Article Brapci-Revistas

Diálogos possíveis em exposições museais: relato de experiência em monitoria

O processo de formação profissional, no âmbito da Museologia, constitui-se de uma formação interdisciplinar, na qual dialogam diferentes áreas como a Comunicação, Ciência da Informação, Artes, História, que permitem uma compreensão mais aprofundada da práxis museal. No campo das exposições, estão diretamente ligadas à comunicação museal, sendo o seu processo com maior visibilidade por parte do público visitante. Desta forma, pensar em estratégias para a consolidação do processo de ensino/aprendizagem, inserindo os discentes ainda em formação nos processos de concepção de planos de ensino e acompanhamento de disciplinas por meio de monitorias, tem resultado em um instrumento eficaz para a disseminação do fazer museológico, bem como da formação de pesquisadores no âmbito dos museus. A pesquisa constitui-se em uma pesquisa qualitativa, ancorada nos métodos descritivo e analítico do relato de experiência enquanto monitor de duas disciplinas da graduação em Museologia, Expologia I e Expologia II. A partir da experiência ao longo de quase um ano, foi possível perceber e acompanhar o processo de construção de disciplinas e procedimento avaliativos, critérios de seleção de textos, bem como a importância da relação Professor > Monitor > Discente, na qual o monitor assume uma função de intermediário das dúvidas, questionamentos e relações que são desenvolvidas ao longo das disciplinas.  @pt


. Diálogos possíveis em exposições museais: relato de experiência em monitoria. Revista brasileira de biblioteconomia e documentação, [????].
NLP0.29
Visto 15 vezes
sem referências
Array
(
    [hasAuthor] => Array
        (
            [nn] => Array
                (
                    [0] => Array
                        (
                            [Priscila Maria de Jesus] => 165468
                        )

                    [1] => Array
                        (
                            [Ana Flávia da Costa de Campos Peixoto] => 216585
                        )

                )

        )

    [dateOfAvailability] => Array
        (
            [pt] => Array
                (
                    [0] => Array
                        (
                            [2021-07-27] => 162351
                        )

                )

        )

    [hasFileStorage] => Array
        (
            [nn] => Array
                (
                    [0] => Array
                        (
                            [_repository/0/2023/05/oai_ojs_rbbd_febab_org_br_article_1630#00001.pdf] => 223600
                        )

                )

        )

    [hasPageEnd] => Array
        (
            [pt] => Array
                (
                    [0] => Array
                        (
                            [13] => 1273
                        )

                )

        )

    [hasPageStart] => Array
        (
            [pt] => Array
                (
                    [0] => Array
                        (
                            [1] => 696
                        )

                )

        )

    [hasSectionOf] => Array
        (
            [pt] => Array
                (
                    [0] => Array
                        (
                            [Artigo] => 3
                        )

                )

        )

    [hasSubject] => Array
        (
            [pt] => Array
                (
                    [0] => Array
                        (
                            [Ensino] => 201005
                        )

                    [1] => Array
                        (
                            [Aprendizagem] => 266091
                        )

                    [2] => Array
                        (
                            [Formação] => 235800
                        )

                    [3] => Array
                        (
                            [Museologia] => 199232
                        )

                    [4] => Array
                        (
                            [Museologia] => 237197
                        )

                    [5] => Array
                        (
                            [Formação] => 11828
                        )

                )

        )

    [wasPublicationInDate] => Array
        (
            [nn] => Array
                (
                    [0] => Array
                        (
                            [2021-07-27] => 237447
                        )

                )

        )

    [hasLanguageExpression] => Array
        (
            [nn] => Array
                (
                    [0] => Array
                        (
                            [pt] => 232736
                        )

                )

        )

    [hasLicense] => Array
        (
            [nn] => Array
                (
                    [0] => Array
                        (
                            [Copyright (c)] => 232755
                        )

                    [1] => Array
                        (
                            [BY-NC/4.0] => 245907
                        )

                )

        )

    [isPartOfSource] => Array
        (
            [pt] => Array
                (
                    [0] => Array
                        (
                            [Revista brasileira de biblioteconomia e documentação] => 229060
                        )

                )

        )

    [hasIssueOf] => Array
        (
            [pt] => Array
                (
                    [0] => Array
                        (
                            [ISSUE:JNL:00001-2021-17-2] => 216560
                        )

                )

        )

