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A questão da erudição é um dos elementos conceituais mais recorrentes na construção do discurso histórico da Biblioteconomia, conformando o imaginário dos intersujeitos que representam o conjunto de atores sociais que vivenciam o campo, como profissionais, docentes e pesquisadores do campo biblioteconômico-informacional. Das formações ditas humanistas à discussão sobre a relação entre cultura e técnica informacionais na contemporaneidade, o sujeito compreendido como erudito integra de mitos de determinação da consciência primária a discussões sobre a formação acadêmica do bibliotecário. O presente trabalho tem como objeto de estudo a relação entre erudição e Biblioteconomia no escopo da formação do bibliotecário brasileiro, analisando-a através de um estudo sobre profissionais contemporâneos. O estudo investigou a posição de tais intersujeitos na atualidade sobre o desenvolvimento cotidiano da noção, a partir do “espelho” do discurso histórico. O processo de pesquisa estabeleceu uma discussão entre o conceito clássico de erudição e a Biblioteconomia na sociedade contemporânea, operacionalizando as noções que compõem o conceito de erudição para as etapas de construção do instrumento de coleta de dados, apresentação do corpus, análise e apreciação. Os resultados permitiram a problematização do conceito no quadro epistemológico-histórico que recontextualiza passado e presente, identificando a repercussão da ideia de erudição ainda vinculada aos domínios semânticos de disciplinas relativas às Humanidades, bem como à formação plural e continuada, em diferentes áreas do conhecimento, por parte do bibliotecário brasileiro, reunindo ainda a “atualização” de um debate social sob a noção clássica de erudição.@pt
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