Article Brapci-Revistas

A prática da curadoria de conteúdo em um projeto de extensão da Universidade Federal do Rio Grande do Norte (UFRN)

The practice of content curation in an extension project at the Federal University of Rio Grande do Norte (UFRN)

La práctica de la curación de contenidos en un proyecto de extensión de la Universidad Federal de Rio Grande do Norte (UFRN)

This work aims to present the extension project ´Observatory of Good Practices around the book, reading, literature and the library´ and discuss its role as a space for curating content and mediating information. Thus, we intend to discuss the role of the librarian as a mediator and curator, which effectively implies the search, monitoring, selection, creation and dissemination of information. The Good Practices project was born from the need to publicize the achievements and activities carried out nationally and internationally around these dimensions: book, reading, literature, library, seeking to encourage the publication of more reports on the subject, as well as to inspire students and librarians from the knowledge of good practices. The project is in progress with weekly posts on social networks (Instagram, Facebook and Twitter) and on a specific website, which has been productive in allowing society greater visibility of good practices that are of theoretical and practical interest in Librarianship. and Information Science. The metrics applied in social networks (cybermetria) and on the project´s website (webometrics) are also presented as a way of demonstrating the informational engagement of users regarding the access and use of the information that is made available. It concludes that access to information is essential for the recognition of good practices and that the project in question can serve as an inspiration for librarians, favoring the realization of a more engaged and active Librarianship.@en


Las buenas prácticas son acciones exitosas reconocidas por un determinado sector o área del conocimiento, en este caso, se pretende evidenciar a partir de un proyecto de curación de contenidos las buenas prácticas en torno al libro, la lectura, la literatura y las bibliotecas. Así, discutimos el papel del bibliotecario como mediador de información y curador de contenidos, lo que implica efectivamente en el trabajo con procesos informacionales, tales como la búsqueda, el monitoreo, la selección, la creación y la difusión de información a un público específico. La investigación se clasifica como exploratoria y de enfoque cuanti-cualitativo, en la que se presenta el proceso de curación de contenidos desarrollado en ocho fases, así como se analizan los resultados cuantitativos a partir de cibermetría y webometría. Consideramos esencial tanto la difusión como el acceso a información positiva y diferenciada, que pueda contribuir a otras acciones de buenas prácticas, y pueda servir de inspiración para los bibliotecarios y fortalecimiento de una Biblioteconomía más comprometida y activa socialmente.@es
Este trabalho tem como objetivo apresentar o Projeto de extensão ‘Observatório de Boas Práticas em torno do livro, da leitura, da literatura e da biblioteca’ e discutir seu papel enquanto um espaço de curadoria de conteúdo e de mediação da informação. Assim, pretendemos discutir o papel do bibliotecário enquanto mediador e curador, o que implica, efetivamente, na busca, no monitoramento, na seleção, na criação e na divulgação de informações. O projeto Boas Práticas nasceu da necessidade publicizar os feitos e as atividades realizadas nacionalmente e internacionalmente em torno dessas dimensões: livro, leitura, literatura, biblioteca, buscando incentivar a publicação de mais reportagens sobre o tema, bem como inspirar estudantes e bibliotecários a partir do conhecimento das boas práticas. O projeto encontra-se em andamento com postagens semanais nas redes sociais (Instagram, Facebook e Twitter) e em site específico, o que tem sido produtivo ao possibilitar para a sociedade uma maior visibilidade das boas práticas que são do interesse teórico e prático da Biblioteconomia e da Ciência da Informação. É apresentado também as métricas aplicadas nas redes sociais (cibermetria) e no site do projeto (webometria) como forma de demonstrar o engajamento informacional dos usuários no tocante ao acesso e uso das informações que são disponibilizadas. Conclui que o acesso à informação é primordial para o reconhecimento das boas práticas e que o projeto em questão pode servir de inspiração para bibliotecários, favorecendo a concretização de uma Biblioteconomia mais engajada e atuante.@pt

. The practice of content curation in an extension project at the federal university of rio grande do norte (ufrn) la práctica de la curación de contenidos en un proyecto de extensión de la universidad federal de rio grande do norte (ufrn) a prática da curadoria de conteúdo em um projeto de extensão da universidade federal do rio grande do norte (ufrn). Revista brasileira de educação em ciência da informação, [????].
NLP0.29
Visto 20 vezes
sem referências
Array
(
    [dateOfAvailability] => Array
        (
            [pt] => Array
                (
                    [0] => Array
                        (
                            [2022-12-31] => 212055
                        )

                )

        )

    [hasAuthor] => Array
        (
            [nn] => Array
                (
                    [0] => Array
                        (
                            [Gabrielle Francinne de Souza Carvalho Tanus] => 14136
                        )

                    [1] => Array
                        (
                            [Debora Crystina Reis] => 17074
                        )

                    [2] => Array
                        (
                            [Emanuelle Geórgia Amaral Ferreira] => 16033
                        )

