Article Brapci-Revistas

A formação do profissional da informação: uma análise à luz do conceito de interdisciplinaridade

The training of the information professional: an analysis in the light of the concept of interdisciplinarity

La formación del profesional de la información: un análisis a la luz del concepto de interdisciplinariedad

O presente artigo aborda o surgimento de novas disciplinas relacionadas ao avanço da ciência, a consequente especialização do saber e a desfragmentação do conhecimento pela interdisciplinaridade. Tem como objetivo conhecer e identificar os autores que desenvolvem pesquisas sobre a formação do profissional da informação nas áreas que dialogam com a Ciência da Informação, a Biblioteconomia, a Arquivologia e a Museologia, verificando, entre outros aspectos, suas origens de formação e realizar uma análise das publicações da área no período de 2010-2020. Como metodologia, utiliza-se da pesquisa bibliográfica, com abordagem teórico analítica dos artigos indexados na Base de Dados em Ciência da Informação (BRAPCI) abrangendo 2010 a 2020, sustentada por categorias pré-definidas durante o processo de busca. Conclui que a produção intelectual analisada indica que seus autores têm uma formação marcada pela diversidade e multiplicidade de origens acadêmicas, além de salientar a importância de integração e da prática interdisciplinar entre as áreas mencionadas como a Arquivologia, a Biblioteconomia, a Ciência da Informação e a necessidade de ampliar essas interações.@pt


Este artículo aborda el surgimiento de nuevas disciplinas relacionadas con el avance de la ciencia, la consecuente especialización del saber y la desfragmentación del saber a través de la interdisciplinariedad. Tiene como objetivo identificar autores que desarrollen investigaciones sobre la formación de profesionales de la información en áreas que dialogen con las Ciencias de la Información, la Biblioteconomía, la Archivística y la Museología. Ciencias de la Información, comprobando, entre otros aspectos, sus orígenes formativos. Se utiliza como metodología la investigación bibliográfica, con enfoque teórico analítico de artículos indexados en el Banco de Datos de Ciencias de la Información (BRAPCI) que abarcan los años 2010 a 2020, apoyados en categorías predefinidas durante el proceso de búsqueda. Concluye que la producción intelectual analizada indica que sus autores tienen una formación marcada por la diversidad y multiplicidad de orígenes académicos, además de enfatizar la importancia de la integración y práctica interdisciplinaria entre las áreas mencionadas como Archivística, Biblioteconomía, Ciencias de la Información y la necesidad de ampliar estas interacciones.@es
This article addresses the emergence of new disciplines related to the advancement of science, the consequent specialization of knowledge and the defragmentation of knowledge through interdisciplinarity. It aims to identify authors who develop research on the training of information professionals in areas that dialogue with Information Science, Librarianship, Archival Science and Museology. Information Science, verifying, among other aspects, their training origins. As a methodology, bibliographic research is used, with an analytical theoretical approach of articles indexed in the Information Science Database (BRAPCI) covering 2010 to 2020, supported by pre-defined categories during the search process. It concludes that the analyzed intellectual production indicates that its authors have a formation marked by the diversity and multiplicity of academic origins, in addition to emphasizing the importance of integration and interdisciplinary practice between the mentioned areas such as Archival Science, Librarianship, Information Science and the need to expand these interactions.@en

. La formación del profesional de la información: un análisis a la luz del concepto de interdisciplinariedad the training of the information professional: an analysis in the light of the concept of interdisciplinarity a formação do profissional da informação: uma análise à luz do conceito de interdisciplinaridade. Revista bibliomar, [????].
NLP0.29
Visto 12 vezes
sem referências
Array
(
    [dateOfAvailability] => Array
        (
            [pt] => Array
                (
                    [0] => Array
                        (
                            [2022-12-21] => 210781
                        )

                )

        )

    [hasAuthor] => Array
        (
            [nn] => Array
                (
                    [0] => Array
                        (
                            [Ana Paula Lima dos Santos] => 1196
                        )

                    [1] => Array
                        (
                            [Chayenne de Andrade Gonçalves] => 211689
                        )

