Proceeding Brapci-Revistas

[erro abnt]

References

  • ABREU, M.., SCHAPOCHNIK, N. (orgs.). Cultura letrada no Brasil: objetos e práticas. Campinas: Mercado de Letras, 2005.
  • ACHARD, Pierre et al. Papel da memória. Campinas: Pontes, 1999.
  • AKINNASO, F. On the differences between spoken and written language. Language and Speech, v.25, part 2, p.97-125, 1982.
  • ALMEIDA, Maria Inês de. Escola indígena: que lugar é esse ? In: RICARDO., BETO., FANNY. Povos indígenas do Brasil. São Paulo: Instituto Sócio-Ambiental, 2007.
  • AUERBACH, E. Literary language and its public in late antiguity and the latin Middle Ages. Princeton: Princeton University Press, 1993.
  • BARRY, Alpha O. ., CONDE, Claude (orgs.). De la culture orale à la production écrite: Littératures africaines. Semen., revue de sémiolinguistique des textes et discours. n. 18, nov. 2004. (número
  • especial)
  • BLAY, Francisco M.G. Scripta manent: materiales para una história de la cultura escrita. València : Departament d’Història de l’Antiguitat i de la Cultura Escrita, 1998.
  • BOBBIO, N. Poder / autoridade - Estado-guerra. In: ENCICLOPÉDIA Einaudi. Lisboa: Imprensa Nacional: Casa da Moeda, 1984. v. 14.
  • BROOKES, B. The foundations of Information Science. Part I: Philosophical aspects. Journal of Information Science, v. 2, n 3-4, p. 125-133, 1986.
  • BOSI, Ecléa. Memória e Sociedade: lembranças de velhos. São Paulo: Companhia das Letras, 1994.
  • BOURDIEU, Pierre. A economia das trocas lingüísticas. São Paulo: Editora da USP, 1998.
  • BURKE, P. (org.) A Escrita da história: novas perspectivas. São Paulo: Unesp, 1992.
  • CALVINO, Ítalo. A palavra escrita e a não-escrita. In: FERREIRA, Marieta de M.., AMADO, Janaína (orgs.). Usos e abusos da história oral. Rio de Janeiro: Editora FGV, 2005. p. 139-147.
  • CAPURRO, Rafael., HJORLAND, Birger. The concept of information. ARIST, v.37, 2003.
  • CHARTIER, R. Os Desafios da escrita. São Paulo: Editora da Unesp, 2002.
  • ______. A Ordem dos livros: leitores, autores e bibliotecas na Europa entre os séculos XIV e XVIII. Brasília: Editora Universidade de Brasília, 1994.
  • COLOMBO, Fausto. Os arquivos Imperfeitos: memória social e cultura eletrônica. São Paulo: Perspectiva, 1991. (Debates, 243)
  • COOK-GUMPERZ, J.., GUMPERZ, J. From oral to written culture: the transition to literacy. In: WHITEMAN, M. F. (ed.). Varition in writing: functional and linguistic-cultural differences. Hillsadale: Erlbaum,1981. p.89-109.
  • COSTA, Icléia T.M. Memória institucional: a construção conceitual numa abordagem teóricometodológica. Tese de Doutorado defendida no Programa de Pós-graduação em Ciência da Informação do Convênio IBICT-UFRJ, 1997.
  • DAY, Ronald. Critical theory and bibliography in cross-disciplinary environments. In: FOSTER, David W.., KELLY, James R. (org.). Bibliography In Literature, Folklore, Language And Linguistics: essays on the status of the field. /s.l./: McFarland, 2003. Preprint Disponível em: http://faculty-staff.ou.edu/D/Ronald.E.Day-1/mlacorrect.htm
  • _______. The modern invention of information: discourse, history and power. Carbondalle: Southern Illinois University, 2001.
  • DERRIDA, J. Of Grammatology. Baltimore: John Hopkins University Press, 1976.
