Article Brapci-Revistas

O papel da comunicação para a inovação

The role of communication for innovation

This study aims to investigate the relationship between communication and innovation in the organizational context, seeking in the literature of these areas to clarify the importance of communication so that companies can develop an innovative behavior so necessary for their stay in an extremely competitive market. To this end, the concepts of communication and innovation focused on the business environment were used and a communication interaction scheme for innovation was developed and presented, highlighting important elements in the organization´s information formulation, such as culture and strategy, as well as aspects concerning the appropriation and recording of this information by the user, such as organizational climate, Information Competence and Communication Competence. Other aspects related to the communicational process are highlighted as informational flows, mediation and inferences. The work contributes to the Information Science area and to the organizational managers, as the presentation of the integration scheme provides the knowledge of how the listed aspects are associated and related to promote innovation and, thus, enable a better management. of the factors involved in the formulation, appropriation and recording of information and generation of knowledge for the development of an innovative environment.@en


Este estudio tiene como objetivo investigar la relación entre comunicación e innovación en el contexto organizacional, buscando en la literatura de estas áreas explicar la importancia de la comunicación para que las empresas puedan desarrollar un comportamiento innovador tan necesario para su permanencia en un mercado extremadamente competitivo. Para ello, se utilizaron los conceptos de comunicación e innovación dirigidos al entorno empresarial y se desarrolló y presentó un esquema de interacción de la comunicación para la innovación, destacando elementos importantes en la formulación de la información por parte de la organización, como la cultura y la estrategia, así como como aspectos relacionados con la apropiación y registro de esta información por parte del usuario, como el clima organizacional, la competencia informativa y la competencia comunicativa. Se destacan otros aspectos relacionados con el proceso de comunicación, como los flujos de información, la mediación y las inferencias. El trabajo contribuye al área de las Ciencias de la Información y a los gestores organizacionales en la medida en que la presentación del esquema de integración permite conocer cómo se asocian y relacionan los aspectos enumerados para fomentar la innovación y, así, posibilitar una mejor gestión de los factores que intervienen en la formulación, apropiación y registro de información y generación de conocimiento para el desarrollo de un entorno innovador.@es
Este estudo objetiva investigar a relação entre comunicação e inovação no contexto organizacional, buscando na literatura destas áreas explicitar a importância da comunicação para que as empresas possam desenvolver um comportamento inovador tão necessário para a sua permanência em um mercado extremamente competitivo. Para tanto, os conceitos de comunicação e inovação voltados para o ambiente empresarial foram utilizados e um esquema de interação da comunicação para a inovação foi desenvolvido e apresentado, destacando elementos importantes na formulação da informação pela organização, como cultura e estratégia, assim como aspectos referentes a apropriação e registro desta informação pelo usuário, como o clima organizacional, competência em informação e competência em comunicação. Outros aspectos relativos ao processo comunicacional são destacados como os fluxos informacionais, a mediação e as inferências.  O trabalho contribui para a área da Ciência da Informação e para os gestores organizacionais na medida em que a apresentação do esquema de integração propicia o conhecimento de como os aspectos elencados se associam e se relacionam para propiciar a inovação e, assim, possibilitar um melhor gerenciamento dos fatores envolvidos na formulação, apropriação e registro das informações e geração do conhecimento para o desenvolvimento de um ambiente inovador.@pt

. The role of communication for innovation o papel da comunicação para a inovação. Revista p2p e inovação, [????].
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