Article Brapci-Revistas

Educação, trabalho e o delineamento de novos perfis profissionais: o bibliotecário em questão

O movimento de reestruturação da qualificação profissional não é exlusivo da área de informação, mas se insere nas transformações por que passa o mundo do trablho. o texto contextualiza o cenário em que emerge a demanda por um trabalhador mais qualificado e mostra a discussão em torno das qualificações necessárias para que o bibliotecário interaja como sujeito frene aos novos requerimentos do mundo do trabalho@pt


. Educação, trabalho e o delineamento de novos perfis profissionais: o bibliotecário em questão. Ciência da informação, [????].

References

  • ALMADA DE ASCENCIO, Margarita. Las políticas de información en un mundo globalizado. In: INFO’97. Anais... Havana, 1997. Disponível em disquete.
  • ARRUDA, Maria da Conceição Calmon. Libraries, new technologies and human resources: the challenge to the 21 st century. In: IFLA GENERAL CONFERENCE, 63., 1997, Copenhagen. Booklet 0. Copenhagen : IFLA, 1997. p. 39-47. Disponível em http://www.ifla.org/ IV/ifla63/63arrm.htm.
  • ARRUDA, Maria da Conceição Calmon. O profissional da informação face à revolução científico-tecnológica : novas ou velhas qualificações? 1999. 133 p. Dissertação (Mestrado) - CNPq-IBICT/UFRJ–ECO, Rio de Janeiro, 1999.
  • ARRUDA, Maria da Conceição Calmon. Reflexos do processo de globalização na capacitação profissional . Informação and Sociedade: estudos, João Pessoa, v. 8, n. 1, p.11-24, 1998.
  • ARRUDA, Maria da Conceição Calmon. Revolução informacional, globalização e as mudanças na capacitação profissional. Informare, Rio de Janeiro, v. 3, n. 1/2, p. 165-173, jan./dez., 1997.
  • ASSIS, Marisa de. A Educação e a formação profissional na encruzilhada das velhas e novas tecnologias. In: FERRETTI, Celso João et al. Novas tecnologias, trabalho e educação : um debate multidisciplinar. Petrópolis : Vozes, 1996. p. 189-203.
  • BERAQUET, Vera Silvia Marão et al. As expectativas das intituições empregadoras do bibliotecário como subsídios ao aprimoramento de sua formação profissional. In: CONGRESSO BRASILEIRO DE BIBLIOTECONOMIA E DOCUMENTAÇÃO, 18, 1997, São Luís, MA. Anais... São Luís : FEBAB/APBEM, 1997. Disponível em disquete.
  • BOURDIEU, Pierre. A dupla verdade do trabalho. In: DESAULNIERS, Julieta Beatriz Ramos (Org.). Formação and trabalho and competência : questões atuais. Porto Alegre : EDIPUCRS, 1998. p. 221- 226.
  • CABALLERO VALDÉS, Odalys., PERÓN GONZÁLEZ, Sandra. El bibliotecológo y el profesional de la información modernos : ética, papeles y perfiles. Ciencias de la información, v. 29, n. 1, p. 3-13, mar. 1998.
  • CARVALHO, Ruy de Quadros. Capacitação tecnológica, revalorização do trabalho e educação. In: FERRETTI, Celso João et al. Novas tecnologias, trabalho e educação: um debate multidisciplinar. Petrópolis : Vozes, 1996. p. 93-127.
  • CASTEL, Robert. As metamorfoses do trabalho. In: FIORI, J. L.., LOURENÇO, M. S. de., NORONHA, J. C. de (Org.). Globalização: o fato e o mito. Rio de Janeiro : UERJ, 1998. p. 147-163. Porto Alegre: EDIPUCRS, 1998. p. 179-219.
  • CASTELLS, Manuel. The rise of the network society. Malden : Blackwell, 1996. v. 1.