  • _______. Mal de arquivo: uma impressão freudiana. Rio de Janeiro: Relume Dumará, 2001.
  • _______. Papel-máquina. São Paulo: Estação Liberdade, 2004.
  • EGAN, K. Literacy and the oral foundations of education. Havard Educational Review, v.57, n.4, p.445-472, nov.1987.
  • EISEINSTEIN, E. A Revolução da cultura impressa: os primórdios da Europa Moderna. São Paulo: Ática, 1998.
  • FERNANDES, Geni C. A ameaça: tempo, memória e informação. Tese de Doutorado defendida no Programa de Pós-graduação em Ciência da Informação do Convênio IBICT-UFRJ, 2004.
  • FINLAY, Marike. Poder e controle nos discursos sobre as novas tecnologias de comunicação. In: FADUL, Anamaria (org.). Novas tecnologias de comunicação: impactos políticos, culturais e sócioeconômicos. São Paulo: Summus/Intercom, 1986. p.35-56.
  • FLEISCHMAN, S. Discourse as space/discourse as time: reflections on the metalanguage of spoken and written discourse. Journal of Pragmatics, n.16, p. 291-306,1991.
  • FOUCAULT, M. A Arqueologia do saber. Rio de Janeiro: Forense, 1997.
  • _______. Estratégia poder-saber. Rio de Janeiro: Forense, 2003. (Ditos e Escritos., 4)
  • _______. Microfísica do poder. Rio de Janeiro: Graal,1979.
  • _______. A ordem do discurso. São Paulo: Loyola, 1996.
  • _______. O que é um autor?. Lisboa: Veja, 2002.
  • _______. A verdade e as formas jurídicas. Cadernos da PUC, Rio de Janeiro, n. 6, p.1-102, 1974,.
  • FREITAS, L. S. de. La telaraña de los sentidos: el discurso de la Ciência de la Información sobre la actual condición de la información. Ciencias de la información, La Habana, IDICT, v. 36, n. 3, 2005.
  • _______. Sentidos da história e história dos sentidos da Ciência da Informação: um esboço arqueológico. Morpheus: Revista Eletrônica em Ciências Humanas, Rio de Janeiro, v. 2, n. 2, 2003. Disponível em: http://www.unirio.br/morpheusonline/Numero02-2003/lidiafreitas.htm
  • FREITAS, L. S. de., GOMES, S. L. R. . Quem decide o que é memorável?: a memória de setores populares e os profissionais da informação. In: 1. Foro Social de Información, Documentación y Bibliotecas, 2004, Buenos Aires. Anais... 2004. Disponível em: http://www.inforosocial.net/ponencias/eje05/25.pdf
  • FROHMANN, Bernd. Deflating information: from science studies to documentation. Toronto: University of Toronto Press, 2004.
  • _______. Discourse analysis as a research method in library and information science. Library and Information Science Research, Perth (Austrália), v.16, p.119-138, 1994.
  • _______. Discourse and documentation: some implications for pedagogy and research. Journal of Education for Library and Information Science, Oak Ridge (EUA), v. 42, n.1, 2001. Disponível em: http://www.fims.uwo.ca/people/faculty/frohmann/Jelis.htm
  • _______. Documentation redux: prolegomenon to (another) philosophy of information. Library Trends, v. 52, n.3, p.387-407. Também disponível em: https://www.ideals.uiuc.edu/bitstream/2142/1683/2/Frohmann387407.pdf
  • _______. The multiplicities of documentation. In: DOCAM '04. INTERNATIONAL CONFERENCE ON DOCUMENT RESEARCH AND DEVELOPMENT IN SCIENCES, ARTS AND BUSINESS, 2., 2004, Berkeley. Electronic proceedings…[S.l.: s.n.], 2004. Disponível em: http://thedocumentacademy.hum.uit.no/events/docam/04/DOCAM04papers/DOCAM'04Bernd.RTFgt.,.
  • _______. [Palestra de abertura do 7. Enancib. Marília, 2006. (Tradução de Laffayete Álvares Jr. a ser publicada pela Ancib em coletânea de trabalhos selecionados do Encontro.)
