Article Brapci-Revistas

Risk communication in the official digital media of the pandemic in Brazil

A comunicação de risco nas plataformas digitais oficiais da pandemia no Brasil

Considerando a primeira onda do cenário pandêmico e a necessária operação de políticas e estratégias que promovam o autocuidado da população para a mitigação da disseminação do vírus da COVID-19, constatamos aqui, as ações adotadas nas plataformas digitais oficiais da administração pública federal no período de março a outubro de 2020. Para tal, utilizamo-nos do método da análise de conteúdo sobre tudo o material publicitado pelo Ministério da Saúde nas plataformas Twitter, Youtube, Facebook, Instagram, Spotify, Soundcloud, e sites oficiais; ministério da saúde, hotsite da pandemia, e blog da saúde. Com a análise, constatamos o prevalecimento de conteúdos que privilegiam a ilustração dos feitos do ministério, a 1. Autopromoção da própria gestão, com 27,57 % do total das publicações, 2. Promoção do autocuidado 18,87 %, 3. Dados oficiais com 18,55 %, 4. Notícias do cotidiano com 18,03 %, 5. Comunicação técnica para públicos especializados com 9,25 %, e 6. Operação técnica estrutural com 7,73 %. Com 3428 postagens e 428 073 246 interações avaliadas, vimos os conteúdos de promoção do autocuidado (18,87 %) serem suprimidos por 81,13 % de outros aspectos abordados pela comunicação oficial do governo. Constatamos dessa forma que a ausência do devido suporte comunicativo oficial em nível equivalente às demandas sanitárias apresentadas na pandemia que se instaurou, abre espaço para lacunas de orientações essenciais à população, e até mesmo de desinformação, o que pode ter comprometido o enfrentamento rigoroso da disseminação do vírus.@es


Considering the first wave of the pandemic scenario and the necessary operation of policies and strategies that promote the population´s self-care to mitigate the spread of the COVID-19 virus, we see here the actions taken in the official digital media of the federal public administration in the period from March to October 2020. To this end, we used the method of content analysis on all material advertised by the Ministry of Health on the platforms Twitter, Youtube, Facebook, Instagram, Spotify, Soundcloud, and official websites; ministry of health, pandemic hotsite, and health blog. With the analysis, we verified the prevalence of contents that privilege the illustration of the ministry´s achievements, the 1. Self-promotion of the management itself, with 27.57% of the total publications, 2. Self-care promotion 18.87%, 3. Official data with 18.55%, 4. Daily news with 18.03%, 5. Technical communication for specialized audiences with 9.25%, and 6. Structural technical operation with 7.73%. With 3428 posts and 428,073,246 interactions evaluated, we saw self-care promotion content (18.87%) being suppressed by 81.13% of other aspects addressed by official government communication. In this way, we found that the absence of proper official communicative support at a level equivalent to the health demands presented in the pandemic that was established, leaves gaps in essential guidelines for the population, and even misinformation, which may have compromised the rigorous confrontation of the dissemination of the virus.@en

. A comunicação de risco nas plataformas digitais oficiais da pandemia no brasil risk communication in the official digital media of the pandemic in brazil. Revista cubana de información en ciencias de la salud (cuba), [????].

