Objetivo: Identificar aproximações temáticas e elucidar a forma como os pesquisadores em Ciência da Informação abordam o tema censura. Metodologia: Estudo exploratório diacrônico acerca da produção cientifica brasileira em Ciência da Informação relativa ao tema Censura indexada na BRAPCI entre os anos de 1972 e 2019. Estruturado em seis seções: configurações da censura; percurso metodológico constituído por levantamento bibliográfico para a composição do corpus submetido à análise de conteúdo, tratamento estatístico; análise; resultados e considerações finais.Resultados: Percebemos a relação de distanciamento entre o período da Ditadura civil-militar brasileira e o aumento na produção científica acerca da censura com maior atração entre o tema censura e os termos: imprensa, repressão, ditadura, música, livros e teatro, todos localizados no espaço cronológico referente à Ditadura civil-militar brasileira. Identificamos também a tendência de ampliação temática para contextos atuais relacionados a questões sociais e tecnológicas que convergem para questões técnicas e laborais dos profissionais da informação; de fluxo da informação; da ética profissional; do papel social da Biblioteconomia; dos aspectos cognitivos e sociológicos relacionados à censura.Conclusões: A fim de prover maior discernimento nos estudos acerca da censura, torna-se fundamental considerar aspectos essenciais que configuram a ação censória como a restrição e impedimento da concepção, acesso e compartilhamento da informação para que se possa estabelecer distinções entre censura efetiva e a simples restrição.@pt
Objective: To identify thematic approximations and elucidate how researchers in Information Science approach the topic of censorship.Methodology: Exploratory diachronic study about the Brazilian scientific production in Information Science related to the subject Censorship indexed in BRAPCI between the years 1972 and 2019. Structured in six sections: configurations of censorship; methodological path constituted by bibliographic survey for the composition of the corpus submitted to content analysis, statistical treatment; analysis; results and final considerations.Results: We noticed the distancing relation between the period of the Brazilian civil-military dictatorship and the increase in the scientific production about censorship with greater attraction between the theme censorship and the terms: press, repression, dictatorship, music, books and theater, all located in the chronological space referring to the Brazilian civil-military dictatorship. We also identified the tendency of thematic expansion to current contexts related to social and technological issues which converge to technical and work issues of information professionals; information flow; professional ethics; the social role of Librarianship; cognitive and sociological aspects related to censorship.Conclusions: In order to provide greater insight in the studies about censorship, it is essential to consider essential aspects that configure censorial action as the restriction and impediment of conception, access and sharing of information, so that distinctions can be made between effective censorship and simple restriction.@en
Objetivo: Identificar las aproximaciones temáticas y dilucidar cómo los investigadores en Ciencias de la Información abordan el tema de la censura.Metodología: Estudio exploratorio diacrónico sobre la producción científica brasileña en Ciencias de la Información relacionada con el tema Censura indexada en BRAPCI entre los años 1972 y 2019. Estructurado en seis secciones: configuraciones de la censura; recorrido metodológico constituido por el relevamiento bibliográfico para la composición del corpus sometido a análisis de contenido, tratamiento estadístico; análisis; resultados y consideraciones finales.Resultados: Se constata la relación de distanciamiento entre el período de la Dictadura Cívico-Militar brasileña y el aumento de la producción científica sobre la censura con mayor atracción entre el tema censura y los términos: prensa, represión, dictadura, música, libros y teatro, todos ubicados en el espacio cronológico referido a la Dictadura Cívico-Militar brasileña. También identificamos la tendencia de expansión temática a contextos actuales relacionados con cuestiones sociales y tecnológicas que convergen con cuestiones técnicas y laborales de los profesionales de la información; de flujo de información; de ética profesional; del papel social de la Bibliotecología; de los aspectos cognitivos y sociológicos relacionados con la censura.Conclusiones: Para aportar una mayor visión en los estudios sobre la censura, es fundamental considerar los aspectos esenciales que configuran la acción censora como la restricción e impedimento de la concepción, el acceso y el intercambio de información, de manera que se puedan establecer distinciones entre la censura efectiva y la simple restricción.@es