  • FURET, F.., OZOUF, J. Lire et écrire: l'alphabétisation des français de Calvin à Jules Ferry. Paris: Minuit, 1977.
  • GALVÃO, Ana Maria de O.., BATISTA, Antônio A. G. Oralidade e escrita: uma revisão. Cadernos de Pesquisa, São Paulo, v. 36, n.128, maio-ago. 2006.
  • GERKEN, Carlos H.de S. Escolarização e apropriação da escrita nas aldeias Xacriabá: elementos da teoria psicológica necessária. Encontro Anual da ANPED. /s.d./ Disponível em: http://www.anped.org.br/reunioes/24/T2043044471188.doc
  • GIDDENS, Anthony. O Estado-Nação e a violência: segundo volume de uma crítica contemporânea ao materialismo histórico. São Paulo: Edusp, 2001.
  • GNERRE, Maurizio. Linguagem, escrita e poder. São Paulo: Martins Fontes, 1998.
  • GINZBURG, C. O Queijo e os vermes: o cotidiano e as idéias de um moleiro perseguido pela Inquisição. São Paulo: Companhia das Letras,1987.
  • GONÇALVES, José Reginaldo S. Autenticidade, memória e ideologias nacionais: o problemas dos patrimônios culturais. Estudos Históricos, Rio de Janeiro, v.1, n.2, p.264-275, 1988. Disponível em: http://www.cpdoc.fgv.br/revista/
  • ______. A retórica da perda: os discursos do patrimônio cultural no Brasil. Rio de Janeiro: Editora UFRJ., Iphan, 2002.
  • GONZÁLEZ DE GÓMEZ, Maria Nélida. O caráter seletivo das ações de informação. Informare, Rio de Janeiro, v.5, n.2, p.3-31, 2000.
  • GOODY, J. The Domestication of the savage mind. Cambridge: Cambridge University Press, 1977.
  • GOODY, J.., WATT, I. As conseqüências do letramento. São Paulo: Paulistana, 2006.
  • _______. Literacy in traditional societies. Cambridge: Cambride University Press, 1968.
  • _______. The logic of writing and the organization of society. Cambridge: Cambridge University Press,1987.
  • GRAFF, H. The Legacies of literacy: continuities and contradictions in western cultures and society. Bloomington: Indiana University Press, 1987.
  • GRIMARD, Jacques. On the governance of preservation: the legal, ethical and technological framework for the management of preservation. In: Proceedings of the International Conferences of the Round Table on Archives XXXIV CITRA. Budapest, ICA, 1999. p. 31-44. Disponível em: http://old.ica.org/citra/citra.budapest.1999.eng/grimard.pdf
  • GUILHAUMOU, Jacques., MALDIDIER, Denise., ROBIN, Régine. Discours et arquive. Liège: Margada, 1994.
  • GUILHAUMOU, J., MALDIDIER, D. Coordination et discours: “du pain ET X” à l’époque de la Révolution française. In: GUILHAUMOU, J., MALDIDIER, D., ROBIN, R. Discours et Archive: expérimentations en analyse du discours. Liège: Mardaga, 1994(a). (Philosophie et Langage).
  • HABERMAS, Jürgen. A ética da discussão e a questão da verdade. São Paulo: Martins Fontes, 2004. (Tópicos)
  • HALBWACHS, Maurice. A memória coletiva. São Paulo: Vértice, 1990. (Sociologia e Política)
  • HAVELOCK, E. The Coming of literate communication to western culture. In: KINTGEN, E. R.., KROLL, B. M.., ROSE, M. Perspectives on literacy. Carbondale, Edwardsville: Southern Illinois University Press, 1988. p.127-134.
  • _______. A Equação oralidade-cultura: uma fórmula para a mente moderna. In: OLSON, D. R.., TORRANCE, N. (org.) Cultura escrita e oralidade. São Paulo: Ática, 1995. p.17-34.
