Article Brapci-Revistas

Mediação da leitura e acolhimento na biblioteca escolar: perspectivas teóricas de uma educação pós-pandemia da Covid-19

Os últimos dois anos foram marcados pela pandemia global de um tipo de vírus com cepa originalmente identificada na China. Durante esse período, a sua rápida disseminação em todo o planeta ocasionou mudanças de grandes impactos na humanidade. Dentre os efeitos nocivos dessa pandemia constam abalos econômicos, psicológicos e, até mesmo, o aumento de registros na violência doméstica. São aflições sociais que alcançaram, direta e indiretamente, o contexto escolar. Diante desse panorama, a educação precisou ser realizada de forma remota em todas as modalidades de ensino. No entanto, o retorno presencial das atividades escolares outorgou ainda mais responsabilidades aos processos pedagógicos institucionalizados pelas escolas. Pois, além das atribuições políticas e socialmente determinadas aos equipamentos escolares estas unidades de ensino passaram a lidar com os agravantes transtornos decorrentes da pandemia na sua comunidade escolar. De todo o modo, apesar das aflições notabilizadas, julga-se que essa realidade se mostra como momento adequado para reflexões significativas em direção às mudanças de padrões obsoletos para alçar uma perspectiva de educação pós-pandemia de maior efetividade e articulação social. Assim, o presente artigo tem como objetivo oferecer atributos teóricos para contribuir em reflexões que possam alinhavar subsídios fundamentais às transformações da educação pós-pandemia. Nesse processo de reformulações oportunas a mediação da leitura se apresenta como recurso estratégico de um aparato didático e pedagógico visando integrar a ambiência escolar. Para tanto, a biblioteca escolar assume competências de promover a interdisciplinaridade pedagógica pelo exercício de um protagonismo social engajado aos benefícios do ensino e da aprendizagem. Nessa implementação estratégica da mediação da leitura, sob a coordenação didática e pedagógica da biblioteca escolar, o acolhimento é estabelecido como conjunto de princípios estruturantes para um processo de socialização que garante ênfase no respeito às diferenças subjetivas. No âmbito metodológico delineado a este estudo elegeu-se a revisão de literatura como procedimento da pesquisa bibliográfica, considerando a organização de categorias para sistematização estrutural da análise. Como o alcance desta pesquisa tem escopo de reflexões teóricas, os resultados oferecidos representam elucubrações sobre as possibilidades educacionais de uma realidade pós-pandemia, partindo do respeito às diversidades humanas e suas características subjetivas para o desenvolvimento da mediação da leitura visando encorajar ações interdisciplinares. Destaca-se ainda a necessidade de outros estudos teóricos e acréscimos de pesquisas exploratórias sobre o tema. Pois, tais esforços colaboram para orientar uma ideia mais consistente de acolhimento integrado às estruturas sociais da ambiência escolar.@pt


NLP0.29
Visto 12 vezes
sem referências
Array
(
    [dateOfAvailability] => Array
        (
            [pt] => Array
                (
                    [0] => Array
                        (
                            [2022-09-09] => 202481
                        )

                )

        )

    [hasAuthor] => Array
        (
            [nn] => Array
                (
                    [0] => Array
                        (
                            [Marcos Aparecido Rodrigues do Prado] => 8277
                        )

                )

        )

    [hasFileStorage] => Array
        (
            [nn] => Array
                (
                    [0] => Array
                        (
                            [_repository/680/2022/10/oai_revistaacb_emnuvens_com_br_article_1860#00046.pdf] => 204813
                        )

                )

        )

    [hasPageEnd] => Array
        (
            [pt] => Array
                (
                    [0] => Array
                        (
                            [30] => 3303
                        )

                )

        )

    [hasPageStart] => Array
        (
            [pt] => Array
                (
                    [0] => Array
                        (
                            [2] => 958
                        )

                )

        )

    [hasSectionOf] => Array
        (
            [pt] => Array
                (
                    [0] => Array
                        (
                            [Artigo] => 3
                        )

                )

        )

    [hasSubject] => Array
        (
            [pt] => Array
                (
                    [0] => Array
                        (
                            [Biblioteconomia] => 234396
                        )

                    [1] => Array
                        (
                            [Mediação da leitura] => 299891
                        )

                    [2] => Array
                        (
                            [Educação] => 234411
                        )

                    [3] => Array
                        (
                            [Pós-pandemia da covid-19. mediação da leitura] => 202516
                        )

                    [4] => Array
                        (
                            [Biblioteca escolar] => 232760
                        )

                    [5] => Array
                        (
                            [Acolhimento] => 278662
                        )

                    [6] => Array
                        (
                            [Leitura] => 278610
                        )

                    [7] => Array
                        (
                            [Pós-pandemia da covid-19] => 245762
                        )

                )

            [es] => Array
                (
                    [0] => Array
                        (
                            [Biblioteca escolar] => 247552
                        )

                )

        )

    [wasPublicationInDate] => Array
        (
            [nn] => Array
                (
                    [0] => Array
                        (
                            [2022-09-09] => 261634
                        )

                )

        )

    [hasLanguageExpression] => Array
        (
            [nn] => Array
                (
                    [0] => Array
                        (
                            [pt] => 232736
                        )

                )

        )

    [hasLicense] => Array
        (
            [nn] => Array
                (
                    [0] => Array
                        (
                            [RESERVERD] => 234643
                        )

