Article Brapci-Revistas

Revisão sistemática de literatura sobre interseções entre interação humano-computador e serviços de redes sociais online

O uso das Tecnologias de Informação e Comunicação contribuiu para o surgimento (ou a adaptação) de campos de estudo dedicados à interação entre o ser humano e os sistemas computacionais, tais como a Interação Humano-Computador. Objetivo: A pesquisa tem o objetivo de identificar e categorizar os estudos relacionados aos Serviços de Redes Sociais Online presentes no periódico International Journal of Human-Computer Interaction, a partir dos sete desafios da Interação Humano-Computador apresentados por Stephanidis et al. (2019). Metodologia: Caracteriza-se quanto a seus objetivos como um estudo exploratório e descritivo, que aplica como técnica os princípios da Revisão Sistemática de Literatura. Resultados: Foram analisadas 67 comunicações científicas. O tema Interação Humano-Ambiente foi o mais citado, seguido por: Ética, Privacidade e Segurança; Bem-estar, Saúde e Eudaimonia; Simbiose Humano-Tecnologia; e Organização Social e Democracia, respectivamente. Não foram encontradas comunicações científicas que tratassem do desafio Acessibilidade e Acesso Universal. Considerando o ano em que os artigos foram publicados, observa-se 2018 como o ano com maior índice de publicações. Observou-se ainda que as pesquisas relacionadas ao tema Serviços de Redes Sociais Online se apresentam dispersas no periódico entre os anos de 2010 e 2020, e que alguns termos como: Social Media e Sites de Redes Sociais, passaram a ser moldados à medida que os estudos sobre o tema foram aprofundados. Conclusão: Com base nas análises realizadas é possível afirmar que os estudos que combinam a Interação Humano-Computador, Ciência da Informação e os Serviços de Redes Sociais Online demandam ser mais amplamente pesquisados.@pt


. Revisão sistemática de literatura sobre interseções entre interação humano-computador e serviços de redes sociais online. Revista brasileira de biblioteconomia e documentação, [????].
NLP0.29
Visto 14 vezes
sem referências
Array
(
    [dateOfAvailability] => Array
        (
            [pt] => Array
                (
                    [0] => Array
                        (
                            [2022-08-30] => 202590
                        )

                )

        )

    [hasAuthor] => Array
        (
            [nn] => Array
                (
                    [0] => Array
                        (
                            [Nádia Araújo da Silva] => 202666
                        )

                    [1] => Array
                        (
                            [Dejan Martins Conceição] => 202667
                        )

                    [2] => Array
                        (
                            [Larissa Lima da Silva] => 70151
                        )

                    [3] => Array
                        (
                            [Roberto Lopes Santos Junior] => 1124
                        )

                    [4] => Array
                        (
                            [Fernando de Assis Rodrigues] => 40630
                        )

                )

        )

    [hasFileStorage] => Array
        (
            [nn] => Array
                (
                    [0] => Array
                        (
                            [_repository/1/2022/10/oai_febab_periodicos_emnuvens_com_br_article_1808#00001.pdf] => 204761
                        )

                )

        )

    [hasPageEnd] => Array
        (
            [pt] => Array
                (
                    [0] => Array
                        (
                            [22] => 3600
                        )

                )

        )

    [hasPageStart] => Array
        (
            [pt] => Array
                (
                    [0] => Array
                        (
                            [1] => 696
                        )

                )

        )

    [hasSubject] => Array
        (
            [pt] => Array
                (
                    [0] => Array
                        (
                            [Mediação da informação] => 263425
                        )

                    [1] => Array
                        (
                            [Interação humano-computador] => 282828
                        )

                    [2] => Array
                        (
                            [Serviço de rede social online] => 165623
                        )

                    [3] => Array
                        (
                            [Revisão sistemática de literatura] => 266767
                        )

                    [4] => Array
                        (
                            [Serviços de redes sociais online] => 266766
                        )

                )

        )

    [hasSectionOf] => Array
        (
            [pt] => Array
                (
                    [0] => Array
                        (
                            [Artigo] => 3
                        )

                )

        )

    [wasPublicationInDate] => Array
        (
            [nn] => Array
                (
                    [0] => Array
                        (
                            [2022-08-30] => 247343
                        )

                )

        )

    [hasLanguageExpression] => Array
        (
            [nn] => Array
                (
                    [0] => Array
                        (
                            [pt] => 232736
                        )

                )

        )

    [hasLicense] => Array
        (
            [nn] => Array
                (
                    [0] => Array
                        (
                            [Copyright (c)] => 232755
                        )

                    [1] => Array
                        (
                            [BY-NC/4.0] => 245907
                        )

                )

        )

