Article Brapci-Revistas

Análise de redes de coautoria de programas de pós-graduação: Evidências na atuação dos docentes da área interdisciplinar para o quadriênio 2013-2016

Analysis of co-authoring and board of examiners networks of graduate programs: Evidence on the performance of teachers in the interdisciplinary area for the 2013-2016 quadrennium

Análisis de redes de coautoría e de bancas examinadoras de programas de posgrado: evidencia sobre el desempeño de los docentes en el área interdisciplinaria para el cuatrienio 2013-2016.

Scientific collaboration is a common practice for the construction and dissemination of knowledge and one of the products is the publication of co-authored scientific articles. These publications form a network of co-authors, and the study of these networks helps to understand aspects of collaboration and construction of knowledge. This co-authorship network can be analyzed using complex network measures to make the comparison easier between programs, such as the shortest average path, clustering coefficient, density, among other measures. Other types of scientific collaboration also generate a network of contacts, such as the network of mutual participating in board of examiners. In Brazil, science is mainly produced in the stricto sensu postgraduate programs of universities, which are evaluated and classified by Coordination for the Improvement of Higher Education Personnel(CAPES – directly translation of Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior). As each area of ​​knowledge is evaluated differently, this work makes a study of the stricto sensu programs of the Interdisciplinary area, subarea of ​​engineering, technology and management for the 2013-2016 quadrennium. The objective is to evaluate the scientific collaboration between professors of the same program from the network of co-authorship of articles. The conclusion is that networks have different characteristics according to the type of management (public or private), and if a program has a network that indicates greater internal collaboration among researchers for a type of scientific production (co-authorship or boards), this is reflects on the other network@en


La colaboración científica es una práctica común para la construcción y difusión del conocimiento y uno de los productos es la publicación de artículos científicos en coautoría. Estas publicaciones forman una red de coautores, y el estudio de estas redes ayuda a comprender aspectos de colaboración y construcción de conocimiento. Esta red de coautoría puede analizarse utilizando medidas de red complejas para facilitar la comparación entre programas, como la ruta promedio más corta, el coeficiente de agrupamiento, la densidad, entre otras medidas. Otros tipos de colaboración científica también generan una red de contactos, como la red de participación de las bancas examinadoras. En Brasil, la ciencia se produce principalmente en los programas de posgrado stricto sensu de las universidades, que son evaluados y clasificados por la Coordinación para el Mejoramiento del Personal de Educación Superior (CAPES traducción directa de Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior). Como cada área de conocimiento se evalúa de manera diferente, este trabajo hace un estudio de los programas stricto sensu del área Interdisciplinaria, subárea de ingeniería, tecnología y gestión para el cuatrienio 2013-2016. El objetivo es evaluar la colaboración científica entre profesores del mismo programa desde la red de coautoría de artículos. La conclusión es que las redes tienen diferentes características según el tipo de gestión (pública o privada), y si un programa tiene una red que indica mayor colaboración interna entre investigadores para un tipo de producción científica (coautoría o bancas), esta es se refleja en la otra red.@es
A colaboração científica é uma prática comum para a construção e disseminação do conhecimento e tem como um dos produtos a publicação de artigos científicos em coautoria. Essas publicações formam uma rede de coautores, sendo que o estudo dessas redes ajuda a entender aspectos da colaboração e construção do conhecimento. Essa rede de coautoria pode ser analisada a partir de medidas de redes complexas para facilitar a comparação entre os programas, como por exemplo menor caminho médio, coeficiente de agregação, densidade, entre outras medidas. Outros tipos de colaboração científica também geram uma rede de contatos, como a rede de participação de bancas de avaliação. No Brasil, a ciência é majoritariamente produzida nos programas de pós-graduação stricto sensu de universidades, que são avaliados e classificados pela Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior (CAPES). Como cada área do conhecimento é avaliada de maneira diferente, este trabalho faz um estudo dos programas stricto sensu da área Interdisciplinar, subárea de engenharia, tecnologia e gestão para o quadriênio 2013-2016. O objetivo é avaliar a rede de colaboração científica entre professores de um mesmo programa a partir da rede de coautoria de artigos e de participação em bancas de avaliação. A conclusão é que as redes possuem características diferentes de acordo com o tipo de gestão (pública ou privada), e se um programa tem uma rede que indica maior colaboração interna entre os pesquisadores para um tipo de produção científica (coautoria ou bancas), isso reflete na outra rede.    @pt

