Article Brapci-Revistas

Literacia para a saúde: habilidades para lidar com as informações sobre saúde podem ajudar a construir novos caminhos na saúde pública

Health Literacy: skills to deal with health information can help build new paths in public health

Alfabetización en salud: las habilidades para lidiar com informaciones en salud pueden ayudar a construir nuevos caminos en la salud pública

A new transdisciplinary concept in the Brazilian academic scenario, Health Literacy has been attracting increasing interest from researchers from different areas. Based on her experience as coordinator of the study and research group Promotion in Communication, Education and Literacy for Health in Brazil (ProLiSaBr), linked to the Federal University of Triângulo Mineiro (UFTM), professor and researcher Rosane Aparecida de Sousa highlights the importance of this theme to the promotion of health in the population. In an interview given to Reciis, she clarifies that the development of skills to seek, access, understand and evaluate health information, applying it to improve the quality of life, can also be a way to exercise citizenship. “As the population reaches a higher level of Health Literacy, it also has higher capacity and interest in social participation, it recognizes itself as a subject of law”. Whether as a resource to combat misinformation or as a work tool for health professionals, Health Literacy emerges as an option for building new paths in Brazilian public health, she highlights. Rosane Aparecida de Sousa has a post-doctoral degree in Social Work from the National School of Public Health at Universidade Nova de Lisboa, is a contributor to the UFTM’s Integrated and Multiprofessional Residency Program in Health and acted as associate editor of Reciis from September 2017 to December 2018.@en


Un nuevo concepto transdisciplinario en el escenario académico brasileño, la alfabetización en salud viene atrayendo el interés creciente de investigadores de diferentes áreas. A partir de su experiencia como coordinadora del grupo de estudio e investigación Promoción en Comunicación, Educación y Alfabetización para la Salud en Brasil (ProLiSaBr), vinculado a la Universidad Federal del Triângulo Mineiro (UFTM), la profesora e investigadora Rosane Aparecida de Sousa destaca la importancia del tema para la promoción de la salud de la población. En entrevista a Reciis, aclara que el desarrollo de habilidades para buscar, acceder, comprender y evaluar información en salud, aplicándola para mejorar la calidad de vida, también puede ser una forma de ejercer la ciudadanía. “En la medida en que la población tiene mayor nivel de alfabetización en salud, también tiene mayor capacidad e interés en la participación social, se reconoce como sujeto de derecho”. Sea como recurso para combatir la desinformación o como herramienta de trabajo para los profesionales de la salud, la AS surge como em opción para construir nuevos senderos en la salud pública brasileña, destaca la autora. Rosane Aparecida de Sousa tiene posdoctorado en Trabajo Social de la Escuela Nacional de Salud Pública de la Universidade Nova de Lisboa, es colaboradora del Programa de Residencia Integrada y Multiprofesional de la UFTM y actuó como editora asociada de Reciis de septiembre de 2017 a diciembre de 2018.@es
Conceito transdisciplinar novo no cenário acadêmico brasileiro, a literacia em saúde, ou literacia para a saúde (LS), vem atraindo crescente interesse de pesquisadores de diversas áreas. A partir da experiência como coordenadora do grupo de estudos e pesquisa Promoção em Comunicação, Educação e Literacia para a Saúde no Brasil (ProLiSaBr), vinculado à Universidade Federal do Triângulo Mineiro (UFTM), a professora e pesquisadora Rosane Aparecida de Sousa destaca a importância do tema para a promoção da saúde da população. Em entrevista à Reciis, ela esclarece que o desenvolvimento de habilidades para buscar, acessar, compreender e avaliar as informações sobre saúde, aplicando-as para melhorar a qualidade de vida, pode ser também um caminho para o exercício da cidadania. “À medida que a população tem maior nível de literacia para a saúde, ela também tem maior capacidade e interesse de participação social, ela se reconhece como sujeito de direito”. Seja como recurso para combater a desinformação ou como ferramenta de trabalho para profissionais da saúde, a LS desponta como opção para a construção de novos caminhos na saúde pública brasileira, destaca. Rosane Aparecida de Sousa possui pós-doutorado em Serviço Social pela Escola Nacional de Saúde Pública da Universidade Nova de Lisboa, é colaboradora do Programa de Residência Integrada e Multiprofissional em Saúde (RIMS) da UFTM e atuou como editora associada da Reciis de setembro de 2017 a dezembro de 2018.@pt

