Article Brapci-Revistas

Ensino de inteligência competitiva: uma análise da literatura presente na Web of Science e na Scopus

Ensino de inteligência competitiva: uma análise da literatura presente na Web of Science e na Scopus

La enseñanza de la inteligencia competitiva: un análisis de la literatura presente en Web of Science y Scopus

Objetivo: Mapear e analisar os documentos sobre o ensino de Inteligência Competitiva presentes nas bases Web of Science e Scopus, com o intuito de contribuir para o desenvolvimento ou aperfeiçoamento de atuais e futuras soluções de ensino nessa área. Metodologia: Trata-se de uma pesquisa descritiva e bibliográfica. Resultados: A literatura internacional sobre o tema baseia-se principalmente na apresentação e discussão de casos de cursos/treinamentos reais, ministrados na maior parte das vezes pelos próprios autores dos artigos e trabalhos de congresso recuperados das bases. O que impera é a customização: cada curso foi construído conforme seu objetivo, perfil dos alunos e dos instrutores, e do contexto de aplicação do curso. Conclusões: Ajustar os métodos de ensino e suas tecnologias às demandas específicas de cada curso é o desafio determinante para o sucesso da instrução em Inteligência Competitiva.@pt


Objective: To map and analyze the documents on Competitive Intelligence teaching present in the Web of Science and Scopus databases, in order to contribute to the development or improvement of current and future teaching solutions in this area.Methodology: This is a descriptive and bibliographic research.Results: The international literature on the topic is mainly based on the presentation and discussion of cases from actual courses/training, mostly taught by the authors of the articles and conference papers retrieved from the bases themselves. Customization prevails: each course is built according to its objective, the profile of the students and instructors, and the context of application of the course.Conclusions: Adjusting the teaching methods and their technologies to the specific demands of each course is the determining challenge for the success of instruction in Competitive Intelligence.@en
Objetivo: Mapear y analizar los documentos sobre la enseñanza de la Inteligencia Competitiva presentes en las bases de datos Web of Science y Scopus, con el fin de contribuir al desarrollo o mejora de las soluciones didácticas actuales y futuras en esta área.Metodología: Se trata de una investigación descriptiva y bibliográfica.Resultados: La literatura internacional sobre el tema se basa principalmente en la presentación y discusión de casos de cursos/formación reales, en su mayoría impartidos por los propios autores de los artículos y ponencias de conferencias recuperados en las bases. Lo que prevalece es la personalización: cada curso se construyó en función de su objetivo, del perfil de los alumnos y de los instructores, y del contexto de aplicación del curso.Conclusiones: Ajustar los métodos de enseñanza y sus tecnologías a las demandas específicas de cada curso es el reto determinante para el éxito de la instrucción en Inteligencia Competitiva.@es

. Ensino de inteligência competitiva: uma análise da literatura presente na web of science e na scopus la enseñanza de la inteligencia competitiva: un análisis de la literatura presente en web of science y scopus enseñanza de la inteligencia competitiva: un análisis de la literatura presente en la web of science y scopus. Informação & informação, [????].
NLP0.29
Visto 17 vezes
sem referências
Array
(
    [dateOfAvailability] => Array
        (
            [pt] => Array
                (
                    [0] => Array
                        (
                            [2022-05-22] => 195056
                        )

                )

        )

    [hasAuthor] => Array
        (
            [nn] => Array
                (
                    [0] => Array
                        (
                            [Juliana Galdino] => 195106
                        )

                    [1] => Array
                        (
                            [Rosangela Galdino] => 123598
                        )

                    [2] => Array
                        (
                            [Leonardo Guimarães Garcia] => 6411
                        )

                )

        )

    [hasFileStorage] => Array
        (
            [nn] => Array
                (
                    [0] => Array
                        (
                            [_repository/335/2022/05/oai_ojs_www_uel_br_article_44777#00020.pdf] => 195196
                        )

                )

        )

    [hasPageEnd] => Array
        (
            [pt] => Array
                (
                    [0] => Array
                        (
                            [300] => 240
                        )

                )

        )

    [hasPageStart] => Array
        (
            [pt] => Array
                (
                    [0] => Array
                        (
                            [277] => 9915
                        )

                )

        )

    [hasSectionOf] => Array
        (
            [pt] => Array
                (
                    [0] => Array
                        (
                            [Artigo] => 3
                        )

                )

        )

    [hasSubject] => Array
        (
            [pt] => Array
                (
                    [0] => Array
                        (
                            [Ciência da informação] => 237157
                        )

