Article
Este trabalho teve como objetivo geral possibilitar o aprimoramento das habilidades informacionais e/ou pedagógicas dos bibliotecários e auxiliares de biblioteca que atuam na Rede de Bibliotecas escolares da Prefeitura Municipal de Vila Velha, Espírito Santo. Tendo-se como objetivos específicos: a) verificar a percepção dos participantes acerca da mediação da informação; b) compreender como são realizadas as atividades de mediação da informação na biblioteca escolar; c) identificar se a mediação da informação colabora na construção de conhecimento dos usuários; d) Averiguar a contribuição da formação para o aprendizado contínuo dos profissionais. Em relação aos procedimentos metodológicos, trata-se de uma pesquisa exploratória com abordagem qualitativa. Realizou-se um encontro formativo com 61 participantes, contando com a participação de bibliotecários efetivos e auxiliares de biblioteca. Para a coleta de dados, utilizou-se um questionário semiestruturado, que foi respondido por 21 destes participantes. Os dados foram analisados qualitativamente e categorizados. Os resultados demonstram que a maioria dos participantes entendem a mediação da informação como uma ação de interferência entre bibliotecário e usuário - de auxiliares de biblioteca e usuários. As ações no âmbito das bibliotecas estão ligadas ao serviço de referência e empréstimos, também apontam que seu trabalho como mediadores ocorre por meio de parcerias com outros profissionais da escola. Também compreende-se que a mediação da informação contribui para o aprendizado dos usuários, pois os auxilia a desenvolver algumas habilidades específicas como o discernimento e interpretação da informação e de suas fontes. Os participantes acreditam que a formação (encontro) voltada para mediação da informação contribui à agregação de conhecimentos e à realização das atividades realizadas no âmbito da biblioteca, bem como com as parcerias entre bibliotecário, auxiliar de biblioteca e professores. Considera-se que o encontro formativo contribui para a educação continuada dos bibliotecários e auxiliares de biblioteca, corroborando para sua atuação na Rede de Bibliotecas Escolares.@pt
Array ( [hasSubject] => Array ( [pt] => Array ( [0] => Array ( [Vila velha] => 202589 ) [1] => Array ( [Mediação da informação] => 263425 ) [2] => Array ( [Biblioteca escolar] => 232760 ) [3] => Array ( [Bibliotecário escolar] => 266222 ) [4] => Array ( [Auxiliar de biblioteca] => 1075 ) [5] => Array ( [Espírito santo] => 199272 ) [6] => Array ( [Auxiliares de biblioteca] => 180556 ) [7] => Array ( [Espírito santo] => 266805 ) ) [es] => Array ( [0] => Array ( [Biblioteca escolar] => 247552 ) ) ) [dateOfAvailability] => Array ( [pt] => Array ( [0] => Array ( [2022-08-30] => 202590 ) ) ) [hasAuthor] => Array ( [nn] => Array ( [0] => Array ( [Ariane Callott Nascimento] => 202591 ) [1] => Array ( [Marta leandro da mata] => 9242 ) ) ) [hasFileStorage] => Array ( [nn] => Array ( [0] => Array ( [_repository/1/2022/10/oai_febab_periodicos_emnuvens_com_br_article_1842#00001.pdf] => 204789 ) ) ) [hasPageEnd] => Array ( [pt] => Array ( [0] => Array ( [19] => 1508 ) ) ) [hasPageStart] => Array ( [pt] => Array ( [0] => Array ( [1] => 696 ) ) ) [hasSectionOf] => Array ( [pt] => Array ( [0] => Array ( [Artigo] => 3 ) ) ) [wasPublicationInDate] => Array ( [nn] => Array ( [0] => Array ( [2022-08-30] => 247343 ) ) ) [hasLanguageExpression] => Array ( [nn] => Array ( [0] => Array ( [pt] => 232736 ) ) ) [hasLicense] => Array ( [nn] => Array ( [0] => Array ( [Copyright (c)] => 232755 ) [1] => Array ( [BY-NC/4.0] => 245907 ) ) ) [isPartOfSource] => Array ( [pt] => Array ( [0] => Array ( [Revista brasileira de biblioteconomia e documentação] => 229060 ) ) ) [hasIssueOf] => Array ( [pt] => Array ( [0] => Array ( [ISSUE:JNL:00001-2022-18-2] => 202587 ) ) ) [hasAbstract] => Array ( [pt] => Array ( [0] => Array ( [Este trabalho teve como objetivo geral possibilitar o aprimoramento das habilidades informacionais e/ou pedagógicas dos bibliotecários e auxiliares de biblioteca que atuam na Rede de Bibliotecas escolares da Prefeitura Municipal de Vila Velha, Espírito Santo. Tendo-se como objetivos específicos: a) verificar a percepção dos participantes acerca da mediação da informação; b) compreender como são realizadas as atividades de mediação da informação na biblioteca escolar; c) identificar se a mediação da informação colabora na construção de conhecimento dos usuários; d) Averiguar a contribuição da formação para o aprendizado contínuo dos profissionais. Em relação aos procedimentos metodológicos, trata-se de uma pesquisa exploratória com abordagem qualitativa. Realizou-se um encontro formativo com 61 participantes, contando com a participação de bibliotecários efetivos e auxiliares de biblioteca. Para a coleta de dados, utilizou-se um questionário semiestruturado, que foi respondido por 21 destes participantes. Os dados foram analisados qualitativamente e categorizados. Os resultados demonstram que a maioria dos participantes entendem a mediação da informação como uma ação de interferência entre bibliotecário e usuário - de auxiliares de biblioteca e usuários. As ações no âmbito das bibliotecas estão ligadas ao serviço de referência e empréstimos, também apontam que seu trabalho como mediadores ocorre por meio de parcerias com outros profissionais da escola. Também compreende-se que a mediação da informação contribui para o aprendizado dos usuários, pois os auxilia a desenvolver algumas habilidades específicas como o discernimento e interpretação da informação e de suas fontes. Os participantes acreditam que a formação (encontro) voltada para mediação da informação contribui à agregação de conhecimentos e à realização das atividades realizadas no âmbito da biblioteca, bem como com as parcerias entre bibliotecário, auxiliar de biblioteca e professores. Considera-se que o encontro formativo contribui para a educação continuada dos bibliotecários e auxiliares de biblioteca, corroborando para sua atuação na Rede de Bibliotecas Escolares.] => 0 ) ) ) [hasID] => Array ( [nn] => Array ( [0] => Array ( [oai:febab.periodicos.emnuvens.com.br:article/1842] => 0 ) [1] => Array ( [oai:ojs.rbbd.febab.org.br:article/1842] => 0 ) ) ) [hasRegisterId] => Array ( [pt] => Array ( [0] => Array ( [https://rbbd.febab.org.br/rbbd/article/view/1842] => 0 ) ) ) [hasSource] => Array ( [pt] => Array ( [0] => Array ( [Revista Brasileira de Biblioteconomia e Documentação; v. 18, n. 2 (2022): Dossiê IV Encontro de Pesquisa em Informação e Mediação; 1-19] => 0 ) [1] => Array ( [Revista Brasileira de Biblioteconomia e Documentação; v. 18 n. 2 (2022): Dossiê IV Encontro de Pesquisa em Informação e Mediação; 1-19] => 0 ) ) [nn] => Array ( [0] => Array ( [1980-6949] => 0 ) [1] => Array ( [0100-0691] => 0 ) ) ) [hasTitle] => Array ( [pt] => Array ( [0] => Array ( [A mediação da informação na Rede de Bibliotecas Escolares de Vila Velha, ES] => 0 ) ) ) [hasUrl] => Array ( [pt] => Array ( [0] => Array ( [https://rbbd.febab.org.br/rbbd/article/view/1842/1399] => 0 ) [1] => Array ( [https://rbbd.febab.org.br/rbbd/article/downloadSuppFile/1842/184] => 0 ) ) [nn] => Array ( [0] => Array ( [https://rbbd.febab.org.br/rbbd/article/view/1842] => 0 ) [1] => Array ( [https://rbbd.febab.org.br/rbbd/article/view/1842/1399] => 0 ) ) ) [prefLabel] => Array ( [pt] => Array ( [0] => Array ( [Oai:febab.periodicos.emnuvens.com.br:article/1842#00001] => 0 ) ) ) )