. Health literacy: skills to deal with health information can help build new paths in public health alfabetización en salud: las habilidades para lidiar com informaciones en salud pueden ayudar a construir nuevos caminos en la salud pública literacia para a saúde: habilidades para lidar com as informações sobre saúde podem ajudar a construir novos caminhos na saúde pública. Revista eletrônica de comunicação, informação e inovação em saúde, [????].
NLP0.29
Visto 15 vezes
sem referências
Array
(
    [dateOfAvailability] => Array
        (
            [pt] => Array
                (
                    [0] => Array
                        (
                            [2022-02-25] => 193721
                        )

                )

        )

    [hasAuthor] => Array
        (
            [nn] => Array
                (
                    [0] => Array
                        (
                            [Rosane Aparecida de Sousa] => 193755
                        )

                )

        )

    [hasFileStorage] => Array
        (
            [nn] => Array
                (
                    [0] => Array
                        (
                            [_repository/127865/2022/05/oai_ojs_reciis_icict_fiocruz_br_article_3221#00086.pdf] => 195539
                        )

                )

        )

    [hasSubject] => Array
        (
            [en] => Array
                (
                    [0] => Array
                        (
                            [Health literacy] => 184608
                        )

                    [1] => Array
                        (
                            [Health promotion] => 246198
                        )

                    [2] => Array
                        (
                            [Health education] => 272627
                        )

                    [3] => Array
                        (
                            [Health communication] => 246286
                        )

                    [4] => Array
                        (
                            [Information literacy] => 221991
                        )

                )

            [es] => Array
                (
                    [0] => Array
                        (
                            [Alfabetización en salud] => 128293
                        )

                    [1] => Array
                        (
                            [Promoción de la salud] => 246200
                        )

                    [2] => Array
                        (
                            [Educación en salud] => 273138
                        )

                    [3] => Array
                        (
                            [Comunicación en salud] => 130473
                        )

                    [4] => Array
                        (
                            [Alfabetización informacional] => 11544
                        )

                )

            [pt] => Array
                (
                    [0] => Array
                        (
                            [Letramento em saúde] => 163520
                        )

                    [1] => Array
                        (
                            [Promoção da saúde] => 246202
                        )

                    [2] => Array
                        (
                            [Educação em saúde] => 273389
                        )

                    [3] => Array
                        (
                            [Comunicação em saúde] => 246290
                        )

                    [4] => Array
                        (
                            [Competência em informação] => 264669
                        )

                )

        )

    [isPartOfSource] => Array
        (
            [pt] => Array
                (
                    [0] => Array
                        (
                            [Revista Eletrônica de Comunicação, Informação e Inovação em Saúde] => 127865
                        )

                )

        )

    [hasIssueOf] => Array
        (
            [pt] => Array
                (
                    [0] => Array
                        (
                            [ISSUE:JNL:00086-2022-16-1] => 193743
                        )

                )

        )

    [hasAbstract] => Array
        (
            [en] => Array
                (
                    [0] => Array
                        (
                            [A new transdisciplinary concept in the Brazilian academic scenario, Health Literacy has been attracting increasing interest from researchers from different areas. Based on her experience as coordinator of the study and research group Promotion in Communication, Education and Literacy for Health in Brazil (ProLiSaBr), linked to the Federal University of Triângulo Mineiro (UFTM), professor and researcher Rosane Aparecida de Sousa highlights the importance of this theme to the promotion of health in the population. In an interview given to Reciis, she clarifies that the development of skills to seek, access, understand and evaluate health information, applying it to improve the quality of life, can also be a way to exercise citizenship. “As the population reaches a higher level of Health Literacy, it also has higher capacity and interest in social participation, it recognizes itself as a subject of law”. Whether as a resource to combat misinformation or as a work tool for health professionals, Health Literacy emerges as an option for building new paths in Brazilian public health, she highlights. Rosane Aparecida de Sousa has a post-doctoral degree in Social Work from the National School of Public Health at Universidade Nova de Lisboa, is a contributor to the UFTM’s Integrated and Multiprofessional Residency Program in Health and acted as associate editor of Reciis from September 2017 to December 2018.] => 0
                        )

                )

