Article
Escritos entre 1927 e 1929, o romance Orlando: uma biografia e o ensaio Um teto todo seu, ambos de Virginia Woolf, apresentam várias sobreposições na forma e no conteúdo que revelam uma linha de pensamento em comum sobre as suas perspectivas feministas. As mesmas técnicas narrativas paródia, ironia e o jogo metaficcional autoconsciente são utilizadas e os textos são similares quanto à temática e ao estilo. Neles, Woolf defende que o gênero é construído e não está ligado nem ao sexo e nem à identidade, o que reverbera nas discussões da crítica feminista atual. A estrutura do texto dividida em seis partes está presente no romance e no ensaio, assim como os personagens ficcionais que assumem a posição de narrador. A discussão sobre androginia no ensaio tem seu paralelo com as personagens andróginas no romance. A partir da crítica literária especializada na autora, os dois textos são revisitados na intenção de defender que, o longo de sua obra, as mesmas ideias percorrem textos distintos e consolidam o seu pensamento sobre as condições da produção artística de autoria feminina, ensejando, ao mesmo tempo, questionamentos ainda necessários sobre socializações de gênero.@pt
Array ( [dateOfAvailability] => Array ( [pt] => Array ( [0] => Array ( [2023-01-02] => 212110 ) ) ) [hasAuthor] => Array ( [nn] => Array ( [0] => Array ( [Davi Pinho] => 216703 ) [1] => Array ( [Nícea Helena de Almeida Nogueira] => 216704 ) ) ) [hasFileStorage] => Array ( [nn] => Array ( [0] => Array ( [_repository/120353/2023/05/oai_ojs_memoriaeinformacao_casaruibarbosa_gov_br_article_205#00083.pdf] => 223569 ) ) ) [hasPageEnd] => Array ( [pt] => Array ( [0] => Array ( [136] => 1847 ) ) ) [hasPageStart] => Array ( [pt] => Array ( [0] => Array ( [115] => 1001 ) ) ) [hasSectionOf] => Array ( [pt] => Array ( [0] => Array ( [Artigo] => 3 ) ) ) [hasSubject] => Array ( [pt] => Array ( [0] => Array ( [Virginia woolf] => 216701 ) [1] => Array ( [Romance] => 284985 ) [2] => Array ( [Ensaio] => 132983 ) [3] => Array ( [Autoria feminina] => 99120 ) [4] => Array ( [Androginia] => 216702 ) ) ) [wasPublicationInDate] => Array ( [nn] => Array ( [0] => Array ( [2023-01-02] => 273818 ) ) ) [hasLanguageExpression] => Array ( [nn] => Array ( [0] => Array ( [pt] => 232736 ) ) ) [hasLicense] => Array ( [nn] => Array ( [0] => Array ( [RESERVERD] => 234643 ) ) ) [isPartOfSource] => Array ( [pt] => Array ( [0] => Array ( [Memória e informação] => 120353 ) ) ) [hasIssueOf] => Array ( [pt] => Array ( [0] => Array ( [ISSUE:JNL:00083-2022-6-2] => 216665 ) ) ) [hasAbstract] => Array ( [pt] => Array ( [0] => Array ( [Escritos entre 1927 e 1929, o romance Orlando: uma biografia e o ensaio Um teto todo seu, ambos de Virginia Woolf, apresentam várias sobreposições na forma e no conteúdo que revelam uma linha de pensamento em comum sobre as suas perspectivas feministas. As mesmas técnicas narrativas paródia, ironia e o jogo metaficcional autoconsciente são utilizadas e os textos são similares quanto à temática e ao estilo. Neles, Woolf defende que o gênero é construído e não está ligado nem ao sexo e nem à identidade, o que reverbera nas discussões da crítica feminista atual. A estrutura do texto dividida em seis partes está presente no romance e no ensaio, assim como os personagens ficcionais que assumem a posição de narrador. A discussão sobre androginia no ensaio tem seu paralelo com as personagens andróginas no romance. A partir da crítica literária especializada na autora, os dois textos são revisitados na intenção de defender que, o longo de sua obra, as mesmas ideias percorrem textos distintos e consolidam o seu pensamento sobre as condições da produção artística de autoria feminina, ensejando, ao mesmo tempo, questionamentos ainda necessários sobre socializações de gênero.] => 0 ) ) ) [hasID] => Array ( [nn] => Array ( [0] => Array ( [oai:ojs.memoriaeinformacao.casaruibarbosa.gov.br:article/205] => 0 ) ) ) [hasRegisterId] => Array ( [pt] => Array ( [0] => Array ( [http://memoriaeinformacao.casaruibarbosa.gov.br/index.php/fcrb/article/view/205] => 0 ) ) ) [hasSource] => Array ( [pt] => Array ( [0] => Array ( [Memória e Informação; v. 6 n. 2 (2022): Memória e Informação; 115-136] => 0 ) [1] => Array ( [2594-7095] => 0 ) ) ) [hasTitle] => Array ( [pt] => Array ( [0] => Array ( [Perspectivas feministas no romance Orlando e no ensaio Um teto todo seu de Virginia Woolf] => 0 ) ) ) [hasUrl] => Array ( [pt] => Array ( [0] => Array ( [http://memoriaeinformacao.casaruibarbosa.gov.br/index.php/fcrb/article/view/205/144] => 0 ) ) [nn] => Array ( [0] => Array ( [http://memoriaeinformacao.casaruibarbosa.gov.br/index.php/fcrb/article/view/205] => 0 ) [1] => Array ( [http://memoriaeinformacao.casaruibarbosa.gov.br/index.php/fcrb/article/view/205/144] => 0 ) ) ) [prefLabel] => Array ( [pt] => Array ( [0] => Array ( [oai:ojs.memoriaeinformacao.casaruibarbosa.gov.br:article/205#00083] => 0 ) ) ) )