Article Brapci-Revistas

Processos de compartilhamento e socialização do conhecimento em ambientes empresariais

Em ambientes empresariais, o conhecimento coletivo e o conhecimento individual são oriundos das interações entre os sujeitos organizacionais, dos sistemas existentes e da própria estrutura organizacional. Os processos de compartilhamento e socialização do conhecimento são essenciais para o desenvolvimento dos processos organizacionais, em especial o processo decisório, bem como para proporcionar criatividade e gerar inovação. Destacam-se os processos de compartilhamento e socialização de conhecimento mais recorrentes e seu impacto para os processos organizacionais, bem como sua influência para a geração de criatividade e inovação. Para tanto, analisou-se a literatura da área no que tange ao compartilhamento e socialização do conhecimento, em especial os que se relacionam com o processo decisório. Espera-se contribuir com os estudos da gestão do conhecimento no âmbito da ciência da informação.@pt


. Processos de compartilhamento e socialização do conhecimento em ambientes empresariais. Ciência da informação, [????].

References

  • ALBERS, J. A. A practical approach to implementing knowledge management. Journal of Knowledge Management Practice, v.10, n.1, mar. 2009. Disponível em: . Acesso em: 28 jul. 2017.
  • ARDICHVILI, A. et al. Cultural influences on knowledge sharing through online communities of practice. Journal of Knowledge Management, v.10, n.1, p.94-107, 2006. Disponível em: <10.1108/13673270610650139>. Acesso em: 3 ago. 2017.
  • BECERRA-FERNANDEZ, I.., SABHERWAL, R. Knowledge management: systems and processes. New York: M. E. Sharpe, 2010.
  • BESANT, H. The journey of brainstorming. Journal of Transformational Innovation, v.2, n.1, p.1-7, summer. 2016. Disponível em: . Acesso em: 28 jul. 2017.
  • BRADSHAW, R.., CHEBBI, M.., OZTEL, H. Leadership and knowledge sharing. Asian Journal of Business Research, Special Issue, p.1-20, 2015. Disponível em: <10.14707/ajbr.150001>. Acesso em: 28 jul. 2017.
  • CHOO, C. W. A organização do conhecimento: como as organizações usam a informação para criar significado, construir conhecimento e tomar decisões. São Paulo: Editora SENAC, 2003. 425p.
  • CUNHA, M. B. DA.., CAVALCANTE, C. R. DE O. Dicionário de Biblioteconomia e Arquivologia. Brasília: Briquet de Lemos, 2008. 451p.
  • HEGAZY, F. M.., GHORAB, K. E. The influence of knowledge management on organizational business processes’ and employees’ benefits. International Journal of Business and Social Science, v.5, n.1, p.148-172, jan. 2014. Disponível em: . Acesso em: 3 ago. 2017.
  • MALHOTRA, Y. Knowledge management and new organization forms: A framework for business model. Information Resources Management Journal, v.13, n.1, p.5-14, jan./mar. 2000. Disponível em: . Acesso em: 27 ago. 2017.
  • MATOS, G. A. Storytelling: líderes narradores de histórias. Rio de Janeiro: Qualitymark, 2010. 176p.
  • NEMATI, M. Study the of organizational socialization, psychological capital, knowledge sharing and trust on employees’ tendency to organizational innovation. Applied Mathematics in Engineering, Management and Technology, v.3, n.1, p.733-742, 2015. Disponível em: . Acesso em: 3 ago. 2017.
  • NONAKA, I.., KONNO, N. The concept of “Ba”: Building a foundation for knowledge creation. California Management Review, v.40, n.3, p.40-54, Spring, 1998.
  • NONAKA, I.., TAKEUCHI, H. Criação de conhecimento na empresa: como as empresas japonesas geram a dinâmica da inovação. Rio de Janeiro: Elsevier, 1997. 358p.
  • NOVAK, J. D. Learning, creating, and usine knowledge: Concept maps as facilitative tools in schools and corporations. 2.ed. New York: Routledge, 2009. 336p.
  • NURCAN, S.., BARRIOS, J. Enterprise knowledge and information system modelling in an evolving environment. In: INTERNATIONAL WORKSHOP ON ENGINEERING METHODS TO SUPPORT INFORMATION SYSTEM EVOLUTION (EMSISE’03), 1., 2-5 Sep., Geneva, 2003. Proceedings… Geneva, 2003. p.1-15. Disponível em: . Acesso em: 3 ago. 2017.
  • VALENTIM, M. L. P.., GELINSKI, J. V. V. Gestão do conhecimento como parte do processo de inteligência competitiva organizacional. Informação and Sociedade: estudos, João Pessoa, v.15, n.2, p.1-12, jul./dez. 2005. Disponível em: .
  • ZHANG, X.., MAJID, S.., FOO, S. Perceived environmental uncertainty, information literacy and environmental scanning: Towards a refined framework. Information Research, v.17, n.2, Jun. 2012. Disponível em: . Acesso em: 4
  • OYE, N. D.., MAZLEENA, S.., NOORMINSHAH, A. Knowledge sharing in workplace: Motivadoras and demotivators. International Journal of Managing Information Technology (IJMIT), v.3, n.4, p.7184, nov. 2011. Disponível em: <10.5121/ijmit.2011.3406 71>. Acesso em: 28 jul. 2017.
  • PEMBERTON, J. D.., STONEHOUSE, G. H.., YARROW, D. J. Benchmarking and the role of organizational learning in developing competitive advantage. Knowledge and Process Management, v.8, n.2, p.123-135, apr. 2001. Disponível em: <10.1002/kpm.110>. Acesso em: 27 jul. 2017.
  • POLANYI, M. The tacit dimension. Gloucester (MA): Doubleday, 1966. 108p.
  • TERRA, J. C. Storytelling como ferramenta de gestão. [s.n.t.]. 3p. Disponível em: .
  • TODEVA, E.., KNOKE, D. Strategic alliances and models of collaboration. Management Decision, v.43, n.1, p.123-148, 2005. Disponível em: .
  • VALENTIM, M. L. P. A importância do compartilhamento de conhecimento em ambientes empresariais. In: CIANCONI, R. de
  • B.., CORDEIRO, R. I. de N.., ALMEIDA, C. H. M. de (Orgs). Gestão do conhecimento, da informação e de documentos em contextos informacionais. Niterói: EDUFF, 2013. p.59-80 (Coleção Estudos da Informação, 3)
  • VALENTIM, M. L. P. (Org.). Gestão da informação e do conhecimento no âmbito da Ciência da Informação. São Paulo: Polis., Cultura Acadêmica, 2008. 272p.
  • VALENTIM, M. L. P. Métodos qualitativos de pesquisa em Ciência da Informação. São Paulo: Polis, 2005, p.176p. (Coleção PalavraChave, 16) Ci.Inf., Brasília, DF, v.45 n.3, p.97-109, set./dez. 2016.
NLP0.29
Visto 28 vezes
sem referências
Array
(
    [dateOfAvailability] => Array
        (
            [pt] => Array
                (
                    [0] => Array
                        (
                            [2018-02-23] => 17504
                        )

