Article
A gestão do conhecimento lida com fluxos informais que tem como objeto o conhecimento tácito, visando identificar, mapear e desenvolver conhecimentos que depende de sujeitos organizacionais competentes em informação para sua efetividade. Nessa perspectiva, este estudo evidencia relações possíveis entre a competência em informação e o processo de GC em ambientes organizacionais. No que tange aos procedimentos metodológicos, se trata de um estudo teórico, de natureza qualitativa, tipologicamente descritivo e exploratório. A partir da análise e reflexão sobre as relações entre competência em informação e o processo de gestão do conhecimento evidencia-se que ambas dependem de conhecimentos, habilidades e atitudes dos sujeitos organizacionais que potencializam a explicitação do conhecimento tácito transformando-o em informação, explícita. Considera-se que os achados contribuem para enriquecer o referencial teórico de ambas as temáticas no âmbito do campo científico da Ciência da Informação e sinalizam para necessidade de mais estudos sobre as relações entre competência em informação e o processo de gestão do conhecimento focando a competitividade organizacional.@pt
Array ( [hasSubject] => Array ( [pt] => Array ( [0] => Array ( [Ambiente organizacional] => 174541 ) [1] => Array ( [Competência em informação] => 264669 ) [2] => Array ( [Memória organizacional] => 247648 ) [3] => Array ( [Gestão do conhecimento] => 233908 ) [4] => Array ( [Ambientes organizacionais] => 276202 ) ) ) [dateOfAvailability] => Array ( [pt] => Array ( [0] => Array ( [2021-07-27] => 162351 ) ) ) [hasAuthor] => Array ( [nn] => Array ( [0] => Array ( [Juliana Cardoso dos Santos] => 3084 ) [1] => Array ( [Letícia Gorri Molina] => 3083 ) ) ) [hasFileStorage] => Array ( [nn] => Array ( [0] => Array ( [_repository/0/2023/05/oai_ojs_rbbd_febab_org_br_article_1641#00001.pdf] => 223592 ) ) ) [hasPageEnd] => Array ( [pt] => Array ( [0] => Array ( [15] => 3896 ) ) ) [hasPageStart] => Array ( [pt] => Array ( [0] => Array ( [1] => 696 ) ) ) [hasSectionOf] => Array ( [pt] => Array ( [0] => Array ( [Artigo] => 3 ) ) ) [wasPublicationInDate] => Array ( [nn] => Array ( [0] => Array ( [2021-07-27] => 237447 ) ) ) [hasLanguageExpression] => Array ( [nn] => Array ( [0] => Array ( [pt] => 232736 ) ) ) [hasLicense] => Array ( [nn] => Array ( [0] => Array ( [Copyright (c)] => 232755 ) [1] => Array ( [BY-NC/4.0] => 245907 ) ) ) [isPartOfSource] => Array ( [pt] => Array ( [0] => Array ( [Revista brasileira de biblioteconomia e documentação] => 229060 ) ) ) [hasIssueOf] => Array ( [pt] => Array ( [0] => Array ( [ISSUE:JNL:00001-2021-17-2] => 216560 ) ) ) [hasAbstract] => Array ( [pt] => Array ( [0] => Array ( [A gestão do conhecimento lida com fluxos informais que tem como objeto o conhecimento tácito, visando identificar, mapear e desenvolver conhecimentos que depende de sujeitos organizacionais competentes em informação para sua efetividade. Nessa perspectiva, este estudo evidencia relações possíveis entre a competência em informação e o processo de GC em ambientes organizacionais. No que tange aos procedimentos metodológicos, se trata de um estudo teórico, de natureza qualitativa, tipologicamente descritivo e exploratório. A partir da análise e reflexão sobre as relações entre competência em informação e o processo de gestão do conhecimento evidencia-se que ambas dependem de conhecimentos, habilidades e atitudes dos sujeitos organizacionais que potencializam a explicitação do conhecimento tácito transformando-o em informação, explícita. Considera-se que os achados contribuem para enriquecer o referencial teórico de ambas as temáticas no âmbito do campo científico da Ciência da Informação e sinalizam para necessidade de mais estudos sobre as relações entre competência em informação e o processo de gestão do conhecimento focando a competitividade organizacional.] => 0 ) ) ) [hasID] => Array ( [nn] => Array ( [0] => Array ( [oai:ojs.rbbd.febab.org.br:article/1641] => 0 ) ) ) [hasRegisterId] => Array ( [pt] => Array ( [0] => Array ( [https://rbbd.febab.org.br/rbbd/article/view/1641] => 0 ) ) ) [hasSource] => Array ( [pt] => Array ( [0] => Array ( [Revista Brasileira de Biblioteconomia e Documentação; v. 17 n. 2 (2021): Dossiê V Seminário de Competência em Informação; 1-15] => 0 ) ) [nn] => Array ( [0] => Array ( [1980-6949] => 0 ) [1] => Array ( [0100-0691] => 0 ) ) ) [hasTitle] => Array ( [pt] => Array ( [0] => Array ( [Competência em Informação e gestão do conhecimento: relações necessárias *] => 0 ) [1] => Array ( [Competência em Informação e gestão do conhecimento: relações necessárias] => 0 ) ) ) [hasUrl] => Array ( [pt] => Array ( [0] => Array ( [https://rbbd.febab.org.br/rbbd/article/view/1641/1280] => 0 ) ) [nn] => Array ( [0] => Array ( [https://rbbd.febab.org.br/rbbd/article/view/1641] => 0 ) [1] => Array ( [https://rbbd.febab.org.br/rbbd/article/view/1641/1280] => 0 ) ) ) [prefLabel] => Array ( [pt] => Array ( [0] => Array ( [Oai:ojs.rbbd.febab.org.br:article/1641#00001] => 0 ) ) ) )