Article
O presente artigo propõe discutir a relação entre o professor e as novas tecnologias. Abordam-se questões relacionadas à resistência ou a formas inadequadas do uso de tecnologias pelos professores. As reflexões apresentadas ressaltam a necessidade de investimento na formação inicial e contínua que pode contribuir para a implementação de projetos que visem à utilização das novas tecnologias na escola. Apresentamos a pesquisa colaborativa como uma possível solução para efetivar mudanças significativas na utilização das tecnologias, contribuindo para a formação do educador.@pt
Array ( [dateOfAvailability] => Array ( [pt] => Array ( [0] => Array ( [2004-06-18] => 17560 ) ) ) [hasAuthor] => Array ( [nn] => Array ( [0] => Array ( [Sheila Denize Guimarães] => 18969 ) ) ) [hasFileStorage] => Array ( [nn] => Array ( [0] => Array ( [_repository/146/2018/09/oai_ojs_revista_ibict_br_article_1069#00010.txt] => 53943 ) [1] => Array ( [_repository/146/2018/09/oai_ojs_revista_ibict_br_article_1069#00010.pdf] => 53944 ) ) ) [hasSectionOf] => Array ( [pt] => Array ( [0] => Array ( [Artigo] => 3 ) ) ) [hasSubject] => Array ( [pt] => Array ( [0] => Array ( [Ciência da informação] => 237157 ) [1] => Array ( [Professor] => 181450 ) [2] => Array ( [Formação] => 235800 ) [3] => Array ( [Pesquisa colaborativa] => 181097 ) [4] => Array ( [Inovação conservadora] => 18968 ) [5] => Array ( [Nova tecnologia] => 2997 ) [6] => Array ( [Novas tecnologias] => 234968 ) [7] => Array ( [Formação] => 11828 ) ) ) [wasPublicationInDate] => Array ( [nn] => Array ( [0] => Array ( [2004-06-18] => 261163 ) ) ) [hasLanguageExpression] => Array ( [nn] => Array ( [0] => Array ( [pt] => 232736 ) ) ) [hasLicense] => Array ( [nn] => Array ( [0] => Array ( [RESERVERD] => 234643 ) ) ) [isPartOfSource] => Array ( [pt] => Array ( [0] => Array ( [Ciência da informação] => 146 ) ) ) [hasIssueOf] => Array ( [pt] => Array ( [0] => Array ( [ISSUE:JNL:00010-2004-33-1] => 17558 ) ) ) [hasAbstract] => Array ( [pt] => Array ( [0] => Array ( [O presente artigo propõe discutir a relação entre o professor e as novas tecnologias. Abordam-se questões relacionadas à resistência ou a formas inadequadas do uso de tecnologias pelos professores. As reflexões apresentadas ressaltam a necessidade de investimento na formação inicial e contínua que pode contribuir para a implementação de projetos que visem à utilização das novas tecnologias na escola. Apresentamos a pesquisa colaborativa como uma possível solução para efetivar mudanças significativas na utilização das tecnologias, contribuindo para a formação do educador.] => 0 ) ) ) [hasID] => Array ( [nn] => Array ( [0] => Array ( [oai:ojs.revista.ibict.br:article/1069] => 0 ) ) ) [hasRegisterId] => Array ( [pt] => Array ( [0] => Array ( [http://revista.ibict.br/ciinf/article/view/1069] => 0 ) [1] => Array ( [10.18225/ci.inf..v33i1.1069] => 0 ) ) ) [hasSource] => Array ( [pt] => Array ( [0] => Array ( [Ciência da Informação; v. 33, n. 1 (2004)] => 0 ) [1] => Array ( [0100-1965] => 0 ) ) [nn] => Array ( [0] => Array ( [1518-8353] => 0 ) ) ) [hasTitle] => Array ( [pt] => Array ( [0] => Array ( [Pesquisa colaborativa: uma alternativa na formação do professor para as mídias] => 0 ) ) ) [hasUrl] => Array ( [pt] => Array ( [0] => Array ( [http://revista.ibict.br/ciinf/article/view/1069/1161] => 0 ) [1] => Array ( [http://revista.ibict.br/ciinf/article/view/1069/1162] => 0 ) ) [nn] => Array ( [0] => Array ( [https://revista.ibict.br/ciinf/article/view/1069] => 0 ) [1] => Array ( [https://revista.ibict.br/ciinf/article/view/1069/1161] => 0 ) [2] => Array ( [https://revista.ibict.br/ciinf/article/view/1069/1162] => 0 ) ) ) [prefLabel] => Array ( [pt] => Array ( [0] => Array ( [Oai:ojs.revista.ibict.br:article/1069#00010] => 0 ) ) ) [hasDOI] => Array ( [nn] => Array ( [0] => Array ( [10.18225/ci.inf.v33i1.1069] => 0 ) [1] => Array ( [10.18225/ci.inf.v33i1.1069.g1161] => 0 ) [2] => Array ( [10.18225/ci.inf.v33i1.1069.g1162] => 0 ) ) ) )