Article Brapci-Revistas

On-line data collection in qualitative research on Permanent Education in Health in Brazil: a methodological study

Coleta on-line de dados em pesquisa qualitativa sobre Educação Permanente em Saúde no Brasil: um estudo metodológico

The objective was to analyze the online data collection of a qualitative research on permanent education in health. A methodological study about the data collection with an open questions script, distributed online to 28 Superintendencies and/or Minas Gerais, Brazil state Regional Health Managements. The analysis of the answers from 40 workers who act in project and health programs management was done through Thematic Analysis. The focus was on the answer to the question about the experience of participating in a remote qualitative research, answering an online instrument. The data collection reached different professionals from different health regions of the state; it instigated them reflections around their service daily routine and allowed reaching the qualitative research goals, acquiring the analysis of managers point of view over the Permanent Education in Health and the limitations they faced when applying it in their management. Participants with Internet access and experience in handling information technologies found the experience of answering the research remotely to be fast and easy. Although answering open questions online demands time and rules out the researcher-participant face to face interaction, it allows distant participants to contribute with significant data collection to the analysis of questions about public politics in vast territorial extensions.@en


Objetivou-se analisar a coleta de dados on-line em uma pesquisa qualitativa sobre Educação Permanente em Saúde. Estudo metodológico sobre a coleta de dados com roteiro com questões abertas, difundido pela Internet para 28 Superintendências e/ou Gerências Regionais de Saúde do estado de Minas Gerais, Brasil. A análise das respostas de 40 trabalhadores que atuam na gestão de projetos e de programas de saúde ocorreu pela Análise de Conteúdo Temática. O foco foi para a resposta sobre a experiência de participar de pesquisa qualitativa remotamente, respondendo um instrumento on-line. A coleta de dados on-line atingiu diferentes profissionais, das regiões de saúde do estado; instigou-lhes reflexões sobre o cotidiano dos serviços e permitiu o alcance dos objetivos da pesquisa qualitativa, obtendo-se a análise da visão de gestores de saúde sobre a Política de Educação Permanente e das limitações que estes encontram para aplicá-la na gestão. Participantes com acesso à Internet e destreza no manuseio de tecnologias de informação consideraram a experiência de responder à pesquisa remotamente rápida e fácil. Embora responder questões abertas on-line demande tempo e elimine a interação presencial pesquisador-participante, possibilita coletar dados com participantes distantes e significativos à análise de questões sobre políticas públicas em vasta extensão territorial.@es

