Article Brapci-Revistas

Os desafios do algoritmo da plataforma para o trabalho do influenciador digital conhecido como youtuber

The challenges of the platform algorithm for the work of the digital influencer known as youtuber

Los desafíos del algoritmo de la plataforma para el trabajo del influencer digital conocido como youtuber

Youtubers are digital influencers who use Youtube as their main platform. They are able to engage with their audience aiming to turn their interactions into monetary gains. However, the YouTube platform is considerably managed by algorithms that lack precision in terms of their functioning and are suddenly modified, making the exercise of the profession a constant challenge for these content creators. Therefore, this article aims to present some of the results obtained through a study for a dissertation of professional master´s degree in psychology that, based on content analysis, articulated the verbalizations of six youtubers interviewed with the current literature available. It was possible to identify that, even for those who have experience in this activity, the YouTube algorithm still causes concerns with regard to its lack of transparency, its unpredictability and its volatility, which may result in damage to mental health of those who are not prepared for this activity.@en


Los youtubers son personas influyentes que usan YouTube como su plataforma principal y son capaces de interactuar con su audiencia, con el objetivo de convertir sus interacciones en numerarios. Sin embargo, la plataforma YouTube es de manera considerable manejada por algoritmos que carecen de precisión en cuanto a su funcionamiento y sufren cambios repentinos, haciendo del ejercicio de la profesión un desafío constante para estos creadores de contenido. Por lo tanto, el presente trabajo tiene como objetivo presentar un recorte de los resultados obtenidos en un estudio para una disertación de grado académico de magíster en psicología, que, a partir del análisis de contenido, articuló las verbalizaciones de seis youtubers entrevistados con la literatura actual disponible. Fue posible identificar que, incluso para aquellos que tienen experiencia en esta actividad, el algoritmo de YouTube sigue siendo motivo de preocupación por su falta de transparencia, su imprevisibilidad y su volatilidad, lo que puede resultar en daños a la salud mental de los sujetos que no están preparados para tal trabajo.@es
Youtubers são influenciadores digitais que utilizam como plataforma principal o YouTube e conseguem se relacionar com o seu público, objetivando reverter suas interações em ganhos monetários. Entretanto, a plataforma YouTube é consideravelmente administrada por algoritmos que carecem de precisão, quanto ao seu funcionamento, e sofrem repentinas modificações, tornando o exercício da profissão um constante desafio para esses criadores de conteúdos. Logo, o presente trabalho tem por objetivo apresentar um recorte dos resultados obtidos em um estudo para dissertação de mestrado profissional em psicologia, que, a partir da análise de conteúdo, articulou as verbalizações de seis youtubers entrevistados com a literatura atual disponível. Foi possível identificar que, mesmo naqueles que têm experiência nessa atividade, o algoritmo do YouTube ainda provoca inquietações por sua falta de transparência, sua imprevisibilidade e sua volatilidade, as quais podem vir a resultar em prejuízos à saúde mental dos sujeitos que não estejam preparados para tal ofício.@pt

. The challenges of the platform algorithm for the work of the digital influencer known as youtuber los desafíos del algoritmo de la plataforma para el trabajo del influencer digital conocido como youtuber os desafios do algoritmo da plataforma para o trabalho do influenciador digital conhecido como youtuber. Revista eletrônica de comunicação, informação e inovação em saúde, [????].
NLP0.29
Visto 31 vezes
sem referências
Array
(
    [hasAuthor] => Array
        (
            [nn] => Array
                (
                    [0] => Array
                        (
                            [Alice Maggi] => 211191
                        )

                    [1] => Array
                        (
                            [Rodolfo Cescon Niederauer] => 211190
                        )

                )

        )

    [dateOfAvailability] => Array
        (
            [pt] => Array
                (
                    [0] => Array
                        (
                            [2022-12-23] => 210926
                        )

                )

        )

    [hasFileStorage] => Array
        (
            [nn] => Array
                (
                    [0] => Array
                        (
                            [_repository/127865/2023/01/oai_www_reciis_icict_fiocruz_br_article_3379#00086.pdf] => 212627
                        )

                )

        )

    [hasPageEnd] => Array
        (
            [pt] => Array
                (
                    [0] => Array
                        (
                            [836] => 76248
                        )

                )

        )

    [hasPageStart] => Array
        (
            [pt] => Array
                (
                    [0] => Array
                        (
                            [820] => 71289
                        )

                )

        )

