Article Brapci-Revistas

Produção e colaboração científica dos docentes das pós-graduações em Biblioteconomia e Ciência da Informação da Região Nordeste no período de 2013 a 2017

Scientific production and collaboration of postgraduate professors in Librarianship and Information Science in the Northeast Region from 2013 to 2017

Considering science in a cumulative perspective of productions and social in the relations of coauthors, this research proposes, in a general way, to analyze the production indicators and scientific collaboration of the professors of the seven stricto sensu post-graduate programs of the Northeast Region in Librarianship and Information Science, from the period of 2013 to 2017, using methods as bibliometrics and social network analysis. It seeks to collaborate with the understanding, recognizing the characteristics and the evolution of the area, identifying the specificities and the standards, with the objective of promoting discussions, contributions and reflections on the productions of the area. It is a case study, exploratory, analytical and descriptive, data collection, whose method is quanti qualitative, since these are metric studies with quantitative results of production and qualitative referring to analysis and interpretation of results. Its outline is characterized by being bibliographic. It decomposes the research into two perspectives, the first one focusing on analysis in the productions with bibliometric indicators, the second, the analysis of the network of co-authories. Through the results, it was evidenced that the majority of the teachers are considerably productive and collaborative and was verified satisfactory aspects, as well as some of the limitations and demands on the productions. In the end, was considered the importance of the study and the results on the production of postgraduate professors in Librarianship and Information Science, as well as the product.@en


Por considerar a ciência em uma perspectiva acumulativa das produções e social nas relações de coautorias, esta pesquisa propõe, de modo geral, analisar os indicadores de produção e colaboração científica dos docentes dos sete programas de pós-graduação stricto sensu da região Nordeste em Biblioteconomia e Ciência da Informação, do período de 2013 a 2017, tendo como métodos a bibliometria e análise de redes sociais de coautoria. Busca colaborar com o entendimento, reconhecendo as características e a evolução da área, identificando as especificidades e os padrões, com o propósito de promover discussões, contribuições e reflexões sobre as produções da área. Trata de um estudo de caso, exploratório, analítico e descritivo, de levantamento de dados, cujo método utilizado é quanti-qualitativo, posto que, trata se de estudos métricos com resultados quantitativos de produção e qualitativos referentes a análises e interpretação dos resultados. Seu delineamento se caracteriza por ser bibliográfico. Decompõe a pesquisa em duas perspectivas, a primeira com foco de análise nas produções com os indicadores bibliométricos, na segunda, a análise da rede de coautorias. Por meio dos resultados, constatou-se que a maioria dos docentes são consideravelmente produtivos e colaborativos, evidenciando características e aspectos satisfatórios, bem como algumas das limitações e demandas nas produções. Ao final, considerou a importância do estudo e dos resultados sobre a produção dos docentes das pós-graduações da área de Biblioteconomia e Ciência da Informação, como também do produto apresentado neste trabalho.@pt

. ::none::, [????].
NLP0.29
Visto 5 vezes
sem referências
Array
(
    [hasSubject] => Array
        (
            [pt] => Array
                (
                    [0] => Array
                        (
                            [Bibliometria] => 237251
                        )

                    [1] => Array
                        (
                            [Produção científica] => 261508
                        )

                    [2] => Array
                        (
                            [Análise de rede de coautoria] => 125541
                        )

                    [3] => Array
                        (
                            [Análise de redes de coautorias] => 279740
                        )

                )

            [en] => Array
                (
                    [0] => Array
                        (
                            [Scientific production] => 273771
                        )

                    [1] => Array
                        (
                            [Bibliometrics] => 263968
                        )

                    [2] => Array
                        (
                            [Analys of social networks] => 158726
                        )

                    [3] => Array
                        (
                            [Analysis of social networks] => 188014
                        )

                )

        )

    [dateOfAvailability] => Array
        (
            [pt] => Array
                (
                    [0] => Array
                        (
                            [2022-09-16] => 206863
                        )

                )

        )

    [hasAuthor] => Array
        (
            [nn] => Array
                (
                    [0] => Array
                        (
                            [Ana Karolyne Nogueira de Sousa] => 30335
                        )

                )

        )

    [hasFileStorage] => Array
        (
            [nn] => Array
                (
                    [0] => Array
                        (
                            [_repository/554/2023/01/oai_ojs_periodicos_ufca_edu_br_article_940#00035.pdf] => 213997
                        )

                )

        )

    [hasPageEnd] => Array
        (
            [pt] => Array
                (
                    [0] => Array
                        (
                            [343] => 13742
                        )

                )

        )

    [hasPageStart] => Array
        (
            [pt] => Array
                (
                    [0] => Array
                        (
                            [342] => 11599
                        )

                )

        )

    [hasSectionOf] => Array
        (
            [pt] => Array
                (
                    [0] => Array
                        (
                            [Teses e dissertações] => 232712
                        )

                )

        )

    [wasPublicationInDate] => Array
        (
            [nn] => Array
                (
                    [0] => Array
                        (
                            [2022-09-16] => 279741
                        )

                )

        )

    [hasLanguageExpression] => Array
        (
            [nn] => Array
                (
                    [0] => Array
                        (
                            [pt] => 232736
                        )