References

  • Ribeiro J, de Souza DN, Costa AP. Investigação qualitativa na área da saúde: por quê? Ciência &Saúde Coletiva. 2016 [acceso 16/01/2020];21(8):2324. Disponible en: http://www.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S141381232016000802324&lng=pt&tlng=pt.
  • Baixinho CL, Presado MH, Ribeiro J. Investigação qualitativa e transformação da saúde coletiva. Ciência & Saúde Coletiva. 2019 [acceso 16/01/2020];24(5):1582. Disponible en: http://www.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S141381232019000501582&tlng=pt. 3. Minayo MC de S. O desafio do conhecimento: pesquisa qualitativa em saúde. 14 ed. São Paulo: Hucitec; 2014.
  • Damasceno LM da S, da Silva PG, Ramos ASM, Cortez AEG, Bastos EM. Potencialidades e limitações da coleta de dados através de pesquisa online. En: Anais do XVII SEMEAD Seminários em Administração, 2014 [acceso 16/01/2020]:1–15. Disponible en: http://sistema.semead.com.br/17semead/resultado/trabalhosPDF/1099.pdf.
  • Calliyeris VE, las Casas AL. A utilização do método de coleta de dados via Internet na percepção dos executivos dos institutos de pesquisa de mercado atuantes no Brasil. Interações (Campo Grande). 2016 [acceso 16/01/2020];13(1):11–22. Disponible en: https://interacoesucdb.emnuvens.com.br/interacoes/article/view/300.
  • Faleiros F, Käppler C, Pontes FAR, Silva SSC, de Goes FSN, Cucick CD. Use of virtual questionnaire and dissemination as a data collection strategy in scientific studies. Texto & Contexto - Enfermagem. 2016 [acceso 16/01/2020];25(4). Disponible en: http://www.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S010407072016000400304&lng=en&tlng=en.
  • Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística. Pesquisa nacional por amostra de domicílios contínua. 2017 [acceso 16/01/2020]. Disponible en: https://biblioteca.ibge.gov.br/visualizacao/livros/liv101631_informativo.pdf.
  • Moraes KG, Dytz JLG. Política de Educação Permanente em Saúde: análise de sua implementação. ABCS Health Sciences. 2015 [acceso 16/01/2020];40(3). Disponible en: https://www.portalnepas.org.br/abcshs/article/view/806.
  • Gigante RL, Campos GWS. Política de formação e educação permanente em saúde no brasil: bases legais e referências teóricas. Trabalho, Educação e Saúde. 2016 [acceso 16/01/2020];14(3):747–63. Disponible en: http://www.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S198177462016000300747&lng=pt&tlng=pt.
  • Rossetti LT, Seixas CT, de Castro EAB, Friedrich DBC. Educação permanente e gestão em saúde: a concepção de enfermeiros. Rev. pesqui cuid fundam. 2019 [acceso 16/01/2020];11(1):129–34. Disponible en: http://www.seer.unirio.br/index.php/cuidadofundamental/article/view/6513/pdf_1.
  • Minayo MCS, Gomes R, Deslandes SF. Pesquisa social: teoria, método e criatividade. 34a ed. Petropolis: Vozes; 2015.
  • Google. Google Forms. 2021 [acceso 16/01/2020]. Disponible en: https://www.google.com/intl/pt-BR/forms/about/.
  • Lima AKN, Ribeiro DK, Carbogim FC, Franco ECD, Silva J, Oliveira EM, et al. Educação Permanente como dispositivo de gestão do Sistema de Saúde. En: Castro LHA, Moreto FVC, Pereira TT, organizadores. Política, planejamento e gestão em saúde 3. Ponta Grossa: Atena; 2020 [acceso 23/06/2021]; p.130-43. Disponible en: https://www.finersistemas.com/atenaeditora/index.php/admin/api/ebookPDF/3452.
  • Bardin L. Análise de Conteúdo. 1a ed. São Paulo: Edições 70; 2016.
  • Guedes MBOG, Lima KC, Lima AL, Guedes TSR. Validation of a questionnaire for the evaluation of informal social support for the elderly: section 1. Revista Brasileira de Geriatria e Gerontologia. 2018 [acceso 16/01/2020];21(6):647–56. Disponible en: http://www.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S1809-98232018000600647&tlng=en.