    [isPartOfSource] => Array
        (
            [pt] => Array
                (
                    [0] => Array
                        (
                            [Revista brasileira de biblioteconomia e documentação] => 229060
                        )

                )

        )

    [hasIssueOf] => Array
        (
            [pt] => Array
                (
                    [0] => Array
                        (
                            [ISSUE:JNL:00001-2022-18-2] => 202587
                        )

                )

        )

    [hasAbstract] => Array
        (
            [pt] => Array
                (
                    [0] => Array
                        (
                            [O uso das Tecnologias de Informação e Comunicação contribuiu para o surgimento (ou a adaptação) de campos de estudo dedicados à interação entre o ser humano e os sistemas computacionais, tais como a Interação Humano-Computador. Objetivo: A pesquisa tem o objetivo de identificar e categorizar os estudos relacionados aos Serviços de Redes Sociais Online presentes no periódico International Journal of Human-Computer Interaction, a partir dos sete desafios da Interação Humano-Computador apresentados por Stephanidis et al. (2019). Metodologia: Caracteriza-se quanto a seus objetivos como um estudo exploratório e descritivo, que aplica como técnica os princípios da Revisão Sistemática de Literatura. Resultados: Foram analisadas 67 comunicações científicas. O tema Interação Humano-Ambiente foi o mais citado, seguido por: Ética, Privacidade e Segurança; Bem-estar, Saúde e Eudaimonia; Simbiose Humano-Tecnologia; e Organização Social e Democracia, respectivamente. Não foram encontradas comunicações científicas que tratassem do desafio Acessibilidade e Acesso Universal. Considerando o ano em que os artigos foram publicados, observa-se 2018 como o ano com maior índice de publicações. Observou-se ainda que as pesquisas relacionadas ao tema Serviços de Redes Sociais Online se apresentam dispersas no periódico entre os anos de 2010 e 2020, e que alguns termos como: Social Media e Sites de Redes Sociais, passaram a ser moldados à medida que os estudos sobre o tema foram aprofundados. Conclusão: Com base nas análises realizadas é possível afirmar que os estudos que combinam a Interação Humano-Computador, Ciência da Informação e os Serviços de Redes Sociais Online demandam ser mais amplamente pesquisados.] => 0
                        )

                )

        )

    [hasID] => Array
        (
            [nn] => Array
                (
                    [0] => Array
                        (
                            [oai:febab.periodicos.emnuvens.com.br:article/1808] => 0
                        )

                    [1] => Array
                        (
                            [oai:ojs.rbbd.febab.org.br:article/1808] => 0
                        )

                )

        )

    [hasRegisterId] => Array
        (
            [pt] => Array
                (
                    [0] => Array
                        (
                            [https://rbbd.febab.org.br/rbbd/article/view/1808] => 0
                        )

                )

        )

    [hasSource] => Array
        (
            [pt] => Array
                (
                    [0] => Array
                        (
                            [Revista Brasileira de Biblioteconomia e Documentação; v. 18, n. 2 (2022): Dossiê IV Encontro de Pesquisa em Informação e Mediação; 1-22] => 0
                        )

                    [1] => Array
                        (
                            [Revista Brasileira de Biblioteconomia e Documentação; v. 18 n. 2 (2022): Dossiê IV Encontro de Pesquisa em Informação e Mediação; 1-22] => 0
                        )

                )

            [nn] => Array
                (
                    [0] => Array
                        (
                            [1980-6949] => 0
                        )

                    [1] => Array
                        (
                            [0100-0691] => 0
                        )

                )

        )

    [hasTitle] => Array
        (
            [pt] => Array
                (
                    [0] => Array
                        (
                            [Revisão sistemática de literatura sobre interseções entre interação humano-computador e serviços de redes sociais online] => 0
                        )

                )

        )

    [hasUrl] => Array
        (
            [pt] => Array
                (
                    [0] => Array
                        (
                            [https://rbbd.febab.org.br/rbbd/article/view/1808/1365] => 0
                        )

                    [1] => Array
                        (
                            [https://rbbd.febab.org.br/rbbd/article/downloadSuppFile/1808/149] => 0
                        )

                )

            [nn] => Array
                (
                    [0] => Array
                        (
                            [https://rbbd.febab.org.br/rbbd/article/view/1808] => 0
                        )

                    [1] => Array
                        (
                            [https://rbbd.febab.org.br/rbbd/article/view/1808/1365] => 0
                        )

                )

        )

    [prefLabel] => Array
        (
            [pt] => Array
                (
                    [0] => Array
                        (
                            [Oai:febab.periodicos.emnuvens.com.br:article/1808#00001] => 0
                        )

                )

        )

)