    [hasSubject] => Array
        (
            [es] => Array
                (
                    [0] => Array
                        (
                            [Algoritmo] => 253341
                        )

                    [1] => Array
                        (
                            [Trabajo en plataforma] => 211189
                        )

                    [2] => Array
                        (
                            [Youtuber] => 273523
                        )

                    [3] => Array
                        (
                            [Psicología] => 257594
                        )

                    [4] => Array
                        (
                            [Salud mental] => 246257
                        )

                )

            [pt] => Array
                (
                    [0] => Array
                        (
                            [Trabalho em plataforma] => 211186
                        )

                    [1] => Array
                        (
                            [Youtuber] => 211187
                        )

                    [2] => Array
                        (
                            [Psicologia] => 180760
                        )

                    [3] => Array
                        (
                            [Saúde mental] => 261653
                        )

                    [4] => Array
                        (
                            [Salud mental] => 118935
                        )

                    [5] => Array
                        (
                            [Algoritmo] => 32146
                        )

                )

            [en] => Array
                (
                    [0] => Array
                        (
                            [Algorithm] => 152862
                        )

                    [1] => Array
                        (
                            [Work in platform] => 211188
                        )

                    [2] => Array
                        (
                            [Psychology] => 246369
                        )

                    [3] => Array
                        (
                            [Mental health] => 253955
                        )

                    [4] => Array
                        (
                            [Youtuber] => 273522
                        )

                )

        )

    [hasSectionOf] => Array
        (
            [pt] => Array
                (
                    [0] => Array
                        (
                            [Dossiê] => 293
                        )

                )

        )

    [wasPublicationInDate] => Array
        (
            [nn] => Array
                (
                    [0] => Array
                        (
                            [2022-12-23] => 247088
                        )

                )

        )

    [hasLanguageExpression] => Array
        (
            [nn] => Array
                (
                    [0] => Array
                        (
                            [pt] => 232736
                        )

                )

        )

    [hasLicense] => Array
        (
            [nn] => Array
                (
                    [0] => Array
                        (
                            [Copyright (c)] => 232755
                        )

                    [1] => Array
                        (
                            [BY-NC/4.0] => 245907
                        )

                )

        )

    [isPartOfSource] => Array
        (
            [pt] => Array
                (
                    [0] => Array
                        (
                            [Revista Eletrônica de Comunicação, Informação e Inovação em Saúde] => 127865
                        )

                )

        )

    [hasIssueOf] => Array
        (
            [pt] => Array
                (
                    [0] => Array
                        (
                            [ISSUE:JNL:00086-2022-16-] => 209761
                        )

                )

            [nn] => Array
                (
                    [0] => Array
                        (
                            [ISSUE:JNL:86:2022-16-4] => 231921
                        )

                )

        )

    [hasAbstract] => Array
        (
            [en] => Array
                (
                    [0] => Array
                        (
                            [Youtubers are digital influencers who use Youtube as their main platform. They are able to engage with their audience aiming to turn their interactions into monetary gains. However, the YouTube platform is considerably managed by algorithms that lack precision in terms of their functioning and are suddenly modified, making the exercise of the profession a constant challenge for these content creators. Therefore, this article aims to present some of the results obtained through a study for a dissertation of professional master´s degree in psychology that, based on content analysis, articulated the verbalizations of six youtubers interviewed with the current literature available. It was possible to identify that, even for those who have experience in this activity, the YouTube algorithm still causes concerns with regard to its lack of transparency, its unpredictability and its volatility, which may result in damage to mental health of those who are not prepared for this activity.] => 0
                        )

                )

            [es] => Array
                (
                    [0] => Array
                        (
                            [Los youtubers son personas influyentes que usan YouTube como su plataforma principal y son capaces de interactuar con su audiencia, con el objetivo de convertir sus interacciones en numerarios. Sin embargo, la plataforma YouTube es de manera considerable manejada por algoritmos que carecen de precisión en cuanto a su funcionamiento y sufren cambios repentinos, haciendo del ejercicio de la profesión un desafío constante para estos creadores de contenido. Por lo tanto, el presente trabajo tiene como objetivo presentar un recorte de los resultados obtenidos en un estudio para una disertación de grado académico de magíster en psicología, que, a partir del análisis de contenido, articuló las verbalizaciones de seis youtubers entrevistados con la literatura actual disponible. Fue posible identificar que, incluso para aquellos que tienen experiencia en esta actividad, el algoritmo de YouTube sigue siendo motivo de preocupación por su falta de transparencia, su imprevisibilidad y su volatilidad, lo que puede resultar en daños a la salud mental de los sujetos que no están preparados para tal trabajo.] => 0
                        )

