Article Brapci-Revistas

A biblioteca na mediação acessível e inclusiva: quebrando barreiras, abrindo portas para o mundo

The library in accessible and inclusive mediation: breaking barriers, opening doors to the world

The article aims to share experiences from thesearch for participatory mediation. This processinvolves attention to the mediation’s needfor expansion with actions in the most variedformats and languages possible, thinking aboutaccessibility for all, in various aspects and information with its audience. To reach these results,we present some of our guiding activities, suchas the importance of knowing the audience thatis already part of our school community, theirreading practices and the lack of them. And alsounderstand our role in bringing new readers closer,understanding their specificities and the barriersthat made them never or little come to enjoy thevarious readings and experiences promoted andshared in the library space.@en


El artículo tiene como objetivo compartir algunas experiencias a partir de la búsqueda de la mediación participativa. Este proceso implica la atención a la necesidad de ampliarlo con acciones en los más variados formatos y lenguajes posibles, pensando en la accesibilidad para todos, en diferentes vertientes, y en construcción con su público. Para llegar a estos resultados, presentamos algunas de las reflexiones que orientan nuestras actividades, como la importancia de conocer al público que ya forma parte de nuestra comunidad escolar, sus prácticas lectoras y la carencia de las mismas. Y también entender nuestro papel en acercar a los nuevos lectores, entendiendo sus especificidades y las barreras que hacían que nunca o poco llegaran a disfrutar de las diversas lecturas y experiencias que se promueven y comparten en el espacio bibliotecario. Palabras clave: Biblioteca Senac São Paulo; mediación; accesibilidad; inclusión; diversidad; equidad  @es
O artigo tem como objetivo compartilhar algumas experiências a partir da busca de uma mediação participativa. Esse processo passa pela atenção à necessidade de amplificar a mediação com ações nos mais variados formatos e linguagens possíveis, pensando na acessibilidade para todos, em diversos aspectos, e em construção com seu público. Para se chegar a esses resultados, apresentamos algumas das reflexões que norteiam nossas atividades, como a importância de conhecermos o público que já faz parte de nossa comunidade escolar, suas práticas leitoras e a falta delas. E compreender também nosso papel em trazer para perto novos leitores, considerando suas especificidades e as barreiras que fizeram com que nunca ou pouco viessem a usufruir de várias leituras e experiências promovidas e partilhadas no espaço da biblioteca.@pt

. The library in accessible and inclusive mediation: breaking barriers, opening doors to the world a biblioteca na mediação acessível e inclusiva: quebrando barreiras, abrindo portas para o mundo. Senac.doc: revista de informação e conhecimento, [????].
NLP0.29
Visto 21 vezes
sem referências
Array
(
    [dateOfAvailability] => Array
        (
            [nn] => Array
                (
                    [0] => Array
                        (
                            [2023-03-20] => 218682
                        )

                )

        )

    [hasAuthor] => Array
        (
            [nn] => Array
                (
                    [0] => Array
                        (
                            [Izete Malaquias da Silva] => 4895
                        )

                    [1] => Array
                        (
                            [Lilian Alessandra Vicente Lucas] => 218788
                        )

                    [2] => Array
                        (
                            [Fernanda Simões Vieira] => 218789
                        )

                )

        )

    [hasFileStorage] => Array
        (
            [nn] => Array
                (
                    [0] => Array
                        (
                            [_repository/163604/2023/04/oai_ojs_emnuvens_com_br_article_107#00093.pdf] => 221662
                        )

                )

        )

    [hasPageEnd] => Array
        (
            [pt] => Array
                (
                    [0] => Array
                        (
                            [36] => 3265
                        )

                )

        )

    [hasPageStart] => Array
        (
            [pt] => Array
                (
                    [0] => Array
                        (
                            [27] => 1213
                        )

                )

        )

    [hasSubject] => Array
        (
            [es] => Array
                (
                    [0] => Array
                        (
                            [Biblioteca senac são paulo] => 165294
                        )