                    [1] => Array
                        (
                            [Inteligência competitiva] => 245311
                        )

                    [2] => Array
                        (
                            [Ensino] => 201005
                        )

                    [3] => Array
                        (
                            [Curso] => 2179
                        )

                    [4] => Array
                        (
                            [Web of science] => 199135
                        )

                    [5] => Array
                        (
                            [Scopus] => 200264
                        )

                    [6] => Array
                        (
                            [Enseñanza] => 37319
                        )

                )

            [en] => Array
                (
                    [0] => Array
                        (
                            [Competitive intelligence] => 173937
                        )

                    [1] => Array
                        (
                            [Teaching] => 176801
                        )

                    [2] => Array
                        (
                            [Course] => 209088
                        )

                    [3] => Array
                        (
                            [Web of science] => 245906
                        )

                    [4] => Array
                        (
                            [Scopus] => 264629
                        )

                    [5] => Array
                        (
                            [Competitive intelligence] => 3048
                        )

                )

            [es] => Array
                (
                    [0] => Array
                        (
                            [Inteligencia competitiva] => 259752
                        )

                    [1] => Array
                        (
                            [Enseñanza] => 257541
                        )

                    [2] => Array
                        (
                            [Curso] => 264630
                        )

                    [3] => Array
                        (
                            [Web of science] => 253973
                        )

                    [4] => Array
                        (
                            [Scopus] => 256396
                        )

                )

        )

    [wasPublicationInDate] => Array
        (
            [nn] => Array
                (
                    [0] => Array
                        (
                            [2022-05-22] => 264494
                        )

                )

        )

    [hasLanguageExpression] => Array
        (
            [nn] => Array
                (
                    [0] => Array
                        (
                            [pt] => 232736
                        )

                )

        )

    [hasLicense] => Array
        (
            [nn] => Array
                (
                    [0] => Array
                        (
                            [RESERVERD] => 234643
                        )

                )

        )

    [isPartOfSource] => Array
        (
            [pt] => Array
                (
                    [0] => Array
                        (
                            [Informação & informação] => 335
                        )

                )

        )

    [hasIssueOf] => Array
        (
            [pt] => Array
                (
                    [0] => Array
                        (
                            [ISSUE:JNL:00020-2022-27-1] => 195050
                        )

                )

        )

    [hasAbstract] => Array
        (
            [pt] => Array
                (
                    [0] => Array
                        (
                            [Objetivo: Mapear e analisar os documentos sobre o ensino de Inteligência Competitiva presentes nas bases Web of Science e Scopus, com o intuito de contribuir para o desenvolvimento ou aperfeiçoamento de atuais e futuras soluções de ensino nessa área. Metodologia: Trata-se de uma pesquisa descritiva e bibliográfica. Resultados: A literatura internacional sobre o tema baseia-se principalmente na apresentação e discussão de casos de cursos/treinamentos reais, ministrados na maior parte das vezes pelos próprios autores dos artigos e trabalhos de congresso recuperados das bases. O que impera é a customização: cada curso foi construído conforme seu objetivo, perfil dos alunos e dos instrutores, e do contexto de aplicação do curso. Conclusões: Ajustar os métodos de ensino e suas tecnologias às demandas específicas de cada curso é o desafio determinante para o sucesso da instrução em Inteligência Competitiva.] => 0
                        )

                    [1] => Array
                        (
                            [Objetivo: Mapear e analisar os documentos sobre o ensino de Inteligência Competitiva presentes nas bases Web of Science e Scopus, com o intuito de contribuir para o desenvolvimento ou aperfeiçoamento de atuais e futuras soluções de ensino nessa área.Metodologia: Trata-se de uma pesquisa descritiva e bibliográfica.Resultados: A literatura internacional sobre o tema baseia-se principalmente na apresentação e discussão de casos de cursos/treinamentos reais, ministrados na maior parte das vezes pelos próprios autores dos artigos e trabalhos de congresso recuperados das bases. O que impera é a customização: cada curso foi construído conforme seu objetivo, perfil dos alunos e dos instrutores, e do contexto de aplicação do curso.Conclusões: Ajustar os métodos de ensino e suas tecnologias às demandas específicas de cada curso é o desafio determinante para o sucesso da instrução em Inteligência Competitiva.] => 0
                        )

                )

