Article Brapci-Revistas

Competência informacional na perspectiva da análise do discurso: interseções teóricas e metodológicas

Information competency under the perspective of discourse analysis: theoretical and methodological intersections

La alfabetización informacional en la perspectiva del análisis del discurso: Intersecciones teóricas y metodológicas

As a permanent learning process, information competency involves a set of skills, knowledge, and attitudes that enable people to deal with the complexity of the digital environment and its large amounts of information. As a field of study, it has incorporated several theoretical and methodological approaches which favor the understanding of its multifaceted dimensions. This research aims to analyze the national and international scientific production on information competency, focusing on French Discourse Analysis. Data were collected from two Brazilian databases, namely: Reference Database of Articles on Information Science Journals and the Brazilian Digital Library of Theses and Dissertations and three international ones (LISA, SCOPUS, and Web of Science) via their advanced search interfaces. Results showed no research on information competency whcih focused on Discourse Analysis in Brazilian Information Science. We found the the incipient international integration of this researchdue to the small quantity of studies we retrieved and the restricted number of involved authors. The field also lacks a research elite since the authors in this field of Studies show no dispersion. We conclude that Research requires further studies to theoretically and methodologically approximate the dimensions of French matrix discourse analysis with information competency.@en


Como processo de aprendizagem permanente, a competência em informação envolve um conjunto de habilidades, conhecimentos e atitudes que permitem que as pessoas saibam lidar com a complexidade do ambiente digital, caracterizado pela disponibilização de grandes quantidades de informação. Como campo de estudo, tem incorporado várias abordagens teóricas e metodológicas que favorecem o entendimento das suas dimensões multifacetadas. Esta pesquisa visa analisar a produção científica nacional e internacional da competência em informação com enfoque na Análise do Discurso de matriz francesa. O processo de coleta de dados foi realizado em duas bases de dados brasileiras, nomeadamente: Base de Dados Referenciais de Artigos de Periódicos em Ciência da Informação (BRAPCI) e Biblioteca Digital Brasileira de Teses e Dissertações (BDTD) e três internacionais (LISA, SCOPUS e Web of Science), utilizando as interfaces de busca avançada disponibilizadas por essas bases de dados. Os resultados revelaram a inexistência de pesquisas sobre competência em informação com enfoque na Análise do Discurso na Ciência da Informação brasileira. No contexto internacional observou-se a integração incipiente dessa abordagem de pesquisa, considerando a quantidade reduzida de estudos recuperados e o número restrito de autores envolvidos nesse domínio. Verificou-se, ainda, a ausência de uma elite de pesquisa, visto que existe dispersão de autores envolvidos nesse campo de estudos. Conclui-se que são necessários novos estudos que permitam estabelecer aproximações teóricas e metodológicas entre as dimensões da análise do discurso de matriz francesa com a competência em informação.@pt

. La alfabetización informacional en la perspectiva del análisis del discurso: intersecciones teóricas y metodológicas information competency under the perspective of discourse analysis: theoretical and methodological intersections competência informacional na perspectiva da análise do discurso: interseções teóricas e metodológicas. Incid: revista de ciência da informação e documentação, [????].
NLP0.29
Visto 19 vezes
sem referências
Array
(
    [dateOfAvailability] => Array
        (
            [pt] => Array
                (
                    [0] => Array
                        (
                            [2022-12-20] => 211252
                        )

                )

        )

    [hasAuthor] => Array
        (
            [nn] => Array
                (
                    [0] => Array
                        (
                            [Ilídio Lobato Ernesto Manhique] => 35121
                        )

                    [1] => Array
                        (
                            [Larissa de Mello Lima] => 14631
                        )

                    [2] => Array
                        (
                            [Mirelys Puerta Díaz] => 58687
                        )

                )

        )

    [hasFileStorage] => Array
        (
            [nn] => Array
                (
                    [0] => Array
                        (
                            [_repository/361/2023/01/oai_revistas_usp_br_article_195409#00022.pdf] => 212535
                        )