  • MACHADO, Lucília Regina de Souza. Educação e os desafio das novas tecnologias. In: FERRETTI, Celso João et al. Novas tecnologias, trabalho e educação: um debate multidisciplinar. Petrópolis : Vozes, 1996. p. 169188.
  • CORIAT, Benjamin. El taller y el robot: ensayos sobre el fordismo y la producción en masa en la era de la electrónica. Madri : Siglo Veintiuno de España, 1992. 266 p.
  • CRONIN, Blaise. Post-industrial society: some manpower issues for the library/information profession. Journal of Information Science, v. 7, p. 1-14, 1983.
  • CROWLEY, Bill., BRACE, Bill. A choice of future: is it libraries versus information? American Libraries, v. 30, n. 4, p. 76-79, Apr. 1999.
  • DELUIZ, Neise. Formação do trabalhador em contexto de mudança tecnológica. Boletim Técnico do SENAC, Rio de Janeiro, v. 20, n. 1, p. 1425, jan./abr. 1994.
  • FID. Results of FID’s survey of the modern information professional. Disponível em: http://fid.conicyt.cl:8000/mip.htm . Acesso em: 15 jun. 1999.
  • FIGUEIREDO, Nice Menezes de., LIMA, Regina Célia Montenegro de. Desenvolvimento profissional e inovações tecnológicas: professional development and technological innovations. Revista da Escola de Biblioteconomia da UFMG, Belo Horizonte, v. 15, n. 1, p. 47-67, mar. 1986.
  • FREEMAN, Chris. Information highways and social change. Ottawa : IDRC, 1995. 22p.
  • FRIGOTTO, Gaudêncio. Educação e a crise do capitalismo real. São Paulo: Cortez, 1996. 231 p.
  • GROVER, Robert et al. The wind beneath our wings: chaos theory and the butterfly effect in curriculum design. Journal of Education for Library and Information Science, v. 38, n. 4, p. 268-282, Fall 1997.
  • HABERMAS, J. A nova intransparência: a crise do estado de bem-estar social e o esgotamento das energias utópicas. Novos Estudos CEBRAP, São Paulo, n. 18, p. 77-102, 1987.
  • HAFTER, Ruth., WOLLSS, Blanche. CE curricula: surveys produce more questions than answers. In: IFLA GENERAL CONFERENCE, 64, 1998, Amsterdan. Proceedings... Amsterdan : IFLA, 1998. Disponível em: http://www.ifla.org/IV/ifla64/05/-136e.htm . Acesso em: 02 jun. 1999.
  • HARVEY, David. Condição pós-moderna. 6. ed. São Paulo : Loyola, 1996. 349 p.
  • HIRATA, Helena. Da polarização das qualificações ao modelo da competência. In: FERRETTI, Celso João et al. Novas tecnologias, trabalho e educação: um debate multidisciplinar. Petrópolis : Vozes, 1996. p. 128142.
  • JONES, Bryn, WOOD, Stephen. Qualifications tacites, division du travail et novelles technologies. Sociologie du Travail, n. 4, p. 407-421, 1984.
  • KOBASHI, Nair Yumiko. Formação do profissional da informação: o projeto pedagógico da ECA-USP. In: SEMINÁRIOS DE ESTUDOS DE INFORMAÇÃO, 1, 1996, Niterói. Anais... Niterói : EDUFF, 1997. p. 2531.
  • KUENZER, Acacia Zeneida. Ensino de 2º grau: o trabalho como princípio educativo. São Paulo : Cortez, 1988. 166 p.
  • KUENZER, Acacia Zeneida. As novas bases materiais de produção: o princípio educativo do trabalho industrial moderno. In: SEMINÁRIO GLOBALIZAÇÃO E ESTADO., UNIVERSIDADE EM MUDANÇAS, 1995, Curitiba. Anais... Curitiba, 1995. 15 p.
  • LOJKINE, Jean. A Revolução Informacional. São Paulo : Cortez, 1995. 316 p.
  • MACHADO, Lucília Regina de Souza. Humanismo e tecnologia numa perspectiva de qualificação profissional. Tecnologia Educacional, v. 21, n. 107, p. 60-63, jul./ago. 1992.