  • _______. The Literate Revolution in Greece and Its Cultural Consequences. Princeton, NJ: Princeton University Press, 1987.
  • _______. Prefácio a Platão. Campinas: Papirus, 1997.
  • HJORLAND, Birger. Documents, memory institutions and Information Science. Journal of Documentation, London, v. 56, n. 1, p. 27-41, jan. 2000.
  • HOBSBAWM, Eric J.., RANGER, Terence. A invenção das tradições. Rio de Janeiro: Paz e Terra, 1984.
  • JARDIM, José Maria. A invenção da memória nos arquivos públicos. Ciência da Informação, Brasília, v.25, n.2, 1995. Disponível em: http://www.ibict.br/cienciadainformacao/viewarticle.php?id=480amp.,layout=abstract
  • LANA, Luiz G. (Tõrãmu Kehíri) Nosso saber não está nos livros. Povos indígenas no Brasil. Sócioambiental, 1992. Disponível em: http://www.socioambiental.org/pib/portugues/indenos/desana.shtm
  • _______. Antes o mundo não existia: mitologia dos antigos Desana-Kehíripõrã. São Gabriel da Cachoeira: UNIRT-FOIRN, 1995. (Narradores Indígenas do Rio Negro)
  • LE GOFF, Jacques. Memória. In: Enciclopédia Einaud. Porto: Imprensa Nacional/Casa da Moeda, 1984. p.11-50. (Brasil: História e Memória, Campinas, Unicamp, 2005.)
  • LÉVY-STRAUSS, C. O Pensamento selvagem. Rio de Janeiro: Zahar, 1983.
  • LORD, A. B. The Single of tales. Cambridge: Havard University Press, 1960.
  • MACHADO, Roberto. Ciência e saber: a trajetória da arqueologia de Michel Foucault. Rio de Janeiro: Graal, 1981.
  • MARTIN, Henri J. The History and Power of Writing. Chicago: University Chicago Press, 1995.
  • MARTIN, H. J.., FEBVRE, L. O Aparecimento do livro. São Paulo: Hucitec, 1992.
  • MATTELART, Armand. História da sociedade da informação. São Paulo: Loyola, 2002.
  • MCLUHAN, H. M. A Galáxia de Gutenberg. São Paulo: Nacional., USP, 1972.
  • MORRISON, Ken. Estabelecendo o texto: a institucionalização do conhecimento por meio de formas históricas e filosóficas de argumentação. In: BOTTERO et al. Cultura, pensamento e escrita. São Paulo: Ática, 1995. p. 141-200.
  • MUNDY, K.Toward a critical analysis of literacy in Southern Africa. Comparative Education Review, v. 37, n. 4, p. 389-411, Nov., 1993.
  • NIETZSCHE, F. Assim falava Zaratustra. Rio de Janeiro: Edições de Ouro, s.d.
  • ______. Obras incompletas. São Paulo: Nova cultural, 1999.
  • NORA, Pierre. Entre memória e história: a problemática dos lugares. Projeto História: revista do Programa de Estudos Pós-graduados em História e do Departamento de História da PUC/SP, São Paulo, n.10, p. 7-28, dez. 1993.
  • OLSON, D. R. Cultura escrita e objetividade: o surgimento da ciência moderna. In: OLSON, D. R.., TORRANCE, N. (orgs.). Cultura escrita e oralidade. São Paulo: Ática, 1995. p. 163-177.
  • OLSON, D. R.., TORRANCE, N. (orgs.). Cultura escrita e oralidade. São Paulo: Ática, 1995.
  • ONG, W. J. Oralidade e cultura escrita: a tecnologização da palavra. Campinas: Papirus, 1998.
  • _______. Writing is a technology that restructures thought. In: BAUMANN, G. The Written word: literacy in transition. Oxford: Clarendon Press, 1986. p.23-50.
  • ORLANDI, Eni P. (org.) Discurso fundador. Campinas: Pontes, 1993.