                    [2] => Array
                        (
                            [Verônica barboza scartassini] => 31101
                        )

                    [3] => Array
                        (
                            [Elisabete Gonçalves Souza] => 116316
                        )

                    [4] => Array
                        (
                            [Vitor Manoel Marques da Fonseca] => 40707
                        )

                )

        )

    [hasFileStorage] => Array
        (
            [nn] => Array
                (
                    [0] => Array
                        (
                            [_repository/125240/2023/01/oai_ojs_pkp_sfu_ca_article_20339#00080.pdf] => 212512
                        )

                )

        )

    [hasPageEnd] => Array
        (
            [pt] => Array
                (
                    [0] => Array
                        (
                            [140] => 1494
                        )

                )

        )

    [hasPageStart] => Array
        (
            [pt] => Array
                (
                    [0] => Array
                        (
                            [115] => 1001
                        )

                )

        )

    [hasSectionOf] => Array
        (
            [pt] => Array
                (
                    [0] => Array
                        (
                            [Artigo] => 3
                        )

                )

        )

    [hasSubject] => Array
        (
            [pt] => Array
                (
                    [0] => Array
                        (
                            [Profissional da informação] => 265033
                        )

                    [1] => Array
                        (
                            [Interdisciplinaridade] => 227447
                        )

                    [2] => Array
                        (
                            [Formação] => 235800
                        )

                    [3] => Array
                        (
                            [Ciência da informação] => 237157
                        )

                    [4] => Array
                        (
                            [Formação] => 11828
                        )

                )

        )

    [wasPublicationInDate] => Array
        (
            [nn] => Array
                (
                    [0] => Array
                        (
                            [2022-12-21] => 247722
                        )

                )

        )

    [hasLanguageExpression] => Array
        (
            [nn] => Array
                (
                    [0] => Array
                        (
                            [pt] => 232736
                        )

                )

        )

    [hasLicense] => Array
        (
            [nn] => Array
                (
                    [0] => Array
                        (
                            [RESERVERD] => 234643
                        )

                )

        )

    [isPartOfSource] => Array
        (
            [pt] => Array
                (
                    [0] => Array
                        (
                            [Revista Bibliomar] => 125240
                        )

                )

        )

    [hasIssueOf] => Array
        (
            [pt] => Array
                (
                    [0] => Array
                        (
                            [ISSUE:JNL:00080-2022-21-2] => 211656
                        )

                )

        )

    [hasAbstract] => Array
        (
            [pt] => Array
                (
                    [0] => Array
                        (
                            [O presente artigo aborda o surgimento de novas disciplinas relacionadas ao avanço da ciência, a consequente especialização do saber e a desfragmentação do conhecimento pela interdisciplinaridade. Tem como objetivo conhecer e identificar os autores que desenvolvem pesquisas sobre a formação do profissional da informação nas áreas que dialogam com a Ciência da Informação, a Biblioteconomia, a Arquivologia e a Museologia, verificando, entre outros aspectos, suas origens de formação e realizar uma análise das publicações da área no período de 2010-2020. Como metodologia, utiliza-se da pesquisa bibliográfica, com abordagem teórico analítica dos artigos indexados na Base de Dados em Ciência da Informação (BRAPCI) abrangendo 2010 a 2020, sustentada por categorias pré-definidas durante o processo de busca. Conclui que a produção intelectual analisada indica que seus autores têm uma formação marcada pela diversidade e multiplicidade de origens acadêmicas, além de salientar a importância de integração e da prática interdisciplinar entre as áreas mencionadas como a Arquivologia, a Biblioteconomia, a Ciência da Informação e a necessidade de ampliar essas interações.] => 0
                        )

                )