  • MACHADO, Lucília Regina de Souza. Transformações tecnológicas e padrão de qualificação. Educação em revista: Revista da Faculdade de Educação da UFMG, Belo Horizonte, n. 14, p. 48-54, dez.1991.
  • MARCHIORI, Patrícia. A posição relativa dos profissionais de biblioteconomia, jornalismo e informática no campo de atividade de informação no município de Curitiba: análise da formação acadêmica na Universidade Federal do Paraná, em conjunto com indicadores sociológicos. 1992. 383 p. Dissertação (Mestrado) - UFRJ/ECO/IBICT, Rio de Janeiro, 1992.
  • MENOU, Michel. Especial : entrevista com Michel Menou. Informativo IBICT, v. 16, n. 3, p. 7-8, maio/jun. 1996.
  • MÜELLER, Suzana Pinheiro Machado. Perfil do bibliotecário, serviços e responsabilidades na área de informação e formação profissional. Revista de Biblioteconomia de Brasília, Brasília, v. 17, n. 1, p. 63-70, jan./jul. 1989.
  • OFFE, Claus. Capitalismo desorganizado . São Paulo : Brasiliense, 1989a.
  • OFFE, Claus. Trabalho: uma categoria - chave da sociologia? Revista Brasileira de Ciências Sociais, São Paulo, v. 4, n. 10, p. 5-19, jan. 1989b.
  • ORTEGA CARRASCO, Laura., SANCHEZ VANDERKAST, Egbert. The information professional in a networked society. Aslib Proceedings, v. 50, n. 5, p. 95-99, May 1998.
  • PAIVA, Vanilda. Produção e qualificação para o trabalho: uma revisão da bibliografia internacional. Rio de Janeiro : UFRJ/IEI, 1989. 72 p. (Texto para discussão, 214).
  • PINHEIRO, Lena Vânia. O pensar e o fazer do profissional de informação. In: SEMINÁRIOS DE ESTUDOS DE INFORMAÇÃO, 1, 1996, Niterói. Anais... Niterói : EDUFF, 1997. p. 33-38.
  • ROBREDO, Jaime. Informação e transformação: reflexões sobre o futuro da biblioteca. Revista de Biblioteconomia de Brasília, Brasília, v. 14, n. 1, p. 51-69, jan./jun. 1986.
  • SALERMO, Mário Sérgio. Trabalho e organização na empresa industrial integrada e flexível. In: FERRETTI, Celso João et al. Novas tecnologias, p. 54-76.
  • SCHILLER, Herbert I. Information inequality: the deepening social crisis in America. New York : Routledge, 1996. 149 p.
  • STROOBANTS, Marcelle. A visibilidade das competências. In: ROPÉ, Françoise, TANGUY, Lucie. Saberes e competências: o uso de tais noções na escola e na empresa. Campinas : Papirus, 1997. p. 135-166.
  • TANGUY, Lucie. Competências e integração social na empresa. In: ROPÉ, Françoise., TANGUY, Lucie. Saberes e competências: o uso de tais noções na escola e na empresa. Campinas : Papirus, 1997. p. 167-197.
  • TARAPANOFF, Kira. Perfil do profissional da informação no Brasil: diagnóstico de necessidade de treinamento e educação continuada. Brasília: IEL/ DF, 1997. 134p.
  • TOFFLER, Alvim. A terceira onda: a morte do industrialismo e o nascimento de uma nova civilização. 2. ed. Rio de Janeiro : Record, 1980. 491 p.
  • LOPE, Andreu., MARTIN ARTILES, A. Las relaciones entre formacion y empleo: ¿que formacion, para que empleo? In: DESAULNIERS, Julieta Beatriz Ramos (Org.). Formação and trabalho and competência: questões atuais.
NLP0.29
Visto 27 vezes
sem referências
Array
(
    [dateOfAvailability] => Array
        (
            [pt] => Array
                (
                    [0] => Array
                        (
                            [2000-12-21] => 17238
                        )