            [es] => Array
                (
                    [0] => Array
                        (
                            [Un nuevo concepto transdisciplinario en el escenario académico brasileño, la alfabetización en salud viene atrayendo el interés creciente de investigadores de diferentes áreas. A partir de su experiencia como coordinadora del grupo de estudio e investigación Promoción en Comunicación, Educación y Alfabetización para la Salud en Brasil (ProLiSaBr), vinculado a la Universidad Federal del Triângulo Mineiro (UFTM), la profesora e investigadora Rosane Aparecida de Sousa destaca la importancia del tema para la promoción de la salud de la población. En entrevista a Reciis, aclara que el desarrollo de habilidades para buscar, acceder, comprender y evaluar información en salud, aplicándola para mejorar la calidad de vida, también puede ser una forma de ejercer la ciudadanía. “En la medida en que la población tiene mayor nivel de alfabetización en salud, también tiene mayor capacidad e interés en la participación social, se reconoce como sujeto de derecho”. Sea como recurso para combatir la desinformación o como herramienta de trabajo para los profesionales de la salud, la AS surge como em opción para construir nuevos senderos en la salud pública brasileña, destaca la autora. Rosane Aparecida de Sousa tiene posdoctorado en Trabajo Social de la Escuela Nacional de Salud Pública de la Universidade Nova de Lisboa, es colaboradora del Programa de Residencia Integrada y Multiprofesional de la UFTM y actuó como editora asociada de Reciis de septiembre de 2017 a diciembre de 2018.] => 0
                        )

                )

            [pt] => Array
                (
                    [0] => Array
                        (
                            [Conceito transdisciplinar novo no cenário acadêmico brasileiro, a literacia em saúde, ou literacia para a saúde (LS), vem atraindo crescente interesse de pesquisadores de diversas áreas. A partir da experiência como coordenadora do grupo de estudos e pesquisa Promoção em Comunicação, Educação e Literacia para a Saúde no Brasil (ProLiSaBr), vinculado à Universidade Federal do Triângulo Mineiro (UFTM), a professora e pesquisadora Rosane Aparecida de Sousa destaca a importância do tema para a promoção da saúde da população. Em entrevista à Reciis, ela esclarece que o desenvolvimento de habilidades para buscar, acessar, compreender e avaliar as informações sobre saúde, aplicando-as para melhorar a qualidade de vida, pode ser também um caminho para o exercício da cidadania. “À medida que a população tem maior nível de literacia para a saúde, ela também tem maior capacidade e interesse de participação social, ela se reconhece como sujeito de direito”. Seja como recurso para combater a desinformação ou como ferramenta de trabalho para profissionais da saúde, a LS desponta como opção para a construção de novos caminhos na saúde pública brasileira, destaca. Rosane Aparecida de Sousa possui pós-doutorado em Serviço Social pela Escola Nacional de Saúde Pública da Universidade Nova de Lisboa, é colaboradora do Programa de Residência Integrada e Multiprofissional em Saúde (RIMS) da UFTM e atuou como editora associada da Reciis de setembro de 2017 a dezembro de 2018.] => 0
                        )

                )

        )

    [hasID] => Array
        (
            [nn] => Array
                (
                    [0] => Array
                        (
                            [oai:ojs.reciis.icict.fiocruz.br:article/3221] => 0
                        )

                )

        )

    [hasRegisterId] => Array
        (
            [pt] => Array
                (
                    [0] => Array
                        (
                            [https://www.reciis.icict.fiocruz.br/index.php/reciis/article/view/3221] => 0
                        )

                    [1] => Array
                        (
                            [10.29397/reciis.v16i1.3221] => 0
                        )

                )

        )

    [hasSource] => Array
        (
            [pt] => Array
                (
                    [0] => Array
                        (
                            [Revista Eletrônica de Comunicação, Informação e Inovação em Saúde; v. 16, n. 1 (2022): Dossiê Estudos métricos da informação científica em saúde, parte 2] => 0
                        )

                )

            [nn] => Array
                (
                    [0] => Array
                        (
                            [1981-6278] => 0
                        )

                )

        )

    [hasTitle] => Array
        (
            [en] => Array
                (
                    [0] => Array
                        (
                            [Health Literacy: skills to deal with health information can help build new paths in public health] => 0
                        )

                )

            [es] => Array
                (
                    [0] => Array
                        (
                            [Alfabetización en salud: las habilidades para lidiar com informaciones en salud pueden ayudar a construir nuevos caminos en la salud pública] => 0
                        )

                )

            [pt] => Array
                (
                    [0] => Array
                        (
                            [Literacia para a saúde: habilidades para lidar com as informações sobre saúde podem ajudar a construir novos caminhos na saúde pública] => 0
                        )

                )

        )

    [hasUrl] => Array
        (
            [pt] => Array
                (
                    [0] => Array
                        (
                            [https://www.reciis.icict.fiocruz.br/index.php/reciis/article/view/3221/2503] => 0
                        )

                )

        )

    [prefLabel] => Array
        (
            [pt] => Array
                (
                    [0] => Array
                        (
                            [Oai:ojs.reciis.icict.fiocruz.br:article/3221#00086] => 0
                        )

                )

        )

)