                    [3] => Array
                        (
                            [Ilaydiany Cristina Oliveira da Silva] => 46375
                        )

                    [4] => Array
                        (
                            [Gabrielle Francinne de S. C. Tanus] => 92582
                        )

                )

        )

    [hasFileStorage] => Array
        (
            [nn] => Array
                (
                    [0] => Array
                        (
                            [_repository/778/2023/01/oai_ojs_portal_abecin_org_br_article_304#00061.pdf] => 212357
                        )

                )

        )

    [hasSectionOf] => Array
        (
            [pt] => Array
                (
                    [0] => Array
                        (
                            [Artigo de pesquisa] => 288
                        )

                    [1] => Array
                        (
                            [Artigo] => 3
                        )

                )

        )

    [hasSubject] => Array
        (
            [en] => Array
                (
                    [0] => Array
                        (
                            [Good practices] => 81948
                        )

                    [1] => Array
                        (
                            [Information mediation] => 179225
                        )

                    [2] => Array
                        (
                            [Cybermetria] => 212188
                        )

                    [3] => Array
                        (
                            [Webometrics] => 176481
                        )

                    [4] => Array
                        (
                            [Content curation] => 259285
                        )

                )

            [pt] => Array
                (
                    [0] => Array
                        (
                            [Content curation] => 191885
                        )

                    [1] => Array
                        (
                            [Boa prática] => 81950
                        )

                    [2] => Array
                        (
                            [Mediação da informação] => 263425
                        )

                    [3] => Array
                        (
                            [Curadoria de conteúdo] => 191886
                        )

                    [4] => Array
                        (
                            [Cibermetria] => 176487
                        )

                    [5] => Array
                        (
                            [Webometria] => 234530
                        )

                    [6] => Array
                        (
                            [Boas práticas] => 201772
                        )

                    [7] => Array
                        (
                            [Content curation] => 19467
                        )

                )

        )

    [wasPublicationInDate] => Array
        (
            [nn] => Array
                (
                    [0] => Array
                        (
                            [2022-12-31] => 232767
                        )

                )

        )

    [hasLanguageExpression] => Array
        (
            [nn] => Array
                (
                    [0] => Array
                        (
                            [pt] => 232736
                        )

                )

        )

    [hasLicense] => Array
        (
            [nn] => Array
                (
                    [0] => Array
                        (
                            [Copyright (c)] => 232755
                        )

                    [1] => Array
                        (
                            [CCBY4.0] => 232756
                        )

                )

        )

    [isPartOfSource] => Array
        (
            [pt] => Array
                (
                    [0] => Array
                        (
                            [Revista Brasileira de Educação em Ciência da Informação] => 778
                        )

                )

        )

    [hasIssueOf] => Array
        (
            [pt] => Array
                (
                    [0] => Array
                        (
                            [ISSUE:JNL:00061-2022-9-] => 212179
                        )

                )

        )

    [hasAbstract] => Array
        (
            [en] => Array
                (
                    [0] => Array
                        (
                            [This work aims to present the extension project ´Observatory of Good Practices around the book, reading, literature and the library´ and discuss its role as a space for curating content and mediating information. Thus, we intend to discuss the role of the librarian as a mediator and curator, which effectively implies the search, monitoring, selection, creation and dissemination of information. The Good Practices project was born from the need to publicize the achievements and activities carried out nationally and internationally around these dimensions: book, reading, literature, library, seeking to encourage the publication of more reports on the subject, as well as to inspire students and librarians from the knowledge of good practices. The project is in progress with weekly posts on social networks (Instagram, Facebook and Twitter) and on a specific website, which has been productive in allowing society greater visibility of good practices that are of theoretical and practical interest in Librarianship. and Information Science. The metrics applied in social networks (cybermetria) and on the project´s website (webometrics) are also presented as a way of demonstrating the informational engagement of users regarding the access and use of the information that is made available. It concludes that access to information is essential for the recognition of good practices and that the project in question can serve as an inspiration for librarians, favoring the realization of a more engaged and active Librarianship.] => 0
                        )

                )

            [es] => Array
                (
                    [0] => Array
                        (
                            [Las buenas prácticas son acciones exitosas reconocidas por un determinado sector o área del conocimiento, en este caso, se pretende evidenciar a partir de un proyecto de curación de contenidos las buenas prácticas en torno al libro, la lectura, la literatura y las bibliotecas. Así, discutimos el papel del bibliotecario como mediador de información y curador de contenidos, lo que implica efectivamente en el trabajo con procesos informacionales, tales como la búsqueda, el monitoreo, la selección, la creación y la difusión de información a un público específico. La investigación se clasifica como exploratoria y de enfoque cuanti-cualitativo, en la que se presenta el proceso de curación de contenidos desarrollado en ocho fases, así como se analizan los resultados cuantitativos a partir de cibermetría y webometría. Consideramos esencial tanto la difusión como el acceso a información positiva y diferenciada, que pueda contribuir a otras acciones de buenas prácticas, y pueda servir de inspiración para los bibliotecarios y fortalecimiento de una Biblioteconomía más comprometida y activa socialmente.] => 0
                        )

