Article Brapci-Revistas

Classificação dos processos empresariais em uma ontologia: um estudo de caso aplicado ao setor elétrico brasileiro

Classification of business processes in an ontology: a case study applied to the Brazilian electricity sector

Organizations in general have experienced countless transformations in their processes imposed by a society that suffers constant mutations, this abstract entity, understood as a macro system involving several processes, understanding the role played in each of them is important in order to optimize their processes with a view to achieving its goals. Ontologies as an artifact of CI., has contributed in numerous domains of knowledge. The elaboration of an ontology with a realistic nature imposes an analysis of the constitution of objects and facts, in order to better classify it into an ontology that has the characteristic of favoring an efficient environment in the management of information. Given this, this study sought to identify how to represent business processes in a domain ontology, seeking to illustrate in a practical way, the study was directed at some processes present in the domain of the electricity sector. The research was classified as qualitative, described and used document analysis as methods. As a result, it was possible to verify how to identify and justify why this classification is used based on the precepts of a high-level ontology, in a preliminary way it was possible to verify the necessary characteristics to carry out the classification of processes in an ontology, building on the understanding of the necessary treatment to be given when these cases occur.@en


As organizações em geral têm vivenciado inúmeras transformações em seus processos impostas por uma sociedade que sofrem constantes mutações, esta entidade abstrata, entendida como um macro sistema que envolvem vários processos o entendimento do papel desempenhado em cada uma delas é importante com vista a otimizar os seus processos com vista a alcançar os seus objetivos. As ontologias como um artefato da CI., tem contribuindo em inúmeros domínios do conhecimento. A elaboração de uma ontologia com o cunho realista, impõe uma análise da constituição dos objetos e fatos, para o melhor classifica-lo em uma ontologia que possui característica favorecer um ambiente eficiente na gestão das informações. Diante disto, o presente estudo buscou identificar como representar os processos empresariais em uma ontologia do domínio, buscando ilustrar de modo pratico, o estudo foi direcionado em alguns processos presentes no domínio do setor elétrico. A pesquisa se classificou como qualitativa, descrita e empregou como métodos a analise documental. Como resultado, foi possível verificar como identificar e justificar o porquê é empregado esta classificação com base nos preceitos de uma ontologia de alto nível, de maneira preliminar foi possível verificar as características necessárias para se realizar a classificação dos processos em uma ontologia, construindo no entendimento do tratamento necessário a ser dado quando ocorrer esses casos.@pt

. Classificação dos processos empresariais em uma ontologia: um estudo de caso aplicado ao setor elétrico brasileiro. Fronteiras da representação do conhecimento, [????].

