Article Brapci-Revistas

A cada LGBTI+ o seu livro? Identidade de gênero e sexualidade na biblioteconomia brasileira

To every LGBTI+ their book? Gender identity and sexuality in brazilian librarianship

This essay has as main theme the LGBTI+ issue and how the guidelines of this population are incorporated or not, in the work of Librarianship, from the formation to the performance of this professional category. It aims to carry out an analysis in order to understand if there are approximations, distancing or shrinking of LGBTI+ demands with the field of activity of the Librarian. A historical review of the LGBT movement is presented and including a brief explanation of specific terms, clarifies the political and methodological position of action the movement assumes and how this tension occurs in Librarianship of yesterday and today. We believe that for a humanistic area, a great path must be taken to break stereotypes, practices that foment prejudice, and banish oppressive ideologies that foment hatred and discrimination. In order to do so, it is necessary to stimulate debate more and more, to insist on the discussion, to change the political pedagogical projects with the inclusion of themes related to political and social minorities, to invest in the formation of the professional to clarify and foster a practice aimed at plurality and diversity.@en


Este ensaio traz como temática principal a questão LGBTI+ e como as pautas desta população são incorporadas, ou não, no fazer laboral da Biblioteconomia. Objetiva realizar uma análise com vistas a perceber se existem aproximações, distanciamentos ou estremecimentos das demandas LGBTI+ com o campo de atuação de profissional da referida área. É apresentado um recorte histórico das lutas sociais por demandas da população LGBTI+ e como se dá esta tensão na Biblioteconomia de ontem e de hoje.  Realizou-se extensa pesquisa bibliográfica acerca do tema e com foco nas categorias principais de análise: Identidade de gênero e sexualidade, procedendo com a revisão de literatura. A abordagem analítica assume caráter qualitativo e a pesquisa classifica-se como explicativa no sentido que visa apreender o fenômeno e discutir os principais determinantes que o fazem se apresentar da forma como se encontra atualmente. Conclui-se que para uma área que se pretende de cunho humanístico um grande caminho precisa ser percorrido para a quebra de estereótipos e práticas que fomentam o preconceito, e banir ideologias opressoras e que fomentam o ódio e a discriminação, para tanto é necessário estimular o debate cada vez mais, insistir na discussão, alterar os projetos políticos pedagógicos com inclusão de temáticas voltadas às minorias políticas e sociais, investir na formação do profissional para esclarecimentos e fomento a uma prática voltada a pluralidade e diversidade.@pt

. To every lgbti+ their book? gender identity and sexuality in brazilian librarianship a cada lgbti+ o seu livro? identidade de gênero e sexualidade na biblioteconomia brasileira. Revista informação na sociedade contemporânea, [????].
NLP0.29
Visto 18 vezes
sem referências
Array
(
    [dateOfAvailability] => Array
        (
            [pt] => Array
                (
                    [0] => Array
                        (
                            [2022-05-13] => 194842
                        )

                )

        )

    [hasAuthor] => Array
        (
            [nn] => Array
                (
                    [0] => Array
                        (
                            [Carlos Wellington Soares Martins] => 28674
                        )

                )

        )

    [hasFileStorage] => Array
        (
            [nn] => Array
                (
                    [0] => Array
                        (
                            [_repository/585/2022/05/oai_periodicos_ufrn_br_article_27728#00039.pdf] => 195262
                        )

                )

        )

    [hasSectionOf] => Array
        (
            [pt] => Array
                (
                    [0] => Array
                        (
                            [Artigo] => 3
                        )

                )

        )

    [hasSubject] => Array
        (
            [pt] => Array
                (
                    [0] => Array
                        (
                            [Lgbti] => 160749
                        )

                    [1] => Array
                        (
                            [Sexualidade] => 247257
                        )

                    [2] => Array
                        (
                            [Identidade de gênero] => 236189
                        )

                    [3] => Array
                        (
                            [Biblioteconomia] => 234396
                        )

                    [4] => Array
                        (
                            [Formação profissional] => 262078
                        )

                    [5] => Array
                        (
                            [Gender identity] => 68231
                        )

                )

            [en] => Array
                (
                    [0] => Array
                        (
                            [Sexuality] => 273213
                        )

                    [1] => Array
                        (
                            [Librarianship] => 234450
                        )

                    [2] => Array
                        (
                            [Professional qualification] => 264039
                        )

                    [3] => Array
                        (
                            [Biblioteconomia] => 234448
                        )

                    [4] => Array
                        (
                            [Lgbti] => 253850
                        )

                    [5] => Array
                        (
                            [Gender identity] => 272532
                        )

                )

        )

    [wasPublicationInDate] => Array
        (
            [nn] => Array
                (
                    [0] => Array
                        (
                            [2022-05-13] => 274353
                        )

                )

        )

    [hasLanguageExpression] => Array
        (
            [nn] => Array
                (
                    [0] => Array
                        (
                            [pt] => 232736
                        )

                )

        )

    [hasLicense] => Array
        (
            [nn] => Array
                (
                    [0] => Array
                        (
                            [Copyright (c)] => 232755
                        )

                    [1] => Array
                        (
                            [BY-NC/4.0] => 245907
                        )

                )

        )

