disertaciones y una distribución heterogénea entre programas e instituciones, ubicadas en diferentes regiones brasileñas. Se concluyó que las investigaciones defendidas en los Programas de Posgrado son visibles en el Plan de Datos Abiertos, que el área de Ciencias de la Información está en desarrollo y que los datos permiten análisis transversales que pueden beneficiar las políticas educativas.] => 0
                        )

                )

            [pt] => Array
                (
                    [0] => Array
                        (
                            [A visualização de dados abertos vem se tornando um indicativo de credibilidade por parte das instituições nos diversos segmentos sociais, incluindo as instituições de pesquisa. No âmbito dessa temática, este estudo objetiva apresentar o panorama da produção acadêmica na Pós-Graduação brasileira na área da Ciência da Informação. Definiram-se como recorte de análise os estudos defendidos nas teses e dissertações nos Programas de Pós-Graduação dessa área, a partir da análise das seguintes facetas: ano, modalidade do programa, grau acadêmico dos cursos, tipos de produção, programas e instituições ofertantes. Trata-se de um estudo aplicado e descritivo, de abordagem quantitativa, cujos dados foram coletados por meio de um levantamento bibliométrico realizado no Catálogo de Teses e Dissertações, no âmbito do Plano de Dados Abertos da Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior. Os resultados revelaram um crescimento gradativo entre a produção geral, os programas e os cursos, prevalência das dissertações e uma distribuição heterogênea entre os programas e as instituições, localizadas nas diferentes regiões brasileiras. Conclui-se que as pesquisas defendidas nos Programas de Pós-Graduação estão visíveis no Plano de Dados Abertos, que a área da Ciência da Informação está em desenvolvimento e que os dados permitem análises transversais que podem beneficiar as políticas educacionais.] => 0
                        )

                    [1] => Array
                        (
                            [É por meio da capacidade de aprender a aprender, do conjunto de habilidades que constitui o processo de competência em informação que se pode aproveitar o potencial de circulação de informações dentro e fora da web. entretanto, um prévio acesso a recursos escolares, culturais e informacionais torna-se indispensável. de natureza bibliográfica e exploratória, este artigo aborda as relações entre o conjunto de capitais potencialmente acumulados pelos sujeitos ao longo de sua trajetória, seu processo de escolarização e a capacidade de se tornar “competente” no uso de informações e conhecimento. para tanto, o referencial teórico fundamenta-se nos estudos sociais da ciência e da informação de forma analisar processos sociais e informacionais como os de “capital cultural” e “competência em informação”, que estariam intrinsecamente envolvidos no acesso competente à informação. a conclusão é a de que esses processos desenvolvidos pelas pessoas são determinantes no uso efetivo de fontes confiáveis de informação, promovendo autonomia no desenvolvimento de conhecimentos e contribuindo para o desenvolvimento social dos cidadãos.palavras-chave: capital cultural. competência em informação. escolarização. desenvolvimento social.link: https://periodicos.ufsc.br/index.php/eb/article/view/1518-2924.2019v24n54p14/38071] => 0
                        )

                )

        )

    [hasID] => Array
        (
            [nn] => Array
                (
                    [0] => Array
                        (
                            [oai:ojs.pkp.sfu.ca:article/47580] => 0
                        )

                )

        )

    [hasRegisterId] => Array
        (
            [pt] => Array
                (
                    [0] => Array
                        (
                            [https://periodicos.unb.br/index.php/RICI/article/view/47580] => 0
                        )

                    [1] => Array
                        (
                            [10.26512/rici.v16.n1.2023.47580] => 0
                        )

                )

        )

    [hasSource] => Array
        (
            [pt] => Array
                (
                    [0] => Array
                        (
                            [Revista Ibero-Americana de Ciência da Informação; Vol. 16 No. 1 (2023): Revista Ibero-americana de Ciência da Informação; 185-205] => 0
                        )

                    [1] => Array
                        (
                            [Revista Ibero-Americana de Ciência da Informação; v. 16 n. 1 (2023): Revista Ibero-americana de Ciência da Informação; 185-205] => 0
                        )

                )

            [es] => Array
                (
                    [0] => Array
                        (
                            [Revista Ibero-Americana de Ciência da Informação; Vol. 16 Núm. 1 (2023): Revista Ibero-americana de Ciência da Informação; 185-205] => 0
                        )

                )

            [nn] => Array
                (
                    [0] => Array
                        (
                            [1983-5213] => 0
                        )

                    [1] => Array
                        (
                            [10.26512/rici.v16.n1.2023] => 0
                        )

                )

        )

    [hasTitle] => Array
        (
            [en] => Array
                (
                    [0] => Array
                        (
                            [Visualization of open data in the context of graduate studies in Information Science: bibliometric analysis of the defended studies] => 0
                        )

                )

            [es] => Array
                (
                    [0] => Array
                        (
                            [Visualización de datos abiertos en el contexto de los estudios de posgrado en Ciencias de la Información: análisis bibliométrico de los estudios defendidos] => 0
                        )

                )

            [pt] => Array
                (
                    [0] => Array
                        (
                            [Visualização de dados abertos no contexto da pós-graduação em Ciência da Informação: análise bibliométrica dos estudos defendidos] => 0
                        )

                    [1] => Array
                        (
                            [Escolarização, Capital Cultural e Competência em Informação: reflexões acerca do envolvimento da tríade no desenvolvimento social dos sujeitos] => 0
                        )

                )

        )

    [hasUrl] => Array
        (
            [pt] => Array
                (
                    [0] => Array
                        (
                            [https://periodicos.unb.br/index.php/RICI/article/view/47580/36585] => 0
                        )

                )

            [nn] => Array
                (
                    [0] => Array
                        (
                            [https://www.pbcib.com/index.php/pbcib/article/view/47580] => 0
                        )

                    [1] => Array
                        (
                            [https://periodicos.unb.br/index.php/RICI/article/view/47580] => 0
                        )

                    [2] => Array
                        (
                            [https://periodicos.unb.br/index.php/RICI/article/view/47580/36585] => 0
                        )

                )

        )

    [prefLabel] => Array
        (
            [pt] => Array
                (
                    [0] => Array
                        (
                            [Oai:ojs.pkp.sfu.ca:article/47580#00040] => 0
                        )

                )

        )

    [hasDOI] => Array
        (
            [nn] => Array
                (
                    [0] => Array
                        (
                            [10.26512/rici.v16.n1.2023.47580] => 0
                        )

                )

        )

)