References

  • ALMEIDA, Mauricio B. An ontological study of healthcare corporations and their social entities. 2016.
  • ALMEIDA, Maurício Barcellos., MENDONÇA, Fabrício Martins., FREITAS, Elisângela Cristina Aganette. Interfaces entre ontologias e conceitos seminais da Ciência da informação: em busca de avanços na organização do conhecimento. 2013.
  • ALMEIDA, Maurício Barcellos, et al. Ontological approach to the normative dimension of organizations: an application of Documents Acts Ontology. Ciência da Informação, 2017, 46.1.
  • ALMEIDA, Mauricio., MOREIRA, Cristiano. Toward an ontological representation for corporate financial documents and their components: an investigation on balance sheets and their accounts. 2021. Disponível em: < https://mba.eci.ufmg.br/wpcontent/uploads/paper57-SoLEE.pdf.> Acesso em: 17 Dez. 2021.
  • ARP, Robert., SMITH, Barry., SPEAR, Andrew D. Building ontologies with basic formal ontology. Mit Press, 2015.
  • BECKER, Pablo., PAPA, Fernanda., OLSINA, Luis. Process ontology specification for enhancing the process compliance of a measurement and evaluation strategy. CLEI Electronic Journal, v. 18, n. 1, p. 3–3, 2015.
  • BENNETT, Mike. The financial industry business ontology: Best practice for big data. Journal of Banking Regulation, v. 14, n. 3, p. 255–268, 1 Jul 2013.
  • BRITO, Lydia Maria Pinto e colab. MÍDIAS SOCIAIS E GESTÃO DO CONHECIMENTO EM EMPRESAS DE TECNOLOGIA DA INFORMAÇÃO DO NORDESTE DO BRASIL. Perspectivas Contemporâneas, v. 14, n. 1, p. 117–141, 2019.
  • CAMPOS, Maria Luiza de Almeida. O papel das definições na pesquisa em ontologia. Perspectivas em Ciência da Informação, v. 15, n. 1, p. 220–238, 24 Mar 2010.
  • CAO, Qiushi., BEDEN, Sadeer., BECKMANN, Arnold. A core reference ontology for steelmaking process knowledge modelling and information management. Computers in Industry, v. 135, p. 103574, 2022.
  • CONSORTIUM, Gene Ontology. Gene ontology consortium: going forward. Nucleic acids research, v. 43, n. D1, p. D1049–D1056, 2015.
  • CRUZ, T. Sistemas, métodos e processos: administrando organizações por meio de processos de negócios. Rio de Janeiro: Atlas, 2015.
  • CUPCHIK, Gerald. Constructivist realism: An ontology that encompasses positivist and constructivist approaches to the social sciences. 2001, [S.l: s.n.], 2001.
  • DA SILVA, Alini., DE SOUZA, Taciana Rodrigues., KLANN, Roberto Carlos. A influência dos ativos intangíveis na relevância da informação contábil. Revista contemporânea de contabilidade, v. 14, n. 31, p. 26–45, 2017.
  • DA SILVA, Armando Malheiro., DE AZEVEDO PINTO, Maria Manuela Gomes. Um modelo sistémico e integral de gestão da informação nas organizações. 2005, [S.l: s.n.], 2005.
  • DAHLBERG, Ingetraut. Fundamentos teórico-conceituais da classificação. Revista de Biblioteconomia de Brasília, v. 6, n. 1, p. 9–21, 1978.
  • DE SOUZA, Simone Torres. Modelagem de domínios em Sistemas de Organização do Conhecimento (SOC): uma investigação em tesauros e ontologias para a informação legislativa. 2017.
  • DEVANAND, Aravind, et al. An Ontology Based Cyber-infrastructure for the development of Smart Eco Industrial Parks. In: Computer Aided Chemical Engineering. Elsevier, 2018. p. 2047-2052.
  • DEVANAND, Aravind, et al. OntoPowSys: A power system ontology for cross domain interactions in an eco industrial park. Energy and AI, 2020, 1: 100008.
  • DOOLEY, Damion M. e colab. FoodOn: a harmonized food ontology to increase global food traceability, quality control and data integration. npj Science of Food, v. 2, n. 1, p. 1–10, 2018.
  • DOS SANTOS, Vanessa Cristina Bissoli., DAMIAN, Ieda Pelogia Martins., VALENTIM, Marta Lígia Pomim. A Cultura Organizacional como Fator Crítico de Sucesso à implantação da Gestão do Conhecimento em organizações. Informação and Sociedade, v. 29, n. 1, 2019.
  • FURINI, Francesco e colab. Development of a manufacturing ontology for functionally graded materials. 2016, [S.l.]: American Society of Mechanical Engineers Digital Collection, 2016.
  • GASPAR, Marcos Antonio e colab. Gestão do conhecimento em empresas atuantes na indústria de software no Brasil: um estudo das práticas e ferramentas utilizadas. 2016.
  • GODOY, Arlida Schmidt. Introdução à pesquisa qualitativa e suas possibilidades. Revista de administração de empresas, v. 35, n. 2, p. 57–63, 1995.
  • GUARINO, Nicola., OBERLE, Daniel., STAAB, Steffen. What is an ontology? In: Handbook on ontologies. Springer, Berlin, Heidelberg, 2009. p. 1-17.
  • GUIZZARDI, G., FALBO, R. A., GUIZZARDI, R. S. S. A importância de ontologias de fundamentação para a engenharia de ontologias de domínio: o caso do domínio de processos de software. IEEE Transactions Latin America, v. 6, p. 244-251, 2008.
  • GRENON, Pierre., SMITH, Barry., GOLDBERG, Louis. Biodynamic ontology: applying BFO in the biomedical domain. Studies in health technology and informatics, p. 20– 38, 2004.
  • GUNJAL, Bhojaraju. Knowledge management: why do we need it for corporates. Malaysian Journal of Library and Information Science (ISSN: 1394-6234), 2019.
  • HAMDAOUI, Youssef., MAACH, Abdelilah. Ontology-based context agent for building energy management systems. In: International Conference on Advanced Intelligent Systems for Sustainable Development. Springer, Cham, 2018. p. 131-140.
  • HAMMER, M.., CHAMPY, J. Reengineering the corporation. New York: Harper Business, 1994.
  • HASTINGS, J. et al. What’s in anis about’link? Chemical diagrams and the Information Artifact Ontology. arXiv preprint arXiv:1204.4805, 2012.