References

  • World Health Organization (WHO). Pneumonia of unknown cause–China. [acesso 26/03/2021]. Disponível em: https://www.who.int/csr/don/05-january-2020-pneumonia-of-unkown-cause-china/en
  • World Health Organization (WHO). Novel Coronavirus–China. [acesso 26/03/2021]. Disponível em: https://www.who.int/csr/don/12-january-2020-novel-coronavirus-china/en
  • World Health Organization (WHO). Statement on the first meeting of the International Health Regulations (2005) Emergency Committee regarding the outbreak of novel coronavirus (2019-nCoV). [acesso 24(03/2021]. Disponível em: https://www.who.int/news/item/23-01-2020-statement-on-the-meeting-of-the-international-health-regulations-(2005)-emergency-committee-regarding-the-outbreak-of-novel-coronavirus-(2019-ncov)
  • World Health Organization (WHO). Statement on the second meeting of the International Health Regulations (2005) Emergency Committee regarding the outbreak of novel coronavirus (2019-nCoV). [acesso 24/03/2021]. Disponível em: https://www.who.int/news/item/30-01-2020-statement-on-the-second-meeting-of-the-international-health-regulations-(2005)-emergency-committee-regarding-the-outbreak-of-novel-coronavirus-(2019-ncov)
  • Brasil. Ministério da Saúde (MS). Brasil confirma primeiro caso da doença. [acesso 24/03/2021]. Disponível em: https://www.gov.br/saude/pt-br/assuntos/noticias/brasil-confirma-primeiro-caso-de-novo-coronavirus
  • Valente J. COVID-19: governo declara transmissão comunitária em todo o país. Agência Brasil, Brasília. [acesso 27/03/2021]. Disponível em: https://agenciabrasil.ebc.com.br/saude/noticia/2020-03/covid-19-governo-declara-transmissao-comunitaria-em-todo-o-pais
  • Diário Oficial da União. Portaria nº 188, de 3 de fevereiro de 2020. Declara Emergência em Saúde Pública de importância Nacional (ESPIN) em decorrência da Infecção Humana pelo novo Coronavírus (2019-nCoV). Brasília: DOU. 2020 [acesso 26/03/2021]. Disponível em: https://www.in.gov.br/en/web/dou/-/portaria-n-188-de-3-de-fevereiro-de-2020-241408388
  • Tribunal de Contas da União. 3º Relatório de Acompanhamento. Brasília: TCU. 2020 [acesso 20/03/2021]. Disponível em: https://static.poder360.com.br/2020/12/auditoria-TCU-plano-federal-enfrentamento-pandemia-8-dez-2020.pdf
  • Diário Oficial da União. Lei nº 13.979, de 6 de fevereiro de 2020. Brasília: DOU. 2020 [acesso 13/09/2021]. Disponível em: https://www.in.gov.br/en/web/dou/-/lei-n-13.979-de-6-de-fevereiro-de-2020-242078735
  • Conselho Nacional de Secretários de Saúde. Painel CONASS COVID-19. [acesso 24/03/2021]. Disponível em: https://www.conass.org.br/painelconasscovid19/
  • Associação Brasileira de Saúde Coletiva. Plano Nacional de Enfrentamento à Pandemia da Covid-19. [acesso 20/03/2021]. Disponível em: https://abrasco.org.br/site/wp-content/uploads/2020/07/PEP-COVID-19_v3_01_12_20.pdf
  • Lowbridge CP, Leask J. Risk communication in public health. NSW Public Health Bulletin. 2011;22(1-2):34. DOI: https://doi.org/10.1071/nb10055
  • Schiavo R. Health communication: from theory to practice. 2. ed. New York: Jossey-Bass Public Health; 2014. 656 p.
  • Bardin L. Análise de conteúdo. São Paulo: Edições 70; 2011. 280 p.
  • Lourenço MR, Marchiori M. A prática da comunicação de risco nas organizações. 2012 [acesso 28/03/2021]. Disponível em: http://www.uel.br/grupo-estudo/gecorp/images/Artigo__A_Comunica%C3%A7%C3%A3o_de_Risco_nas_Organiza%C3%A7%C3%B5es_Facesi__em_Revista.pdf
  • Ciribelli MC. Como elaborar uma dissertação de mestrado através da pesquisa científica. Rio de Janeiro: 7 Letras; 2003. 222 p.
  • World Health Organization (WHO). Atlas of eHealth country profiles 2015. The use of eHealth in support of universal health coverage Based on the findings of the 2015 global survey on eHealth. [acesso 30/08/2021]. Disponível em: https://www.who.int/goe/publications/atlas_2015/en/
NLP0.29
Visto 36 vezes
sem referências
Array
(
    [dateOfAvailability] => Array
        (
            [nn] => Array
                (
                    [0] => Array
                        (
                            [2023-01-27] => 215644
                        )

                )

        )

    [hasAuthor] => Array
        (
            [nn] => Array
                (
                    [0] => Array
                        (
                            [Raquel Marques Carriço Ferreira] => 193770
                        )

                    [1] => Array
                        (
                            [Dhenef Andrade] => 219115
                        )

                    [2] => Array
                        (
                            [José Nailto dos Santos] => 219116
                        )

                )

        )

    [hasFileStorage] => Array
        (
            [nn] => Array
                (
                    [0] => Array
                        (
                            [_repository/72144/2023/04/oai_acimed_sld_cu_article_2101#00074.pdf] => 221393
                        )

                )

        )

    [hasSubject] => Array
        (
            [es] => Array
                (
                    [0] => Array
                        (
                            [Covid-19] => 227495
                        )

                    [1] => Array
                        (
                            [Contenção do vírus] => 219113
                        )

                    [2] => Array
                        (
                            [Autocuidado] => 131419
                        )

                    [3] => Array
                        (
                            [Ministério da saúde] => 274508
                        )

