Article Brapci-Revistas

Análise de sentimento como apoio à seleção de livros: um estudo aplicado à plataforma Skoob

Sentiment Analysis to support book selection: a study applied to the Skoob platform

Análisis de sentimiento como apoyo a la selección de libros: un estudio aplicado a la plataforma skoob

Objective: This paper aims to apply the sentiment analysis technique to reviews published on the Skoob platform in order to propose a new evaluation parameter to help users in their decision-making about whether or not to read a book. Methods: Exploratory research with a quantitative and qualitative approach, which used, to perform the sentiment analysis, the polarity detection technique, in order to automate the detection of the polarity degree of the opinions contained in the reviews, which can be positive, negative or neutral. A total of 45,114 reviews related to the 20 most read books among Skoob platform users were selected. Results: The obtained results show the potential of applying sentiment analysis to the book reviews as another tool to help the Skoob platform user in his decision making about which book to start reading or which books to put on his list of next reads. Conclusions: Book reviews are important inputs in a social network for readers, since they can influence the reading preferences of its users, as well as present the positive and negative characteristics of a given book. Applying Sentiment Analysis to the opinions contained in such reviews can provide indicators in an automated and fast way, making it possible to gauge users´ behavior towards the books they have read, as well as being used as an alternative metric for book evaluation.@en


Objetivo: Este trabalho tem por objetivo aplicar a técnica análise de sentimento nas resenhas publicadas na plataforma Skoob, com o intuito de propor um novo parâmetro de avaliação que ajude os usuários na tomada de decisão sobre a leitura, ou não, de um livro. Método: Pesquisa exploratória, de abordagem quantitativa e qualitativa, que utilizou, para realizar a análise de sentimento, a técnica de detecção de polaridade, de modo a automatizar a identificação do grau de polaridade das opiniões contidas nas resenhas, o qual pode ser positivo, negativo ou neutro. Foram selecionadas, no total, 45.114 resenhas relacionadas aos 20 livros mais lidos entre os usuários da plataforma Skoob. Resultado: Os resultados obtidos mostram o potencial da aplicação da análise de sentimento nas resenhas de livros como mais uma ferramenta para auxiliar o usuário da plataforma Skoob em sua tomada de decisão por qual livro iniciar a leitura ou por quais livros colocar em sua lista de próximas leituras. Conclusões: As resenhas de livros são insumos importantes em uma rede social de leitores, uma vez que podem influenciar as preferências de leitura de seus usuários, além de apresentar as características positivas e negativas de um determinado livro. A aplicação da Análise de sentimento nas opiniões contidas em tais resenhas pode fornecer indicadores de modo automatizado e rápido, possibilitando aferir o comportamento dos usuários em relação aos livros que leram, além de ser utilizada como uma métrica alternativa para avaliação de livros.@pt
Objetivo: Este trabajo tiene como objetivo aplicar la técnica de análisis de sentimiento en las reseñas publicadas en la plataforma Skoob, con el fin de proponer un nuevo parámetro de evaluación que ayude a los usuarios a tomar una decisión sobre si leer o no un libro. Método: Investigación exploratoria, con enfoque cuantitativo y cualitativo, que utilizó la técnica de detección de polaridad para realizar el análisis de sentimiento, con el fin de automatizar la identificación del grado de polaridad de las opiniones contenidas en las reseñas, las cuales pueden ser positivas, negativas o neutras. Se seleccionaron un total de 45.114 reseñas relacionadas con los 20 libros más leídos entre los usuarios de la plataforma Skoob. Resultado: Los resultados obtenidos muestran el potencial de aplicar el análisis de sentimiento en las reseñas de libros como una herramienta más para ayudar al usuario de la plataforma Skoob en su toma de decisiones sobre qué libro empezar a leer o qué libros poner en su próxima lista de lecturas. Conclusiones: Las reseñas de libros son insumos importantes en una red social de lectores, ya que pueden influir en las preferencias de lectura de sus usuarios, además de presentar las características positivas y negativas de un libro en particular. La aplicación de análisis de sentimiento sobre las opiniones contenidas en dichas reseñas puede proporcionar indicadores de forma automatizada y rápida, permitiendo medir el comportamiento de los usuarios en relación a los libros que han leído, además de ser utilizados como una métrica alternativa para evaluación de libros.@es

. Sentiment analysis to support book selection: a study applied to the skoob platform análise de sentimento como apoio à seleção de livros: um estudo aplicado à plataforma skoob. Encontros bibli: revista eletrônica de biblioteconomia e ciência da informação, [????].
NLP0.29
Visto 22 vezes
sem referências
Array
(
    [dateOfAvailability] => Array
        (
            [pt] => Array
                (
                    [0] => Array
                        (
                            [2022-03-21] => 194183
                        )

                )

        )

    [hasAuthor] => Array
        (
            [nn] => Array
                (
                    [0] => Array
                        (
                            [Ronnie Shida Marinho] => 194191
                        )

                    [1] => Array
                        (
                            [Clayton Martins Pereira] => 5251
                        )