                )

            [pt] => Array
                (
                    [0] => Array
                        (
                            [Youtubers são influenciadores digitais que utilizam como plataforma principal o YouTube e conseguem se relacionar com o seu público, objetivando reverter suas interações em ganhos monetários. Entretanto, a plataforma YouTube é consideravelmente administrada por algoritmos que carecem de precisão, quanto ao seu funcionamento, e sofrem repentinas modificações, tornando o exercício da profissão um constante desafio para esses criadores de conteúdos. Logo, o presente trabalho tem por objetivo apresentar um recorte dos resultados obtidos em um estudo para dissertação de mestrado profissional em psicologia, que, a partir da análise de conteúdo, articulou as verbalizações de seis youtubers entrevistados com a literatura atual disponível. Foi possível identificar que, mesmo naqueles que têm experiência nessa atividade, o algoritmo do YouTube ainda provoca inquietações por sua falta de transparência, sua imprevisibilidade e sua volatilidade, as quais podem vir a resultar em prejuízos à saúde mental dos sujeitos que não estejam preparados para tal ofício.] => 0
                        )

                )

        )

    [hasID] => Array
        (
            [nn] => Array
                (
                    [0] => Array
                        (
                            [oai:www.reciis.icict.fiocruz.br:article/3379] => 0
                        )

                )

        )

    [hasRegisterId] => Array
        (
            [pt] => Array
                (
                    [0] => Array
                        (
                            [https://www.reciis.icict.fiocruz.br/index.php/reciis/article/view/3379] => 0
                        )

                    [1] => Array
                        (
                            [10.29397/reciis.v16i4.3379] => 0
                        )

                )

        )

    [hasSource] => Array
        (
            [pt] => Array
                (
                    [0] => Array
                        (
                            [Revista Eletrônica de Comunicação, Informação & Inovação em Saúde; Vol. 16 No. 4 (2022): Dossiê Trabalho por Plataformas Digitais e Saúde; 820-836] => 0
                        )

                    [1] => Array
                        (
                            [Revista Eletrônica de Comunicação, Informação & Inovação em Saúde; v. 16 n. 4 (2022): Dossiê Trabalho por Plataformas Digitais e Saúde; 820-836] => 0
                        )

                )

            [es] => Array
                (
                    [0] => Array
                        (
                            [Revista Eletrônica de Comunicação, Informação e Inovação em Saúde; Vol. 16 Núm. 4 (2022): Dossiê Trabalho por Plataformas Digitais e Saúde; 820-836] => 0
                        )

                )

            [nn] => Array
                (
                    [0] => Array
                        (
                            [1981-6278] => 0
                        )

                )

        )

    [hasTitle] => Array
        (
            [en] => Array
                (
                    [0] => Array
                        (
                            [The challenges of the platform algorithm for the work of the digital influencer known as youtuber] => 0
                        )

                )

            [es] => Array
                (
                    [0] => Array
                        (
                            [Los desafíos del algoritmo de la plataforma para el trabajo del influencer digital conocido como youtuber] => 0
                        )

                )

            [pt] => Array
                (
                    [0] => Array
                        (
                            [Os desafios do algoritmo da plataforma para o trabalho do influenciador digital conhecido como youtuber] => 0
                        )

                )

        )

    [hasUrl] => Array
        (
            [pt] => Array
                (
                    [0] => Array
                        (
                            [https://www.reciis.icict.fiocruz.br/index.php/reciis/article/view/3379/2564] => 0
                        )

                )

            [nn] => Array
                (
                    [0] => Array
                        (
                            [https://www.reciis.icict.fiocruz.br/index.php/reciis/article/view/3379] => 0
                        )

                    [1] => Array
                        (
                            [https://www.reciis.icict.fiocruz.br/index.php/reciis/article/view/3379/2564] => 0
                        )

                )

        )

    [prefLabel] => Array
        (
            [pt] => Array
                (
                    [0] => Array
                        (
                            [Oai:www.reciis.icict.fiocruz.br:article/3379#00086] => 0
                        )

                )

        )

    [hasDOI] => Array
        (
            [nn] => Array
                (
                    [0] => Array
                        (
                            [10.29397/reciis.v16i4.3379] => 0
                        )

                )

        )

)