    [hasAbstract] => Array
        (
            [pt] => Array
                (
                    [0] => Array
                        (
                            [O processo de formação profissional, no âmbito da Museologia, constitui-se de uma formação interdisciplinar, na qual dialogam diferentes áreas como a Comunicação, Ciência da Informação, Artes, História, que permitem uma compreensão mais aprofundada da práxis museal. No campo das exposições, estão diretamente ligadas à comunicação museal, sendo o seu processo com maior visibilidade por parte do público visitante. Desta forma, pensar em estratégias para a consolidação do processo de ensino/aprendizagem, inserindo os discentes ainda em formação nos processos de concepção de planos de ensino e acompanhamento de disciplinas por meio de monitorias, tem resultado em um instrumento eficaz para a disseminação do fazer museológico, bem como da formação de pesquisadores no âmbito dos museus. A pesquisa constitui-se em uma pesquisa qualitativa, ancorada nos métodos descritivo e analítico do relato de experiência enquanto monitor de duas disciplinas da graduação em Museologia, Expologia I e Expologia II. A partir da experiência ao longo de quase um ano, foi possível perceber e acompanhar o processo de construção de disciplinas e procedimento avaliativos, critérios de seleção de textos, bem como a importância da relação Professor > Monitor > Discente, na qual o monitor assume uma função de intermediário das dúvidas, questionamentos e relações que são desenvolvidas ao longo das disciplinas.  ] => 0
                        )

                    [1] => Array
                        (
                            [O processo de formação profissional, no âmbito da Museologia, constitui-se de uma formação interdisciplinar, na qual dialogam diferentes áreas como a Comunicação, Ciência da Informação, Artes, História, que permitem uma compreensão mais aprofundada da práxis museal. No campo das exposições, estão diretamente ligadas à comunicação museal, sendo o seu processo com maior visibilidade por parte do público visitante. Desta forma, pensar em estratégias para a consolidação do processo de ensino/aprendizagem, inserindo os discentes ainda em formação nos processos de concepção de planos de ensino e acompanhamento de disciplinas por meio de monitorias, tem resultado em um instrumento eficaz para a disseminação do fazer museológico, bem como da formação de pesquisadores no âmbito dos museus. A pesquisa constitui-se em uma pesquisa qualitativa, ancorada nos métodos descritivo e analítico do relato de experiência enquanto monitor de duas disciplinas da graduação em Museologia, Expologia I e Expologia II. A partir da experiência ao longo de quase um ano, foi possível perceber e acompanhar o processo de construção de disciplinas e procedimento avaliativos, critérios de seleção de textos, bem como a importância da relação Professor > Monitor > Discente, na qual o monitor assume uma função de intermediário das dúvidas, questionamentos e relações que são desenvolvidas ao longo das disciplinas.] => 0
                        )

                )

        )

    [hasID] => Array
        (
            [nn] => Array
                (
                    [0] => Array
                        (
                            [oai:ojs.rbbd.febab.org.br:article/1630] => 0
                        )

                )

        )

    [hasRegisterId] => Array
        (
            [pt] => Array
                (
                    [0] => Array
                        (
                            [https://rbbd.febab.org.br/rbbd/article/view/1630] => 0
                        )

                )

        )

    [hasSource] => Array
        (
            [pt] => Array
                (
                    [0] => Array
                        (
                            [Revista Brasileira de Biblioteconomia e Documentação; v. 17 n. 2 (2021): Dossiê V Seminário de Competência em Informação; 1-13] => 0
                        )

                )

            [nn] => Array
                (
                    [0] => Array
                        (
                            [1980-6949] => 0
                        )

                    [1] => Array
                        (
                            [0100-0691] => 0
                        )

                )

        )

    [hasTitle] => Array
        (
            [pt] => Array
                (
                    [0] => Array
                        (
                            [Diálogos possíveis em exposições museais: relato de experiência em monitoria] => 0
                        )

                )

        )

    [hasUrl] => Array
        (
            [pt] => Array
                (
                    [0] => Array
                        (
                            [https://rbbd.febab.org.br/rbbd/article/view/1630/1289] => 0
                        )

                )

            [nn] => Array
                (
                    [0] => Array
                        (
                            [https://rbbd.febab.org.br/rbbd/article/view/1630] => 0
                        )

                    [1] => Array
                        (
                            [https://rbbd.febab.org.br/rbbd/article/view/1630/1289] => 0
                        )

                )

        )

    [prefLabel] => Array
        (
            [pt] => Array
                (
                    [0] => Array
                        (
                            [Oai:ojs.rbbd.febab.org.br:article/1630#00001] => 0
                        )

                )

        )

)