Article Brapci-Revistas

O que se ensina nos estudos de género em Portugal: uma análise bibliométrica dos planos curriculares

What is taught in gender studies in Portugal: a bibliometric analysis of the syllabi

Lo que se enseña en los estudios de género en Portugal: un análisis bibliométrico de planes curriculares

Objective: To map and identify bibliographic referencing patterns in the syllabi of master’s and Ph.D. courses in Women´s, Gender, and Feminist Studies (WGFS) offered by Portuguese Public Universities Methods: Bibliometric analysis of the 448 references listed in the 84 course units that make up the three doctoral and four master´s degree programs in WGFS, running in the 2021-22 academic year. Results: The most commonly used references in the analyzed courses are books published from the 1990s onwards, with a preponderance of individual authorship. The national bibliographic production is prevalent, although there is a significant weight of references published in other countries of Europe and North America, especially in English-speaking countries and by anglophone authors. The profile of references is diverse, in terms of the disciplinary origin of the authors, although essentially limited to the social sciences and humanities. Similarly, the themes addressed are diversified, with particular emphasis given to the problems of Identities and Sexualities, in which the dialogue with the areas of natural sciences is more present. Conclusions: The study allows us to delineate a profile of the WGFS training offer currently available in Portugal eminently theoretical, markedly post-structuralist, interdisciplinary, with remarkable opines to the debates conducted in other countries, but with scarce representation of works and authors from the Global South, reflecting the Anglo-Eurocentrism of the currently recommended bibliographies.@en


Objetivo: mapear e identificar patrones de referencia bibliográfica en los programas de las unidades curriculares de Maestría y Doctorado en Estudios de la Mujer, Género y Feministas (EMGF) ofrecidos por las Universidades Públicas Portuguesas Método: análisis bibliométrico de las 448 referencias señaladas en las 84 unidades curriculares que componen los tres cursos de doctorado y cuatro de maestría, en la EMGF, en funcionamiento en el curso académico 2021-22. Resultado: las referencias más comúnmente movilizadas en los cursos analizados son libros publicados a partir de la década de 1990, con preponderancia de autoría individual. Prevalece la producción bibliográfica nacional, aunque hay un peso significativo de referencias publicadas en otros países de Europa y Norteamérica, especialmente en países y por autores de habla inglesa. El perfil de las referencias es diverso, en cuanto al origen disciplinar de los autores, aunque esencialmente limitado a las Ciencias Sociales y Humanas. De igual forma, los temas abordados son diversos, con especial énfasis en el tema de Identidades y Sexualidades, en el que está más presente el diálogo con las áreas de Ciencias Naturales. Conclusiones: el estudio permite delinear un perfil de la oferta formativa en EMGF actualmente disponible en Portugal, eminentemente teórica, marcadamente posestructuralista, interdisciplinar, con notable apertura a los debates realizados en otros países, pero con escasa representación de obras y autores de los países del Sur Global, reflejando el anglo-eurocentrismo de las bibliografías actualmente recomendadas.@es
Objetivo: Mapear e identificar padrões de referenciação bibliográfica nos programas das unidades curriculares dos cursos de Mestrado e Doutoramento em Estudos sobre as Mulheres, de Gênero e Feministas (EMGF) oferecidos por Universidades Públicas Portuguesas Método: Análise bibliométrica das 448 referências indicadas nas 84 unidades curriculares que compõem os três cursos de doutoramento e quatro de mestrado, em EMGF, em funcionamento no ano letivo de 2021-22.   Resultado: As referências mais comumente mobilizadas nos cursos analisados são livros publicados a partir da década de 1990, com preponderância da autoria individual. A produção bibliográfica nacional é prevalecente, embora se verifique um peso significativo de referências publicadas em outros países da Europa e América do Norte, sobretudo em países e por autores/as anglófonos/as. O perfil de referências é diverso, em termos de procedência disciplinar das autorias, embora essencialmente circunscrita às Ciências Sociais e Humanas. Similarmente, são diversificadas as temáticas abordadas, com particular destaque atribuído à problemática das Identidades e das Sexualidades, na qual o diálogo com as áreas das Ciências Naturais se faz mais presente. Conclusões: O estudo permite delinear um perfil de oferta formativa em EMGF atualmente disponível em Portugal, eminentemente teórico, marcadamente pós-estruturalista, interdisciplinar, com notável abertura aos debates conduzidos em outros países, mas com parca representação de obras e autores/as dos países do Sul Global, refletindo o anglo-eurocentrismo das bibliografias atualmente recomendadas.@pt