  • Salvador PTCO, Alves KYA, Rodrigues CCFM, Oliveira LV. Online data collection strategies used in qualitative research of the health field: a scoping review. Revista Gaúcha de Enfermagem. 2020 [acceso 16/01/2020];41:e20190297. Disponible en: http://www.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S1983-14472020000100900&tlng=en.
  • Pang PCI, Chang S, Verspoor K, Clavisi O. The use of web-based technologies in health research participation: qualitative study of consumer and researcher experiences. Journal of Medical Internet Research. 2018 [acceso 23/06/2021];20(10):e12094. Disponible en: https://www.jmir.org/2018/10/e12094/.
  • Monteiro AM, Gonçalves CM. Significados da Educação Superior: Versão Portuguesa do Meaning Of Education (MOE) Questionnaire. 2015 [acceso 16/01/2020];16(1):71-82. Disponible en: http://pepsic.bvsalud.org/scielo.php?script=sci_issues&pid=16793390&lng=pt&nrm=iso
  • Camargo G, Noll PRS, Bento CHP, Noll M. Informatics applied to health evaluation and promotion: online platform for filling in questionnaires. Revista Interdisciplinar de Promoção da Saúde. 2018 [acceso 16/01/2020];1(1):54. Disponible en: https://online.unisc.br/seer/index.php/ripsunisc/article/view/11945.
  • Godinho GF, Cavalheiro A, Luís HS, Mexia R. Validação do oral impacts on daily performances para a população portuguesa. Ciência & Saúde Coletiva. 2018 [acceso 16/01/2020];23(12):4351–60. Disponible en: http://www.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S141381232018001204351&lng=pt&tlng=pt.
  • Taquette SR. Análise de dados de pesquisa qualitativa em saúde. CIAIQ2016. 2016 [acceso 16/01/2020];2:524-33. Disponible en: https://proceedings.ciaiq.org/index.php/ciaiq2016/article/view/790.
  • Baldin N, Munhoz EMB. Educação Ambiental Comunitária: uma experiência com a técnica de pesquisa snowball (bola de neve). REMEA. 2012 [acceso 16/01/2020];27:46–60. Disponible en: https://www.seer.furg.br/remea/article/view/3193.
  • Santos SC, Esteves RZ, de Campos JJB, Ribeiro ER, Almeida MJ. A gestão do trabalho e da educação nas secretarias municipais de saúde. Revista de Saúde Pública do Paraná. 2019 [acceso 16/01/2020];2(1):31–42. Disponible en: http://revista.escoladesaude.pr.gov.br/index.php/rspp/article/view/211.
  • Puggina CC, Amestoy SC, Fernandes HN, Carvalho LA, Báo ACP, Alves F. Educação permanente em saúde: instrumento de transformação do trabalho de enfermeiros. Espaço para a Saúde - Revista de Saúde Pública do Paraná. 2015 [acceso 16/01/2020];16(4):87. Disponible en: http://espacoparasaude.fpp.edu.br/index.php/espacosaude/article/view/386
  • Leite LS, Rocha KB. Educação Permanente em Saúde: Como e em que espaços se realiza na perspectiva dos profissionais de saúde de Porto Alegre. Estudos de Psicologia. 2017 [acceso 16/01/2020];22(2):203–13. Disponible en: http://pepsic.bvsalud.org/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S1413294X2017000200009&lng=pt&nrm=iso&tlng=pt.
  • Moreira J, Damiani A, Scussel C. Educação Permanente em Saúde na Estratégia Saúde da Família: reflexões a partir do existencialismo e da educação libertadora. Revista da FAEEBA. 2017 [acceso 16/01/2020];26(50):255–72. Disponible en: http://www.revistas.uneb.br/index.php/faeeba/article/view/4281/2678.
  • Cortez EA, de Almeida LP, Rego SM, Valente GSC, Araújo STC, Almeida VLA. A Educação Permanente em Saúde na atenção terciária a partir da ideologia de Paulo Freire. Cuba Salud 2018. 2018 [acceso 16/01/2020];1–6. Disponible en: http://www.convencionsalud2018.sld.cu/index.php/connvencionsalud/2018/paper/view/1040.
