Article Brapci-Revistas

A revolução digital no mercado do livro e as novas práticas de leitura nos Estados Unidos, França e Brasil

The digital revolution in the book market and the new reading practices in the United States, France and Brazil

La revolución digital en el mercado del libro y las nuevas prácticas de lectura en Estados Unidos, Francia y Brasil

Technological changes, especially the internet, have modified the forms of production, access and consumption of books. Whether for authors, who can self-publish, for publishers, who have started to offer audiobooks and ebooks, or for readers, who read on screen and from clicks, the book market is experiencing a digital revolution. In this context, a documentary and bibliographic research is carried out based on statistical data on three countries (Brazil, United States and France) with the objective of analyzing the size of the reading population in each country, the interest of young people in reading, ebook reading rates and library use/interest. It appears that, although the total number of readers in each country has remained stable in the last decade and the younger ones constitute the group most interested in digital books and audiobooks, the practice of reading printed books has reduced among adolescents and adults in a way that constant in recent years. In addition, the demand for libraries has decreased, especially with regard to the use of their bibliographic collection, raising doubts about their future in an increasingly digital world.@en


Los cambios tecnológicos, especialmente internet, modificaron las formas de producción, acceso y consumo de libros. Ya sea para los autores, que pueden autoeditarse, para las editoriales, que han comenzado a ofrecer audiolibros y libros digitales, o para los lectores, que leen en pantalla ya partir de clics, el mercado del libro vive una revolución. En este contexto, se realiza una investigación documental y bibliográfica a partir de datos estadísticos de tres países (Brasil, Estados Unidos y Francia) con el objetivo de analizar el tamaño de la población lectora de cada país, el interés de los jóvenes por la lectura, tasas de lectura de libros digitales y uso/interés de la biblioteca. Parece que, aunque el número total de lectores en cada país se ha mantenido estable en la última década y los más jóvenes constituyen el grupo más interesado en libros digitales y audiolibros, la práctica de leer libros impresos se redujo entre adolescentes y adultos de manera esa constante en los últimos años. Además, la demanda de bibliotecas ha disminuido, especialmente en lo que se refiere al uso de su fondo bibliográfico, lo que genera dudas sobre su futuro en un mundo cada vez más digital.@es
As mudanças tecnológicas, sobretudo a internet, modificaram as formas de produção, acesso e consumo do livro. Seja para os autores, que podem se autopublicar, para as editoras, que passaram a oferecer audiolivros e livros digitais, como para os leitores, que leem em tela e a partir de cliques, o mercado do livro vivencia uma revolução digital. Nesse contexto, realiza-se uma pesquisa de cunho documental e bibliográfico a partir de dados estatísticos sobre três países (Brasil, Estados Unidos e França) com o objetivo de analisar o tamanho da população leitora de cada país, o interesse dos jovens pela leitura, as taxas de leitura de livros digitais e o uso/interesse pelas bibliotecas. Verifica-se que, embora o número total de leitores em cada país tenha permanecido estável na última década e os mais jovens constituírem o grupo mais interessado em livros digitais e audiolivros, a prática de leitura de livros impressos reduziu entre adolescentes e adultos de modo constante nos últimos anos. Além disso, a procura pelas bibliotecas diminuiu, especialmente no que se refere ao uso do seu acervo bibliográfico, levantando dúvidas sobre o seu futuro em um mundo cada vez mais digital.@pt

. The digital revolution in the book market and the new reading practices in the united states, france and brazil la revolución digital en el mercado del libro y las nuevas prácticas de lectura en estados unidos, francia y brasil a revolução digital no mercado do livro e as novas práticas de leitura nos estados unidos, frança e brasil. Revista ibero-americana de ciência da informação, [????].
NLP0.29
Visto 21 vezes
sem referências
Array
(
    [dateOfAvailability] => Array
        (
            [pt] => Array
                (
                    [0] => Array
                        (
                            [2022-12-15] => 210663
                        )

                )

        )

    [hasAuthor] => Array
        (
            [nn] => Array
                (
                    [0] => Array
                        (
                            [Willian Eduardo Righini de Souza] => 9354
                        )

                )

        )

    [hasFileStorage] => Array
        (
            [nn] => Array
                (
                    [0] => Array
                        (
                            [_repository/596/2023/01/oai_ojs_pkp_sfu_ca_article_44171#00040.pdf] => 212559
                        )

                )

        )

    [hasPageEnd] => Array
        (
            [pt] => Array
                (
                    [0] => Array
                        (
                            [804] => 76734
                        )

                )

        )

    [hasPageStart] => Array
        (
            [pt] => Array
                (
                    [0] => Array
                        (
                            [782] => 211484
                        )