                )

        )

    [hasPageEnd] => Array
        (
            [pt] => Array
                (
                    [0] => Array
                        (
                            [87] => 593
                        )

                )

        )

    [hasPageStart] => Array
        (
            [pt] => Array
                (
                    [0] => Array
                        (
                            [69] => 1042
                        )

                )

        )

    [hasSectionOf] => Array
        (
            [pt] => Array
                (
                    [0] => Array
                        (
                            [Artigo] => 3
                        )

                )

        )

    [hasSubject] => Array
        (
            [pt] => Array
                (
                    [0] => Array
                        (
                            [Competência em informação] => 264669
                        )

                    [1] => Array
                        (
                            [Análise do discurso francesa] => 107039
                        )

                    [2] => Array
                        (
                            [Ciência da informação] => 237157
                        )

                    [3] => Array
                        (
                            [Produção científica] => 261508
                        )

                    [4] => Array
                        (
                            [Foucault] => 274080
                        )

                    [5] => Array
                        (
                            [Information competency] => 34489
                        )

                )

            [nn] => Array
                (
                    [0] => Array
                        (
                            [French discourse analysis] => 187878
                        )

                )

            [en] => Array
                (
                    [0] => Array
                        (
                            [Information science] => 233818
                        )

                    [1] => Array
                        (
                            [Scientific production] => 273771
                        )

                    [2] => Array
                        (
                            [Information competency] => 262451
                        )

                    [3] => Array
                        (
                            [French discourse analysis] => 282250
                        )

                    [4] => Array
                        (
                            [Foucault] => 277001
                        )

                )

        )

    [wasPublicationInDate] => Array
        (
            [nn] => Array
                (
                    [0] => Array
                        (
                            [2022-12-20] => 232787
                        )

                )

        )

    [hasLanguageExpression] => Array
        (
            [nn] => Array
                (
                    [0] => Array
                        (
                            [pt] => 232736
                        )

                )

        )

    [hasLicense] => Array
        (
            [nn] => Array
                (
                    [0] => Array
                        (
                            [Copyright (c)] => 232755
                        )

                    [1] => Array
                        (
                            [BY-NC/4.0] => 245907
                        )

                )

        )

    [isPartOfSource] => Array
        (
            [pt] => Array
                (
                    [0] => Array
                        (
                            [InCID: Revista de Ciência da Informação e Documentação] => 361
                        )

                )

        )

    [hasIssueOf] => Array
        (
            [pt] => Array
                (
                    [0] => Array
                        (
                            [ISSUE:JNL:00022-2022-13-2] => 211542
                        )

                )

        )

    [hasAbstract] => Array
        (
            [en] => Array
                (
                    [0] => Array
                        (
                            [As a permanent learning process, information competency involves a set of skills, knowledge, and attitudes that enable people to deal with the complexity of the digital environment and its large amounts of information. As a field of study, it has incorporated several theoretical and methodological approaches which favor the understanding of its multifaceted dimensions. This research aims to analyze the national and international scientific production on information competency, focusing on French Discourse Analysis. Data were collected from two Brazilian databases, namely: Reference Database of Articles on Information Science Journals and the Brazilian Digital Library of Theses and Dissertations and three international ones (LISA, SCOPUS, and Web of Science) via their advanced search interfaces. Results showed no research on information competency whcih focused on Discourse Analysis in Brazilian Information Science. We found the the incipient international integration of this researchdue to the small quantity of studies we retrieved and the restricted number of involved authors. The field also lacks a research elite since the authors in this field of Studies show no dispersion. We conclude that Research requires further studies to theoretically and methodologically approximate the dimensions of French matrix discourse analysis with information competency.] => 0
                        )

                )

