Article Brapci-Revistas

Aspectos da estruturação de serviços de informação

A estrutura de um serviço de informações deve constituir um fator que auxilie na busca da eficácia. As organizações tendem a formar um sistema social dotado de cultura própria, com valores e idiossincrasias inerentes. Assim, nem sempre a unidade de informação pode adotar o modelo de estrutura interna e assumir posição na hierarquia da organização que melhor convenham à realização de seus objetivos. Sem embargo da estrutura formal, a unidade de informação bem sucedida seria aquela que conseguisse importar o máximo de energia do ambiente social, processá-la e exportar energia transformada para o ambiente da organização. A tendência nos serviços de informação seria, por conseguinte, desdobrá-los em pequenas unidades táticas que se infiltrariam entre os usuários, de modo a detectar mais rapidamente a mudança de interesses e introduzir constantes ajustes nos serviços e produtos oferecidos. Essas unidades táticas estariam apoiadasnuma estrutura central que lhes proveria serviços de biblioteca, reprografia, comutação, etc. As sentinelas tecnológicas potencializam o uso das informações que lhes são fornecidas e podem constituir-se em apoio de grande utilidade para a operação das unidades de informação.DescritoresServiço de informação. Fluxos de informação. Estrutura organizacional. Unidade de informação.AbstractThe structure of an information service should help in achieving efectiveness. Organizations tend to form a social system endowed with their own culture, values and peculiarities. For this reason the information unit cannot always adopt the best structural model nor occupy its rightful position in the organization´s hierarchy in order to achieve its purposes. Despite the formal structure a successful information unit should be able to import the maximum energy from the social environment, process it, and export the transformed energy into the organization´s environment. The trend in information services would thus be to unfold them in small tactical units which would infiltrate themselves among the users i n order to detect quickly changes in interests and introduce constant adjustments i n the services and products offered. These tactical units would rely upon a central structure wich would provide library services, document reproduction etc. The gatekeepers potentialize the use of information and might become a useful support for the operation of the information@pt


. Aspectos da estruturação de serviços de informação. Ciência da informação, [????].
NLP0.29
Visto 13 vezes
sem referências
Array
(
    [dateOfAvailability] => Array
        (
            [pt] => Array
                (
                    [0] => Array
                        (
                            [1983-06-30] => 17290
                        )

                )

        )

    [hasAuthor] => Array
        (
            [nn] => Array
                (
                    [0] => Array
                        (
                            [Affonso Celso M. de Paula] => 19255
                        )

                )

        )

    [hasFileStorage] => Array
        (
            [nn] => Array
                (
                    [0] => Array
                        (
                            [_repository/146/2018/09/oai_ojs_revista_ibict_br_article_192#00010.pdf] => 54138
                        )

                )

        )

    [hasSectionOf] => Array
        (
            [pt] => Array
                (
                    [0] => Array
                        (
                            [Especial] => 153
                        )

                    [1] => Array
                        (
                            [Artigo] => 3
                        )

                )

        )

    [hasSubject] => Array
        (
            [pt] => Array
                (
                    [0] => Array
                        (
                            [Ciência da informação] => 237157
                        )

                    [1] => Array
                        (
                            [Serviço de informação] => 298816
                        )

                    [2] => Array
                        (
                            [Fluxo de informação] => 234398
                        )

                    [3] => Array
                        (
                            [Estrutura organizacional] => 265951
                        )

                    [4] => Array
                        (
                            [Unidade de informação] => 267124
                        )

                    [5] => Array
                        (
                            [Fluxos de informação] => 233579
                        )

                    [6] => Array
                        (
                            [Estrutura organizacional] => 2685
                        )

                )

        )

    [wasPublicationInDate] => Array
        (
            [nn] => Array
                (
                    [0] => Array
                        (
                            [1983-06-30] => 270429
                        )

                )

        )

    [hasLanguageExpression] => Array
        (
            [nn] => Array
                (
                    [0] => Array
                        (
                            [pt] => 232736
                        )

                )

        )

    [hasLicense] => Array
        (
            [nn] => Array
                (
                    [0] => Array
                        (
                            [RESERVERD] => 234643
                        )

                )

        )

    [isPartOfSource] => Array
        (
            [pt] => Array
                (
                    [0] => Array
                        (
                            [Ciência da informação] => 146
                        )

                )

        )