. What is taught in gender studies in portugal: a bibliometric analysis of the syllabi lo que se enseña en los estudios de género en portugal: un análisis bibliométrico de planes curriculares o que se ensina nos estudos de género em portugal: uma análise bibliométrica dos planos curriculares. Encontros bibli: revista eletrônica de biblioteconomia e ciência da informação, [????].
NLP0.29
Visto 14 vezes
sem referências
Array
(
    [dateOfAvailability] => Array
        (
            [pt] => Array
                (
                    [0] => Array
                        (
                            [2022-12-02] => 210520
                        )

                )

        )

    [hasAuthor] => Array
        (
            [nn] => Array
                (
                    [0] => Array
                        (
                            [Caynnã de Camargo Santos] => 211319
                        )

                    [1] => Array
                        (
                            [Mónica do Adro Lopes] => 211320
                        )

                    [2] => Array
                        (
                            [Cristina Coimbra Vieira] => 211321
                        )

                    [3] => Array
                        (
                            [Virgínia Ferreira] => 211322
                        )

                    [4] => Array
                        (
                            [Virgã­nia Ferreira] => 261743
                        )

                )

        )

    [hasFileStorage] => Array
        (
            [nn] => Array
                (
                    [0] => Array
                        (
                            [_repository/271/2023/01/oai_periodicos_ufsc_br_article_87522#00016.pdf] => 212602
                        )

                )

        )

    [hasSectionOf] => Array
        (
            [pt] => Array
                (
                    [0] => Array
                        (
                            [Artigo] => 3
                        )

                )

        )

    [hasSubject] => Array
        (
            [pt] => Array
                (
                    [0] => Array
                        (
                            [Estudo de gênero] => 5801
                        )

                    [1] => Array
                        (
                            [Conteúdo programático] => 211316
                        )

                    [2] => Array
                        (
                            [Ensino superior] => 248246
                        )

                    [3] => Array
                        (
                            [Bibliometria] => 237251
                        )

                    [4] => Array
                        (
                            [Estudios de género] => 61711
                        )

                    [5] => Array
                        (
                            [Estudos de gãªnero] => 261744
                        )

                    [6] => Array
                        (
                            [Conteúdos programáticos] => 261745
                        )

                )

            [en] => Array
                (
                    [0] => Array
                        (
                            [Gender studies] => 268318
                        )

                    [1] => Array
                        (
                            [Programmatic contents] => 211317
                        )

                    [2] => Array
                        (
                            [Higher education] => 253093
                        )

                    [3] => Array
                        (
                            [Bibliometrics] => 263968
                        )

                )

            [es] => Array
                (
                    [0] => Array
                        (
                            [Contenidos programáticos] => 211318
                        )

                    [1] => Array
                        (
                            [Enseñanza superior] => 261748
                        )

                    [2] => Array
                        (
                            [Estudios de género] => 273416
                        )

                    [3] => Array
                        (
                            [Contenidos programá!ticos] => 261747
                        )

                    [4] => Array
                        (
                            [Bibliometrã­a] => 261749
                        )

                )

        )

    [wasPublicationInDate] => Array
        (
            [nn] => Array
                (
                    [0] => Array
                        (
                            [2022-12-02] => 261697
                        )

                )

        )

    [hasLanguageExpression] => Array
        (
            [nn] => Array
                (
                    [0] => Array
                        (
                            [pt] => 232736
                        )

                )

        )

    [hasLicense] => Array
        (
            [nn] => Array
                (
                    [0] => Array
                        (
                            [Copyright (c)] => 232755
                        )