  • PAYER, Maria Onice. Discurso, memória e oralidade. Horizontes, v.23, n.1, p. 47-56, jan.-jun. 2005.
  • PARRY, M. L'Épithète traditionell dans Homère: essay sur un problème de style homérique. Paris: Societé Editrice Les Belles Letres, 1928.
  • PÊCHEUX, Michel . O Discurso: estrutura ou acontecimento. Campinas: Pontes, 1997.
  • _______. Ler o Arquivo Hoje. In: ORLANDI, Eni P. Gestos de Leitura: da história do discurso. Campinas: Editora da UNICAMP, 1994. (Repertórios) p. 55-66.
  • _______. Papel da memória. In: ACHARD, Pierre et al. Papel da memória. Campinas: Pontes, 1999. p. 49-57.
  • _______. Semântica e Discurso: uma crítica à afirmação do óbvio. Campinas: Editora da UNICAMP, 1995.
  • _______. Sur les contextes épistémologiques de l'analyse de discours. Mots, Paris, n. 9, p. 9-17, 1984.
  • PLATÃO. Fedro. São Paulo: Martin Claret, 2005.
  • POLLAK, Michael. Memória, esquecimento, silêncio. Estudos Históricos, Rio de Janeiro, v.2, v.3, p.3-15, 1989. Disponível em: http://www.cpdoc.fgv.br/revista/
  • ______. Memória e identidade social. Estudos Históricos, Rio de Janeiro: FVG, v.5, n.10, p.200-212, 1992. Disponível em: http://www.cpdoc.fgv.br/revista/
  • RAYWARD, W. Boyd. The history and historiography of Information Science: some reflections. Information Processing amp., Management, Elmsford (NY), v. 32, n. 1, p.3-17, 1996.
  • RICOEUR, Paul. La mémoire, l’histoire, l’oubli. Paris: Editions du Seuil, 2000.
  • RJISBERGEN, C.J. Van. Information retrieval. London: Butter worths, 1979.
  • _______. A non-classical logic for information retrieval. Computer Journal, v. 29, n.6, p.481-485, 1986.
  • ROGNON, Frédéric. Os primitivos, nossos contemporâneos. Campinas: Papirus, 1991. (Filosofar no Presente)
  • ROSZAK, Theodore. O culto da informação. São Paulo: Brasiliense, 1988.
  • ROUSSO, Henry. O arquivo ou o indício de uma falta. Estudos Históricos, Rio de Janeiro, FGV, v. 8, n. 17, 1996. Disponível em: http://www.cpdoc.fgv.br/revista/
  • _______. A memória não é mais o que era. In: FERREIRA, Marieta de M.., AMADO, Janaína (orgs.). Usos e abusos da história oral. Rio de Janeiro: Editora FGV, 2005. p. 93-101.
  • SÃO PAULO (cidade). Secretaria Municipal de Cultura – Departamento do Patrimônio Histórico. O direito à memória: patrimônio histórico e cidadania. São Paulo: DPH, 1992.
  • SMITH, L. W. An interactionist approach to the analysis of similarities and differences between spoken and written language. In: JOHN-STEINER, V.., PANOFSKY, C.P.., SMITH, L. W. (ed.) Sociocultural approaches to language and literacy: an interactionist perspective. Cambridge: Cambridge University Press, 1994. p.43-81.
  • SOUZA, Tânia C. Clemente de. O arquivo como espaço de discursividade. In: Seminário de Estudos de Informação, 1, set. 1996, Niterói. Anais ... Niterói, set. 1996. (anexo)
  • _______. Discurso e oralidade: um estudo em língua indígena. Niterói: Universidade Federal Fluminense, 1999.
  • STREET, B. V. Social literacies: critical approaches to literacy in development, ethnography and education. London, New York: Longman,1995.
  • ZUMTHOR, P. A Letra e a voz: a "literatura" medieval. São Paulo: Companhia das Letras, 1993.
NLP0.29
Visto 19 vezes
sem referências