                    [2] => Array
                        (
                            [José eduardo santarem segundo] => 11021
                        )

                )

        )

    [hasFileStorage] => Array
        (
            [nn] => Array
                (
                    [0] => Array
                        (
                            [_repository/271/2022/05/oai_periodicos_ufsc_br_article_83588#00016.htm] => 195431
                        )

                )

        )

    [hasPageEnd] => Array
        (
            [pt] => Array
                (
                    [0] => Array
                        (
                            [20] => 1549
                        )

                )

        )

    [hasPageStart] => Array
        (
            [pt] => Array
                (
                    [0] => Array
                        (
                            [1] => 696
                        )

                )

        )

    [hasSectionOf] => Array
        (
            [pt] => Array
                (
                    [0] => Array
                        (
                            [Artigo] => 3
                        )

                )

        )

    [hasSubject] => Array
        (
            [pt] => Array
                (
                    [0] => Array
                        (
                            [Análise de sentimento] => 182671
                        )

                    [1] => Array
                        (
                            [Detecção de polaridade] => 194188
                        )

                    [2] => Array
                        (
                            [Métrica alternativa] => 8711
                        )

                    [3] => Array
                        (
                            [Rede social de leitore] => 194189
                        )

                    [4] => Array
                        (
                            [Readers] => 179064
                        )

                    [5] => Array
                        (
                            [Readers] => 39187
                        )

                )

            [en] => Array
                (
                    [0] => Array
                        (
                            [Sentiment analysis] => 182669
                        )

                    [1] => Array
                        (
                            [Polarity detection] => 194190
                        )

                    [2] => Array
                        (
                            [Alternative metrics] => 191755
                        )

                    [3] => Array
                        (
                            [Social networks] => 246341
                        )

                )

        )

    [wasPublicationInDate] => Array
        (
            [nn] => Array
                (
                    [0] => Array
                        (
                            [2022-03-21] => 261611
                        )

                )

        )

    [hasLanguageExpression] => Array
        (
            [nn] => Array
                (
                    [0] => Array
                        (
                            [pt] => 232736
                        )

                )

        )

    [hasLicense] => Array
        (
            [nn] => Array
                (
                    [0] => Array
                        (
                            [Copyright (c)] => 232755
                        )

                    [1] => Array
                        (
                            [CCBY4.0] => 232756
                        )

                )

        )

    [isPartOfSource] => Array
        (
            [pt] => Array
                (
                    [0] => Array
                        (
                            [Encontros Bibli: Revista Eletrônica de Biblioteconomia e Ciência da Informação] => 271
                        )

                )

        )

    [hasIssueOf] => Array
        (
            [pt] => Array
                (
                    [0] => Array
                        (
                            [ISSUE:JNL:00016-2022-27-] => 169728
                        )

                )

        )

    [hasAbstract] => Array
        (
            [en] => Array
                (
                    [0] => Array
                        (
                            [Objective: This paper aims to apply the sentiment analysis technique to reviews published on the Skoob platform in order to propose a new evaluation parameter to help users in their decision-making about whether or not to read a book.
Methods: Exploratory research with a quantitative and qualitative approach, which used, to perform the sentiment analysis, the polarity detection technique, in order to automate the detection of the polarity degree of the opinions contained in the reviews, which can be positive, negative or neutral. A total of 45,114 reviews related to the 20 most read books among Skoob platform users were selected.
Results: The obtained results show the potential of applying sentiment analysis to the book reviews as another tool to help the Skoob platform user in his decision making about which book to start reading or which books to put on his list of next reads.
Conclusions: Book reviews are important inputs in a social network for readers, since they can influence the reading preferences of its users, as well as present the positive and negative characteristics of a given book. Applying Sentiment Analysis to the opinions contained in such reviews can provide indicators in an automated and fast way, making it possible to gauge users´ behavior towards the books they have read, as well as being used as an alternative metric for book evaluation.] => 0
                        )

                )

            [pt] => Array
                (
                    [0] => Array
                        (
                            [Objetivo: Este trabalho tem por objetivo aplicar a técnica análise de sentimento nas resenhas publicadas na plataforma Skoob, com o intuito de propor um novo parâmetro de avaliação que ajude os usuários na tomada de decisão sobre a leitura, ou não, de um livro.
Método: Pesquisa exploratória, de abordagem quantitativa e qualitativa, que utilizou, para realizar a análise de sentimento, a técnica de detecção de polaridade, de modo a automatizar a identificação do grau de polaridade das opiniões contidas nas resenhas, o qual pode ser positivo, negativo ou neutro. Foram selecionadas, no total, 45.114 resenhas relacionadas aos 20 livros mais lidos entre os usuários da plataforma Skoob.
Resultado: Os resultados obtidos mostram o potencial da aplicação da análise de sentimento nas resenhas de livros como mais uma ferramenta para auxiliar o usuário da plataforma Skoob em sua tomada de decisão por qual livro iniciar a leitura ou por quais livros colocar em sua lista de próximas leituras.
Conclusões: As resenhas de livros são insumos importantes em uma rede social de leitores, uma vez que podem influenciar as preferências de leitura de seus usuários, além de apresentar as características positivas e negativas de um determinado livro. A aplicação da Análise de sentimento nas opiniões contidas em tais resenhas pode fornecer indicadores de modo automatizado e rápido, possibilitando aferir o comportamento dos usuários em relação aos livros que leram, além de ser utilizada como uma métrica alternativa para avaliação de livros.] => 0
                        )

