Article Brapci-Revistas

O uso de animais pelo ensino e pela pesquisa: prós e contras

Animal use for teaching and research purposes: pros and cons

Teaching and research activities are historically performed with the use of animals in search of knowledge and benefits to both of them. This article is based on the existence of a new paradigm for animal use in academic studies, and aims to discuss how science applied to laboratory animals, a common practice by students of Medicine and Biological Sciences at the Federal University of Rio Grande (FURG), contributes to academic and professional training. The conflicts generated by this issue have become clear in the points raised in this article, revealing the need for reflection on ethical animal use in teaching and research activities. One of the major conclusions is that Laboratory Animal Science needs to emerge as a provider of expertise on the use of animals for didactic-scientific purposes.@en


Em busca de conhecimento, atividades de ensino e pesquisa são, historicamente, realizadas com o uso de animais. Este artigo fundamenta-se na existência de um novo paradigma em relação à utilização de animais em estudos acadêmicos. Objetivou–se questionar como a ciência aplicada a animais de laboratório, prática presente no cotidiano de alunos dos cursos de Medicina e Ciências Biológicas da Universidade Federal do Rio Grande -FURG, contribui para a formação acadêmica e profissional. Os conflitos gerados por este tema evidenciam-se nos questionamentos deste artigo, revelando a necessidade de reflexões éticas quanto à utilização de animais pelo ensino e pela pesquisa. Constatou-se a necessidade de emersão da Ciência em Animais de Laboratório como fornecedora de conhecimentos específicos sobre o uso de animais para fins didático-científicos@pt

. Animal use for teaching and research purposes: pros and cons o uso de animais pelo ensino e pela pesquisa: prós e contras. Revista eletrônica de comunicação, informação e inovação em saúde, [????].
NLP0.29
Visto 15 vezes
sem referências
Array
(
    [dateOfAvailability] => Array
        (
            [pt] => Array
                (
                    [0] => Array
                        (
                            [2011-03-31] => 60757
                        )

                )

        )

    [hasAuthor] => Array
        (
            [nn] => Array
                (
                    [0] => Array
                        (
                            [Julio Cezar Reis Danielski] => 131208
                        )

                    [1] => Array
                        (
                            [Daniela Martí Barros] => 131209
                        )

                    [2] => Array
                        (
                            [Fernanda Antoniolo Hammes de Carvalho] => 131210
                        )

                )

        )

    [hasFileStorage] => Array
        (
            [nn] => Array
                (
                    [0] => Array
                        (
                            [_repository/127865/2022/10/oai_www_reciis_icict_fiocruz_br_article_507#00086.pdf] => 204202
                        )

                )

        )

    [hasSubject] => Array
        (
            [en] => Array
                (
                    [0] => Array
                        (
                            [Ethics] => 171432
                        )

                    [1] => Array
                        (
                            [Teaching] => 176801
                        )

                    [2] => Array
                        (
                            [Research] => 269141
                        )

                    [3] => Array
                        (
                            [Science] => 172484
                        )

                    [4] => Array
                        (
                            [Animals] => 131206
                        )

                )

            [pt] => Array
                (
                    [0] => Array
                        (
                            [Ética] => 235914
                        )

                    [1] => Array
                        (
                            [Ensino] => 201005
                        )

                    [2] => Array
                        (
                            [Pesquisa] => 269140
                        )

                    [3] => Array
                        (
                            [Ciência] => 220018
                        )

                    [4] => Array
                        (
                            [Animal] => 131207
                        )

                    [5] => Array
                        (
                            [Animais] => 271868
                        )

                )

        )

    [hasSectionOf] => Array
        (
            [pt] => Array
                (
                    [0] => Array
                        (
                            [Artigo] => 3
                        )

                )

        )

    [wasPublicationInDate] => Array
        (
            [nn] => Array
                (
                    [0] => Array
                        (
                            [2011-03-31] => 271842
                        )

                )

        )

    [hasLanguageExpression] => Array
        (
            [nn] => Array
                (
                    [0] => Array
                        (
                            [pt] => 232736
                        )

                    [1] => Array
                        (
                            [en] => 232773
                        )

                )

        )

    [isPartOfSource] => Array
        (
            [pt] => Array
                (
                    [0] => Array
                        (
                            [Revista Eletrônica de Comunicação, Informação e Inovação em Saúde] => 127865
                        )

                )

        )

    [hasIssueOf] => Array
        (
            [pt] => Array
                (
                    [0] => Array
                        (
                            [ISSUE:JNL:00086-2011-5-] => 203960
                        )

                    [1] => Array
                        (
                            [ISSUE:JNL:00086-2011-5-1] => 128720
                        )