            [es] => Array
                (
                    [0] => Array
                        (
                            [Este artículo aborda el surgimiento de nuevas disciplinas relacionadas con el avance de la ciencia, la consecuente especialización del saber y la desfragmentación del saber a través de la interdisciplinariedad. Tiene como objetivo identificar autores que desarrollen investigaciones sobre la formación de profesionales de la información en áreas que dialogen con las Ciencias de la Información, la Biblioteconomía, la Archivística y la Museología. Ciencias de la Información, comprobando, entre otros aspectos, sus orígenes formativos. Se utiliza como metodología la investigación bibliográfica, con enfoque teórico analítico de artículos indexados en el Banco de Datos de Ciencias de la Información (BRAPCI) que abarcan los años 2010 a 2020, apoyados en categorías predefinidas durante el proceso de búsqueda. Concluye que la producción intelectual analizada indica que sus autores tienen una formación marcada por la diversidad y multiplicidad de orígenes académicos, además de enfatizar la importancia de la integración y práctica interdisciplinaria entre las áreas mencionadas como Archivística, Biblioteconomía, Ciencias de la Información y la necesidad de ampliar estas interacciones.] => 0
                        )

                )

            [en] => Array
                (
                    [0] => Array
                        (
                            [This article addresses the emergence of new disciplines related to the advancement of science, the consequent specialization of knowledge and the defragmentation of knowledge through interdisciplinarity. It aims to identify authors who develop research on the training of information professionals in areas that dialogue with Information Science, Librarianship, Archival Science and Museology. Information Science, verifying, among other aspects, their training origins. As a methodology, bibliographic research is used, with an analytical theoretical approach of articles indexed in the Information Science Database (BRAPCI) covering 2010 to 2020, supported by pre-defined categories during the search process. It concludes that the analyzed intellectual production indicates that its authors have a formation marked by the diversity and multiplicity of academic origins, in addition to emphasizing the importance of integration and interdisciplinary practice between the mentioned areas such as Archival Science, Librarianship, Information Science and the need to expand these interactions.] => 0
                        )

                )

        )

    [hasID] => Array
        (
            [nn] => Array
                (
                    [0] => Array
                        (
                            [oai:ojs.pkp.sfu.ca:article/20339] => 0
                        )

                )

        )

    [hasRegisterId] => Array
        (
            [pt] => Array
                (
                    [0] => Array
                        (
                            [http://periodicoseletronicos.ufma.br/index.php/bibliomar/article/view/20339] => 0
                        )

                    [1] => Array
                        (
                            [10.18764/2526-6160v21n2.2022.19] => 0
                        )

                )

        )

    [hasSource] => Array
        (
            [pt] => Array
                (
                    [0] => Array
                        (
                            [Revista Bibliomar; v. 21, n. 2, jul./dez. 2022; 115-140] => 0
                        )

                    [1] => Array
                        (
                            [2526-6160] => 0
                        )

                )

            [nn] => Array
                (
                    [0] => Array
                        (
                            [1677-7220] => 0
                        )

                )

        )

    [hasTitle] => Array
        (
            [es] => Array
                (
                    [0] => Array
                        (
                            [La formación del profesional de la información: un análisis a la luz del concepto de interdisciplinariedad] => 0
                        )

                )

            [en] => Array
                (
                    [0] => Array
                        (
                            [The training of the information professional: an analysis in the light of the concept of interdisciplinarity] => 0
                        )

                )

            [pt] => Array
                (
                    [0] => Array
                        (
                            [A formação do profissional da informação: uma análise à luz do conceito de interdisciplinaridade] => 0
                        )

                )

        )

    [hasUrl] => Array
        (
            [pt] => Array
                (
                    [0] => Array
                        (
                            [http://periodicoseletronicos.ufma.br/index.php/bibliomar/article/view/20339/11495] => 0
                        )

                )

            [nn] => Array
                (
                    [0] => Array
                        (
                            [http://periodicoseletronicos.ufma.br/index.php/bibliomar/article/view/20339] => 0
                        )

                    [1] => Array
                        (
                            [http://periodicoseletronicos.ufma.br/index.php/bibliomar/article/view/20339/11495] => 0
                        )

                )

        )

    [prefLabel] => Array
        (
            [pt] => Array
                (
                    [0] => Array
                        (
                            [Oai:ojs.pkp.sfu.ca:article/20339#00080] => 0
                        )

                )

        )

    [hasDOI] => Array
        (
            [nn] => Array
                (
                    [0] => Array
                        (
                            [10.18764/2526-6160v21n2.2022.19] => 0
                        )

                )

        )

)