            [en] => Array
                (
                    [0] => Array
                        (
                            [Objective: To map and analyze the documents on Competitive Intelligence teaching present in the Web of Science and Scopus databases, in order to contribute to the development or improvement of current and future teaching solutions in this area.Methodology: This is a descriptive and bibliographic research.Results: The international literature on the topic is mainly based on the presentation and discussion of cases from actual courses/training, mostly taught by the authors of the articles and conference papers retrieved from the bases themselves. Customization prevails: each course is built according to its objective, the profile of the students and instructors, and the context of application of the course.Conclusions: Adjusting the teaching methods and their technologies to the specific demands of each course is the determining challenge for the success of instruction in Competitive Intelligence.] => 0
                        )

                )

            [es] => Array
                (
                    [0] => Array
                        (
                            [Objetivo: Mapear y analizar los documentos sobre la enseñanza de la Inteligencia Competitiva presentes en las bases de datos Web of Science y Scopus, con el fin de contribuir al desarrollo o mejora de las soluciones didácticas actuales y futuras en esta área.Metodología: Se trata de una investigación descriptiva y bibliográfica.Resultados: La literatura internacional sobre el tema se basa principalmente en la presentación y discusión de casos de cursos/formación reales, en su mayoría impartidos por los propios autores de los artículos y ponencias de conferencias recuperados en las bases. Lo que prevalece es la personalización: cada curso se construyó en función de su objetivo, del perfil de los alumnos y de los instructores, y del contexto de aplicación del curso.Conclusiones: Ajustar los métodos de enseñanza y sus tecnologías a las demandas específicas de cada curso es el reto determinante para el éxito de la instrucción en Inteligencia Competitiva.] => 0
                        )

                )

        )

    [hasID] => Array
        (
            [nn] => Array
                (
                    [0] => Array
                        (
                            [oai:ojs.www.uel.br:article/44777] => 0
                        )

                    [1] => Array
                        (
                            [oai:ojs.pkp.sfu.ca:article/44777] => 0
                        )

                )

        )

    [hasRegisterId] => Array
        (
            [pt] => Array
                (
                    [0] => Array
                        (
                            [https://www.uel.br/revistas/uel/index.php/informacao/article/view/44777] => 0
                        )

                    [1] => Array
                        (
                            [10.5433/1981-8920.2022v27n1p277] => 0
                        )

                    [2] => Array
                        (
                            [https://ojs.uel.br/revistas/uel/index.php/informacao/article/view/44777] => 0
                        )

                )

        )

    [hasSource] => Array
        (
            [pt] => Array
                (
                    [0] => Array
                        (
                            [Informação & Informação; v. 27, n. 1 (2022); 277-300] => 0
                        )

                    [1] => Array
                        (
                            [1981-8920] => 0
                        )

                    [2] => Array
                        (
                            [Informação & Informação; v. 27 n. 1 (2022); 277-300] => 0
                        )

                )

        )

    [hasTitle] => Array
        (
            [pt] => Array
                (
                    [0] => Array
                        (
                            [Ensino de inteligência competitiva: uma análise da literatura presente na Web of Science e na Scopus] => 0
                        )

                    [1] => Array
                        (
                            [Enseñanza de la inteligencia competitiva: un análisis de la literatura presente en la Web of Science y Scopus] => 0
                        )

                )

            [es] => Array
                (
                    [0] => Array
                        (
                            [La enseñanza de la inteligencia competitiva: un análisis de la literatura presente en Web of Science y Scopus] => 0
                        )

                )

            [en] => Array
                (
                    [0] => Array
                        (
                            [Ensino de inteligência competitiva: uma análise da literatura presente na Web of Science e na Scopus] => 0
                        )

                )

        )

    [hasUrl] => Array
        (
            [pt] => Array
                (
                    [0] => Array
                        (
                            [https://www.uel.br/revistas/uel/index.php/informacao/article/view/44777/pdf] => 0
                        )

                    [1] => Array
                        (
                            [https://ojs.uel.br/revistas/uel/index.php/informacao/article/view/44777/pdf] => 0
                        )

                )

            [nn] => Array
                (
                    [0] => Array
                        (
                            [https://ojs.uel.br/revistas/uel/index.php/informacao/article/view/44777] => 0
                        )

                    [1] => Array
                        (
                            [https://ojs.uel.br/revistas/uel/index.php/informacao/article/view/44777/pdf] => 0
                        )

                )

        )

    [prefLabel] => Array
        (
            [pt] => Array
                (
                    [0] => Array
                        (
                            [Oai:ojs.www.uel.br:article/44777#00020] => 0
                        )

                )

        )

    [hasDOI] => Array
        (
            [nn] => Array
                (
                    [0] => Array
                        (
                            [10.5433/1981-8920.2022v27n1p277] => 0
                        )

                )

        )

)