                    [1] => Array
                        (
                            [CCBY4.0] => 232756
                        )

                )

        )

    [isPartOfSource] => Array
        (
            [pt] => Array
                (
                    [0] => Array
                        (
                            [Encontros Bibli: Revista Eletrônica de Biblioteconomia e Ciência da Informação] => 271
                        )

                )

        )

    [hasIssueOf] => Array
        (
            [pt] => Array
                (
                    [0] => Array
                        (
                            [ISSUE:JNL:00016-2022-27-] => 169728
                        )

                )

        )

    [hasAbstract] => Array
        (
            [en] => Array
                (
                    [0] => Array
                        (
                            [Objective: To map and identify bibliographic referencing patterns in the syllabi of master’s and Ph.D. courses in Women´s, Gender, and Feminist Studies (WGFS) offered by Portuguese Public Universities
Methods: Bibliometric analysis of the 448 references listed in the 84 course units that make up the three doctoral and four master´s degree programs in WGFS, running in the 2021-22 academic year.
Results: The most commonly used references in the analyzed courses are books published from the 1990s onwards, with a preponderance of individual authorship. The national bibliographic production is prevalent, although there is a significant weight of references published in other countries of Europe and North America, especially in English-speaking countries and by anglophone authors. The profile of references is diverse, in terms of the disciplinary origin of the authors, although essentially limited to the social sciences and humanities. Similarly, the themes addressed are diversified, with particular emphasis given to the problems of Identities and Sexualities, in which the dialogue with the areas of natural sciences is more present.
Conclusions: The study allows us to delineate a profile of the WGFS training offer currently available in Portugal eminently theoretical, markedly post-structuralist, interdisciplinary, with remarkable opines to the debates conducted in other countries, but with scarce representation of works and authors from the Global South, reflecting the Anglo-Eurocentrism of the currently recommended bibliographies.] => 0
                        )

                )

            [es] => Array
                (
                    [0] => Array
                        (
                            [Objetivo: mapear e identificar patrones de referencia bibliográfica en los programas de las unidades curriculares de Maestría y Doctorado en Estudios de la Mujer, Género y Feministas (EMGF) ofrecidos por las Universidades Públicas Portuguesas

Método: análisis bibliométrico de las 448 referencias señaladas en las 84 unidades curriculares que componen los tres cursos de doctorado y cuatro de maestría, en la EMGF, en funcionamiento en el curso académico 2021-22.

Resultado: las referencias más comúnmente movilizadas en los cursos analizados son libros publicados a partir de la década de 1990, con preponderancia de autoría individual. Prevalece la producción bibliográfica nacional, aunque hay un peso significativo de referencias publicadas en otros países de Europa y Norteamérica, especialmente en países y por autores de habla inglesa. El perfil de las referencias es diverso, en cuanto al origen disciplinar de los autores, aunque esencialmente limitado a las Ciencias Sociales y Humanas. De igual forma, los temas abordados son diversos, con especial énfasis en el tema de Identidades y Sexualidades, en el que está más presente el diálogo con las áreas de Ciencias Naturales.

Conclusiones: el estudio permite delinear un perfil de la oferta formativa en EMGF actualmente disponible en Portugal, eminentemente teórica, marcadamente posestructuralista, interdisciplinar, con notable apertura a los debates realizados en otros países, pero con escasa representación de obras y autores de los países del Sur Global, reflejando el anglo-eurocentrismo de las bibliografías actualmente recomendadas.] => 0
                        )

                )