                )

            [pt] => Array
                (
                    [0] => Array
                        (
                            [Este trabalho tem como objetivo apresentar o Projeto de extensão ‘Observatório de Boas Práticas em torno do livro, da leitura, da literatura e da biblioteca’ e discutir seu papel enquanto um espaço de curadoria de conteúdo e de mediação da informação. Assim, pretendemos discutir o papel do bibliotecário enquanto mediador e curador, o que implica, efetivamente, na busca, no monitoramento, na seleção, na criação e na divulgação de informações. O projeto Boas Práticas nasceu da necessidade publicizar os feitos e as atividades realizadas nacionalmente e internacionalmente em torno dessas dimensões: livro, leitura, literatura, biblioteca, buscando incentivar a publicação de mais reportagens sobre o tema, bem como inspirar estudantes e bibliotecários a partir do conhecimento das boas práticas. O projeto encontra-se em andamento com postagens semanais nas redes sociais (Instagram, Facebook e Twitter) e em site específico, o que tem sido produtivo ao possibilitar para a sociedade uma maior visibilidade das boas práticas que são do interesse teórico e prático da Biblioteconomia e da Ciência da Informação. É apresentado também as métricas aplicadas nas redes sociais (cibermetria) e no site do projeto (webometria) como forma de demonstrar o engajamento informacional dos usuários no tocante ao acesso e uso das informações que são disponibilizadas. Conclui que o acesso à informação é primordial para o reconhecimento das boas práticas e que o projeto em questão pode servir de inspiração para bibliotecários, favorecendo a concretização de uma Biblioteconomia mais engajada e atuante.] => 0
                        )

                )

        )

    [hasID] => Array
        (
            [nn] => Array
                (
                    [0] => Array
                        (
                            [oai:ojs.portal.abecin.org.br:article/304] => 0
                        )

                )

        )

    [hasRegisterId] => Array
        (
            [pt] => Array
                (
                    [0] => Array
                        (
                            [https://portal.abecin.org.br/rebecin/article/view/304] => 0
                        )

                    [1] => Array
                        (
                            [10.24208/rebecin.v9.304] => 0
                        )

                )

        )

    [hasSource] => Array
        (
            [pt] => Array
                (
                    [0] => Array
                        (
                            [Revista Brasileira de Educação em Ciência da Informação; Vol. 9 (2022): Rebecin] => 0
                        )

                    [1] => Array
                        (
                            [Revista Brasileira de Educação em Ciência da Informação; v. 9 (2022): Rebecin] => 0
                        )

                )

            [nn] => Array
                (
                    [0] => Array
                        (
                            [2358-3193] => 0
                        )

                )

        )

    [hasTitle] => Array
        (
            [en] => Array
                (
                    [0] => Array
                        (
                            [The practice of content curation in an extension project at the Federal University of Rio Grande do Norte (UFRN)] => 0
                        )

                )

            [es] => Array
                (
                    [0] => Array
                        (
                            [La práctica de la curación de contenidos en un proyecto de extensión de la Universidad Federal de Rio Grande do Norte (UFRN)] => 0
                        )

                )

            [pt] => Array
                (
                    [0] => Array
                        (
                            [A prática da curadoria de conteúdo em um projeto de extensão da Universidade Federal do Rio Grande do Norte (UFRN)] => 0
                        )

                )

        )

    [hasUrl] => Array
        (
            [pt] => Array
                (
                    [0] => Array
                        (
                            [https://portal.abecin.org.br/rebecin/article/view/304/455] => 0
                        )

                    [1] => Array
                        (
                            [https://portal.abecin.org.br/rebecin/article/view/304/456] => 0
                        )

                    [2] => Array
                        (
                            [https://portal.abecin.org.br/rebecin/article/view/304/457] => 0
                        )

                )

            [nn] => Array
                (
                    [0] => Array
                        (
                            [https://portal.abecin.org.br/rebecin/article/view/304] => 0
                        )

                    [1] => Array
                        (
                            [https://portal.abecin.org.br/rebecin/article/view/304/455] => 0
                        )

                    [2] => Array
                        (
                            [https://portal.abecin.org.br/rebecin/article/view/304/456] => 0
                        )

                    [3] => Array
                        (
                            [https://portal.abecin.org.br/rebecin/article/view/304/457] => 0
                        )

                )

        )

    [prefLabel] => Array
        (
            [pt] => Array
                (
                    [0] => Array
                        (
                            [Oai:ojs.portal.abecin.org.br:article/304#00061] => 0
                        )

                )

        )

    [hasDOI] => Array
        (
            [nn] => Array
                (
                    [0] => Array
                        (
                            [10.24208/rebecin.v9.304] => 0
                        )

                )

        )

)