  • Farias QLT, Rocha SP, Cavalcante ASP, Diniz JL, Neto OADP, Vasconcelos MIO. Implicações das tecnologias de informação e comunicação no processo de educação permanente em saúde. Revista Eletrônica de Comunicação, Informação e Inovação em Saúde. 2017 [acceso 16/01/2020];11(4):1–11. Disponible en: https://www.reciis.icict.fiocruz.br/index.php/reciis/article/view/1261.
  • Madeira GS, Guimaraes T, Mendes LS. Construindo governança eletrônica de cidades: Um modelo de implementação de soluções para inovação e otimização da gestão pública. Revista de Gestão dos Países de Língua Portuguesa. 2017 [acceso 16/01/2020];16(2):1–17. Disponible en: http://www.scielo.mec.pt/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S164544642017000200005.
  • Uchida TH, Fujimaki M, Umeda JE, Higasi MS, Caldarelli PG. Percepção de profissionais de saúde sobre utilização de tecnologias de informação e comunicação. Revista Sustinere. 2020 [acceso 16/01/2020];8(1):4–22. Disponible en: https://www.e-publicacoes.uerj.br/index.php/sustinere/article/view/51280.
  • Lima AKN, Ribeiro DK, Carbogim FC, Franco ECD, Silva J, Oliveira EM, et al. Educação Permanente como dispositivo de gestão do sistema de saúde. En: Política, Planejamento e Gestão em Saúde 3. Atena Editora; 2020 [acceso 16/01/2020]:130–43. Disponible en: https://www.atenaeditora.com.br/post-ebook/3452.
  • Pinheiro GEW, Azambuja MS, Bonamigo AW. Facilidades e dificuldades vivenciadas na Educação Permanente em Saúde, na Estratégia Saúde da Família. Saúde em Debate. 2018 [acceso 16/01/2020];42(spe4):187–97. Disponible en: http://www.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S010311042018000800187&tlng=pt. 33. Gonçalves CB, Pinto ICM, França T, Teixeira CF. A retomada do processo de implementação da Política Nacional de Educação Permanente em Saúde no Brasil. Saúde em Debate. 2019 [acceso 16/01/2020];43(spe1):12–23. Disponible en: http://www.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S010311042019000500012&tlng=pt.
  • Minas Gerais. Resolução SES/MG no 7076, de 03 de abril de 2020. Dispõe sobre a organização dos processos de trabalho das Superintendências Regionais de Saúde (SRS) e Gerências Regionais de Saúde (GRS). Belo Horizonte, MG; 2020 abril 3 [acceso 16/01/2020]. Disponible en: https://www.saude.mg.gov.br/images/documentos/RESOLUÇÃO7076–PDFREPUBLICAÇÃO.pdf
  • Ferraz F, Backes VMS, Mercado Martinez FJ, Feuerwerker LCM, Lino MM. Gestão de recursos financeiros da educação permanente em saúde: desafio das comissões de integração ensino-serviço. Ciência & Saúde Coletiva. 2013 [acceso 16/01/2020];18(6):1683–93. Disponible en: http://www.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S141381232013000600020&lng=pt&tlng=pt.
  • Minas Gerais. Decreto n.º 47769 de 29 de novembro de 2019. Dispõe sobre a organização da Secretaria de Estado de Saúde de Minas Gerais. Belo Horizonte, MG: 2020 jan. 20 [acceso 16/01/2020]. Disponible en: https://www.almg.gov.br/consulte/legislacao/completa/completanovamin.html?tipo=DEC&num=47769&comp=&ano=2019&texto=consolidado.
  • Steyer MRP, Cadoná MA, Weigelt LD. A dimensão regional da política de educação em saúde no Rio Grande do Sul. Revista Brasileira de Desenvolvimento Regional. 2018 [acceso 16/01/2020];5(3):139. Disponible en: http://proxy.furb.br/ojs/index.php/rbdr/article/view/6018.
  • Silva CBG, Scherer MDA. A implementação da Política Nacional de Educação Permanente em Saúde na visão de atores que a constroem. Interface - Comunicação, Saúde, Educação. 2020 [acceso 16/01/2020];24:1–15. Disponible en: http://www.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S141432832020000100246&tlng=pt.
NLP0.29
Visto 16 vezes
sem referências
Array
(
    [dateOfAvailability] => Array
        (
            [pt] => Array
                (
                    [0] => Array
                        (
                            [2022-04-16] => 194419
                        )