    [isPartOfSource] => Array
        (
            [pt] => Array
                (
                    [0] => Array
                        (
                            [Revista Informação na Sociedade Contemporânea] => 585
                        )

                )

        )

    [hasIssueOf] => Array
        (
            [pt] => Array
                (
                    [0] => Array
                        (
                            [ISSUE:JNL:00039-2022-6-] => 193690
                        )

                )

            [nn] => Array
                (
                    [0] => Array
                        (
                            [ISSUE:JNL:39:2022-6-0] => 232152
                        )

                )

        )

    [hasAbstract] => Array
        (
            [en] => Array
                (
                    [0] => Array
                        (
                            [This essay has as main theme the LGBTI+ issue and how the guidelines of this population are incorporated or not, in the work of Librarianship, from the formation to the performance of this professional category. It aims to carry out an analysis in order to understand if there are approximations, distancing or shrinking of LGBTI+ demands with the field of activity of the Librarian. A historical review of the LGBT movement is presented and including a brief explanation of specific terms, clarifies the political and methodological position of action the movement assumes and how this tension occurs in Librarianship of yesterday and today. We believe that for a humanistic area, a great path must be taken to break stereotypes, practices that foment prejudice, and banish oppressive ideologies that foment hatred and discrimination. In order to do so, it is necessary to stimulate debate more and more, to insist on the discussion, to change the political pedagogical projects with the inclusion of themes related to political and social minorities, to invest in the formation of the professional to clarify and foster a practice aimed at plurality and diversity.] => 0
                        )

                )

            [pt] => Array
                (
                    [0] => Array
                        (
                            [Este ensaio traz como temática principal a questão LGBTI+ e como as pautas desta população são incorporadas, ou não, no fazer laboral da Biblioteconomia. Objetiva realizar uma análise com vistas a perceber se existem aproximações, distanciamentos ou estremecimentos das demandas LGBTI+ com o campo de atuação de profissional da referida área. É apresentado um recorte histórico das lutas sociais por demandas da população LGBTI+ e como se dá esta tensão na Biblioteconomia de ontem e de hoje.  Realizou-se extensa pesquisa bibliográfica acerca do tema e com foco nas categorias principais de análise: Identidade de gênero e sexualidade, procedendo com a revisão de literatura. A abordagem analítica assume caráter qualitativo e a pesquisa classifica-se como explicativa no sentido que visa apreender o fenômeno e discutir os principais determinantes que o fazem se apresentar da forma como se encontra atualmente. Conclui-se que para uma área que se pretende de cunho humanístico um grande caminho precisa ser percorrido para a quebra de estereótipos e práticas que fomentam o preconceito, e banir ideologias opressoras e que fomentam o ódio e a discriminação, para tanto é necessário estimular o debate cada vez mais, insistir na discussão, alterar os projetos políticos pedagógicos com inclusão de temáticas voltadas às minorias políticas e sociais, investir na formação do profissional para esclarecimentos e fomento a uma prática voltada a pluralidade e diversidade.] => 0
                        )

                )

        )

    [hasID] => Array
        (
            [nn] => Array
                (
                    [0] => Array
                        (
                            [oai:periodicos.ufrn.br:article/27728] => 0
                        )

                )

        )

    [hasRegisterId] => Array
        (
            [pt] => Array
                (
                    [0] => Array
                        (
                            [https://periodicos.ufrn.br/informacao/article/view/27728] => 0
                        )

                    [1] => Array
                        (
                            [10.21680/2447-0198.2022v6n0ID27728] => 0
                        )

                )

        )

    [hasSource] => Array
        (
            [pt] => Array
                (
                    [0] => Array
                        (
                            [Revista Informação na Sociedade Contemporânea; v. 6 (2022): Janeiro-Dezembro (em progresso); e27728] => 0
                        )

                    [1] => Array
                        (
                            [2447-0198] => 0
                        )

                )

            [nn] => Array
                (
                    [0] => Array
                        (
                            [10.21680/2447-0198.2022v6n0] => 0
                        )

                )

        )

    [hasTitle] => Array
        (
            [en] => Array
                (
                    [0] => Array
                        (
                            [To every LGBTI+ their book? Gender identity and sexuality in brazilian librarianship] => 0
                        )

                )

            [pt] => Array
                (
                    [0] => Array
                        (
                            [A cada LGBTI+ o seu livro? Identidade de gênero e sexualidade na biblioteconomia brasileira] => 0
                        )

                )

        )

    [hasUrl] => Array
        (
            [pt] => Array
                (
                    [0] => Array
                        (
                            [https://periodicos.ufrn.br/informacao/article/view/27728/15659] => 0
                        )

                )

            [nn] => Array
                (
                    [0] => Array
                        (
                            [https://periodicos.ufrn.br/informacao/article/view/27728] => 0
                        )

                    [1] => Array
                        (
                            [https://periodicos.ufrn.br/informacao/article/view/27728/15659] => 0
                        )

                )

        )

    [prefLabel] => Array
        (
            [pt] => Array
                (
                    [0] => Array
                        (
                            [Oai:periodicos.ufrn.br:article/27728#00039] => 0
                        )

                )

        )

    [hasDOI] => Array
        (
            [nn] => Array
                (
                    [0] => Array
                        (
                            [10.21680/2447-0198.2022v6n0ID27728] => 0
                        )

                )

        )

)