                )

        )

    [hasSectionOf] => Array
        (
            [pt] => Array
                (
                    [0] => Array
                        (
                            [Artigo] => 3
                        )

                )

        )

    [hasSubject] => Array
        (
            [pt] => Array
                (
                    [0] => Array
                        (
                            [Leitura] => 278610
                        )

                    [1] => Array
                        (
                            [Livro digital] => 265976
                        )

                    [2] => Array
                        (
                            [Livro impresso] => 179288
                        )

                    [3] => Array
                        (
                            [Biblioteca] => 237708
                        )

                    [4] => Array
                        (
                            [Revolução digital] => 65184
                        )

                    [5] => Array
                        (
                            [Lectura] => 10915
                        )

                    [6] => Array
                        (
                            [Ebook] => 190578
                        )

                )

            [es] => Array
                (
                    [0] => Array
                        (
                            [Libro digital] => 58142
                        )

                    [1] => Array
                        (
                            [Libro impreso] => 84215
                        )

                    [2] => Array
                        (
                            [Revolución digital] => 58891
                        )

                    [3] => Array
                        (
                            [Biblioteca] => 247247
                        )

                    [4] => Array
                        (
                            [Lectura] => 267113
                        )

                )

            [en] => Array
                (
                    [0] => Array
                        (
                            [Reading] => 171993
                        )

                    [1] => Array
                        (
                            [Printed book] => 179284
                        )

                    [2] => Array
                        (
                            [Library] => 178021
                        )

                    [3] => Array
                        (
                            [Digital revolution] => 58890
                        )

                    [4] => Array
                        (
                            [Ebook] => 268862
                        )

                    [5] => Array
                        (
                            [Reading] => 1211
                        )

                )

        )

    [wasPublicationInDate] => Array
        (
            [nn] => Array
                (
                    [0] => Array
                        (
                            [2022-12-15] => 232810
                        )

                )

        )

    [hasLanguageExpression] => Array
        (
            [nn] => Array
                (
                    [0] => Array
                        (
                            [pt] => 232736
                        )

                )

        )

    [hasLicense] => Array
        (
            [nn] => Array
                (
                    [0] => Array
                        (
                            [Copyright (c)] => 232755
                        )

                    [1] => Array
                        (
                            [CCBY4.0] => 232756
                        )

                )

        )

    [isPartOfSource] => Array
        (
            [pt] => Array
                (
                    [0] => Array
                        (
                            [Revista Ibero-Americana de Ciência da Informação] => 596
                        )

                )

        )

    [hasIssueOf] => Array
        (
            [pt] => Array
                (
                    [0] => Array
                        (
                            [ISSUE:JNL:00040-2022-15-] => 197938
                        )

                )

            [nn] => Array
                (
                    [0] => Array
                        (
                            [ISSUE:JNL:40:2022-15-3] => 232140
                        )

                )

        )

    [hasAbstract] => Array
        (
            [en] => Array
                (
                    [0] => Array
                        (
                            [Technological changes, especially the internet, have modified the forms of production, access and consumption of books. Whether for authors, who can self-publish, for publishers, who have started to offer audiobooks and ebooks, or for readers, who read on screen and from clicks, the book market is experiencing a digital revolution. In this context, a documentary and bibliographic research is carried out based on statistical data on three countries (Brazil, United States and France) with the objective of analyzing the size of the reading population in each country, the interest of young people in reading, ebook reading rates and library use/interest. It appears that, although the total number of readers in each country has remained stable in the last decade and the younger ones constitute the group most interested in digital books and audiobooks, the practice of reading printed books has reduced among adolescents and adults in a way that constant in recent years. In addition, the demand for libraries has decreased, especially with regard to the use of their bibliographic collection, raising doubts about their future in an increasingly digital world.] => 0
                        )

                )

            [es] => Array
                (
                    [0] => Array
                        (
                            [Los cambios tecnológicos, especialmente internet, modificaron las formas de producción, acceso y consumo de libros. Ya sea para los autores, que pueden autoeditarse, para las editoriales, que han comenzado a ofrecer audiolibros y libros digitales, o para los lectores, que leen en pantalla ya partir de clics, el mercado del libro vive una revolución. En este contexto, se realiza una investigación documental y bibliográfica a partir de datos estadísticos de tres países (Brasil, Estados Unidos y Francia) con el objetivo de analizar el tamaño de la población lectora de cada país, el interés de los jóvenes por la lectura, tasas de lectura de libros digitales y uso/interés de la biblioteca. Parece que, aunque el número total de lectores en cada país se ha mantenido estable en la última década y los más jóvenes constituyen el grupo más interesado en libros digitales y audiolibros, la práctica de leer libros impresos se redujo entre adolescentes y adultos de manera esa constante en los últimos años. Además, la demanda de bibliotecas ha disminuido, especialmente en lo que se refiere al uso de su fondo bibliográfico, lo que genera dudas sobre su futuro en un mundo cada vez más digital.] => 0
                        )