                )

        )

    [hasAbstract] => Array
        (
            [en] => Array
                (
                    [0] => Array
                        (
                            [Teaching and research activities are historically performed with the use of animals in search of knowledge and benefits to both of them. This article is based on the existence of a new paradigm for animal use in academic studies, and aims to discuss how science applied to laboratory animals, a common practice by students of Medicine and Biological Sciences at the Federal University of Rio Grande (FURG), contributes to academic and professional training. The conflicts generated by this issue have become clear in the points raised in this article, revealing the need for reflection on ethical animal use in teaching and research activities. One of the major conclusions is that Laboratory Animal Science needs to emerge as a provider of expertise on the use of animals for didactic-scientific purposes.] => 0
                        )

                )

            [pt] => Array
                (
                    [0] => Array
                        (
                            [Em busca de conhecimento, atividades de ensino e pesquisa são, historicamente, realizadas com o uso de animais. Este artigo fundamenta-se na existência de um novo paradigma em relação à utilização de animais em estudos acadêmicos. Objetivou–se questionar como a ciência aplicada a animais de laboratório, prática presente no cotidiano de alunos dos cursos de Medicina e Ciências Biológicas da Universidade Federal do Rio Grande -FURG, contribui para a formação acadêmica e profissional. Os conflitos gerados por este tema evidenciam-se nos questionamentos deste artigo, revelando a necessidade de reflexões éticas quanto à utilização de animais pelo ensino e pela pesquisa. Constatou-se a necessidade de emersão da Ciência em Animais de Laboratório como fornecedora de conhecimentos específicos sobre o uso de animais para fins didático-científicos] => 0
                        )

                )

        )

    [hasID] => Array
        (
            [nn] => Array
                (
                    [0] => Array
                        (
                            [oai:www.reciis.icict.fiocruz.br:article/507] => 0
                        )

                )

        )

    [hasRegisterId] => Array
        (
            [pt] => Array
                (
                    [0] => Array
                        (
                            [https://www.reciis.icict.fiocruz.br/index.php/reciis/article/view/507] => 0
                        )

                    [1] => Array
                        (
                            [10.3395/reciis.v5i1.507] => 0
                        )

                )

        )

    [hasSource] => Array
        (
            [pt] => Array
                (
                    [0] => Array
                        (
                            [Revista Eletrônica de Comunicação, Informação & Inovação em Saúde; Vol. 5 No. 1 (2011)] => 0
                        )

                    [1] => Array
                        (
                            [Revista Eletrônica de Comunicação, Informação & Inovação em Saúde; v. 5 n. 1 (2011)] => 0
                        )

                )

            [es] => Array
                (
                    [0] => Array
                        (
                            [Revista Eletrônica de Comunicação, Informação e Inovação em Saúde; Vol. 5 Núm. 1 (2011)] => 0
                        )

                )

            [nn] => Array
                (
                    [0] => Array
                        (
                            [1981-6278] => 0
                        )

                )

        )

    [hasTitle] => Array
        (
            [en] => Array
                (
                    [0] => Array
                        (
                            [Animal use for teaching and research purposes: pros and cons] => 0
                        )

                )

            [pt] => Array
                (
                    [0] => Array
                        (
                            [O uso de animais pelo ensino e pela pesquisa: prós e contras] => 0
                        )

                )

        )

    [hasUrl] => Array
        (
            [pt] => Array
                (
                    [0] => Array
                        (
                            [https://www.reciis.icict.fiocruz.br/index.php/reciis/article/view/507/1154] => 0
                        )

                    [1] => Array
                        (
                            [https://www.reciis.icict.fiocruz.br/index.php/reciis/article/view/507/1834] => 0
                        )

                )

            [nn] => Array
                (
                    [0] => Array
                        (
                            [https://www.reciis.icict.fiocruz.br/index.php/reciis/article/view/507] => 0
                        )

                    [1] => Array
                        (
                            [https://www.reciis.icict.fiocruz.br/index.php/reciis/article/view/507/1154] => 0
                        )

                    [2] => Array
                        (
                            [https://www.reciis.icict.fiocruz.br/index.php/reciis/article/view/507/1834] => 0
                        )

                )

        )

    [prefLabel] => Array
        (
            [pt] => Array
                (
                    [0] => Array
                        (
                            [Oai:www.reciis.icict.fiocruz.br:article/507#00086] => 0
                        )

                )

        )

    [hasDOI] => Array
        (
            [nn] => Array
                (
                    [0] => Array
                        (
                            [10.3395/reciis.v5i1.507] => 0
                        )

                )

        )

)