Article
Vivemos no Antropoceno, tempo das catástrofes, e torna-se necessário discutir a formação das novas gerações para lidar com esse “futuro-presente/fim do mundo”. Considerando o recorte histórico este trabalho visa demonstrar a importância de um museu na educação climática através do relato de uma ação educativa realizada em 2021, pautada na nova museologia. Tendo em vista o cenário pandêmico da Covid-19 e partindo do conceito de rede social como espaço democrático, utilizamos a timeline do perfil do Museu de Biodiversidade do Cerrado (MBC), localizado em Uberlândia (MG/Brasil) na rede social Instagram para propagar uma ação educativa baseada no formato “museu-exposição-pesquisa”: a composição do feed se tornou uma exposição museal, alternando imagens e vídeo-depoimentos. A ação denominada “Herança de Cinzas” foi o novo regime climático.@pt
Array ( [dateOfAvailability] => Array ( [pt] => Array ( [0] => Array ( [2023-02-01] => 216002 ) ) ) [hasAuthor] => Array ( [nn] => Array ( [0] => Array ( [Daniela Franco Carvalho] => 216150 ) [1] => Array ( [Leonardo dos Santos Gedraite] => 216238 ) ) ) [hasFileStorage] => Array ( [nn] => Array ( [0] => Array ( [_repository/110227/2023/05/oai_ojs_aplicacoes_ifs_edu_br_article_1523#00079.pdf] => 223682 ) ) ) [hasPageEnd] => Array ( [pt] => Array ( [0] => Array ( [181] => 1648 ) ) ) [hasPageStart] => Array ( [pt] => Array ( [0] => Array ( [179] => 2254 ) ) ) [hasSubject] => Array ( [pt] => Array ( [0] => Array ( [Antropoceno] => 194323 ) [1] => Array ( [Mudança climática] => 2466 ) [2] => Array ( [Museu] => 247066 ) [3] => Array ( [Arte] => 173270 ) ) [es] => Array ( [0] => Array ( [Arte] => 246490 ) ) ) [hasIssueOf] => Array ( [pt] => Array ( [0] => Array ( [ISSUE:JNL:00079-2022-5-ED.] => 211349 ) ) ) [isPartOfSource] => Array ( [pt] => Array ( [0] => Array ( [Revista Fontes Documentais] => 110227 ) ) ) [hasAbstract] => Array ( [pt] => Array ( [0] => Array ( [Vivemos no Antropoceno, tempo das catástrofes, e torna-se necessário discutir a formação das novas gerações para lidar com esse “futuro-presente/fim do mundo”. Considerando o recorte histórico este trabalho visa demonstrar a importância de um museu na educação climática através do relato de uma ação educativa realizada em 2021, pautada na nova museologia. Tendo em vista o cenário pandêmico da Covid-19 e partindo do conceito de rede social como espaço democrático, utilizamos a timeline do perfil do Museu de Biodiversidade do Cerrado (MBC), localizado em Uberlândia (MG/Brasil) na rede social Instagram para propagar uma ação educativa baseada no formato “museu-exposição-pesquisa”: a composição do feed se tornou uma exposição museal, alternando imagens e vídeo-depoimentos. A ação denominada “Herança de Cinzas” foi o novo regime climático.] => 0 ) ) ) [hasID] => Array ( [nn] => Array ( [0] => Array ( [oai:ojs.aplicacoes.ifs.edu.br:article/1523] => 0 ) ) ) [hasRegisterId] => Array ( [pt] => Array ( [0] => Array ( [https://periodicos.ifs.edu.br/periodicos/fontesdocumentais/article/view/1523] => 0 ) ) ) [hasSource] => Array ( [pt] => Array ( [0] => Array ( [Revista Fontes Documentais; v. 5 n. Ed. Especial (2022): Revista Fontes Documentais - Edição especial II Encontro Internacional de Arquivos, Bibliotecas e Museus (ABM). ; 179-181] => 0 ) ) [nn] => Array ( [0] => Array ( [2595-9778] => 0 ) ) ) [hasTitle] => Array ( [pt] => Array ( [0] => Array ( [Uma janela para o antropoceno: um museu na educação climática] => 0 ) ) ) [hasUrl] => Array ( [pt] => Array ( [0] => Array ( [https://periodicos.ifs.edu.br/periodicos/fontesdocumentais/article/view/1523/1486] => 0 ) ) ) [prefLabel] => Array ( [pt] => Array ( [0] => Array ( [Oai:ojs.aplicacoes.ifs.edu.br:article/1523#00079] => 0 ) ) ) )