. Analysis of co-authoring and board of examiners networks of graduate programs: evidence on the performance of teachers in the interdisciplinary area for the 2013-2016 quadrennium análisis de redes de coautoría e de bancas examinadoras de programas de posgrado: evidencia sobre el desempeño de los docentes en el área interdisciplinaria para el cuatrienio 2013-2016. análise de redes de coautoria de programas de pós-graduação: evidências na atuação dos docentes da área interdisciplinar para o quadriênio 2013-2016. Ciência da informação, [????].
NLP0.29
Visto 12 vezes
sem referências
Array
(
    [dateOfAvailability] => Array
        (
            [pt] => Array
                (
                    [0] => Array
                        (
                            [2022-10-18] => 207553
                        )

                )

        )

    [hasAuthor] => Array
        (
            [nn] => Array
                (
                    [0] => Array
                        (
                            [Solon Macedonia Soares] => 209184
                        )

                    [1] => Array
                        (
                            [Pedro Henrique Triguis Schimit] => 209185
                        )

                )

        )

    [hasFileStorage] => Array
        (
            [nn] => Array
                (
                    [0] => Array
                        (
                            [_repository/146/2023/01/oai_ojs_revista_ibict_br_article_5262#00010.pdf] => 213359
                        )

                )

        )

    [hasSectionOf] => Array
        (
            [pt] => Array
                (
                    [0] => Array
                        (
                            [Artigo] => 3
                        )

                )

        )

    [hasSubject] => Array
        (
            [pt] => Array
                (
                    [0] => Array
                        (
                            [Rede de coautoria] => 199195
                        )

                    [1] => Array
                        (
                            [Rede de banca] => 209181
                        )

                    [2] => Array
                        (
                            [Colaboração científica] => 261553
                        )

                    [3] => Array
                        (
                            [Tipo de gestão universitária] => 209182
                        )

                    [4] => Array
                        (
                            [Correlação de rede colaborativa] => 209183
                        )

                    [5] => Array
                        (
                            [Cientometria] => 199141
                        )

                    [6] => Array
                        (
                            [Produção científica] => 261508
                        )

                    [7] => Array
                        (
                            [Correlação de redes colaborativas] => 271020
                        )

                )

        )

    [wasPublicationInDate] => Array
        (
            [nn] => Array
                (
                    [0] => Array
                        (
                            [2022-10-18] => 271021
                        )

                )

        )

    [hasLanguageExpression] => Array
        (
            [nn] => Array
                (
                    [0] => Array
                        (
                            [pt] => 232736
                        )

                )

        )

    [hasLicense] => Array
        (
            [nn] => Array
                (
                    [0] => Array
                        (
                            [Copyright (c)] => 232755
                        )

                    [1] => Array
                        (
                            [BY-SA/4.0] => 233561
                        )

                )

        )

    [isPartOfSource] => Array
        (
            [pt] => Array
                (
                    [0] => Array
                        (
                            [Ciência da informação] => 146
                        )

                )

        )

    [hasIssueOf] => Array
        (
            [pt] => Array
                (
                    [0] => Array
                        (
                            [ISSUE:JNL:00010-2022-51-] => 171076
                        )

                )

            [nn] => Array
                (
                    [0] => Array
                        (
                            [ISSUE:JNL:10:2022-51-1] => 232634
                        )

                )

        )