                )

            [es] => Array
                (
                    [0] => Array
                        (
                            [Objetivo: Este trabajo tiene como objetivo aplicar la técnica de análisis de sentimiento en las reseñas publicadas en la plataforma Skoob, con el fin de proponer un nuevo parámetro de evaluación que ayude a los usuarios a tomar una decisión sobre si leer o no un libro.
Método: Investigación exploratoria, con enfoque cuantitativo y cualitativo, que utilizó la técnica de detección de polaridad para realizar el análisis de sentimiento, con el fin de automatizar la identificación del grado de polaridad de las opiniones contenidas en las reseñas, las cuales pueden ser positivas, negativas o neutras. Se seleccionaron un total de 45.114 reseñas relacionadas con los 20 libros más leídos entre los usuarios de la plataforma Skoob.
Resultado: Los resultados obtenidos muestran el potencial de aplicar el análisis de sentimiento en las reseñas de libros como una herramienta más para ayudar al usuario de la plataforma Skoob en su toma de decisiones sobre qué libro empezar a leer o qué libros poner en su próxima lista de lecturas.
Conclusiones: Las reseñas de libros son insumos importantes en una red social de lectores, ya que pueden influir en las preferencias de lectura de sus usuarios, además de presentar las características positivas y negativas de un libro en particular. La aplicación de análisis de sentimiento sobre las opiniones contenidas en dichas reseñas puede proporcionar indicadores de forma automatizada y rápida, permitiendo medir el comportamiento de los usuarios en relación a los libros que han leído, además de ser utilizados como una métrica alternativa para evaluación de libros.] => 0
                        )

                )

        )

    [hasID] => Array
        (
            [nn] => Array
                (
                    [0] => Array
                        (
                            [oai:periodicos.ufsc.br:article/83588] => 0
                        )

                )

        )

    [hasRegisterId] => Array
        (
            [pt] => Array
                (
                    [0] => Array
                        (
                            [https://periodicos.ufsc.br/index.php/eb/article/view/83588] => 0
                        )

                    [1] => Array
                        (
                            [10.5007/1518-2924.2022.e83588] => 0
                        )

                )

        )

    [hasSource] => Array
        (
            [pt] => Array
                (
                    [0] => Array
                        (
                            [Encontros Bibli: revista eletrônica de biblioteconomia e ciência da informação; Vol. 27 (2022): O valor da Ciência em prol da Humanidade; 1-20] => 0
                        )

                    [1] => Array
                        (
                            [Encontros Bibli: revista eletrônica de biblioteconomia e ciência da informação; v. 27 (2022): O valor da Ciência em prol da Humanidade; 1-20] => 0
                        )

                    [2] => Array
                        (
                            [1518-2924] => 0
                        )

                )

            [es] => Array
                (
                    [0] => Array
                        (
                            [Encontros Bibli: revista electrónica de bibliotecología y ciencias de la información.; Vol. 27 (2022): O valor da Ciência em prol da Humanidade; 1-20] => 0
                        )

                )

        )

    [hasTitle] => Array
        (
            [en] => Array
                (
                    [0] => Array
                        (
                            [Sentiment Analysis to support book selection: a study applied to the Skoob platform] => 0
                        )

                )

            [pt] => Array
                (
                    [0] => Array
                        (
                            [Análise de sentimento como apoio à seleção de livros: um estudo aplicado à plataforma Skoob] => 0
                        )

                )

            [es] => Array
                (
                    [0] => Array
                        (
                            [Análisis de sentimiento como apoyo a la selección de libros: un estudio aplicado a la plataforma skoob] => 0
                        )

                )

        )

    [hasUrl] => Array
        (
            [pt] => Array
                (
                    [0] => Array
                        (
                            [https://periodicos.ufsc.br/index.php/eb/article/view/83588/48525] => 0
                        )

                )

            [nn] => Array
                (
                    [0] => Array
                        (
                            [https://periodicos.ufsc.br/index.php/eb/article/view/83588] => 0
                        )

                    [1] => Array
                        (
                            [https://periodicos.ufsc.br/index.php/eb/article/view/83588/48578] => 0
                        )

                    [2] => Array
                        (
                            [https://periodicos.ufsc.br/index.php/eb/article/view/83588/53858] => 0
                        )

                )

        )

    [prefLabel] => Array
        (
            [pt] => Array
                (
                    [0] => Array
                        (
                            [Oai:periodicos.ufsc.br:article/83588#00016] => 0
                        )

                )

        )

    [hasDOI] => Array
        (
            [nn] => Array
                (
                    [0] => Array
                        (
                            [10.5007/1518-2924.2022.e83588] => 0
                        )

                )

        )

)