Article Brapci-Revistas

Uma janela para o antropoceno: um museu na educação climática

Vivemos no Antropoceno, tempo das catástrofes, e torna-se necessário discutir a formação das novas gerações para lidar com esse “futuro-presente/fim do mundo”. Considerando o recorte histórico este trabalho visa demonstrar a importância de um museu na educação climática através do relato de uma ação educativa realizada em 2021, pautada na nova museologia. Tendo em vista o cenário pandêmico da Covid-19 e partindo do conceito de rede social como espaço democrático, utilizamos a timeline do perfil do Museu de Biodiversidade do Cerrado (MBC), localizado em Uberlândia (MG/Brasil) na rede social Instagram para propagar uma ação educativa baseada no formato “museu-exposição-pesquisa”: a composição do feed se tornou uma exposição museal, alternando imagens e vídeo-depoimentos. A ação denominada “Herança de Cinzas” foi o novo regime climático.@pt


. ::none::, [????].
NLP0.29
Visto 16 vezes
sem referências
Array
(
    [dateOfAvailability] => Array
        (
            [pt] => Array
                (
                    [0] => Array
                        (
                            [2023-02-01] => 216002
                        )

                )

        )

    [hasAuthor] => Array
        (
            [nn] => Array
                (
                    [0] => Array
                        (
                            [Daniela Franco Carvalho] => 216150
                        )

                    [1] => Array
                        (
                            [Leonardo dos Santos Gedraite] => 216238
                        )

                )

        )

    [hasFileStorage] => Array
        (
            [nn] => Array
                (
                    [0] => Array
                        (
                            [_repository/110227/2023/05/oai_ojs_aplicacoes_ifs_edu_br_article_1523#00079.pdf] => 223682
                        )

                )

        )

    [hasPageEnd] => Array
        (
            [pt] => Array
                (
                    [0] => Array
                        (
                            [181] => 1648
                        )

                )

        )

    [hasPageStart] => Array
        (
            [pt] => Array
                (
                    [0] => Array
                        (
                            [179] => 2254
                        )

                )

        )

    [hasSubject] => Array
        (
            [pt] => Array
                (
                    [0] => Array
                        (
                            [Antropoceno] => 194323
                        )

                    [1] => Array
                        (
                            [Mudança climática] => 2466
                        )

                    [2] => Array
                        (
                            [Museu] => 247066
                        )

                    [3] => Array
                        (
                            [Arte] => 173270
                        )

                )

            [es] => Array
                (
                    [0] => Array
                        (
                            [Arte] => 246490
                        )

                )

        )

    [hasIssueOf] => Array
        (
            [pt] => Array
                (
                    [0] => Array
                        (
                            [ISSUE:JNL:00079-2022-5-ED.] => 211349
                        )

                )

        )

    [isPartOfSource] => Array
        (
            [pt] => Array
                (
                    [0] => Array
                        (
                            [Revista Fontes Documentais] => 110227
                        )

                )

        )

    [hasAbstract] => Array
        (
            [pt] => Array
                (
                    [0] => Array
                        (
                            [Vivemos no Antropoceno, tempo das catástrofes, e torna-se necessário discutir a formação das novas gerações para lidar com esse “futuro-presente/fim do mundo”. Considerando o recorte histórico este trabalho visa demonstrar a importância de um museu na educação climática através do relato de uma ação educativa realizada em 2021, pautada na nova museologia. Tendo em vista o cenário pandêmico da Covid-19 e partindo do conceito de rede social como espaço democrático, utilizamos a timeline do perfil do Museu de Biodiversidade do Cerrado (MBC), localizado em Uberlândia (MG/Brasil) na rede social Instagram para propagar uma ação educativa baseada no formato “museu-exposição-pesquisa”: a composição do feed se tornou uma exposição museal, alternando imagens e vídeo-depoimentos. A ação denominada “Herança de Cinzas” foi o novo regime climático.] => 0
                        )

                )

        )

    [hasID] => Array
        (
            [nn] => Array
                (
                    [0] => Array
                        (
                            [oai:ojs.aplicacoes.ifs.edu.br:article/1523] => 0
                        )

                )

        )

    [hasRegisterId] => Array
        (
            [pt] => Array
                (
                    [0] => Array
                        (
                            [https://periodicos.ifs.edu.br/periodicos/fontesdocumentais/article/view/1523] => 0
                        )

                )

        )

    [hasSource] => Array
        (
            [pt] => Array
                (
                    [0] => Array
                        (
                            [Revista Fontes Documentais; v. 5 n. Ed. Especial (2022): Revista Fontes Documentais - Edição especial II Encontro Internacional de Arquivos, Bibliotecas e Museus (ABM). ; 179-181] => 0
                        )

                )

            [nn] => Array
                (
                    [0] => Array
                        (
                            [2595-9778] => 0
                        )

                )

        )

    [hasTitle] => Array
        (
            [pt] => Array
                (
                    [0] => Array
                        (
                            [Uma janela para o antropoceno: um museu na educação climática] => 0
                        )

                )

        )

    [hasUrl] => Array
        (
            [pt] => Array
                (
                    [0] => Array
                        (
                            [https://periodicos.ifs.edu.br/periodicos/fontesdocumentais/article/view/1523/1486] => 0
                        )

                )

        )

    [prefLabel] => Array
        (
            [pt] => Array
                (
                    [0] => Array
                        (
                            [Oai:ojs.aplicacoes.ifs.edu.br:article/1523#00079] => 0
                        )

                )

        )

)