                )

        )

    [hasAuthor] => Array
        (
            [nn] => Array
                (
                    [0] => Array
                        (
                            [Marta lígia pomim valentim] => 3842
                        )

                )

        )

    [hasFileStorage] => Array
        (
            [nn] => Array
                (
                    [0] => Array
                        (
                            [_repository/146/2018/09/oai_ojs_revista_ibict_br_article_4050#00010.pdf] => 55610
                        )

                )

        )

    [hasSectionOf] => Array
        (
            [pt] => Array
                (
                    [0] => Array
                        (
                            [Gestão da informação e do conhecimento] => 167
                        )

                    [1] => Array
                        (
                            [Artigo] => 3
                        )

                )

        )

    [hasSubject] => Array
        (
            [pt] => Array
                (
                    [0] => Array
                        (
                            [Ciência da informação] => 237157
                        )

                    [1] => Array
                        (
                            [Compartilhamento de conhecimento] => 298545
                        )

                    [2] => Array
                        (
                            [Socialização de conhecimento] => 21623
                        )

                    [3] => Array
                        (
                            [Gestão do conhecimento] => 233908
                        )

                    [4] => Array
                        (
                            [Processo organizacional] => 19169
                        )

                    [5] => Array
                        (
                            [Processo decisório] => 235773
                        )