                )

        )

    [hasAuthor] => Array
        (
            [nn] => Array
                (
                    [0] => Array
                        (
                            [Maria da Conceição Calmon Arruda] => 19221
                        )

                    [1] => Array
                        (
                            [Regina Maria Marteleto] => 4730
                        )

                    [2] => Array
                        (
                            [Donaldo Bello de Souza] => 19222
                        )

                )

        )

    [hasFileStorage] => Array
        (
            [nn] => Array
                (
                    [0] => Array
                        (
                            [_repository/146/2018/09/oai_ojs_revista_ibict_br_article_869#00010.pdf] => 54116
                        )

                )

        )

    [hasSectionOf] => Array
        (
            [pt] => Array
                (
                    [0] => Array
                        (
                            [Artigo] => 3
                        )

                )

        )

    [hasSubject] => Array
        (
            [pt] => Array
                (
                    [0] => Array
                        (
                            [Ciência da informação] => 237157
                        )

                    [1] => Array
                        (
                            [Bibliotecário] => 235088
                        )

                    [2] => Array
                        (
                            [Qualificação profissional] => 227634
                        )

                    [3] => Array
                        (
                            [Trabalho-educação] => 19220
                        )

                )

        )

    [isPartOfSource] => Array
        (
            [pt] => Array
                (
                    [0] => Array
                        (
                            [Ciência da informação] => 146
                        )

                )

        )

    [hasIssueOf] => Array
        (
            [pt] => Array
                (
                    [0] => Array
                        (
                            [ISSUE:JNL:00010-2000-29-3] => 17233
                        )

                )

        )

    [hasAbstract] => Array
        (
            [pt] => Array
                (
                    [0] => Array
                        (
                            [O movimento de reestruturação da qualificação profissional não é exlusivo da área de informação, mas se insere nas transformações por que passa o mundo do trablho. o texto contextualiza o cenário em que emerge a demanda por um trabalhador mais qualificado e mostra a discussão em torno das qualificações necessárias para que o bibliotecário interaja como sujeito frene aos novos requerimentos do mundo do trabalho] => 0
                        )

                )

        )

    [hasID] => Array
        (
            [nn] => Array
                (
                    [0] => Array
                        (
                            [oai:ojs.revista.ibict.br:article/869] => 0
                        )

                )

        )

    [hasRegisterId] => Array
        (
            [pt] => Array
                (
                    [0] => Array
                        (
                            [http://revista.ibict.br/ciinf/article/view/869] => 0
                        )

                    [1] => Array
                        (
                            [10.18225/ci.inf..v29i3.869] => 0
                        )

                )

        )

    [hasSource] => Array
        (
            [pt] => Array
                (
                    [0] => Array
                        (
                            [Ciência da Informação; v. 29, n. 3 (2000)] => 0
                        )

                    [1] => Array
                        (
                            [0100-1965] => 0
                        )

                )

            [nn] => Array
                (
                    [0] => Array
                        (
                            [1518-8353] => 0
                        )

                )

        )

    [hasTitle] => Array
        (
            [pt] => Array
                (
                    [0] => Array
                        (
                            [Educação, trabalho e o delineamento de novos perfis profissionais: o bibliotecário em questão] => 0
                        )

                )

        )

    [hasUrl] => Array
        (
            [pt] => Array
                (
                    [0] => Array
                        (
                            [http://revista.ibict.br/ciinf/article/view/869/903] => 0
                        )

                )

        )

    [prefLabel] => Array
        (
            [pt] => Array
                (
                    [0] => Array
                        (
                            [Oai:ojs.revista.ibict.br:article/869#00010] => 0
                        )

                )

        )

)