Article
O objetivo da investigação foi registrar a produção acadêmica recente sobre o uso das redes sociais como ferramenta de comunicação, educação e aprendizagem na área da saúde, com ênfase na rede social Facebook. A investigação foi realizada sobre a base de dados do Portal de Periódicos Capes, utilizando as palavras-chave Facebook, educação e saúde, tendo como critério de busca o uso de conteúdo de acesso aberto mais atual, publicado durante o período compreendido entre 2005 e 2011. A metodologia utilizada foi a pesquisa bibliográfica, seguida de análise dos trabalhos de acordo com as temáticas especificadas nas palavras-chave. O estudo resultou em 37 trabalhos científicos sobre o tema estudado, sendo 2 brasileiros e 35 internacionais. A pesquisa categorizou os 37 artigos científicos salientando o perfil de cada trabalho de acordo com a temática abordada e metodologia utilizada. Grande parte das produções teve como recorte o uso da rede social Facebook como ferramenta de ensino/aprendizagem e muitos utilizaram a survey como base de pesquisa.@pt
Array ( [hasSubject] => Array ( [en] => Array ( [0] => Array ( [Social networks] => 246341 ) [1] => Array ( [Communication] => 173616 ) [2] => Array ( [Cheers] => 131134 ) [3] => Array ( [Facebook] => 267716 ) [4] => Array ( [Capes] => 263836 ) [5] => Array ( [Communication] => 5584 ) ) [pt] => Array ( [0] => Array ( [Capes] => 172962 ) [1] => Array ( [Facebook] => 247564 ) [2] => Array ( [Comunicação] => 262112 ) [3] => Array ( [Saúde] => 261390 ) [4] => Array ( [Rede social] => 263360 ) [5] => Array ( [Cape periódico] => 131136 ) [6] => Array ( [Redes sociais] => 236020 ) [7] => Array ( [Capes periódicos] => 271938 ) [8] => Array ( [Capes] => 9949 ) ) [es] => Array ( [0] => Array ( [Comunicación] => 8065 ) [1] => Array ( [Saludos] => 131135 ) [2] => Array ( [Redes sociales] => 234169 ) [3] => Array ( [Facebook] => 259525 ) [4] => Array ( [Capes] => 271077 ) ) ) [dateOfAvailability] => Array ( [pt] => Array ( [0] => Array ( [2012-12-28] => 61156 ) ) ) [hasAuthor] => Array ( [nn] => Array ( [0] => Array ( [Arquimedes Pessoni] => 30878 ) ) ) [hasFileStorage] => Array ( [nn] => Array ( [0] => Array ( [_repository/127865/2022/10/oai_www_reciis_icict_fiocruz_br_article_581#00086.pdf] => 204098 ) ) ) [hasSectionOf] => Array ( [pt] => Array ( [0] => Array ( [Artigo] => 3 ) ) ) [wasPublicationInDate] => Array ( [nn] => Array ( [0] => Array ( [2012-12-28] => 271928 ) ) ) [hasLanguageExpression] => Array ( [nn] => Array ( [0] => Array ( [pt] => 232736 ) ) ) [isPartOfSource] => Array ( [pt] => Array ( [0] => Array ( [Revista Eletrônica de Comunicação, Informação e Inovação em Saúde] => 127865 ) ) ) [hasIssueOf] => Array ( [pt] => Array ( [0] => Array ( [ISSUE:JNL:00086-2012-6-] => 203947 ) [1] => Array ( [ISSUE:JNL:00086-2012-6-4] => 127976 ) ) ) [hasAbstract] => Array ( [pt] => Array ( [0] => Array ( [O objetivo da investigação foi registrar a produção acadêmica recente sobre o uso das redes sociais como ferramenta de comunicação, educação e aprendizagem na área da saúde, com ênfase na rede social Facebook. A investigação foi realizada sobre a base de dados do Portal de Periódicos Capes, utilizando as palavras-chave Facebook, educação e saúde, tendo como critério de busca o uso de conteúdo de acesso aberto mais atual, publicado durante o período compreendido entre 2005 e 2011. A metodologia utilizada foi a pesquisa bibliográfica, seguida de análise dos trabalhos de acordo com as temáticas especificadas nas palavras-chave. O estudo resultou em 37 trabalhos científicos sobre o tema estudado, sendo 2 brasileiros e 35 internacionais. A pesquisa categorizou os 37 artigos científicos salientando o perfil de cada trabalho de acordo com a temática abordada e metodologia utilizada. Grande parte das produções teve como recorte o uso da rede social Facebook como ferramenta de ensino/aprendizagem e muitos utilizaram a survey como base de pesquisa.] => 0 ) ) ) [hasID] => Array ( [nn] => Array ( [0] => Array ( [oai:www.reciis.icict.fiocruz.br:article/581] => 0 ) ) ) [hasRegisterId] => Array ( [pt] => Array ( [0] => Array ( [https://www.reciis.icict.fiocruz.br/index.php/reciis/article/view/581] => 0 ) [1] => Array ( [10.3395/reciis.v6i4.581] => 0 ) ) ) [hasSource] => Array ( [pt] => Array ( [0] => Array ( [Revista Eletrônica de Comunicação, Informação & Inovação em Saúde; Vol. 6 No. 4 (2012): Temático | Comunicação e saúde: temas, questões e perspectivas latinoamericanas] => 0 ) [1] => Array ( [Revista Eletrônica de Comunicação, Informação & Inovação em Saúde; v. 6 n. 4 (2012): Temático | Comunicação e saúde: temas, questões e perspectivas latinoamericanas] => 0 ) ) [es] => Array ( [0] => Array ( [Revista Eletrônica de Comunicação, Informação e Inovação em Saúde; Vol. 6 Núm. 4 (2012): Temático | Comunicação e saúde: temas, questões e perspectivas latinoamericanas] => 0 ) ) [nn] => Array ( [0] => Array ( [1981-6278] => 0 ) ) ) [hasTitle] => Array ( [en] => Array ( [0] => Array ( [Use of social network Facebook as a communication tool in health education area: an exploratory study scientific production in the area - 2005-2011] => 0 ) ) [es] => Array ( [0] => Array ( [El uso de la red social Facebook como herramienta de comunicación en el área de educación para la salud: un estudio de la producción científica de exploración en la zona - 2005-2011] => 0 ) ) [pt] => Array ( [0] => Array ( [Uso da rede social Facebook como ferramenta de comunicação na área de educação em saúde: estudo exploratório produção científica da área – 2005 a 2011] => 0 ) ) ) [hasUrl] => Array ( [pt] => Array ( [0] => Array ( [https://www.reciis.icict.fiocruz.br/index.php/reciis/article/view/581/1222] => 0 ) ) [nn] => Array ( [0] => Array ( [https://www.reciis.icict.fiocruz.br/index.php/reciis/article/view/581] => 0 ) [1] => Array ( [https://www.reciis.icict.fiocruz.br/index.php/reciis/article/view/581/1222] => 0 ) ) ) [prefLabel] => Array ( [pt] => Array ( [0] => Array ( [Oai:www.reciis.icict.fiocruz.br:article/581#00086] => 0 ) ) ) [hasDOI] => Array ( [nn] => Array ( [0] => Array ( [10.3395/reciis.v6i4.581] => 0 ) ) ) )