                )

        )

    [hasAuthor] => Array
        (
            [nn] => Array
                (
                    [0] => Array
                        (
                            [Larissa Cristina Magalhães] => 194420
                        )

                    [1] => Array
                        (
                            [Edna Aparecida Barbosa de Castro] => 153048
                        )

                    [2] => Array
                        (
                            [Daniele Knopp Ribeiro] => 194421
                        )

                    [3] => Array
                        (
                            [Denise Barbosa de Castro Friedrich] => 153047
                        )

                )

        )

    [hasFileStorage] => Array
        (
            [nn] => Array
                (
                    [0] => Array
                        (
                            [_repository/72144/2022/05/oai_ojs_localhost_article_1835#00074.pdf] => 195355
                        )

                )

        )

    [hasSectionOf] => Array
        (
            [pt] => Array
                (
                    [0] => Array
                        (
                            [Artículo Originale] => 832
                        )

                    [1] => Array
                        (
                            [Artigo] => 3
                        )

                )

        )

    [hasSubject] => Array
        (
            [en] => Array
                (
                    [0] => Array
                        (
                            [Data collection] => 51876
                        )

                    [1] => Array
                        (
                            [Qualitative research] => 174261
                        )

                    [2] => Array
                        (
                            [Methodology] => 171558
                        )

                    [3] => Array
                        (
                            [Internet access] => 127104
                        )

                    [4] => Array
                        (
                            [Education continuing] => 274390
                        )

                    [5] => Array
                        (
                            [Education continuing] => 2177
                        )

                )

            [pt] => Array
                (
                    [0] => Array
                        (
                            [Coleta de dados] => 218961
                        )

                    [1] => Array
                        (
                            [Pesquisa qualitativa] => 272242
                        )

                    [2] => Array
                        (
                            [Metodologia] => 256985
                        )

                    [3] => Array
                        (
                            [Acesso à internet] => 100980
                        )

                    [4] => Array
                        (
                            [Educação continuada] => 172208
                        )

                    [5] => Array
                        (
                            [Educação continuada] => 2180
                        )

                )

            [es] => Array
                (
                    [0] => Array
                        (
                            [Coleta de dados] => 274391
                        )

                    [1] => Array
                        (
                            [Pesquisa qualitativa] => 274392
                        )

                    [2] => Array
                        (
                            [Metodología] => 279424
                        )

                    [3] => Array
                        (
                            [Acesso à internet] => 274393
                        )

                    [4] => Array
                        (
                            [Educação continuada] => 274394
                        )

                )

        )

    [wasPublicationInDate] => Array
        (
            [nn] => Array
                (
                    [0] => Array
                        (
                            [2022-04-16] => 274395
                        )

                )

        )

    [hasLanguageExpression] => Array
        (
            [nn] => Array
                (
                    [0] => Array
                        (
                            [es] => 233522
                        )

                )

        )

    [hasLicense] => Array
        (
            [nn] => Array
                (
                    [0] => Array
                        (
                            [Copyright (c)] => 232755
                        )

                    [1] => Array
                        (
                            [HTTP://CREATIVECOMMONS.ORG/LICENSES/BY-NC-SA/4.0] => 247359
                        )

                )

        )

    [isPartOfSource] => Array
        (
            [pt] => Array
                (
                    [0] => Array
                        (
                            [Revista Cubana de Información en Ciencias de la Salud (Cuba)] => 72144
                        )

                )

        )

    [hasIssueOf] => Array
        (
            [pt] => Array
                (
                    [0] => Array
                        (
                            [ISSUE:JNL:00074-2022-33-] => 194216
                        )

                )

        )

    [hasAbstract] => Array
        (
            [en] => Array
                (
                    [0] => Array
                        (
                            [The objective was to analyze the online data collection of a qualitative research on permanent education in health. A methodological study about the data collection with an open questions script, distributed online to 28 Superintendencies and/or Minas Gerais, Brazil state Regional Health Managements. The analysis of the answers from 40 workers who act in project and health programs management was done through Thematic Analysis. The focus was on the answer to the question about the experience of participating in a remote qualitative research, answering an online instrument. The data collection reached different professionals from different health regions of the state; it instigated them reflections around their service daily routine and allowed reaching the qualitative research goals, acquiring the analysis of managers point of view over the Permanent Education in Health and the limitations they faced when applying it in their management. Participants with Internet access and experience in handling information technologies found the experience of answering the research remotely to be fast and easy. Although answering open questions online demands time and rules out the researcher-participant face to face interaction, it allows distant participants to contribute with significant data collection to the analysis of questions about public politics in vast territorial extensions.] => 0
                        )

                )