                )

            [pt] => Array
                (
                    [0] => Array
                        (
                            [As mudanças tecnológicas, sobretudo a internet, modificaram as formas de produção, acesso e consumo do livro. Seja para os autores, que podem se autopublicar, para as editoras, que passaram a oferecer audiolivros e livros digitais, como para os leitores, que leem em tela e a partir de cliques, o mercado do livro vivencia uma revolução digital. Nesse contexto, realiza-se uma pesquisa de cunho documental e bibliográfico a partir de dados estatísticos sobre três países (Brasil, Estados Unidos e França) com o objetivo de analisar o tamanho da população leitora de cada país, o interesse dos jovens pela leitura, as taxas de leitura de livros digitais e o uso/interesse pelas bibliotecas. Verifica-se que, embora o número total de leitores em cada país tenha permanecido estável na última década e os mais jovens constituírem o grupo mais interessado em livros digitais e audiolivros, a prática de leitura de livros impressos reduziu entre adolescentes e adultos de modo constante nos últimos anos. Além disso, a procura pelas bibliotecas diminuiu, especialmente no que se refere ao uso do seu acervo bibliográfico, levantando dúvidas sobre o seu futuro em um mundo cada vez mais digital.] => 0
                        )

                )

        )

    [hasID] => Array
        (
            [nn] => Array
                (
                    [0] => Array
                        (
                            [oai:ojs.pkp.sfu.ca:article/44171] => 0
                        )

                )

        )

    [hasRegisterId] => Array
        (
            [pt] => Array
                (
                    [0] => Array
                        (
                            [https://periodicos.unb.br/index.php/RICI/article/view/44171] => 0
                        )

                    [1] => Array
                        (
                            [10.26512/rici.v15.n3.2022.44171] => 0
                        )

                )

        )

    [hasSource] => Array
        (
            [pt] => Array
                (
                    [0] => Array
                        (
                            [Revista Ibero-Americana de Ciência da Informação; Vol. 15 No. 3 (2022): Revista Ibero-americana de Ciência da Informação; 782-804] => 0
                        )

                    [1] => Array
                        (
                            [Revista Ibero-Americana de Ciência da Informação; v. 15 n. 3 (2022): Revista Ibero-americana de Ciência da Informação; 782-804] => 0
                        )

                )

            [es] => Array
                (
                    [0] => Array
                        (
                            [Revista Ibero-Americana de Ciência da Informação; Vol. 15 Núm. 3 (2022): Revista Ibero-americana de Ciência da Informação; 782-804] => 0
                        )

                )

            [nn] => Array
                (
                    [0] => Array
                        (
                            [1983-5213] => 0
                        )

                    [1] => Array
                        (
                            [10.26512/rici.v15.n3.2022] => 0
                        )

                )

        )

    [hasTitle] => Array
        (
            [en] => Array
                (
                    [0] => Array
                        (
                            [The digital revolution in the book market and the new reading practices in the United States, France and Brazil] => 0
                        )

                )

            [es] => Array
                (
                    [0] => Array
                        (
                            [La revolución digital en el mercado del libro y las nuevas prácticas de lectura en Estados Unidos, Francia y Brasil] => 0
                        )

                )

            [pt] => Array
                (
                    [0] => Array
                        (
                            [A revolução digital no mercado do livro e as novas práticas de leitura nos Estados Unidos, França e Brasil] => 0
                        )

                )

        )

    [hasUrl] => Array
        (
            [pt] => Array
                (
                    [0] => Array
                        (
                            [https://periodicos.unb.br/index.php/RICI/article/view/44171/35272] => 0
                        )

                )

            [nn] => Array
                (
                    [0] => Array
                        (
                            [https://periodicos.unb.br/index.php/RICI/article/view/44171] => 0
                        )

                    [1] => Array
                        (
                            [https://periodicos.unb.br/index.php/RICI/article/view/44171/35272] => 0
                        )

                )

        )

    [prefLabel] => Array
        (
            [pt] => Array
                (
                    [0] => Array
                        (
                            [Oai:ojs.pkp.sfu.ca:article/44171#00040] => 0
                        )

                )

        )

    [hasDOI] => Array
        (
            [nn] => Array
                (
                    [0] => Array
                        (
                            [10.26512/rici.v15.n3.2022.44171] => 0
                        )

                )

        )

)