Article
O impacto das bibliotecas escolares na aprendizagem de alunos não tem sido verificado de forma sistemática devido à falta de instrumentos adequados, em particular no contexto nacional. Realizou-se um estudo com o objetivo de adaptar o instrumento utilizado na pesquisa Student Learning through Ohio School Libraries (OELMA) do Center for International Scholarship in School Libraries à realidade brasileira com relação a conteúdo, estrutura das questões, nível de complexidade e linguagem. Após adequações e tradução do questionário para o português a versão foi validada por três juízes. O questionário então foi aplicado a três turmas do ensino fundamental brasileiras. Foram analisadas as respostas obtidas em relação ao propósito das questões e verificados os registros da observação da atitude das crianças durante aplicação. A partir dos resultados, foi elaborada uma nova versão do questionário que foi aplicado a turmas de 4º e 5º ano do ensino fundamental. Os resultados apontaram que a maior parte das dúvidas e problemas relacionados às questões da primeira versão do questionário foram sanadas na segunda versão. Acredita-se que o questionário foi em grande parte adequado à realidade e atualidade brasileira, principalmente com relação ao conteúdo. Entretanto, ainda há a necessidade de adequações que podem ser realizadas em estudos complementares ampliados.@pt
Array ( [dateOfAvailability] => Array ( [pt] => Array ( [0] => Array ( [2022-10-06] => 207595 ) ) ) [hasAuthor] => Array ( [nn] => Array ( [0] => Array ( [Thaís Guedes Ferreira] => 14652 ) [1] => Array ( [Helen de Castro Silva Casarin] => 2017 ) [2] => Array ( [Catia Candida de Almeida] => 11822 ) ) ) [hasFileStorage] => Array ( [nn] => Array ( [0] => Array ( [_repository/477/2023/01/oai_periodicos_ufmg_br_article_25552#00029.pdf] => 213925 ) ) ) [hasSectionOf] => Array ( [pt] => Array ( [0] => Array ( [Artigo] => 3 ) ) ) [hasSubject] => Array ( [pt] => Array ( [0] => Array ( [Biblioteca escolar] => 232760 ) [1] => Array ( [Instrumento de avaliação] => 191971 ) [2] => Array ( [Impacto] => 188052 ) [3] => Array ( [Oelma] => 207598 ) ) [es] => Array ( [0] => Array ( [Biblioteca escolar] => 247552 ) ) ) [wasPublicationInDate] => Array ( [nn] => Array ( [0] => Array ( [2022-10-06] => 280219 ) ) ) [hasLanguageExpression] => Array ( [nn] => Array ( [0] => Array ( [pt] => 232736 ) ) ) [hasLicense] => Array ( [nn] => Array ( [0] => Array ( [Copyright (c)] => 232755 ) [1] => Array ( [CCBY4.0] => 232756 ) ) ) [isPartOfSource] => Array ( [pt] => Array ( [0] => Array ( [Perspectivas em ciência da informação] => 477 ) ) ) [hasIssueOf] => Array ( [pt] => Array ( [0] => Array ( [ISSUE:JNL:00029-2022-27-3] => 207592 ) ) ) [hasAbstract] => Array ( [pt] => Array ( [0] => Array ( [O impacto das bibliotecas escolares na aprendizagem de alunos não tem sido verificado de forma sistemática devido à falta de instrumentos adequados, em particular no contexto nacional. Realizou-se um estudo com o objetivo de adaptar o instrumento utilizado na pesquisa Student Learning through Ohio School Libraries (OELMA) do Center for International Scholarship in School Libraries à realidade brasileira com relação a conteúdo, estrutura das questões, nível de complexidade e linguagem. Após adequações e tradução do questionário para o português a versão foi validada por três juízes. O questionário então foi aplicado a três turmas do ensino fundamental brasileiras. Foram analisadas as respostas obtidas em relação ao propósito das questões e verificados os registros da observação da atitude das crianças durante aplicação. A partir dos resultados, foi elaborada uma nova versão do questionário que foi aplicado a turmas de 4º e 5º ano do ensino fundamental. Os resultados apontaram que a maior parte das dúvidas e problemas relacionados às questões da primeira versão do questionário foram sanadas na segunda versão. Acredita-se que o questionário foi em grande parte adequado à realidade e atualidade brasileira, principalmente com relação ao conteúdo. Entretanto, ainda há a necessidade de adequações que podem ser realizadas em estudos complementares ampliados.] => 0 ) ) ) [hasID] => Array ( [nn] => Array ( [0] => Array ( [oai:periodicos.ufmg.br:article/25552] => 0 ) ) ) [hasRegisterId] => Array ( [pt] => Array ( [0] => Array ( [https://periodicos.ufmg.br/index.php/pci/article/view/25552] => 0 ) ) ) [hasSource] => Array ( [pt] => Array ( [0] => Array ( [Perspectivas em Ciência da Informação; v. 27 n. 3 (2022)] => 0 ) [1] => Array ( [1413-9936] => 0 ) ) [nn] => Array ( [0] => Array ( [1981-5344] => 0 ) ) ) [hasTitle] => Array ( [pt] => Array ( [0] => Array ( [Adaptação de um instrumento para avaliação do impacto de bibliotecas escolares: estudo com o questionário do Student Learning Through Ohio School Libraries (OELMA)] => 0 ) ) ) [hasUrl] => Array ( [pt] => Array ( [0] => Array ( [https://periodicos.ufmg.br/index.php/pci/article/view/25552/31561] => 0 ) ) [nn] => Array ( [0] => Array ( [https://periodicos.ufmg.br/index.php/pci/article/view/25552] => 0 ) [1] => Array ( [https://periodicos.ufmg.br/index.php/pci/article/view/25552/31561] => 0 ) ) ) [prefLabel] => Array ( [pt] => Array ( [0] => Array ( [Oai:periodicos.ufmg.br:article/25552#00029] => 0 ) ) ) )