            [es] => Array
                (
                    [0] => Array
                        (
                            [Objetivou-se analisar a coleta de dados on-line em uma pesquisa qualitativa sobre Educação Permanente em Saúde. Estudo metodológico sobre a coleta de dados com roteiro com questões abertas, difundido pela Internet para 28 Superintendências e/ou Gerências Regionais de Saúde do estado de Minas Gerais, Brasil. A análise das respostas de 40 trabalhadores que atuam na gestão de projetos e de programas de saúde ocorreu pela Análise de Conteúdo Temática. O foco foi para a resposta sobre a experiência de participar de pesquisa qualitativa remotamente, respondendo um instrumento on-line. A coleta de dados on-line atingiu diferentes profissionais, das regiões de saúde do estado; instigou-lhes reflexões sobre o cotidiano dos serviços e permitiu o alcance dos objetivos da pesquisa qualitativa, obtendo-se a análise da visão de gestores de saúde sobre a Política de Educação Permanente e das limitações que estes encontram para aplicá-la na gestão. Participantes com acesso à Internet e destreza no manuseio de tecnologias de informação consideraram a experiência de responder à pesquisa remotamente rápida e fácil. Embora responder questões abertas on-line demande tempo e elimine a interação presencial pesquisador-participante, possibilita coletar dados com participantes distantes e significativos à análise de questões sobre políticas públicas em vasta extensão territorial.] => 0
                        )

                )

        )

    [hasID] => Array
        (
            [nn] => Array
                (
                    [0] => Array
                        (
                            [oai:ojs.localhost:article/1835] => 0
                        )

                    [1] => Array
                        (
                            [oai:acimed.sld.cu:article/1835] => 0
                        )

                )

        )

    [hasRegisterId] => Array
        (
            [pt] => Array
                (
                    [0] => Array
                        (
                            [http://www.rcics.sld.cu/index.php/acimed/article/view/1835] => 0
                        )

                    [1] => Array
                        (
                            [https://acimed.sld.cu/index.php/acimed/article/view/1835] => 0
                        )

                )

        )

    [hasSource] => Array
        (
            [pt] => Array
                (
                    [0] => Array
                        (
                            [Revista Cubana de Información en Ciencias de la Salud; Vol. 33 (2022): Publicación continua] => 0
                        )

                    [1] => Array
                        (
                            [2307-2113] => 0
                        )

                )

        )

    [hasTitle] => Array
        (
            [en] => Array
                (
                    [0] => Array
                        (
                            [On-line data collection in qualitative research on Permanent Education in Health in Brazil: a methodological study] => 0
                        )

                )

            [es] => Array
                (
                    [0] => Array
                        (
                            [Coleta on-line de dados em pesquisa qualitativa sobre Educação Permanente em Saúde no Brasil: um estudo metodológico] => 0
                        )

                )

        )

    [hasUrl] => Array
        (
            [pt] => Array
                (
                    [0] => Array
                        (
                            [http://www.rcics.sld.cu/index.php/acimed/article/view/1835/pdf] => 0
                        )

                    [1] => Array
                        (
                            [https://acimed.sld.cu/index.php/acimed/article/view/1835/pdf] => 0
                        )

                )

            [nn] => Array
                (
                    [0] => Array
                        (
                            [https://acimed.sld.cu/index.php/acimed/article/view/1835] => 0
                        )

                    [1] => Array
                        (
                            [https://acimed.sld.cu/index.php/acimed/article/view/1835/pdf] => 0
                        )

                    [2] => Array
                        (
                            [http://www.scielo.br/scielo.php] => 0
                        )

                    [3] => Array
                        (
                            [http://sistema.semead.com.br/17semead/resultado/trabalhosPDF/1099.pdf.] => 0
                        )

                    [4] => Array
                        (
                            [https://interacoesucdb.emnuvens.com.br/interacoes/article/view/300.] => 0
                        )

                    [5] => Array
                        (
                            [https://biblioteca.ibge.gov.br/visualizacao/livros/liv101631_informativo.pdf.] => 0
                        )

                    [6] => Array
                        (
                            [https://www.portalnepas.org.br/abcshs/article/view/806.] => 0
                        )

                    [7] => Array
                        (
                            [http://www.seer.unirio.br/index.php/cuidadofundamental/article/view/6513/pdf_1.] => 0
                        )

                )

        )

    [prefLabel] => Array
        (
            [pt] => Array
                (
                    [0] => Array
                        (
                            [Oai:ojs.localhost:article/1835#00074] => 0
                        )

                )

        )

)