            [pt] => Array
                (
                    [0] => Array
                        (
                            [Como processo de aprendizagem permanente, a competência em informação envolve um conjunto de habilidades, conhecimentos e atitudes que permitem que as pessoas saibam lidar com a complexidade do ambiente digital, caracterizado pela disponibilização de grandes quantidades de informação. Como campo de estudo, tem incorporado várias abordagens teóricas e metodológicas que favorecem o entendimento das suas dimensões multifacetadas. Esta pesquisa visa analisar a produção científica nacional e internacional da competência em informação com enfoque na Análise do Discurso de matriz francesa. O processo de coleta de dados foi realizado em duas bases de dados brasileiras, nomeadamente: Base de Dados Referenciais de Artigos de Periódicos em Ciência da Informação (BRAPCI) e Biblioteca Digital Brasileira de Teses e Dissertações (BDTD) e três internacionais (LISA, SCOPUS e Web of Science), utilizando as interfaces de busca avançada disponibilizadas por essas bases de dados. Os resultados revelaram a inexistência de pesquisas sobre competência em informação com enfoque na Análise do Discurso na Ciência da Informação brasileira. No contexto internacional observou-se a integração incipiente dessa abordagem de pesquisa, considerando a quantidade reduzida de estudos recuperados e o número restrito de autores envolvidos nesse domínio. Verificou-se, ainda, a ausência de uma elite de pesquisa, visto que existe dispersão de autores envolvidos nesse campo de estudos. Conclui-se que são necessários novos estudos que permitam estabelecer aproximações teóricas e metodológicas entre as dimensões da análise do discurso de matriz francesa com a competência em informação.] => 0
                        )

                )

        )

    [hasID] => Array
        (
            [nn] => Array
                (
                    [0] => Array
                        (
                            [oai:revistas.usp.br:article/195409] => 0
                        )

                )

        )

    [hasRegisterId] => Array
        (
            [pt] => Array
                (
                    [0] => Array
                        (
                            [https://www.revistas.usp.br/incid/article/view/195409] => 0
                        )

                    [1] => Array
                        (
                            [10.11606/issn.2178-2075.v13i2p69-87] => 0
                        )

                )

        )

    [hasSource] => Array
        (
            [pt] => Array
                (
                    [0] => Array
                        (
                            [InCID: Revista de Ciência da Informação e Documentação; v. 13 n. 2 (2022); 69-87] => 0
                        )

                    [1] => Array
                        (
                            [2178-2075] => 0
                        )

                )

        )

    [hasTitle] => Array
        (
            [es] => Array
                (
                    [0] => Array
                        (
                            [La alfabetización informacional en la perspectiva del análisis del discurso: Intersecciones teóricas y metodológicas] => 0
                        )

                )

            [en] => Array
                (
                    [0] => Array
                        (
                            [Information competency under the perspective of discourse analysis: theoretical and methodological intersections] => 0
                        )

                )

            [pt] => Array
                (
                    [0] => Array
                        (
                            [Competência informacional na perspectiva da análise do discurso: interseções teóricas e metodológicas] => 0
                        )

                )

        )

    [hasUrl] => Array
        (
            [pt] => Array
                (
                    [0] => Array
                        (
                            [https://www.revistas.usp.br/incid/article/view/195409/189466] => 0
                        )

                )

            [nn] => Array
                (
                    [0] => Array
                        (
                            [https://www.revistas.usp.br/incid/article/view/195409] => 0
                        )

                    [1] => Array
                        (
                            [https://www.revistas.usp.br/incid/article/view/195409/189466] => 0
                        )

                    [2] => Array
                        (
                            [https://www.revistas.usp.br/incid/article/view/195409/193572] => 0
                        )

                )

        )

    [prefLabel] => Array
        (
            [pt] => Array
                (
                    [0] => Array
                        (
                            [Oai:revistas.usp.br:article/195409#00022] => 0
                        )

                )

        )

    [hasDOI] => Array
        (
            [nn] => Array
                (
                    [0] => Array
                        (
                            [10.11606/issn.2178-2075.v13i2p69-87] => 0
                        )

                )

        )

)