Article
Este artigo tem por objetivo analisar as práticas de produção de conteúdo do perfil @foradoplastico no Instagram por meio da análise de affordances. O referencial teórico aborda plataformas online, plataformização da produção cultural e affordances. Em termos metodológicos, a pesquisa se caracteriza como estudo de caso e se vale de pesquisa bibliográfica, pesquisa documental e entrevista não-estruturada. As categorias de análise são tipos de affordances em plataformas online (BUCHER; HELMOND, 2018). Os resultados demonstram o uso tanto táticas de apropriação, quanto de ressignificação de affordances do Instagram na produção deste conteúdo de nicho, assim como o uso de múltiplas plataformas pelos produtores de conteúdo entrevistados.@pt
Array ( [dateOfAvailability] => Array ( [pt] => Array ( [0] => Array ( [2022-10-26] => 209135 ) ) ) [hasAuthor] => Array ( [nn] => Array ( [0] => Array ( [Sandra Portella Montardo] => 16246 ) [1] => Array ( [Vanessa Amalia Dalpizol Valiati] => 145600 ) [2] => Array ( [Claiton Silva] => 209136 ) ) ) [hasFileStorage] => Array ( [nn] => Array ( [0] => Array ( [_repository/459/2023/01/oai_ojs_revistas_ufg_br_article_71600#00028.pdf] => 213370 ) ) ) [hasPageEnd] => Array ( [pt] => Array ( [0] => Array ( [667] => 150571 ) ) ) [hasPageStart] => Array ( [pt] => Array ( [0] => Array ( [643] => 165056 ) ) ) [hasSectionOf] => Array ( [pt] => Array ( [0] => Array ( [Artigo] => 3 ) ) ) [hasSubject] => Array ( [pt] => Array ( [0] => Array ( [Affordances] => 103308 ) [1] => Array ( [Plataformização da produção cultural] => 209134 ) [2] => Array ( [Instagram] => 266778 ) ) [en] => Array ( [0] => Array ( [Instagram] => 87888 ) ) ) [wasPublicationInDate] => Array ( [nn] => Array ( [0] => Array ( [2022-10-26] => 280617 ) ) ) [hasLanguageExpression] => Array ( [nn] => Array ( [0] => Array ( [pt] => 232736 ) ) ) [hasLicense] => Array ( [nn] => Array ( [0] => Array ( [RESERVERD] => 234643 ) ) ) [isPartOfSource] => Array ( [pt] => Array ( [0] => Array ( [Comunicação & Informação] => 459 ) ) ) [hasIssueOf] => Array ( [pt] => Array ( [0] => Array ( [ISSUE:JNL:00028-2022-25-] => 195107 ) ) ) [hasAbstract] => Array ( [pt] => Array ( [0] => Array ( [Este artigo tem por objetivo analisar as práticas de produção de conteúdo do perfil @foradoplastico no Instagram por meio da análise de affordances. O referencial teórico aborda plataformas online, plataformização da produção cultural e affordances. Em termos metodológicos, a pesquisa se caracteriza como estudo de caso e se vale de pesquisa bibliográfica, pesquisa documental e entrevista não-estruturada. As categorias de análise são tipos de affordances em plataformas online (BUCHER; HELMOND, 2018). Os resultados demonstram o uso tanto táticas de apropriação, quanto de ressignificação de affordances do Instagram na produção deste conteúdo de nicho, assim como o uso de múltiplas plataformas pelos produtores de conteúdo entrevistados.] => 0 ) ) ) [hasID] => Array ( [nn] => Array ( [0] => Array ( [oai:ojs.revistas.ufg.br:article/71600] => 0 ) ) ) [hasRegisterId] => Array ( [pt] => Array ( [0] => Array ( [https://revistas.ufg.br/ci/article/view/71600] => 0 ) [1] => Array ( [10.5216/ci.v25.71600] => 0 ) ) ) [hasSource] => Array ( [pt] => Array ( [0] => Array ( [Comunicação & Informação; v. 25 (2022): Comunicação & Informação; 643-667] => 0 ) ) [nn] => Array ( [0] => Array ( [2317-675X] => 0 ) [1] => Array ( [1415-5842] => 0 ) ) ) [hasTitle] => Array ( [pt] => Array ( [0] => Array ( [Affordances e produção de conteúdo no Instagram: análise do perfil “Fora do Plástico”] => 0 ) ) ) [hasUrl] => Array ( [pt] => Array ( [0] => Array ( [https://revistas.ufg.br/ci/article/view/71600/38891] => 0 ) ) [nn] => Array ( [0] => Array ( [https://revistas.ufg.br/ci/article/view/71600] => 0 ) [1] => Array ( [https://revistas.ufg.br/ci/article/view/71600/38891] => 0 ) ) ) [prefLabel] => Array ( [pt] => Array ( [0] => Array ( [Oai:ojs.revistas.ufg.br:article/71600#00028] => 0 ) ) ) [hasDOI] => Array ( [nn] => Array ( [0] => Array ( [10.5216/ci.v25.71600] => 0 ) ) ) )