            [pt] => Array
                (
                    [0] => Array
                        (
                            [Objetivo: Mapear e identificar padrões de referenciação bibliográfica nos programas das unidades curriculares dos cursos de Mestrado e Doutoramento em Estudos sobre as Mulheres, de Gênero e Feministas (EMGF) oferecidos por Universidades Públicas Portuguesas
Método: Análise bibliométrica das 448 referências indicadas nas 84 unidades curriculares que compõem os três cursos de doutoramento e quatro de mestrado, em EMGF, em funcionamento no ano letivo de 2021-22.  
Resultado: As referências mais comumente mobilizadas nos cursos analisados são livros publicados a partir da década de 1990, com preponderância da autoria individual. A produção bibliográfica nacional é prevalecente, embora se verifique um peso significativo de referências publicadas em outros países da Europa e América do Norte, sobretudo em países e por autores/as anglófonos/as. O perfil de referências é diverso, em termos de procedência disciplinar das autorias, embora essencialmente circunscrita às Ciências Sociais e Humanas. Similarmente, são diversificadas as temáticas abordadas, com particular destaque atribuído à problemática das Identidades e das Sexualidades, na qual o diálogo com as áreas das Ciências Naturais se faz mais presente.
Conclusões: O estudo permite delinear um perfil de oferta formativa em EMGF atualmente disponível em Portugal, eminentemente teórico, marcadamente pós-estruturalista, interdisciplinar, com notável abertura aos debates conduzidos em outros países, mas com parca representação de obras e autores/as dos países do Sul Global, refletindo o anglo-eurocentrismo das bibliografias atualmente recomendadas.] => 0
                        )

                )

        )

    [hasID] => Array
        (
            [nn] => Array
                (
                    [0] => Array
                        (
                            [oai:periodicos.ufsc.br:article/87522] => 0
                        )

                )

        )

    [hasRegisterId] => Array
        (
            [pt] => Array
                (
                    [0] => Array
                        (
                            [https://periodicos.ufsc.br/index.php/eb/article/view/87522] => 0
                        )

                    [1] => Array
                        (
                            [10.5007/1518-2924.2022.e87522] => 0
                        )

                )

        )

    [hasSource] => Array
        (
            [pt] => Array
                (
                    [0] => Array
                        (
                            [Encontros Bibli: revista eletrônica de biblioteconomia e ciência da informação; Vol. 27 (2022): O valor da Ciência em prol da Humanidade] => 0
                        )

                    [1] => Array
                        (
                            [Encontros Bibli: revista eletrônica de biblioteconomia e ciência da informação; v. 27 (2022): O valor da Ciência em prol da Humanidade] => 0
                        )

                    [2] => Array
                        (
                            [1518-2924] => 0
                        )

                )

            [es] => Array
                (
                    [0] => Array
                        (
                            [Encontros Bibli: revista electrónica de bibliotecología y ciencias de la información.; Vol. 27 (2022): O valor da Ciência em prol da Humanidade] => 0
                        )

                )

        )

    [hasTitle] => Array
        (
            [en] => Array
                (
                    [0] => Array
                        (
                            [What is taught in gender studies in Portugal: a bibliometric analysis of the syllabi] => 0
                        )

                )

            [es] => Array
                (
                    [0] => Array
                        (
                            [Lo que se enseña en los estudios de género en Portugal: un análisis bibliométrico de planes curriculares] => 0
                        )

                )

            [pt] => Array
                (
                    [0] => Array
                        (
                            [O que se ensina nos estudos de género em Portugal: uma análise bibliométrica dos planos curriculares] => 0
                        )

                )

        )

    [hasUrl] => Array
        (
            [pt] => Array
                (
                    [0] => Array
                        (
                            [https://periodicos.ufsc.br/index.php/eb/article/view/87522/52015] => 0
                        )

                )

            [nn] => Array
                (
                    [0] => Array
                        (
                            [https://periodicos.ufsc.br/index.php/eb/article/view/87522] => 0
                        )

                    [1] => Array
                        (
                            [https://periodicos.ufsc.br/index.php/eb/article/view/87522/52015] => 0
                        )

                    [2] => Array
                        (
                            [https://periodicos.ufsc.br/index.php/eb/article/view/87522/53880] => 0
                        )

                )

        )

    [prefLabel] => Array
        (
            [pt] => Array
                (
                    [0] => Array
                        (
                            [Oai:periodicos.ufsc.br:article/87522#00016] => 0
                        )

                )

        )

    [hasDOI] => Array
        (
            [nn] => Array
                (
                    [0] => Array
                        (
                            [10.5007/1518-2924.2022.e87522] => 0
                        )

                )

        )

)