  • HENNING, B., Occurrents. In: MUNN, K.., SMITH, B. Applied Ontology: an introduction. Frankfurt: Ontos Verlag, 2008. Acesso em: 21 set. 2016.
  • HISLOP, Donald., BOSUA, Rachelle., HELMS, Remko. Knowledge management in organizations: A critical introduction. [S.l.]: Oxford University Press, 2018.
  • HODKIEWICZ, Melinda et al. An ontology for reasoning over engineering textual data stored in FMEA spreadsheet tables. Computers in Industry, v. 131, p. 103496, 2021.
  • JARRAR, Mustafa., CEUSTERS, Werner. Classifying processes and basic formal ontology. 2017.
  • JENSEN, Michael C.., MECKLING, William H. Theory of the firm: Managerial behavior, agency costs and ownership structure. Journal of financial economics, v. 3, n. 4, p. 305–360, 1976.
  • KAINZNER, Marco et al. Towards reusable ontology alignment for manufacturing maintenance. In: CEUR Workshop Proceedings. 2021. Acesso em: 16 Dez. 2021.
  • KOTT, Joanna., KOTT, Marek. Generic ontology of energy consumption households. Energies, 2019, 12.19: 3712.
  • KÜÇÜK, Dilek., ARSLAN, Yusuf. Semi-automatic construction of a domain ontology for wind energy using Wikipedia articles. Renewable Energy, v. 62, p. 484–489, 2014.
  • LAWSON, Tony. A conception of ontology. Mimeograph, University of Cambridge, 2004.
  • LAWSON, Tony. Cambridge social ontology: an interview with Tony Lawson. Erasmus Journal for Philosophy and Economics, v. 2, n. 1, p. 100–122, 2009.
  • LÖW, Marieta Marks., ROCHA, Rafael Port da. Proveniência arquivística em um poço de petróleo: uso de ontologias para representação semântica de documentos. In: Seminar on Ontology Research in Brazil (13.: 2020: Vitória, ES). Proceedings [recurso eletrônico]. Vitoria: Universidade Federal do Espírito Santo, 2020.
  • MENDONCA, Fabricio Martins. Ontoforinfoscience: metodologia para construção de ontologias pelos cientistas da informação-Uma aplicação prática no desenvolvimento da ontologia sobre componentes do sangue humano (HEMONTO). 2015.
  • MONTERO JIMÉNEZ, Juan José et al. An ontology model for maintenance strategy selection and assessment. Journal of Intelligent Manufacturing, p. 1-19, 2021.
  • MOURELATOS, A. P. D. Events, process, and states. Linguistics and Philosophy, n. 2, p. 415-434, 1978. Disponível em: Acesso em: fev. 2017.
  • RODRIGUES, Fabrício Henrique., ABEL, Mara. What to consider about events: A survey on the ontology of occurrents. Applied Ontology, v. 14, n. 4, p. 343-378, 2019.
  • SCHREIBER, Guus et al. CommonKADS: A comprehensive methodology for KBS development. IEEE expert, v. 9, n. 6, p. 28-37, 1994.
  • SABA, Djamel, et al. Design and development of an intelligent ontology-based solution for energy management in the home. In: Machine Learning Paradigms: Theory and Application. Springer, Cham, 2019. p. 135-167.
  • SEARLE, John R. Social ontology and the philosophy of society. Analyse and Kritik, v. 20, n. 2, p. 143–158, 1998.
  • SHAH, Nazaraf e colab. Ontology for home energy management domain. 2011, [S.l.]: Springer, 2011. p. 337–347. SHIYALI RAMAMRITA RANGANATHAN. SHIYALI RAMAMRITA RANGANATHAN. Wikipédia, a enciclopédia livre. [S.l: s.n.], 4 ago. 2021. Disponível em: . Acesso em: 31 ago. 2021.
  • SILVA, Ricardo Fernandes Da. Trilhamento elétrico sobre materiais poliméricos pela análise da energia absorvida devido as descargas elétricas superficiais. 2014.
  • SMITH, B. Ontology and informations systems. [S. l.: s. n.], 2003. Disponível em: Acesso em: 22 jun. 2012
  • SMITH, B. Document acts. In: Institutions, emotions, and group agents. [s.l.] Springer, 2014. p. 19–31. SOUZA FILHO, DM De. A filosofia da linguagem de JL Austin. AUSTIN, JL Quando dizer é fazer. Tradução de Danilo Marcondes de Souza Filho. Porto Alegre: Artes Médicas, 1990.
  • STOUT, R. Processes. Philosophy, v. 72, p. 19-27, 1997.
  • TEIXEIRA, Livia Marangon Duffles., AGANETTE, Elisângela Cristina. A GESTÃO DOCUMENTAL ASSOCIADA À MODELAGEM DE PROCESSOS DE NEGÓCIOS Records management associated with business process modeling: interdisciplinary practices in information retrieval system’s specification. Brazilian Journal of Information Science, v. 13, n. 1, p. 33–44, 2019.
  • TEMPICH, Christoph e colab. An argumentation ontology for distributed, looselycontrolled and evolving engineering processes of ontologies (DILIGENT). 2005, [S.l.]: Springer, 2005. p. 241–256. TRISTÃO, Ana Maria Delazari., FACHIN, Gleisy Regina Bóries., ALARCON, Orestes Estevam. Sistema de classificação facetada e tesauros: instrumentos para organização do conhecimento. Ciência da informação, v. 33, n. 2, p. 161–171, 2004.
  • WINTER, Sidney G.., NELSON, Richard R. An evolutionary theory of economic change. University of Illinois at Urbana-Champaign’s Academy for Entrepreneurial Leadership Historical Research Reference in Entrepreneurship, 1982.
  • WITTGENSTEIN, Ludwig. Tratado lógico-filosófico., Investigações filosóficas. [S.l.]: Fundação Calouste Gulbenkian, 1987.
  • WOODS, Caitlin et al. On the Notion of Maintenance State for Industrial Assets. 2021. Disponível em: < http://ceur-ws.org/Vol-2969/paper22-FOMI.pdfAcesso em: 16 Dez. 2021.
  • ZAHAIKEVITCH, Everaldo Veres e colab. Contribuição das ferramentas da gestão da qualidade para a gestão do conhecimento nas empresas: uma revisão bibliométrica na base de dados scopus. Revista Mundi Engenharia, Tecnologia e Gestão (ISSN: 2525-4782), v. 4, n. 1, 2019.
NLP0.29
Visto 16 vezes
sem referências
Array
(
    [dateOfAvailability] => Array
        (
            [pt] => Array
                (
                    [0] => Array
                        (
                            [2021-12-27] => 169075
                        )