    [hasAbstract] => Array
        (
            [en] => Array
                (
                    [0] => Array
                        (
                            [Scientific collaboration is a common practice for the construction and dissemination of knowledge and one of the products is the publication of co-authored scientific articles. These publications form a network of co-authors, and the study of these networks helps to understand aspects of collaboration and construction of knowledge. This co-authorship network can be analyzed using complex network measures to make the comparison easier between programs, such as the shortest average path, clustering coefficient, density, among other measures. Other types of scientific collaboration also generate a network of contacts, such as the network of mutual participating in board of examiners. In Brazil, science is mainly produced in the stricto sensu postgraduate programs of universities, which are evaluated and classified by Coordination for the Improvement of Higher Education Personnel(CAPES – directly translation of Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior). As each area of ​​knowledge is evaluated differently, this work makes a study of the stricto sensu programs of the Interdisciplinary area, subarea of ​​engineering, technology and management for the 2013-2016 quadrennium. The objective is to evaluate the scientific collaboration between professors of the same program from the network of co-authorship of articles. The conclusion is that networks have different characteristics according to the type of management (public or private), and if a program has a network that indicates greater internal collaboration among researchers for a type of scientific production (co-authorship or boards), this is reflects on the other network] => 0
                        )

                )

            [es] => Array
                (
                    [0] => Array
                        (
                            [La colaboración científica es una práctica común para la construcción y difusión del conocimiento y uno de los productos es la publicación de artículos científicos en coautoría. Estas publicaciones forman una red de coautores, y el estudio de estas redes ayuda a comprender aspectos de colaboración y construcción de conocimiento. Esta red de coautoría puede analizarse utilizando medidas de red complejas para facilitar la comparación entre programas, como la ruta promedio más corta, el coeficiente de agrupamiento, la densidad, entre otras medidas. Otros tipos de colaboración científica también generan una red de contactos, como la red de participación de las bancas examinadoras. En Brasil, la ciencia se produce principalmente en los programas de posgrado stricto sensu de las universidades, que son evaluados y clasificados por la Coordinación para el Mejoramiento del Personal de Educación Superior (CAPES traducción directa de Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior). Como cada área de conocimiento se evalúa de manera diferente, este trabajo hace un estudio de los programas stricto sensu del área Interdisciplinaria, subárea de ingeniería, tecnología y gestión para el cuatrienio 2013-2016. El objetivo es evaluar la colaboración científica entre profesores del mismo programa desde la red de coautoría de artículos. La conclusión es que las redes tienen diferentes características según el tipo de gestión (pública o privada), y si un programa tiene una red que indica mayor colaboración interna entre investigadores para un tipo de producción científica (coautoría o bancas), esta es se refleja en la otra red.] => 0
                        )

                )

            [pt] => Array
                (
                    [0] => Array
                        (
                            [A colaboração científica é uma prática comum para a construção e disseminação do conhecimento e tem como um dos produtos a publicação de artigos científicos em coautoria. Essas publicações formam uma rede de coautores, sendo que o estudo dessas redes ajuda a entender aspectos da colaboração e construção do conhecimento. Essa rede de coautoria pode ser analisada a partir de medidas de redes complexas para facilitar a comparação entre os programas, como por exemplo menor caminho médio, coeficiente de agregação, densidade, entre outras medidas. Outros tipos de colaboração científica também geram uma rede de contatos, como a rede de participação de bancas de avaliação. No Brasil, a ciência é majoritariamente produzida nos programas de pós-graduação stricto sensu de universidades, que são avaliados e classificados pela Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior (CAPES). Como cada área do conhecimento é avaliada de maneira diferente, este trabalho faz um estudo dos programas stricto sensu da área Interdisciplinar, subárea de engenharia, tecnologia e gestão para o quadriênio 2013-2016. O objetivo é avaliar a rede de colaboração científica entre professores de um mesmo programa a partir da rede de coautoria de artigos e de participação em bancas de avaliação. A conclusão é que as redes possuem características diferentes de acordo com o tipo de gestão (pública ou privada), e se um programa tem uma rede que indica maior colaboração interna entre os pesquisadores para um tipo de produção científica (coautoria ou bancas), isso reflete na outra rede.
 