                    [1] => Array
                        (
                            [Accessibility] => 233861
                        )

                )

            [pt] => Array
                (
                    [0] => Array
                        (
                            [Mediação] => 265973
                        )

                    [1] => Array
                        (
                            [Acessibilidade] => 247610
                        )

                    [2] => Array
                        (
                            [Inclusão] => 235139
                        )

                    [3] => Array
                        (
                            [Diversidade] => 269624
                        )

                    [4] => Array
                        (
                            [Equidade] => 276688
                        )

                    [5] => Array
                        (
                            [Biblioteca senac são paulo] => 285092
                        )

                )

            [en] => Array
                (
                    [0] => Array
                        (
                            [Senac são paulo library] => 165290
                        )

                    [1] => Array
                        (
                            [Mediation] => 265243
                        )

                    [2] => Array
                        (
                            [Inclusion] => 235138
                        )

                    [3] => Array
                        (
                            [Diversity] => 175391
                        )

                    [4] => Array
                        (
                            [Equity] => 276683
                        )

                    [5] => Array
                        (
                            [Accessibility] => 265375
                        )

                )

        )

    [hasSectionOf] => Array
        (
            [pt] => Array
                (
                    [0] => Array
                        (
                            [Artigo] => 3
                        )

                )

        )

    [wasPublicationInDate] => Array
        (
            [nn] => Array
                (
                    [0] => Array
                        (
                            [2023-03-20] => 218682
                        )

                )

        )

    [hasLanguageExpression] => Array
        (
            [nn] => Array
                (
                    [0] => Array
                        (
                            [pt] => 232736
                        )

                )

        )

    [hasLicense] => Array
        (
            [nn] => Array
                (
                    [0] => Array
                        (
                            [Copyright (c)] => 232755
                        )

                    [1] => Array
                        (
                            [BY-NC/4.0] => 245907
                        )

                )

        )

    [isPartOfSource] => Array
        (
            [pt] => Array
                (
                    [0] => Array
                        (
                            [Senac.DOC: revista de informação e conhecimento] => 163604
                        )

                )

        )

    [hasIssueOf] => Array
        (
            [pt] => Array
                (
                    [0] => Array
                        (
                            [ISSUE:JNL:00093-2022-7-] => 218757
                        )

                )

            [nn] => Array
                (
                    [0] => Array
                        (
                            [ISSUE:JNL:93:2022-7-1] => 232295
                        )

                )

        )

    [hasAbstract] => Array
        (
            [en] => Array
                (
                    [0] => Array
                        (
                            [The article aims to share experiences from thesearch for participatory mediation. This processinvolves attention to the mediation’s needfor expansion with actions in the most variedformats and languages possible, thinking aboutaccessibility for all, in various aspects and information with its audience. To reach these results,we present some of our guiding activities, suchas the importance of knowing the audience thatis already part of our school community, theirreading practices and the lack of them. And alsounderstand our role in bringing new readers closer,understanding their specificities and the barriersthat made them never or little come to enjoy thevarious readings and experiences promoted andshared in the library space.] => 0
                        )

                    [1] => Array
                        (
                            [The article aims to share experiences from thesearch for participatory mediation. This processinvolves attention to the mediation’s needfor expansion with actions in the most variedformats and languages possible, thinking aboutaccessibility for all, in various aspects and information with its audience. To reach these results,we present some of our guiding activities, suchas the importance of knowing the audience thatis already part of our school community, theirreading practices and the lack of them. And alsounderstand our role in bringing new readers closer,understanding their specificities and the barriersthat made them never or little come to enjoy thevarious readings and experiences promoted andshared in the library space.] => 0
                        )

                )