                )

        )

    [hasAuthor] => Array
        (
            [nn] => Array
                (
                    [0] => Array
                        (
                            [Cristiano Moreira] => 141568
                        )

                )

        )

    [hasFileStorage] => Array
        (
            [nn] => Array
                (
                    [0] => Array
                        (
                            [_repository/193960/2022/03/oai_periodicos_ufmg_br_article_36081#00099.pdf] => 194040
                        )

                )

        )

    [hasPageEnd] => Array
        (
            [pt] => Array
                (
                    [0] => Array
                        (
                            [158] => 1469
                        )

                )

        )

    [hasPageStart] => Array
        (
            [pt] => Array
                (
                    [0] => Array
                        (
                            [127] => 1093
                        )

                )

        )

    [hasSubject] => Array
        (
            [pt] => Array
                (
                    [0] => Array
                        (
                            [Ontologia] => 235984
                        )

                    [1] => Array
                        (
                            [Processo] => 186144
                        )

                    [2] => Array
                        (
                            [Documento] => 200468
                        )

                    [3] => Array
                        (
                            [Classificação] => 200282
                        )

                    [4] => Array
                        (
                            [Documentos] => 232886
                        )

                )

        )

    [hasSectionOf] => Array
        (
            [pt] => Array
                (
                    [0] => Array
                        (
                            [Resenha] => 6
                        )

                )

        )

    [wasPublicationInDate] => Array
        (
            [nn] => Array
                (
                    [0] => Array
                        (
                            [2021-12-27] => 269439
                        )

                )

        )

    [hasLanguageExpression] => Array
        (
            [nn] => Array
                (
                    [0] => Array
                        (
                            [en] => 232773
                        )

                )

        )

    [hasLicense] => Array
        (
            [nn] => Array
                (
                    [0] => Array
                        (
                            [Copyright (c)] => 232755
                        )

                    [1] => Array
                        (
                            [CCBY4.0] => 232756
                        )

                )

        )

    [isPartOfSource] => Array
        (
            [pt] => Array
                (
                    [0] => Array
                        (
                            [Fronteiras da Representação do Conhecimento] => 193960
                        )

                )

        )

    [hasIssueOf] => Array
        (
            [pt] => Array
                (
                    [0] => Array
                        (
                            [ISSUE:JNL:00099-2021-1-1] => 193961
                        )

                )

            [nn] => Array
                (
                    [0] => Array
                        (
                            [ISSUE:JNL:99:2021-1-2] => 232259
                        )

                )

        )