 ] => 0
                        )

                    [1] => Array
                        (
                            [A colaboração científica é uma prática comum para a construção e disseminação do conhecimento e tem como um dos produtos a publicação de artigos científicos em coautoria. Essas publicações formam uma rede de coautores, sendo que o estudo dessas redes ajuda a entender aspectos da colaboração e construção do conhecimento. Essa rede de coautoria pode ser analisada a partir de medidas de redes complexas para facilitar a comparação entre os programas, como por exemplo menor caminho médio, coeficiente de agregação, densidade, entre outras medidas. Outros tipos de colaboração científica também geram uma rede de contatos, como a rede de participação de bancas de avaliação. No Brasil, a ciência é majoritariamente produzida nos programas de pós-graduação stricto sensu de universidades, que são avaliados e classificados pela Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior (CAPES). Como cada área do conhecimento é avaliada de maneira diferente, este trabalho faz um estudo dos programas stricto sensu da área Interdisciplinar, subárea de engenharia, tecnologia e gestão para o quadriênio 2013-2016. O objetivo é avaliar a rede de colaboração científica entre professores de um mesmo programa a partir da rede de coautoria de artigos e de participação em bancas de avaliação. A conclusão é que as redes possuem características diferentes de acordo com o tipo de gestão (pública ou privada), e se um programa tem uma rede que indica maior colaboração interna entre os pesquisadores para um tipo de produção científica (coautoria ou bancas), isso reflete na outra rede.] => 0
                        )

                )

        )

    [hasID] => Array
        (
            [nn] => Array
                (
                    [0] => Array
                        (
                            [oai:ojs.revista.ibict.br:article/5262] => 0
                        )

                )

        )

    [hasRegisterId] => Array
        (
            [pt] => Array
                (
                    [0] => Array
                        (
                            [https://revista.ibict.br/ciinf/article/view/5262] => 0
                        )

                )

        )

    [hasSource] => Array
        (
            [pt] => Array
                (
                    [0] => Array
                        (
                            [Ciência da Informação; Vol. 51 No. 1 (2022)] => 0
                        )

                    [1] => Array
                        (
                            [Ciência da Informação; v. 51 n. 1 (2022)] => 0
                        )

                    [2] => Array
                        (
                            [0100-1965] => 0
                        )

                )

            [es] => Array
                (
                    [0] => Array
                        (
                            [Ciência da Informação; Vol. 51 Núm. 1 (2022)] => 0
                        )

                )

            [nn] => Array
                (
                    [0] => Array
                        (
                            [1518-8353] => 0
                        )

                    [1] => Array
                        (
                            [10.18225/ciinf.v51i1] => 0
                        )

                )

        )

    [hasTitle] => Array
        (
            [en] => Array
                (
                    [0] => Array
                        (
                            [Analysis of co-authoring and board of examiners networks of graduate programs: Evidence on the performance of teachers in the interdisciplinary area for the 2013-2016 quadrennium] => 0
                        )

                )

            [es] => Array
                (
                    [0] => Array
                        (
                            [Análisis de redes de coautoría e de bancas examinadoras de programas de posgrado: evidencia sobre el desempeño de los docentes en el área interdisciplinaria para el cuatrienio 2013-2016.] => 0
                        )

                )

            [pt] => Array
                (
                    [0] => Array
                        (
                            [Análise de redes de coautoria de programas de pós-graduação: Evidências na atuação dos docentes da área interdisciplinar para o quadriênio 2013-2016] => 0
                        )

                )

        )

    [hasUrl] => Array
        (
            [pt] => Array
                (
                    [0] => Array
                        (
                            [https://revista.ibict.br/ciinf/article/view/5262/5685] => 0
                        )

                )

            [nn] => Array
                (
                    [0] => Array
                        (
                            [https://revista.ibict.br/ciinf/article/view/5262] => 0
                        )

                    [1] => Array
                        (
                            [https://revista.ibict.br/ciinf/article/view/5262/5685] => 0
                        )

                )

        )

    [prefLabel] => Array
        (
            [pt] => Array
                (
                    [0] => Array
                        (
                            [Oai:ojs.revista.ibict.br:article/5262#00010] => 0
                        )

                )

        )

    [hasDOI] => Array
        (
            [nn] => Array
                (
                    [0] => Array
                        (
                            [10.18225/ci.inf.v51i1.5262] => 0
                        )

                    [1] => Array
                        (
                            [10.18225/ci.inf.v51i1.5262.g5685] => 0
                        )

                )

        )

)