                )

        )

    [isPartOfSource] => Array
        (
            [pt] => Array
                (
                    [0] => Array
                        (
                            [Revista ACB: Biblioteconomia em Santa Catarina] => 680
                        )

                )

        )

    [hasIssueOf] => Array
        (
            [pt] => Array
                (
                    [0] => Array
                        (
                            [ISSUE:JNL:00046-2022-27-2] => 202514
                        )

                )

        )

    [hasAbstract] => Array
        (
            [pt] => Array
                (
                    [0] => Array
                        (
                            [Os últimos dois anos foram marcados pela pandemia global de um tipo de vírus com cepa originalmente identificada na China. Durante esse período, a sua rápida disseminação em todo o planeta ocasionou mudanças de grandes impactos na humanidade. Dentre os efeitos nocivos dessa pandemia constam abalos econômicos, psicológicos e, até mesmo, o aumento de registros na violência doméstica. São aflições sociais que alcançaram, direta e indiretamente, o contexto escolar. Diante desse panorama, a educação precisou ser realizada de forma remota em todas as modalidades de ensino. No entanto, o retorno presencial das atividades escolares outorgou ainda mais responsabilidades aos processos pedagógicos institucionalizados pelas escolas. Pois, além das atribuições políticas e socialmente determinadas aos equipamentos escolares estas unidades de ensino passaram a lidar com os agravantes transtornos decorrentes da pandemia na sua comunidade escolar. De todo o modo, apesar das aflições notabilizadas, julga-se que essa realidade se mostra como momento adequado para reflexões significativas em direção às mudanças de padrões obsoletos para alçar uma perspectiva de educação pós-pandemia de maior efetividade e articulação social. Assim, o presente artigo tem como objetivo oferecer atributos teóricos para contribuir em reflexões que possam alinhavar subsídios fundamentais às transformações da educação pós-pandemia. Nesse processo de reformulações oportunas a mediação da leitura se apresenta como recurso estratégico de um aparato didático e pedagógico visando integrar a ambiência escolar. Para tanto, a biblioteca escolar assume competências de promover a interdisciplinaridade pedagógica pelo exercício de um protagonismo social engajado aos benefícios do ensino e da aprendizagem. Nessa implementação estratégica da mediação da leitura, sob a coordenação didática e pedagógica da biblioteca escolar, o acolhimento é estabelecido como conjunto de princípios estruturantes para um processo de socialização que garante ênfase no respeito às diferenças subjetivas. No âmbito metodológico delineado a este estudo elegeu-se a revisão de literatura como procedimento da pesquisa bibliográfica, considerando a organização de categorias para sistematização estrutural da análise. Como o alcance desta pesquisa tem escopo de reflexões teóricas, os resultados oferecidos representam elucubrações sobre as possibilidades educacionais de uma realidade pós-pandemia, partindo do respeito às diversidades humanas e suas características subjetivas para o desenvolvimento da mediação da leitura visando encorajar ações interdisciplinares. Destaca-se ainda a necessidade de outros estudos teóricos e acréscimos de pesquisas exploratórias sobre o tema. Pois, tais esforços colaboram para orientar uma ideia mais consistente de acolhimento integrado às estruturas sociais da ambiência escolar.] => 0
                        )

                )

        )

    [hasID] => Array
        (
            [nn] => Array
                (
                    [0] => Array
                        (
                            [oai:revistaacb.emnuvens.com.br:article/1860] => 0
                        )

                    [1] => Array
                        (
                            [oai:ojs.revistaacbsc.emnuvens.com.br:article/1860] => 0
                        )

                )

        )

    [hasRegisterId] => Array
        (
            [pt] => Array
                (
                    [0] => Array
                        (
                            [https://revista.acbsc.org.br/racb/article/view/1860] => 0
                        )

                )

        )

    [hasSource] => Array
        (
            [pt] => Array
                (
                    [0] => Array
                        (
                            [Revista ACB; v. 27, n. 2 (2022): Revista ACB: ISSN 1414-0594; 2-30] => 0
                        )

                    [1] => Array
                        (
                            [1414-0594] => 0
                        )

                    [2] => Array
                        (
                            [Revista ACB; v. 27 n. 2 (2022): Revista ACB: ISSN 1414-0594; 2-30] => 0
                        )

                )

        )

    [hasTitle] => Array
        (
            [pt] => Array
                (
                    [0] => Array
                        (
                            [Mediação da leitura e acolhimento na biblioteca escolar: perspectivas teóricas de uma educação pós-pandemia da Covid-19] => 0
                        )

                )

        )

    [hasUrl] => Array
        (
            [pt] => Array
                (
                    [0] => Array
                        (
                            [https://revista.acbsc.org.br/racb/article/view/1860/pdf] => 0
                        )

                )

            [nn] => Array
                (
                    [0] => Array
                        (
                            [https://revista.acbsc.org.br/racb/article/view/1860] => 0
                        )

                    [1] => Array
                        (
                            [https://revista.acbsc.org.br/racb/article/view/1860/pdf] => 0
                        )

                )

        )

    [prefLabel] => Array
        (
            [pt] => Array
                (
                    [0] => Array
                        (
                            [Oai:revistaacb.emnuvens.com.br:article/1860#00046] => 0
                        )

                )

        )

)