    [hasAbstract] => Array
        (
            [en] => Array
                (
                    [0] => Array
                        (
                            [Organizations in general have experienced countless transformations in their processes imposed by a society that suffers constant mutations, this abstract entity, understood as a macro system involving several processes, understanding the role played in each of them is important in order to optimize their processes with a view to achieving its goals. Ontologies as an artifact of CI., has contributed in numerous domains of knowledge. The elaboration of an ontology with a realistic nature imposes an analysis of the constitution of objects and facts, in order to better classify it into an ontology that has the characteristic of favoring an efficient environment in the management of information. Given this, this study sought to identify how to represent business processes in a domain ontology, seeking to illustrate in a practical way, the study was directed at some processes present in the domain of the electricity sector. The research was classified as qualitative, described and used document analysis as methods. As a result, it was possible to verify how to identify and justify why this classification is used based on the precepts of a high-level ontology, in a preliminary way it was possible to verify the necessary characteristics to carry out the classification of processes in an ontology, building on the understanding of the necessary treatment to be given when these cases occur.] => 0
                        )

                )

            [pt] => Array
                (
                    [0] => Array
                        (
                            [As organizações em geral têm vivenciado inúmeras transformações em seus processos impostas por uma sociedade que sofrem constantes mutações, esta entidade abstrata, entendida como um macro sistema que envolvem vários processos o entendimento do papel desempenhado em cada uma delas é importante com vista a otimizar os seus processos com vista a alcançar os seus objetivos. As ontologias como um artefato da CI., tem contribuindo em inúmeros domínios do conhecimento. A elaboração de uma ontologia com o cunho realista, impõe uma análise da constituição dos objetos e fatos, para o melhor classifica-lo em uma ontologia que possui característica favorecer um ambiente eficiente na gestão das informações. Diante disto, o presente estudo buscou identificar como representar os processos empresariais em uma ontologia do domínio, buscando ilustrar de modo pratico, o estudo foi direcionado em alguns processos presentes no domínio do setor elétrico. A pesquisa se classificou como qualitativa, descrita e empregou como métodos a analise documental. Como resultado, foi possível verificar como identificar e justificar o porquê é empregado esta classificação com base nos preceitos de uma ontologia de alto nível, de maneira preliminar foi possível verificar as características necessárias para se realizar a classificação dos processos em uma ontologia, construindo no entendimento do tratamento necessário a ser dado quando ocorrer esses casos.] => 0
                        )

                )

        )

    [hasID] => Array
        (
            [nn] => Array
                (
                    [0] => Array
                        (
                            [oai:periodicos.ufmg.br:article/36081] => 0
                        )

                )

        )

    [hasRegisterId] => Array
        (
            [pt] => Array
                (
                    [0] => Array
                        (
                            [https://periodicos.ufmg.br/index.php/fronteiras-rc/article/view/36081] => 0
                        )

                )

        )

    [hasSource] => Array
        (
            [pt] => Array
                (
                    [0] => Array
                        (
                            [Fronteiras da Representação do Conhecimento; Vol. 1 No. 2 (2021): Fronteiras da Representação do Conhecimento; 127-158] => 0
                        )

                    [1] => Array
                        (
                            [Fronteiras da Representação do Conhecimento; v. 1 n. 2 (2021): Fronteiras da Representação do Conhecimento; 127-158] => 0
                        )

                )

            [nn] => Array
                (
                    [0] => Array
                        (
                            [2764-3743] => 0
                        )

                )

        )

    [hasTitle] => Array
        (
            [pt] => Array
                (
                    [0] => Array
                        (
                            [Classificação dos processos empresariais em uma ontologia: um estudo de caso aplicado ao setor elétrico brasileiro] => 0
                        )

                )

            [en] => Array
                (
                    [0] => Array
                        (
                            [Classification of business processes in an ontology: a case study applied to the Brazilian electricity sector] => 0
                        )

                )

        )

    [hasUrl] => Array
        (
            [pt] => Array
                (
                    [0] => Array
                        (
                            [https://periodicos.ufmg.br/index.php/fronteiras-rc/article/view/36081/29323] => 0
                        )

                )

            [nn] => Array
                (
                    [0] => Array
                        (
                            [https://periodicos.ufmg.br/index.php/fronteiras-rc/article/view/36081] => 0
                        )

                    [1] => Array
                        (
                            [https://periodicos.ufmg.br/index.php/fronteiras-rc/article/view/36081/29323] => 0
                        )

                )

        )

    [prefLabel] => Array
        (
            [pt] => Array
                (
                    [0] => Array
                        (
                            [Oai:periodicos.ufmg.br:article/36081#00099] => 0
                        )

                )

        )

)