            [es] => Array
                (
                    [0] => Array
                        (
                            [El artículo tiene como objetivo compartir algunas experiencias a partir de la búsqueda de la mediación participativa. Este proceso implica la atención a la necesidad de ampliarlo con acciones en los más variados formatos y lenguajes posibles, pensando en la accesibilidad para todos, en diferentes vertientes, y en construcción con su público. Para llegar a estos resultados, presentamos algunas de las reflexiones que orientan nuestras actividades, como la importancia de conocer al público que ya forma parte de nuestra comunidad escolar, sus prácticas lectoras y la carencia de las mismas. Y también entender nuestro papel en acercar a los nuevos lectores, entendiendo sus especificidades y las barreras que hacían que nunca o poco llegaran a disfrutar de las diversas lecturas y experiencias que se promueven y comparten en el espacio bibliotecario.
Palabras clave: Biblioteca Senac São Paulo; mediación; accesibilidad; inclusión; diversidad; equidad
 ] => 0
                        )

                )

            [pt] => Array
                (
                    [0] => Array
                        (
                            [O artigo tem como objetivo compartilhar algumas experiências a partir da busca de uma mediação participativa. Esse processo passa pela atenção à necessidade de amplificar a mediação com ações nos mais variados formatos e linguagens possíveis, pensando na acessibilidade para todos, em diversos aspectos, e em construção com seu público. Para se chegar a esses resultados, apresentamos algumas das reflexões que norteiam nossas atividades, como a importância de conhecermos o público que já faz parte de nossa comunidade escolar, suas práticas leitoras e a falta delas. E compreender também nosso papel em trazer para perto novos leitores, considerando suas especificidades e as barreiras que fizeram com que nunca ou pouco viessem a usufruir de várias leituras e experiências promovidas e partilhadas no espaço da biblioteca.] => 0
                        )

                )

        )

    [hasID] => Array
        (
            [nn] => Array
                (
                    [0] => Array
                        (
                            [oai:ojs.emnuvens.com.br:article/107] => 0
                        )

                )

        )

    [hasRegisterId] => Array
        (
            [pt] => Array
                (
                    [0] => Array
                        (
                            [https://www.senacdoc.senac.br/doc/article/view/107] => 0
                        )

                )

        )

    [hasSource] => Array
        (
            [pt] => Array
                (
                    [0] => Array
                        (
                            [Senac.DOC: revista de informação e conhecimento; Vol. 7 No. 1 (2022); 27-36] => 0
                        )

                    [1] => Array
                        (
                            [Senac.DOC: revista de informação e conhecimento; v. 7 n. 1 (2022); 27-36] => 0
                        )

                )

            [es] => Array
                (
                    [0] => Array
                        (
                            [Senac.DOC: revista de informação e conhecimento; Vol. 7 Núm. 1 (2022); 27-36] => 0
                        )

                )

            [nn] => Array
                (
                    [0] => Array
                        (
                            [2527-1407] => 0
                        )

                    [1] => Array
                        (
                            [2357-8866] => 0
                        )

                )

        )

    [hasTitle] => Array
        (
            [en] => Array
                (
                    [0] => Array
                        (
                            [The library in accessible and inclusive mediation: breaking barriers, opening doors to the world] => 0
                        )

                )

            [pt] => Array
                (
                    [0] => Array
                        (
                            [A biblioteca na mediação acessível e inclusiva: quebrando barreiras, abrindo portas para o mundo] => 0
                        )

                )

        )

    [hasUrl] => Array
        (
            [pt] => Array
                (
                    [0] => Array
                        (
                            [https://www.senacdoc.senac.br/doc/article/view/107/75] => 0
                        )

                )

            [nn] => Array
                (
                    [0] => Array
                        (
                            [https://www.senacdoc.senac.br/doc/article/view/107] => 0
                        )

                    [1] => Array
                        (
                            [https://www.senacdoc.senac.br/doc/article/view/107/75] => 0
                        )

                )

        )

    [prefLabel] => Array
        (
            [pt] => Array
                (
                    [0] => Array
                        (
                            [Oai:ojs.emnuvens.com.br:article/107#00093] => 0
                        )

                )

        )

)