                    [4] => Array
                        (
                            [Comunicação de risco] => 274509
                        )

                    [5] => Array
                        (
                            [Plataformas digitais] => 274510
                        )

                )

            [pt] => Array
                (
                    [0] => Array
                        (
                            [Ministério da saúde] => 131599
                        )

                    [1] => Array
                        (
                            [Comunicação de risco] => 246379
                        )

                    [2] => Array
                        (
                            [Plataformas digitais] => 287864
                        )

                )

            [en] => Array
                (
                    [0] => Array
                        (
                            [Ministry of health] => 131595
                        )

                    [1] => Array
                        (
                            [Risk communication] => 246375
                        )

                    [2] => Array
                        (
                            [Virus containment] => 219114
                        )

                    [3] => Array
                        (
                            [Self-care] => 131416
                        )

                    [4] => Array
                        (
                            [Digital platforms] => 271492
                        )

                    [5] => Array
                        (
                            [Covid-19] => 237595
                        )

                )

        )

    [hasSectionOf] => Array
        (
            [pt] => Array
                (
                    [0] => Array
                        (
                            [Artigo] => 3
                        )

                )

        )

    [wasPublicationInDate] => Array
        (
            [nn] => Array
                (
                    [0] => Array
                        (
                            [2023-01-27] => 215644
                        )

                )

        )

    [hasLanguageExpression] => Array
        (
            [nn] => Array
                (
                    [0] => Array
                        (
                            [es] => 233522
                        )

                )

        )

    [hasLicense] => Array
        (
            [nn] => Array
                (
                    [0] => Array
                        (
                            [Copyright (c)] => 232755
                        )

                    [1] => Array
                        (
                            [HTTP://CREATIVECOMMONS.ORG/LICENSES/BY-NC-SA/4.0] => 247359
                        )

                )

        )

    [isPartOfSource] => Array
        (
            [pt] => Array
                (
                    [0] => Array
                        (
                            [Revista Cubana de Información en Ciencias de la Salud (Cuba)] => 72144
                        )

                )

        )

    [hasIssueOf] => Array
        (
            [pt] => Array
                (
                    [0] => Array
                        (
                            [ISSUE:JNL:00074-2023-34-] => 218927
                        )

                )

        )

    [hasAbstract] => Array
        (
            [es] => Array
                (
                    [0] => Array
                        (
                            [Considerando a primeira onda do cenário pandêmico e a necessária operação de políticas e estratégias que promovam o autocuidado da população para a mitigação da disseminação do vírus da COVID-19, constatamos aqui, as ações adotadas nas plataformas digitais oficiais da administração pública federal no período de março a outubro de 2020. Para tal, utilizamo-nos do método da análise de conteúdo sobre tudo o material publicitado pelo Ministério da Saúde nas plataformas Twitter, Youtube, Facebook, Instagram, Spotify, Soundcloud, e sites oficiais; ministério da saúde, hotsite da pandemia, e blog da saúde. Com a análise, constatamos o prevalecimento de conteúdos que privilegiam a ilustração dos feitos do ministério, a 1. Autopromoção da própria gestão, com 27,57 % do total das publicações, 2. Promoção do autocuidado 18,87 %, 3. Dados oficiais com 18,55 %, 4. Notícias do cotidiano com 18,03 %, 5. Comunicação técnica para públicos especializados com 9,25 %, e 6. Operação técnica estrutural com 7,73 %. Com 3428 postagens e 428 073 246 interações avaliadas, vimos os conteúdos de promoção do autocuidado (18,87 %) serem suprimidos por 81,13 % de outros aspectos abordados pela comunicação oficial do governo. Constatamos dessa forma que a ausência do devido suporte comunicativo oficial em nível equivalente às demandas sanitárias apresentadas na pandemia que se instaurou, abre espaço para lacunas de orientações essenciais à população, e até mesmo de desinformação, o que pode ter comprometido o enfrentamento rigoroso da disseminação do vírus.] => 0
                        )

                )