    [hasIssueOf] => Array
        (
            [pt] => Array
                (
                    [0] => Array
                        (
                            [ISSUE:JNL:00010-1983-12-1] => 17281
                        )

                )

        )

    [hasAbstract] => Array
        (
            [pt] => Array
                (
                    [0] => Array
                        (
                            [A estrutura de um serviço de informações deve constituir um fator que auxilie na busca da eficácia. As organizações tendem a formar um sistema social dotado de cultura própria, com valores e idiossincrasias inerentes. Assim, nem sempre a unidade de informação pode adotar o modelo de estrutura interna e assumir posição na hierarquia da organização que melhor convenham à realização de seus objetivos. Sem embargo da estrutura formal, a unidade de informação bem sucedida seria aquela que conseguisse importar o máximo de energia do ambiente social, processá-la e exportar energia transformada para o ambiente da organização. A tendência nos serviços de informação seria, por conseguinte, desdobrá-los em pequenas unidades táticas que se infiltrariam entre os usuários, de modo a detectar mais rapidamente a mudança de interesses e introduzir constantes ajustes nos serviços e produtos oferecidos. Essas unidades táticas estariam apoiadasnuma estrutura central que lhes proveria serviços de biblioteca, reprografia, comutação, etc. As sentinelas tecnológicas potencializam o uso das informações que lhes são fornecidas e podem constituir-se em apoio de grande utilidade para a operação das unidades de informação.DescritoresServiço de informação. Fluxos de informação. Estrutura organizacional. Unidade de informação.AbstractThe structure of an information service should help in achieving efectiveness. Organizations tend to form a social system endowed with their own culture, values and peculiarities. For this reason the information unit cannot always adopt the best structural model nor occupy its rightful position in the organization´s hierarchy in order to achieve its purposes. Despite the formal structure a successful information unit should be able to import the maximum energy from the social environment, process it, and export the transformed energy into the organization´s environment. The trend in information services would thus be to unfold them in small tactical units which would infiltrate themselves among the users i n order to detect quickly changes in interests and introduce constant adjustments i n the services and products offered. These tactical units would rely upon a central structure wich would provide library services, document reproduction etc. The gatekeepers potentialize the use of information and might become a useful support for the operation of the information] => 0
                        )

                )

        )

    [hasID] => Array
        (
            [nn] => Array
                (
                    [0] => Array
                        (
                            [oai:ojs.revista.ibict.br:article/192] => 0
                        )

                )

        )

    [hasRegisterId] => Array
        (
            [pt] => Array
                (
                    [0] => Array
                        (
                            [http://revista.ibict.br/ciinf/article/view/192] => 0
                        )

                    [1] => Array
                        (
                            [10.18225/ci.inf..v12i1.192] => 0
                        )

                )

        )

    [hasSource] => Array
        (
            [pt] => Array
                (
                    [0] => Array
                        (
                            [Ciência da Informação; v. 12, n. 1 (1983)] => 0
                        )

                    [1] => Array
                        (
                            [0100-1965] => 0
                        )

                )

            [nn] => Array
                (
                    [0] => Array
                        (
                            [1518-8353] => 0
                        )

                )

        )

    [hasTitle] => Array
        (
            [pt] => Array
                (
                    [0] => Array
                        (
                            [Aspectos da estruturação de serviços de informação] => 0
                        )

                )

        )

    [hasUrl] => Array
        (
            [pt] => Array
                (
                    [0] => Array
                        (
                            [http://revista.ibict.br/ciinf/article/view/192/192] => 0
                        )

                )

            [nn] => Array
                (
                    [0] => Array
                        (
                            [https://revista.ibict.br/ciinf/article/view/192] => 0
                        )

                    [1] => Array
                        (
                            [https://revista.ibict.br/ciinf/article/view/192/192] => 0
                        )

                )

        )

    [prefLabel] => Array
        (
            [pt] => Array
                (
                    [0] => Array
                        (
                            [Oai:ojs.revista.ibict.br:article/192#00010] => 0
                        )

                )

        )

    [hasDOI] => Array
        (
            [nn] => Array
                (
                    [0] => Array
                        (
                            [10.18225/ci.inf.v12i1.192] => 0
                        )

                    [1] => Array
                        (
                            [10.18225/ci.inf.v12i1.192.g192] => 0
                        )

                )

        )

)