                    [6] => Array
                        (
                            [Ambiente empresarial] => 201082
                        )

                    [7] => Array
                        (
                            [Processos organizacionais] => 260684
                        )

                    [8] => Array
                        (
                            [Ambientes empresariais] => 187458
                        )

                )

        )

    [wasPublicationInDate] => Array
        (
            [nn] => Array
                (
                    [0] => Array
                        (
                            [2018-02-23] => 261034
                        )

                )

        )

    [hasLanguageExpression] => Array
        (
            [nn] => Array
                (
                    [0] => Array
                        (
                            [pt] => 232736
                        )

                )

        )

    [hasLicense] => Array
        (
            [nn] => Array
                (
                    [0] => Array
                        (
                            [RESERVERD] => 234643
                        )

                )

        )

    [isPartOfSource] => Array
        (
            [pt] => Array
                (
                    [0] => Array
                        (
                            [Ciência da informação] => 146
                        )

                )

        )

    [hasIssueOf] => Array
        (
            [pt] => Array
                (
                    [0] => Array
                        (
                            [ISSUE:JNL:00010-2016-45-3] => 17501
                        )

                )

        )

    [hasAbstract] => Array
        (
            [pt] => Array
                (
                    [0] => Array
                        (
                            [Em ambientes empresariais, o conhecimento coletivo e o conhecimento individual são oriundos das interações entre os sujeitos organizacionais, dos sistemas existentes e da própria estrutura organizacional. Os processos de compartilhamento e socialização do conhecimento são essenciais para o desenvolvimento dos processos organizacionais, em especial o processo decisório, bem como para proporcionar criatividade e gerar inovação. Destacam-se os processos de compartilhamento e socialização de conhecimento mais recorrentes e seu impacto para os processos organizacionais, bem como sua influência para a geração de criatividade e inovação. Para tanto, analisou-se a literatura da área no que tange ao compartilhamento e socialização do conhecimento, em especial os que se relacionam com o processo decisório. Espera-se contribuir com os estudos da gestão do conhecimento no âmbito da ciência da informação.] => 0
                        )

                )

        )

    [hasID] => Array
        (
            [nn] => Array
                (
                    [0] => Array
                        (
                            [oai:ojs.revista.ibict.br:article/4050] => 0
                        )

                )

        )

    [hasRegisterId] => Array
        (
            [pt] => Array
                (
                    [0] => Array
                        (
                            [http://revista.ibict.br/ciinf/article/view/4050] => 0
                        )

                    [1] => Array
                        (
                            [10.18225/ci.inf..v45i3.4050] => 0
                        )

                )

        )

    [hasSource] => Array
        (
            [pt] => Array
                (
                    [0] => Array
                        (
                            [Ciência da Informação; v. 45, n. 3 (2016): Informação estratégica] => 0
                        )

                    [1] => Array
                        (
                            [0100-1965] => 0
                        )

                )

            [nn] => Array
                (
                    [0] => Array
                        (
                            [1518-8353] => 0
                        )

                )

        )

    [hasTitle] => Array
        (
            [pt] => Array
                (
                    [0] => Array
                        (
                            [Processos de compartilhamento e socialização do conhecimento em ambientes empresariais] => 0
                        )

                )

        )

    [hasUrl] => Array
        (
            [pt] => Array
                (
                    [0] => Array
                        (
                            [http://revista.ibict.br/ciinf/article/view/4050/3570] => 0
                        )

                )

            [nn] => Array
                (
                    [0] => Array
                        (
                            [https://revista.ibict.br/ciinf/article/view/4050] => 0
                        )

                    [1] => Array
                        (
                            [https://revista.ibict.br/ciinf/article/view/4050/3570] => 0
                        )

                )

        )

    [prefLabel] => Array
        (
            [pt] => Array
                (
                    [0] => Array
                        (
                            [Oai:ojs.revista.ibict.br:article/4050#00010] => 0
                        )

                )

        )

    [hasDOI] => Array
        (
            [nn] => Array
                (
                    [0] => Array
                        (
                            [10.18225/ci.inf.v45i3.4050] => 0
                        )

                    [1] => Array
                        (
                            [10.18225/ci.inf.v45i3.4050.g3570] => 0
                        )

                )

        )

)