            [en] => Array
                (
                    [0] => Array
                        (
                            [Considering the first wave of the pandemic scenario and the necessary operation of policies and strategies that promote the population´s self-care to mitigate the spread of the COVID-19 virus, we see here the actions taken in the official digital media of the federal public administration in the period from March to October 2020. To this end, we used the method of content analysis on all material advertised by the Ministry of Health on the platforms Twitter, Youtube, Facebook, Instagram, Spotify, Soundcloud, and official websites; ministry of health, pandemic hotsite, and health blog. With the analysis, we verified the prevalence of contents that privilege the illustration of the ministry´s achievements, the 1. Self-promotion of the management itself, with 27.57% of the total publications, 2. Self-care promotion 18.87%, 3. Official data with 18.55%, 4. Daily news with 18.03%, 5. Technical communication for specialized audiences with 9.25%, and 6. Structural technical operation with 7.73%. With 3428 posts and 428,073,246 interactions evaluated, we saw self-care promotion content (18.87%) being suppressed by 81.13% of other aspects addressed by official government communication. In this way, we found that the absence of proper official communicative support at a level equivalent to the health demands presented in the pandemic that was established, leaves gaps in essential guidelines for the population, and even misinformation, which may have compromised the rigorous confrontation of the dissemination of the virus.] => 0
                        )

                )

        )

    [hasID] => Array
        (
            [nn] => Array
                (
                    [0] => Array
                        (
                            [oai:acimed.sld.cu:article/2101] => 0
                        )

                )

        )

    [hasRegisterId] => Array
        (
            [pt] => Array
                (
                    [0] => Array
                        (
                            [https://acimed.sld.cu/index.php/acimed/article/view/2101] => 0
                        )

                )

        )

    [hasSource] => Array
        (
            [pt] => Array
                (
                    [0] => Array
                        (
                            [Revista Cubana de Información en Ciencias de la Salud; Vol. 34 (2023): Publicación continua] => 0
                        )

                    [1] => Array
                        (
                            [2307-2113] => 0
                        )

                )

        )

    [hasTitle] => Array
        (
            [es] => Array
                (
                    [0] => Array
                        (
                            [A comunicação de risco nas plataformas digitais oficiais da pandemia no Brasil] => 0
                        )

                )

            [en] => Array
                (
                    [0] => Array
                        (
                            [Risk communication in the official digital media of the pandemic in Brazil] => 0
                        )

                )

        )

    [hasUrl] => Array
        (
            [pt] => Array
                (
                    [0] => Array
                        (
                            [https://acimed.sld.cu/index.php/acimed/article/view/2101/pdf] => 0
                        )

                )

            [nn] => Array
                (
                    [0] => Array
                        (
                            [https://acimed.sld.cu/index.php/acimed/article/view/2101] => 0
                        )

                    [1] => Array
                        (
                            [https://acimed.sld.cu/index.php/acimed/article/view/2101/pdf] => 0
                        )

                    [2] => Array
                        (
                            [https://www.who.int/csr/don/05-january-2020-pneumonia-of-unkown-cause-china/en] => 0
                        )

                    [3] => Array
                        (
                            [https://www.who.int/csr/don/12-january-2020-novel-coronavirus-china/en] => 0
                        )

                    [4] => Array
                        (
                            [https://www.who.int/news/item/23-01-2020-statement-on-the-meeting-of-the-international-health-regulations-] => 0
                        )

                    [5] => Array
                        (
                            [https://www.who.int/news/item/30-01-2020-statement-on-the-second-meeting-of-the-international-health-regulations-] => 0
                        )

                    [6] => Array
                        (
                            [https://www.gov.br/saude/pt-br/assuntos/noticias/brasil-confirma-primeiro-caso-de-novo-coronavirus] => 0
                        )

                    [7] => Array
                        (
                            [https://agenciabrasil.ebc.com.br/saude/noticia/2020-03/covid-19-governo-declara-transmissao-comunitaria-em-todo-o-pais] => 0
                        )

                    [8] => Array
                        (
                            [https://www.in.gov.br/en/web/dou/-/portaria-n-188-de-3-de-fevereiro-de-2020-241408388] => 0
                        )

                    [9] => Array
                        (
                            [https://static.poder360.com.br/2020/12/auditoria-TCU-plano-federal-enfrentamento-pandemia-8-dez-2020.pdf] => 0
                        )

                    [10] => Array
                        (
                            [https://www.in.gov.br/en/web/dou/-/lei-n-13.979-de-6-de-fevereiro-de-2020-242078735] => 0
                        )

                    [11] => Array
                        (
                            [https://www.conass.org.br/painelconasscovid19/] => 0
                        )

                    [12] => Array
                        (
                            [https://abrasco.org.br/site/wp-content/uploads/2020/07/PEP-COVID-19_v3_01_12_20.pdf] => 0
                        )

                    [13] => Array
                        (
                            [https://doi.org/10.1071/nb10055] => 0
                        )

                )

        )

    [prefLabel] => Array
        (
            [pt] => Array
                (
                    [0] => Array
                        (
                            [Oai:acimed.sld.cu:article/2101#00074] => 0
                        )

                )

        )

)