                )

        )

    [hasLicense] => Array
        (
            [nn] => Array
                (
                    [0] => Array
                        (
                            [Copyright (c)] => 232755
                        )

                    [1] => Array
                        (
                            [BY-NC-ND/4.0] => 248592
                        )

                )

        )

    [isPartOfSource] => Array
        (
            [pt] => Array
                (
                    [0] => Array
                        (
                            [Revista folha de rosto] => 554
                        )

                )

        )

    [hasIssueOf] => Array
        (
            [pt] => Array
                (
                    [0] => Array
                        (
                            [ISSUE:JNL:00035-2022-8-2] => 207099
                        )

                )

        )

    [hasAbstract] => Array
        (
            [en] => Array
                (
                    [0] => Array
                        (
                            [Considering science in a cumulative perspective of productions and social in the relations of coauthors, this research proposes, in a general way, to analyze the production indicators and scientific collaboration of the professors of the seven stricto sensu post-graduate programs of the Northeast Region in Librarianship and Information Science, from the period of 2013 to 2017, using methods as bibliometrics and social network analysis. It seeks to collaborate with the understanding, recognizing the characteristics and the evolution of the area, identifying the specificities and the standards, with the objective of promoting discussions, contributions and reflections on the productions of the area. It is a case study, exploratory, analytical and descriptive, data collection, whose method is quanti qualitative, since these are metric studies with quantitative results of production and qualitative referring to analysis and interpretation of results. Its outline is characterized by being bibliographic. It decomposes the research into two perspectives, the first one focusing on analysis in the productions with bibliometric indicators, the second, the analysis of the network of co-authories. Through the results, it was evidenced that the majority of the teachers are considerably productive and collaborative and was verified satisfactory aspects, as well as some of the limitations and demands on the productions. In the end, was considered the importance of the study and the results on the production of postgraduate professors in Librarianship and Information Science, as well as the product.] => 0
                        )

                )

            [pt] => Array
                (
                    [0] => Array
                        (
                            [Por considerar a ciência em uma perspectiva acumulativa das produções e social nas relações de coautorias, esta pesquisa propõe, de modo geral, analisar os indicadores de produção e colaboração científica dos docentes dos sete programas de pós-graduação stricto sensu da região Nordeste em Biblioteconomia e Ciência da Informação, do período de 2013 a 2017, tendo como métodos a bibliometria e análise de redes sociais de coautoria. Busca colaborar com o entendimento, reconhecendo as características e a evolução da área, identificando as especificidades e os padrões, com o propósito de promover discussões, contribuições e reflexões sobre as produções da área. Trata de um estudo de caso, exploratório, analítico e descritivo, de levantamento de dados, cujo método utilizado é quanti-qualitativo, posto que, trata se de estudos métricos com resultados quantitativos de produção e qualitativos referentes a análises e interpretação dos resultados. Seu delineamento se caracteriza por ser bibliográfico. Decompõe a pesquisa em duas perspectivas, a primeira com foco de análise nas produções com os indicadores bibliométricos, na segunda, a análise da rede de coautorias. Por meio dos resultados, constatou-se que a maioria dos docentes são consideravelmente produtivos e colaborativos, evidenciando características e aspectos satisfatórios, bem como algumas das limitações e demandas nas produções. Ao final, considerou a importância do estudo e dos resultados sobre a produção dos docentes das pós-graduações da área de Biblioteconomia e Ciência da Informação, como também do produto apresentado neste trabalho.] => 0
                        )

                )

        )

    [hasID] => Array
        (
            [nn] => Array
                (
                    [0] => Array
                        (
                            [oai:ojs.periodicos.ufca.edu.br:article/940] => 0
                        )

                )

        )

    [hasRegisterId] => Array
        (
            [pt] => Array
                (
                    [0] => Array
                        (
                            [//periodicos.ufca.edu.br/ojs/index.php/folhaderosto/article/view/940] => 0
                        )

                )

        )

    [hasSource] => Array
        (
            [pt] => Array
                (
                    [0] => Array
                        (
                            [Folha de Rosto; v. 8 n. 2 (2022); 342-343] => 0
                        )

                    [1] => Array
                        (
                            [2447-0120] => 0
                        )

                )

        )

    [hasTitle] => Array
        (
            [en] => Array
                (
                    [0] => Array
                        (
                            [Scientific production and collaboration of postgraduate professors in Librarianship and Information Science in the Northeast Region from 2013 to 2017] => 0
                        )

                )

            [pt] => Array
                (
                    [0] => Array
                        (
                            [Produção e colaboração científica dos docentes das pós-graduações em Biblioteconomia e Ciência da Informação da Região Nordeste no período de 2013 a 2017] => 0
                        )

                )

        )

    [hasUrl] => Array
        (
            [pt] => Array
                (
                    [0] => Array
                        (
                            [//periodicos.ufca.edu.br/ojs/index.php/folhaderosto/article/view/940/679] => 0
                        )

                )

        )

    [prefLabel] => Array
        (
            [pt] => Array
                (
                    [0] => Array
                        (
                            [Oai:ojs.periodicos.ufca.edu.br:article/940#00035] => 0
                        )

                )

        )

)